Brasília, 06/09/2010 – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, deu posse, nesta segunda-feira (6/09), ao primeiro Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), do Ministério da Defesa. O General-de-Exército José Carlos De Nardi ocupará a função. “Estamos assistindo agora, praticamente 11 anos após a criação do Ministério da Defesa, uma mudança substancial em suas estruturas”, celebrou o ministro, em seu discurso.

Segundo Nelson Jobim, a agenda da Defesa passou a integrar a agenda nacional. “A nossa responsabilidade aumentou, a nossa prestação de contas à sociedade também aumentou. Não há silêncios e nada a ocultar, há isso sim transparência para voltar a ser, e a continuar a ser, grandes servidores da nação”, declarou.

De acordo com a Portaria n° 1429, assinada por Jobim durante a cerimônia, que estabelece as diretrizes para o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, o órgão fará a coordenação das ações militares e deverá atuar em acordo com os Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. “Fizemos todas as nossas alterações, a consolidação definitiva do MD, mas não a consolidação contra ninguém, mas a consolidação com todos, e a favor de todos, das Forças do ar, da terra e do mar”, disse Jobim.

“Cumprir e fazer cumprir as determinações fixadas pela Estratégia Nacional de Defesa” está entre as diretrizes da portaria. Nesta função, o general De Nardi será o responsável pelo emprego das Forças Armadas, enquanto aos Comandantes das três Forças, a quem estará equiparado hierarquicamente, caberá o adestramento das mesmas. “A importância política é exatamente a entrada, a introdução do Ministério da Defesa na linha de comando das Forças. O chefe de Estado-Maior Conjunto da Defesa tem o mesmo nível hierárquico dos comandantes de Forças”, garantiu Jobim.

O cargo foi criado pela Lei Complementar nº 136, de 25.8.2010, que lançou as bases para a estruturação da Nova Defesa. O chefe do EMCFA também irá conduzir as atividades do Estado-Maior de Defesa e da Secretaria de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia (SELOM) e da Secretaria de Política, Estratégia e Assuntos Internacionais (SPEAI).

“Não haverá conflito de autoridade porque haverá exatamente separação de atividades, as Forças ficam com o preparo e o Estado Maior Conjunto com o emprego, nos exercícios comuns. Evidentemente que os exercícios singulares serão desenvolvidos pelos comandantes das Forças”, disse o ministro.

Estiveram presente ao evento, os Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto; do Exército, General-de-Exército Enzo Martins Peri e da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Junito Saito; o senador Pedro Simon, o presidente do Superior Tribunal Militar, Carlos Alberto Soares, entre outras autoridades.

FONTE: Ministério da Defesa / FOTOS: Elio Sales

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

51 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Marine
14 anos atrás

Bem esta ai a resposta as duvidas que alguns de nos tivemos alguns dias atras com o outro post sobre o tema.

Mas que estranho essas atribuicoes, fica a cargo do Chefe do Estado-Maior Conjunto o emprego das forcas…

Bem cabe agora esperar pra vermos os resultados.

Sds!

Tio
Tio
14 anos atrás

É a sovietização das forças armadas, agora todo milico de alto escalão terá na sola um ‘funcionário do governo’ e vai ter que prestar satisfação para este ‘funcionário do governo’… como o governo já não é mais independente e sim apenas mais uma ferramenta do PT podemos prever o que vai acontecer, vai ser o PT fazendo o que quiser e os milicos amordaçados sem poder reagir e se reagirem o PT vai vir com o discurso ‘estão desrespeitando a constituição’.
São toneladas e toneladas de vaselina que estão postas carinhosamente no alto comando das forças armadas, e eles estão gostando! Quando seu dever era se opor radicalmente a isto!
Quem utiliza vaselina é quem está afim de apenas uma coisa… coisa que eu deixo para cada um imaginar, e chorar de tristeza. Vamos perder o Brasil para um partido.
abraços.

DaGuerra
14 anos atrás

Alto escalão? Espera só e verá comissários de “direitos humanos” nível Btl e Su.
Haverá algum rodízio entre as FFAA para ocupação do cargo de Ch EM conjunto ou apenas critérios políticos?

Leandro
Leandro
14 anos atrás

Traduzindo: – Não entendi necadecatibiriba do que esse General vai fazer!!!

Galileu
Galileu
14 anos atrás

Não acho que vai mudar bulhufas……

Isso é trabalho do Min. da Defesa, como Min. da Defesa não sabe NADA sobre defesa, então criaram mais “cabides” para dividir sua responsabilidade!

abraço

Mauricio R.
14 anos atrás

O rega-bofes da festa do pijama fardado, foi bom ao menos???

Freire
Freire
14 anos atrás

Tio,parabêns vc acertou em tudo, é a ditadura socialista sacramentada pelos idiotas que votam no PT,bom começou a ser imcrementada o “FORO DE SÃO PAULO”, é vão acabar com as nossas forças armadas.

Brasil.

Freire
Freire
14 anos atrás

Bom o General genérico conseguiu,as forças armadas não servem mais a um estado soberano, mas ao Governo Petista.1 petista no estado maior mandará mais que um oficial superior e até mais que um general, podes crer ,veremos logo.com a Estela como Supremo Comandante das Forças, veremos rapidinho o General Genuino o mentor do novo estado maior deitar e rolar.

Brasil.

