Pentágono se prepara para vazamento do WikiLeaks sobre o Iraque

9

Por Phil Stewart

WASHINGTON (Reuters) – O Pentágono disse neste domingo estar preparado com uma equipe de 120 pessoas para avaliar um vazamento gigante de até 500 mil documentos sobre a guerra no Iraque, previsto para ser divulgado no site WikiLeaks neste mês.

O coronel Dave Lapan, porta-voz do Pentágono, disse à Reuters que a data do vazamento ainda é incerta, mas o Departamento de Defesa dos Estados Unidos está preparado para a divulgação dos documentos ainda na segunda ou terça-feira, uma possibilidade divulgada anteriormente em comunicados do WikiLeaks.

Ainda assim, pessoas familiares ao vazamento disseram à Reuters que não esperam que o WikiLeaks divulgue os documentos confidenciais por pelo menos mais uma semana.

Se confirmado, o vazamento poderá ser muito maior que a divulgação recorde de mais de 70 mil documentos em julho sobre a guerra do Afeganistão. Foi a maior quebra de segurança desse tipo na história militar dos Estados Unidos.

FONTE: Reuters/Brasil Online

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

9 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Raptor
Raptor
14 anos atrás

Pelo menos o pessoal se entendeu… A Wiki consulta antes de publicar os documentos, dando chances para o pentagono tomar providências para não prejudicar aqueles que não merecem…

Abs.

Adriano
Adriano
14 anos atrás

Mas a verdade dos erros e tiranias devem sim vir a publico

Cor Tau
Cor Tau
14 anos atrás

Sabem…Antigamente como na guerra do Vietnam….Os soldados desta gente diante das desgraças e dos absurdos ou ficavam pertubados ou ficavam revoltados….Hoje não é mais assim…..

http://www.youtube.com/watch?v=pFlcqWQVVuU

A que ponto chegamos………

Raptor
Raptor
14 anos atrás

Com certeza Adriano… O Sr. Assange é comprometido (ama o que faz) com aquilo que faz…

Abs.

Mais sobre a Wiki e seu idealizador: http://www.ted.com/talks/lang/por_br/julian_assange_why_the_world_needs_wikileaks.html

Flavio
Flavio
14 anos atrás

ainda tem gente que critica os americano….faz isso no irã faz….

RaMbOoBr
RaMbOoBr
14 anos atrás

É a revolução da internet atingindo até os meios militares mais ”secretos”.Isso que é bonito.O lado bom da internet não ser do controle de ninguém.
Flávio,um erro não justifica o outro,e que eu saiba o Irã apesar de quebrar consistenmente direitos humanos,não está em guerra.Pesquise um pouco sobre a sociedade norte-americana que saberas seu passado e presente de quebra de direitos humanos igualmente deplorável.

Att

Flavio
Flavio
14 anos atrás

RaMbOoBr ,

você verificou no meu comentário a tentativa de justificar erros de alguém?

apenas comparei o fato de um país ter liberdade para protestos e outro não. Ou vai me dizer agora que podem haver manifestações e protestos no Irã?

O que tem haver o Irã esta em guerra ou não com o fato de existir a possibilidade de protestos?

até porque, concerteza tal site divulga estes dados como base de protesto. se tudo estivesse 100% não estariam fazendo isso, ou se fizessem, não teria lógica.

sobre estudar mais….obrigado pela dica. Apesar de já ter estudado o suficiente sobre o assunto para não me deixar levar com teses anti-americanistas(se é que essa palavra existe), vou aceitar seu conselho sim e continuar estudando mais. Até que a educação continuada é um dever de todo ser pensante.

o bom é que nos eua todos podem protestar e não serão mortos. Se alguém quebrar regras de direitos humanos, existe julgamento e lei(embora nem sempre ocorra, até as democracias falham). Mas o bom de países democráticos é que podem se aperfeiçoar com seus erros sem joga-los para baixo do tapete.

lembram do caso dos soldados americanos urinando em cima de iraquianos?? Na america, são punidos, já no irã seriam heróis de guerra.

desculpem pelo off-topic

Athos
Athos
14 anos atrás

E sobre o FHC Leaks, ninguém fala?

“O brasileiro é passivo não vai lutar por muito tempo contra a força do governo”.

FHC falou ainda sobre a possibilidade de ressuscitar a idéia da ALCA – ALIANÇA DE LIVRE COMÉRCIO DAS AMÉRICAS – “com outro nome, esse ficou marcado negativamente”.

E assegurou aos investidores norte-americanos que os acordos para compra de submarinos nucleares franceses serão revistos e dificultados. “Não temos necessidade desses submarinos”. Sobre a compra de aviões para a FAB foi sarcástico – “para que? Meia dúzia de brigadeiros brincarem de guerra aérea?”

Para FHC “quando um brasileiro nasce já começa a sonhar com São Paulo. Não precisam se preocupar com o resto do Brasil, muito menos com Minas Gerais. Foi-se o tempo que os mineiros decidiam alguma coisa na política brasileira. São Paulo hoje é a capital real do Brasil”.

http://brasilmobilizado.blogspot.com/

Athos
Athos
14 anos atrás

Nossa mas que silêncio…