Essas fotos do EB5001 foram publicadas no informativo “O Águia”, da Aviação do Exército e disponibilizadas pelo site Voo Tático.

FONTE: http://vootatico.com.br

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

57 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Sopa
Sopa
14 anos atrás

Do nosso EB ?

Voando lá na França ?

Bem que poderia ser o NH-90, mas é Brasil.

Ando de popular sonhando com Sedan!!

dranuits
14 anos atrás

Desculpe “Sopa” você anda de popular e tendo a certeza que comprou não um sedan mais um super esporte. Sem ofensas.

Mauricio
Mauricio
14 anos atrás

Nossa o heli tá básico…Será que ele vai vir assim mesmo??

falcon
falcon
14 anos atrás

Vai sim, mas so 8 serão do modelo básico e os outros 8 serão da versão operacional.

claudio/Itajaí-sc
14 anos atrás

Tá bonitão

dBotura
dBotura
14 anos atrás

Quando vão começar as entregas??????? Quantos serão fabricados la na França?????

Thomas
14 anos atrás

O Caracal e’ um helicoptero bem mais capaz que o NH-90.

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
14 anos atrás

falcon disse:
30 de setembro de 2010 às 23:51

Vai sim, mas so 8 serão do modelo básico e os outros 8 serão da versão operacional.

Os outros, depois de muito choro, vão ganhar tapete de borracha e protetor de cárter na concesionária

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
14 anos atrás

Thomas disse:
1 de outubro de 2010 às 9:04

O Caracal e’ um helicoptero bem mais capaz que o NH-90.

E eu sou bem mais bonito que Di Caprio e o Brad Pitt juntos, repare bem no meu gravatar.

A7X
A7X
14 anos atrás

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin disse:
1 de outubro de 2010 às 10:53

Sugiro que o amigo leia o informativo antes de vir aqui gerar desinformação.

Os futuros EC-725 VÃO SIM vir completos. E essas unidades iniciais que virão na versão básica posteriormente receberão as devidas modifiações.

Abs.

Vader
14 anos atrás

Esse é o lixocopter que tocará ao EB?

Bem, pelo menos dessa vez o EB não foi esquecido…

Pedro Rocha
Pedro Rocha
14 anos atrás

Olá senhores! Senhores por mais que eu me esforce não consigo entender o por quer de tantas criticas ao EC725. Não vou explicar mais as diferenças de capacidade entre o EC725 com o NH90 e S-70/S-92, pois acredito que isso já de amplo conhecimento! Darei somente o exemplo pratico: No Afeganistão a Força Aérea Francesa em nenhum momento cogita substituir seus Caracal pelos NH90 e os EUA estão empregando os grandes Chinook para as missões táticas (cadê os BH S-60?). Senhores os helicópteros que podem ser comparados aos EC725 são os Mil 6 (projeto mais antigo que os Super Puma) e AW -101 (trimotor caríssimo de operar). Eu gostaria de fazer uma autocrítica, no inicio eu era contrario ao EC725 no programa HC-X, defendia o Mi 6 (171) por ser mais barato e maior capacidade de carga, mas acompanhando o desempenho do EC725 no Afeganistão e a possibilidade de integrar uma aviônica no estado da arte (AEL) tenho que dar o “braço” a torcer!
Em tempo: Por mais que critique a Helibras ela realmente esta aqui no Brasil. Nada impede que Mil ou a Sikosky (sou o maior fã de seus produtos) de ter instalações e procedimentos similares aqui no Brasil. Inclusive os incentivos fiscais, bastando escolher o estado (ex. Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, etc.) certo para montar a fabrica, mas só agora que os Russos e Estadunidenses enxergaram o potencial do nosso mercado militar e principalmente do mercado civil. Fazer o quê? A Polônia tem mais potencial que o Brasil (coitado do investidor da Sikosky)!

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
14 anos atrás

A7X disse:
1 de outubro de 2010 às 11:06

Sugiro que o amigo leia o informativo antes de vir aqui gerar desinformação.

Os futuros EC-725 VÃO SIM vir completos. E essas unidades iniciais que virão na versão básica posteriormente receberão as devidas modifiações.

O que confirma o que já disse:

“Os outros, depois de muito choro, vão ganhar tapete de borracha e protetor de cárter na concesionária”.

