US Army vai modernizar Lakotas
O Exército dos EUA vai modernizar parte de sua frota de Eurocopter UH-72A Lakota com Mission Equipment Packages (MEP) que vai operar com o Army National Guard Security e Support Battalions (S&S Battalions) em apoio a autoridades civis nos EUA.
A EADS North America fechou contrato de US$ 67 milhões, primeira fase de um total estimado de US$ 152 milhões para 99 MEPs.
A entrega de UH-72s com os S&S Battalion MEP estão programadas para começar em 2011, com o contrato inicial cobrindo 36 aeronaves.
A configuração S&S Battalion do UH-72A incluiu um sistema de eletroótico com câmera, sensores infravermelho e apontador laser, uma lanterna de busca de 30 milhões de candelas, console de operador, displays touch-creen com mapa móvel, um sistema de gerenciamento de vídeo, um gravador digital de vídeo e um downlink de dados, mais um gancho externo e aviônicos adicionais.
As entregas do UH-72A à Guarda Nacional permitirá a desativação dos velhos OH-58 e UH-1.
FONTE: AirForces Monthly
NOTA DO EDITOR: O UH-72A é a versão militar do Eurocopter EC145, que também está sendo considerado para substituir os Esquilo nas Forças Armadas do Brasil.
“uma lanterna de busca de 30 milhões de candelas”
O termo é esse, candelas?
Candles = Velas ….tradutor fail…
candela (é)
s. m.
Fís. Metrol. Unidade de medida de intensidade luminosa (símbolo: cd), equivalente à intensidade luminosa, numa determinada direcção!, de uma fonte que emite uma radiação monocromática de frequência 540 x 1012 hertz e cuja intensidade energética nesta direcção! é de 1/883 watts, por esterradiano.
Charles = precisa ler mais, além de textos na internet.
Esse heli e tudo de bom!
Eu dei uma sacada boa neste heli, gostei dele..
O problema aqui é mais a Lixocopter que o aparelho em si.
É bom lembrar que não é uma nave de combate, são para tarefas secundárias.
Eu sou civil é muuuuuuuuuuuito diferente.
Não sabia desta de estar sendo considerado aqui para substituir os Esquilos.
Mesmo sendo de porte um pouco menor, eu optaria pelo AW109 e AW119 ou o Esquilo B3.
Sou Aviador Naval e tive a oportunidade de voar o EC-145. Excelente máquina;
é uma opção bastante adequada (na minha opinião!) para substituir nossos Esquilos na MB. O AW-109 tem a cabine menor e é mais comprido que o EC-645 (versão militar, igual ao UH-72). Desta forma, não seria viável sua operação, visto que seria uma aeronave muito grande para alguns convoos e hangares dos navios da MB (como alguns navios da DHN e hangares das Corvetas Classe Inhaúma). Além disso, seu trem de pouso é com rodas, o que dificultaria sua operação em terrenos acidentados. O Koala é monomotor, o que não traz muita segurança para as operações aeronavais. Portanto, Senhor Rodrigo, estude bem a aeronave antes de usar termos como “lixocopter”. Eu pilotei ela por 1h30min e garanto que não se trata de lixo. Se o fosse, os EUA não iriam construir sob licença 345 unidades. Acho bacana o interesse no assunto, mas ele requer um pouco de argumentos construtivos, e não apenas opiniões sem fundamentos.
Um abraço a todos.
É aviador naval, vai se acostumando que aqui tem muita gente que fala besteira.
Pode até ser bom, mas é feio!
Pensei que os helicópteros cotados para substituirem os Esquilos e os Sapões na FAB (Marinha e EB) fossem os Black Hawk! Ou eles são muito dimensionados para as operações dos Esquilos?
“Além disso, seu trem de pouso é com rodas, o que dificultaria sua operação em terrenos acidentados.”
Sea King, Sea Hawk, Super Lynx e o Super Cougar tb tem trem de pouso c/ rodas.
O HH-65A da USCG tb tem trem de pouso c/ rodas.
“O Koala é monomotor, o que não traz muita segurança para as operações aeronavais.”
O UH-12 tb é mono.
Já tem um tempo saiu na RFA uma matéria citando que o AS-355F-2 fora ensaiado nos NAPAFLU, e não despertara maiores interesses, pois entre outras deficiências carregava menos carga que a versão mono.
Prezado Maurício,
para sua informação, SH-3, Seahawk e Super Lynx não têm o costume de realizar missões de emprego-geral. Quando uma aeronave de rodas pousa em um terreno com acentuado declive, por exemplo para DBQ de uma fração de militares no terreno, as chances de ocorrer capotamento são maiores, entre outras coisas como maior probabilidade de rolamento dinâmico, devido à alteração (em relação ao eixo vertical)do vetor sustentação no rotor-principal. A aeronave com esquis pode “encostar” apenas o esqui de um lado e desembarcar os militares, o que não seria possível se tivesse rodas. Além disso, seu custo de aquisição e manutenção são menores. Todavia, concordo plenamente que o helicóptero com rodas é mais adequado para o pouso a bordo. O Koala é grande, se comparado ao Esquilo, e você deve saber que o voo monomotor traz muito mais riscos do que o voo com dois motores. É verdadeira a sua afirmação que o 355F2 tem uma performance mais acanhada que o HB-350. Ah, não compare o emprego de uma aeronave como o HH-65 da USCG com uma aeronave LUH da MB. Seus empregos são distintos, pois as missões das forças não são totalmente semelhantes.
Um abraço para o Maurício e para todos.