Colômbia elimina mais um líder das FARC
Um líder da guerrilha Farc morreu num bombardeio militar colombiano perto da fronteira com o Panamá, disse na segunda-feira o chefe nacional de polícia da Colômbia, general Oscar Naranjo.
O comandante guerrilheiro conhecido como “Silver” comandava as finanças e a logística da 57a frente das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), e morreu junto com quatro outros rebeldes no domingo, como parte da chamada Operação Darién, realizada numa zona de selva na região de fronteira, segundo Naranjo.
“Foram recuperados cinco corpos depois de ser lançada uma operação com a Força Aérea, que de maneira muito precisa impactou a zona de acampamento”, afirmou o general num ato de governo na cidade de Cali, com a presença do presidente Juan Manuel Santos.
Naranjo disse que o ataque foi “uma ação sistemática e estrutural contra essas quadrilhas, que como nesse caso eram o tripé sobre o qual se edificavam as finanças terroristas das Farc em associação com o narcotráfico”.
Colômbia e Panamá têm uma fronteira terrestre de 266 quilômetros, numa zona de selva que é utilizada pela guerrilha para o tráfico de drogas e armas. A frente rebelde atacada foi responsável pela morte de 200 soldados da Marinha num ataque no final de 2000, além de sequestros e extorsões em uma ampla área do noroeste colombiano, segundo o governo.
As Farc vêm sofrendo pesadas baixas e milhares de deserções nos últimos anos. Há pouco menos de duas semanas, outro bombardeio matou o comandante militar Jorge Briceño, o Mono Jojoy, o que Santos disse ter sido o golpe mais contundente contra a guerrilha em seus quase 50 anos de história.
“Continuaremos com mais operações até que possamos dizer (…) que ganhamos a paz”, disse Santos.
Apesar das baixas dos últimos anos, as Farc ainda dominam amplas zonas rurais do país e mantêm sua capacidade de realizar ataques de grande monta em selvas, montanhas e eventualmente em cidades.
Apontada como organização terrorista por EUA e União Europeia, a guerrilha é acusada pelas autoridades de usar o narcotráfico e sequestros para financiar sua luta armada contra o governo.
FONTE/FOTO: estadao.com.br/AFP
hasta la vista , farc.HAHAHAHAHAHAHA!!!
Esse aí, vai comer grama pela raiz agora!
Éééé tá feia a coisa pra guerrilha…
Parabéns às Forças Armadas da Colômbia e a seu Presidente João Manoel.
Menos um!
PT deve estar em luto …
Acho que se mandassem esses especialistas colombianos aqui para o RJ o cv, tc, ada e as milícias seriam extintos em uma semana.
Essa foto ta mostrando os guerrileiros??se for eles tão equipado mesmo,me parecia ser um bom homem.
Meus pesamis
tá morrendo gente importante de mais em pouco tempo, isso me cheira mal..
abraços..
Quando essa guerra vai terminar ?
Parabéns ao povo da Colômbia!
Já perceberam que o seu chavez anda quietinho, quietinho…medo…
Tem gente em brasília dormindo só a base de calmantes…hehehehee…
Tremei óh bolivarianos!
E o Chavez com isso ?
Ponto para o lado bom da força!
Tora! Tora! Tora!
Parabéns ao governo colombiano!
‘a guerrilha é acusada pelas autoridades de usar o narcotráfico e sequestros para financiar sua luta armada contra o governo.’
ela é acusada e esta acusação já foi provada!!!! Só não acredita quem não quer!
O PT deve estar de luto auhauhau, mando bem Diego.
Nem parecem soldados Colombianos….!!!
Observem o equipamento do pessoal….Dale EUA…
Parabéns à Colômbia; um a um estão sendo apanhados todos os líderes da guerrilha.
Pode ser que, com o estabelecimento de bases NAs no Rio de Janeiro, comecemos a vencer a guerra civil de lá.
Venezuela que seu cuide. Não há santos, mas há muita polvora nessa arma. Chavez que se aquete de arquetipo de lider regionalzinho comunista de 2ª. Si a sujeira vazar do canil dele, não vai ser a turma vermelha que vai limpar, e teremos que aguentar mais uma base estrangeira perto de nós.
Até parece ironia! O comandante “Silver” levou chumbo…
Parabéns às FA colombianas….menos um aloprado narcoterrorista no mundo…que continuem o serviço de limpeza da área…rs..rs, e se estes loucos quiserem se esconder do lado de ca da fronteira, que o EB dê uma forcinha aos colombianos…!!!!
E da-lhe comprimidos para dormir em Brasilia!!!