Lanterna Verde
Lanterna Verde
14 anos atrás

Senhores, aconselho a leitura do pdf que se encontra junto ao link a seguir:

http://www.cavex.eb.mil.br/informacoes/aguia/192_ago10.pdf

Antes de falarem abobrinhas sobre o heli, submetam-se a leitura, pois assim, pessoas como o excelentíssimo amigo Vader além do Mikhail poderão esclarer estas suas idéias sem fundamento e muito tendenciosas, e lembem-se meus amigos, para falar algo é preciso ter conhecimento para tal, e é o que falta em vocês, basta ler a matéria contida no pdf, não preciso nem continar a debater estes assuntos, pois a trilogia ultimamente esta passando por um nível de leitores e comentaristas muito baixo.

Grande abraço, Lanterna Verde.

Nick
Nick
14 anos atrás

Lembram o SuperPuma 🙁

Acredito que o S-92 seria uma opção melhor mas… como tudo aqui é político, que seja.

[]’s

Galileu
Galileu
14 anos atrás

EB merecia os blackhawk mas fazer o que, que venha os EC725

Carlito
Carlito
14 anos atrás

Creio na existência de outras opções mais modernas, mas dai a dizer que estes helicópteros são ruins, são outros quinhentos.

Certamente estas máquinas, se bem utilizadas, aumentarão razoavelmente a capacidade operacional de nossas forças armadas. Não morro de amores pelo Caracal, mas também não o critico.

FERNANDO
FERNANDO
14 anos atrás

O EC-725, é um bom helis!
Mas eu acredito que o EB deveria comprar pelo menos uns 30 UH 60 ou 30 CH 53 stallion.
Ou compra dos russos!
Ou produz!

Vader
14 anos atrás

FERNANDO disse:
1 de outubro de 2010 às 15:21

“Ou produz!”

Bingo! Mas para isso era preciso ter recebido a tão sonhada e nunca realizada ToT francesa há 20 anos.

Sds.

PS: errar é humano, persistir no erro…

jakson almeida
jakson almeida
14 anos atrás

A mãe da jaca, em questão, a deserdou e a envio para o Brasil e optou pelo NH-90 que tem 10 vezes mais encomendas.

Sopa
Sopa
14 anos atrás

dranuits disse:
30 de setembro de 2010 às 22:33
————-
Ok amigo esse é meu gosto pessoal, não que não goste da compra dos EC pelo contrário, mas apenas sonho com o que há de melhor e mais moderno pro nosso Brasil. !!

Att.

Seal
Seal
14 anos atrás

Ótimas aquisições do EB!

O Caracal(nome de um lince caçador carnívoro do deserto da África e da Ásia menor) pode ser reabastecido em pleno vôo, o que aumenta significativamente seu alcance, também pode ser armado com uma variada gama de armamentos que incluem 2x 7,62 mm que podem ser alocadas a frente, a direita e esquerda da aeronave, 2 x 68 mm lançadores de foguetes com capacidade de 19 cada, 2 x 20 mm-pod montado canhões GIAT com 180 reargas, é equipado um sistema de receptor de alerta de radar, e também possui um sistema flare , além de contar com um painel todo digital e com sistema de NVG.

Atualmente o EC 725 pode ser considerado um dos mais modernos do mundo, podendo ser comparada com poucas outras no mundo, entre elas está o AGUSTAWESTLAND EH 101, Sikorsky S-92, NHI NH90 e Mil Mi 38.
Podemos presumir que tanto o EC 725 e o Black Hawk são helicópteros bastante semelhantes, Embora o EC-725 transporte o dobro de soldados que o UH-60,700 Kg de carga a mais e tenha ainda sim um alcance maior, o que o colocaria numa categoria mais próxima ao EH-101 Merlim e Mil Mi-171 Hip.

Pedro Mota
Pedro Mota
14 anos atrás

São bonitos sim e bons sim!. reclamam de tudo por aqui também(na trilogia). Se acham tão ruim as escolhas desses “helis”, façam concursos públicos para ingressarem nas forças armadas(para ajudar na escolha técnica) ou MP,JUSTIÇA FEDERAL entre outros(Para ajuizar “ações”contra quem efetivou essas compras). Ou por último vão se filiar a algúm partido político e façam campanha para chegar lá e escolher os NH´s, BlackHawks, Leopards(Mais novos), Gripen Ng, f-35, s-400 e tudo do bom e melhor. parecem crianças reclamando da guaraná quando queriam estar tomando coca-cola.

Abraços.

jakson almeida
jakson almeida
14 anos atrás

Existe um boato,e eu espero que seja so boato,que o helicóptero que vira para o brasil na verdade é o EC-225 (a versão civil) e não o EC-725 (a versão militar)então eu gostaria de pedir a alguem da trilogia que tem contato com os militares que verificasse esse boato.

Fabio ASC
Fabio ASC
14 anos atrás

Tá bunitão o Bicho!!!!!

Vcs sabem os nomes / designações que terão em cada uma das forças?

jakson almeida
jakson almeida
14 anos atrás

A versão civil me parece que é designada EC-275 e não EC-225 como eu escrevi acima.

Lobo
Lobo
14 anos atrás

A respeito do NH90 foi publicado no site: http://pbrasil.wordpress.com/2010/02/27/os-problemas-com-os-nh90-alemaes/

Em uma matéria publicada no site Voo tático (clique aqui para ler) uma matéria publicada no DefenceNews apresenta os possíveis fatores para os problemas encontrados nos helicópteors NH90 do Exército Alemão, os quais apresentariam capacidades operacionaisextremamente limitadas.

Extraído do Voo Tático

Dentre as limitações apresentadas, o artigo ressalta as seguintes:

* Visão limitada do solo, o que permite que a aeronave pouse apenas sobre solo firme e sem obstáculos;
* A cabine permite transportar soldados com apenas 110 kg, incluindo o equipamento;
* O espaço limitado dos assentos faz com que o armamento pessoal e coletivo tenha que permanecer no piso e não junto dos combatentes, com riscos óbvios a segurança;
* O piso é bastante frágil e pode ser danificado por coturnos sujos;
* A rampa não suporta o peso dos soldados equipados, aumentando o tempo do desembarque;
* Armamentos coletivos estão proibidos de serem transportados, pois não há como fixá-los ao piso da cabine;
* Também está proibido o transporte de carga e tropa ao mesmo tempo, pelos mesmos motivos explicados acima;
* O espaço interno exíguo também dificulta a instalação de metralhadoras laterais – como eu havia dito aqui;
* O guincho não suporta o desembarque por fast-rope;
* Não existe o possibilidade de lançamento de para-quedas com abertura automática.

O relatório é bastante surpreendente, pois grande parte dos países europeus comprou o NH90 em grandes quantidades e até agora era dado como um excelente helicóptero. Será que todos caíram no conto do vigário opu os alemães estão jogando muito duro neste relatório?

ouragan
ouragan
14 anos atrás

Mais uma ves os antí-franceses estão trollando a torto e direito… o meu pai…

jakson almeida
jakson almeida
14 anos atrás

Lobo o NH-90 e um helicóptero militar de projeto então os engenheiros que o projetarão cometeriam tantos erros assim.Veja algumas imagens do NH-90 e constate como ele e “fragil”:
http://www.youtube.com/watch?v=tXu6q__KCHk
http://www.youtube.com/watch?v=QhNBVfdQQhA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=AP-Ex_Q_dK0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=tf4XvE7_CjU&feature=related

Freire
Freire
14 anos atrás

Bom sou ignorante em aeronaves, mas sempre é bom e bem vindo equipamentos para o nosso E.B.

Brasil.

Nautilus
Nautilus
14 anos atrás

Os EC725 do Exército não serão tão pé-de-boi assim não. Por exigência do EB, serão equipados com FLIR e NVG, além de aviônica muito moderna. Será que ninguém reparou no suporte do FLIR no nariz, por falar nisso? E parece que há provisão para um sistema de contramedidas (Flares).

matheus
matheus
14 anos atrás

Está faltando o dispositivo de reabastecimento aéreo.

A7X
A7X
14 anos atrás

Senhores,

O EC-725 é um bom helicóptero. Acredito que ele atenderá bem as necesidades das Forças Armadas.

Alguns aqui no blog falam mal por pura dor de cotovelo. Coisa de torcida mesmo. Uma pena!

E o pior: Falam trollagem atrás de trollagem, com a única intenção de gerar desinformação.

Abs.

Nelson Lima
Nelson Lima
14 anos atrás

Os que criticam o Caracal são os mesmos implicantes que criticavam C295

Vinicius
Vinicius
14 anos atrás

Sobre a versão civil do EC725:

Não a versão das FAs será a militar (claro com especificações para cada força) o que ocorre é a possibilidade de com a transferencia de tecnologia
a Helibras terá a opção de fabricar localmente a versão civil EC275

Bom pelo menos é isso que está rodando pelos veiculos de informação especializados.

e sobre os helis pra quem esta acostumado a trabalhar com o sapão( um otimo heli porem com suas limitações) os novos helis me parecem muito bons e não so isso em minha opinião é muito bom que o projeto esteja correndo bem ou seja no cronograma o que no Brasil ja quase virou mito

Baschera
Baschera
14 anos atrás

Nautilus disse:
1 de outubro de 2010 às 20:14

Um amigo de uma das forças, que fez parte (foi transferido de posto…) da negociação com os franceses acerca do “recheio” dos EC-725, me disse que não virão com nada além de tapete e protetor de cárter mesmo, por que a conta que os franceses apresentaram é de lascar…… o preço acordado foi só pela carcaça.

Os que virão com algum “recheio” mais específico, serão os com capacidade SAR, da FAB, com preços que podem chegar até metade á mais de um aparelho.

Vamos ver…..

Sds.

Águia
Águia
14 anos atrás

Lanterna Verde disse:
1 de outubro de 2010 às 13:47
Senhores, aconselho a leitura do pdf que se encontra junto ao link a seguir:
http://www.cavex.eb.mil.br/informacoes/aguia/192_ago10.pdf
Antes de falarem abobrinhas sobre o heli, submetam-se a leitura, pois assim, pessoas como o excelentíssimo amigo Vader além do Mikhail poderão esclarer estas suas idéias sem fundamento e muito tendenciosas, e lembem-se meus amigos, para falar algo é preciso ter conhecimento para tal, e é o que falta em vocês, basta ler a matéria contida no pdf, não preciso nem continar a debater estes assuntos, pois a trilogia ultimamente esta passando por um nível de leitores e comentaristas muito baixo.
Grande abraço, Lanterna Verde.

Obrigado amigo Lanterna Verde!!!
Ou os “experts” resolveram finalmente calar a boca, e parar de falar asneiras, ou ainda estão tentando soletrar o arquivo recomendado.
Concordo ainda que o nível dos comentários da trilogia tá realmente caindo muito. Mas, acredito, que isso é exatamente reflexo do crescimento do mesmo.

“Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lá.”
(Voltaire)

P.S. ele não era leitor do blog, senão, teria mudado de idéia. Ou já teria se matado pra não ter que cumprir a palavra dada.
Abraços.

Galileu
Galileu
14 anos atrás

É Baschera….
não preciso ser vidente pra saber que com o NOSSO dinheiro daria pra compra vários BlackHawk “recheado”

Mas, quem banca a campanha do Otário Eleitoral?!
Tamo lascado ahh

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
14 anos atrás

Lanterna Verde disse:
1 de outubro de 2010 às 13:47

Antes de falarem abobrinhas sobre o heli, submetam-se a leitura, pois assim, pessoas como o excelentíssimo amigo Vader além do Mikhail poderão esclarer estas suas idéias sem fundamento e muito tendenciosas, e lembem-se meus amigos, para falar algo é preciso ter conhecimento para tal, e é o que falta em vocês, basta ler a matéria contida no pdf, não preciso nem continar a debater estes assuntos, pois a trilogia ultimamente esta passando por um nível de leitores e comentaristas muito baixo.

Grande abraço, Lanterna Verde.

Águia disse:
1 de outubro de 2010 às 21:52

Obrigado amigo Lanterna Verde!!!
Ou os “experts” resolveram finalmente calar a boca, e parar de falar asneiras, ou ainda estão tentando soletrar o arquivo recomendado.
Concordo ainda que o nível dos comentários da trilogia tá realmente caindo muito. Mas, acredito, que isso é exatamente reflexo do crescimento do mesmo.

“Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lá.”
(Voltaire)

P.S. ele não era leitor do blog, senão, teria mudado de idéia. Ou já teria se matado pra não ter que cumprir a palavra dada.
Abraços.

Um viva ao pluralismo e democracia! Pode-se dizer qualquer coisa, desde que não discorde do poder estabelecido. Morram de inveja, cubanos e nortecoreanos.

Rodrigo
Rodrigo
14 anos atrás

A7X disse:
1 de outubro de 2010 às 11:06

Isto vem da mesma fonte do Rafale a 64 milhões de euros, com ToT irrestrita, 10 de CLS e SCALP..

Vá por mim a realidade é dura e este é o padrão do EC725 do EB…

Tem o suporte do FLIR e solamente só.

Rodrigo
Rodrigo
14 anos atrás

Pedro Rocha disse:
1 de outubro de 2010 às 12:11

Antes de qualquer coisa misturar S-70 e S-92 já destruiu qualquer coisa que você possa falar…

Tirando alguns componentes em comum são helicópteros de porte, capacidades e missões totalmente diferentes.

Eu sempre lanço o desafio aos defensores do EC725 em me mostrar uma foto dele operando full no Afeganistão…

Nunca vi uma foto dele com mais de uma dúzia de pessoas dentro, contando com a tripulação.

O equipamento defensivo que os franceses usam no Afeganistão é ridículo, com apenas 2 Minimi 5,56mm…

50% da capacidade de pax, armas leves demais, sem sonda-revo, sem flutuadores( com razão é claro)…

Só a ausência da sonda revo por baixo tira uns 200-250kg, mais uns 200km dos flutuadores.

Os BH suam a camisa, mas operam full…

Com uma carga ofensiva respeitável de uma M2 .50 e um M134 elétrico, se precisarem se defender tem uma boa capacidade..

Coisa que os franceses não usam por alguma razão.

Das duas uma:
1. Precisam poupar peso;
2. Operam em áreas frias.

Não precisam levar a sério o que eu falei..

Só obersevem as fotos que vocês tanto espalham pela net com mais detalhes 😉

Rodrigo
Rodrigo
14 anos atrás

ouragan disse:
1 de outubro de 2010 às 17:30

Não vi trollagem nenhuma…

Dá para detalhar ou vai ser mais uma frase solta no vento ?

Galileu
Galileu
14 anos atrás

Rodrigo
O problema é que a gente vê demais ahaha

Claudio
Claudio
14 anos atrás

Na verdade vamos ter 3 versões: básica, operacional e a depenada.
Pessoal segundo uma pessoa muito bem informada na FAB os helis que serão entregues este ano, vão vir sem vários equipamentos, porque o MD quer a entrega dos mesmos em 2010, dentro do mandato do Lula.
Qdo começar a chegar as outras unidades, estas depenadas serão retrofitadas para o nível de básicas.
Nada como a política.

Bluejacket
Bluejacket
14 anos atrás

Claudio você está errado. As versões serão as seguintes:

– 24 aeronaves na configuração básica
– 8 na configuração operacional da Marinha do Brasil
– 8 na configuração operacional do Exército Brasileiro
– 8 na configuração operacional da Força Aérea Brasileira
e
– 2 para transporte de passageiros.

Como pode ver não tem versão “depenada”, as versões mais simples serão as de transporte de passageiros e serão apenas duas aeronaves.

Claudio
Claudio
14 anos atrás

Bem, a pessoa da FAB que me comentou que os helis que serão entregues em 2010 vão vir sem vários componentes está trabalhando diretamente com este projeto.
Segundo a fonte, estas unidades serão posteriormente retrofitadas na fábrica.

Mauricio R.
14 anos atrás

“Senhores os helicópteros que podem ser comparados aos EC725 são os Mil 6 (projeto mais antigo que os Super Puma) e AW -101 (trimotor caríssimo de operar).”

Vc tem certeza de que escreveu certo, Mil Mi-6 Hook, o antecessor do Mi-26 Halo???
Interessante o comentário de que o Aw101 é caríssimo de operar.
Mas o fato é que o mesmo tem mais operadores que o Caracal, além de oferecer capacidades que o helo francês não tem.

“…no inicio eu era contrario ao EC725 no programa HC-X, defendia o Mi 6 (171)…”

Xí, o mesmo erro novamente!!!
Não seria Mi-17V-5???
Que aliás tb tem mais operadores que o inútil do helo francês.

“…mas acompanhando o desempenho do EC725 no Afeganistão…”

E o que os somente 3 Caracais franceses em serviço no Afeganistão, fizeram de tão espetacular???

“…e a possibilidade de integrar uma aviônica no estado da arte (AEL)…”

E pq raios a avionica no estado da arte AHCAS da Sagem teve que ser trocada pela avionica da Elbit???

“…o que o colocaria numa categoria mais próxima ao EH-101 Merlim…”

De maneira alguma ,pois o helo anglo-italiano tem 5 toneladas de diferença entre seu peso carregado e seu peso máximo de decolagem enquanto que no anêmico helo francês essa diferença é de somente 200Kg.
Além do que, o Merlin tem rampa de carga na cauda.

Andre
Andre
14 anos atrás

EH 101

Dimensões: Motores/ Potência
Comprimento: 19.3 M
Envergadura: 18.6 M
Altura: 6.61 3 x motores Rolls Royce T-M RTM 322-02
Potência total: 5100 HP/CV
Peso / Cap. carga Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 10500 Kg
Peso máximo/descolagem: 15600 Kg
Numero de suportes p/ armas: 2
Capacidade de carga/armamento: 4535 Kg
Tripulação / passageiros: 3+30/40 Velocidade Maxima: 309 Km/h
Máxima(nível do mar): Não disponível
De cruzeiro: 230 Km/h
Autonomia standard /carregado : 800 Km
Autonomia máxima / leve 1300 Km.
Altitude máxima: Não disponível
Dimensões: Motores/ Potência

EC 725

Comprimento: 19.5 M
Envergadura: 16.2 M
Altura: 4.97 2 x motores Turbomeca Makila-2A
Potência total: 4827 HP/CV
Peso / Cap. carga Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 5330 Kg
Peso máximo/descolagem: 11000 Kg
Numero de suportes p/ armas: 0
Capacidade de carga/armamento: 5670 Kg
Tripulação / passageiros: 1+1+29 Velocidade Maxima: 306 Km/h
Máxima(nível do mar): 306 Km/h
De cruzeiro: 270 Km/h
Autonomia standard /carregado : 857 Km
Autonomia máxima / leve 1450 Km.
Altitude máxima: 6000 Metros

Lucas
Lucas
14 anos atrás

Eu ainda sou mais o MH-53 pavelow

Mauricio R.
14 anos atrás

AW-101 Merlin:

Crew: 4
Capacity:
24 seated troops or
45 standing troops or
16 stretchers with medics
Length: 22.81 m (74 ft 10 in)
Rotor diameter: 18.59 m (61 ft 0 in)
Height: 6.65 m (21 ft 10 in)
Disc area: 271 m² (2,992 ft²)
Empty weight: 10,500 kg (23,150 lb)
Useful load: 5,443 kg (12,000 lb)
Max takeoff weight: 15,600 kg (32,188 lb)
Powerplant: 3× Rolls-Royce Turbomeca RTM322-01 turboshafts, 1,725 kW (2,312 shp) each
Performance:
Never exceed speed: 309 km/h (167 knots, 192 mph)
Range: 1,389 km (750 nm, 863 mi)
Service ceiling: 4,575 m (15,000ft)
Rate of climb: 10.2 m/s (2,000 ft/min)
Disc loading: 53.8 kg/m² (11.01 lb/ft²)
Power/mass: 284.9 W/kg (0.174 shp/lb)

Fonte: (http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=4&ved=0CCQQFjAD&url=http%3A%2F%2Fen.wikipedia.org%2Fwiki%2FAgustaWestland_AW101&ei=Ht6nTPnRI4P98AaGkYWQDQ&usg=AFQjCNHJFvyLi6DXIUcVGl7Z1_268vxRGw)

EC-725 Caracal:

Crew: 1 or 2 (pilot + co-pilot)
Capacity: 1 chief of stick + 28 troop seats
Length: 19.50 m (63.98 ft)
Rotor diameter: 16.20 m (53.14 ft)
Height: 4.60 m (15.09 ft)
Empty weight: 5,330 kg (11,750 lb)
Loaded weight: 11,000 kg (24,250 lb)
Useful load: 5,670 kg (12,500 lb)
Max takeoff weight: 11,200 kg (24,700 lb)
Powerplant: 2× Turbomeca Makila 1A4 turboshafts, 1,800 kW (2,413 shp) each
Performance:
Never exceed speed: 324 km/h, 201 mph (175 kts)
Maximum speed: 324 km/h, 201 mph (175 kts)
Cruise speed: 285 km/h, 177 mph (154 kts)
Range: 857 km, 532 mi (463 nm)
Service ceiling: 6,095 m (20,000 ft)
Rate of climb: 3.6 m/s (710 ft/min)

Fonte: (http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=4&ved=0CCQQFjAD&url=http%3A%2F%2Fen.wikipedia.org%2Fwiki%2FEurocopter_EC725&ei=wd6nTLidNMH98AaTt6GQDQ&usg=AFQjCNGp0z8pc5BV99vA-ss9q_qRFh66UA)