Freire
Freire
14 anos atrás

Caros, procurem net sobre Mario Kozel Filho.

RtadeuR
RtadeuR
14 anos atrás

Está todo mundo confuso com a inundação de informações e mudanças, inclusive em lei, dos assuntos que se referem às Forças Armadas do Brasil.
Vamos ter que absorver isso, esperar resultados e fazer ajustes no andar da carruagem. Há um público exigente e vigilante, que se pode dizer interno, pois quem for brasileiro é público interno.
Que o alto escalão se lembre que o homem deve ser priorizado no investimento; um navio, um tanque e um avião vazio, são fantasmas se o homem não foi investido , preparado e pago bem.
Tome por exemplo ruim o caso das nossas policias, que se não fosse o esforço individual de cada um ,já teria parado, se é que já não parou.
Boa sorte.

Challenger
Challenger
14 anos atrás

Na minha opinião, acho que um militar de alta patente na ante sala do MD ou quem sabe do Presidente possa melhorar as relações entre as FAs e o poder Executivo e os Parlamentares.

Afinal o Chefe do Estado Maior é um General de Carreira e não um “bócó” indicado pelo PMDB, acho que ele não vai negar suas origens.

No mais o que falta mesmo é dinheiro.

Challenger
Challenger
14 anos atrás

O blog poderia mostra os niveis hierarquicos Civis e Militares nos outros Países para ver como funcionam e para termos uma noção se somos tão diferentes.

Jorge Nunes
Jorge Nunes
14 anos atrás

Eles estão imitando o modelo dos EUA de ter conselheiros de alto nível sempre por perto para assessorar melhor o governo.

Não acho que seja modelo soviético uma vez que havia uma ligação mais carnal entre exército e partido comunista na URSS.

No Brasil a relação entre PT e forças armadas são um pouco estranhas e meio interessante. Se apresenta em duas formas na minha opinião:

1. O nacionalismo de esquerda dita que deve haver forças armadas modernas e capazes tanto que o orçamento militar brasileiro aumenta ano a ano desde a chegada do PT ao governo. Devem servir tanto em missões de paz como fazer relações públicas de boa vizinhança na América do Sul como brincar com teco-teco na Bolívia.

2. Por outro lado muitos membros do governo foram presos por essas mesmas forças armadas durante o golpe civil-militar (que derrubou o presidente João Goulart). Isso faz com que o governo adote o modelo que os militares fiquem mais sujeitos ao controle civil (esta é a parte comunista de ter um comitê de defesa -> Pois KGB significa Comitê de Defesa do Estado). Porém os EUA tem modelo similar, só que lá eu acho ruim pois da defesa fica diretamente ligada ao lobby da indústria armamentista. Qua acabaram fazendo os EUA ter uma FA desproporcional ao planeta. Nos EUA os próprios militares ficam reféns desta indústria.

No Brasil neste modelo adotado os conselheiros militares ficam mais próximos ao governo civil que pode passar informações mais rápidas de ter resultados políticos em pouco tempo para o setor militar.

Bom só vendo para ver como isso vai funcionar, no papel é uma boa ideia.

RtadeuR
RtadeuR
14 anos atrás

Jorge Nunes disse: … acabaram fazendo os EUA ter uma FA desproporcional ao planeta. Nos EUA os próprios militares ficam reféns desta indústria.

Concordo com essa afirmação, por isso os EUA precisam estar em guerra o tempo todo para poder sustentar com o sangue de seus cidadãos a ganância deste lobby, é preciso ter inimigo o tempo todo, sai de uma frente entra em outra.

http://www.defesanet.com.br/04_09/gf_26ago10a.htm

defourt
defourt
14 anos atrás

Salve JORGE!

ô Jorge! Nota DEZ para você garotinho!
Não, não se preocupe! é um garotinho bom!
Não é “aquele outro” não!

Salvem quase todo os garotinhos!
Salve Jorge! Aquele Abraço!

João Augusto
João Augusto
14 anos atrás

Parabéns ao Jorge pelo comentário comedido.
Tem gente aqui, que critica o PT e faz oposição a ele e à sua administração da mesma forma que os Tucanos alegam que o PT fazia: “quanto pior melhor”.
Não quero que pensem que o atual governo é perfeito. Longe disso. Mas também não vamos mentir dizendo que tudo é uma mer…
Nem demais ao céu nem demais ao inferno, por favor(e se der).
Abraços!
NOTA: Acho que o comandante conjunto deveria ter um posto acima dos comandantes das forças, por motivos hierárquicos que me parecem óbvios (O Juíz e mentor tem que ser superior.).
NOTA2: Nos EUA o sistema eleitoral é mais pra indireto. Assim, aqui no Brasil, teoricamente, é mais difícil controlar tudo só no lobby. Tem outra: No Brasil, lobby é proibido.
Abraços!

DV
DV
14 anos atrás

Galera, menos, muito menos. Sovietização, Foro de São Paulo, teoria da conspiração?

As diretrizes são muito simples, foram publicadas e discutidas abertamente há muito tempo. De um lado, unifica-se o comando das Forças para racionalizar recursos. Um esforço iniciado com o FHC nos anos 90, com a criação do Ministério da Defesa.

De outro, as Forças aceitam estarem formalmente sob o comando civil – fato mais do que normal e essencial em qualquer Democracia – e, em troca, a questão da Defesa sai do ostracismo em que estava desde metade dos anos 80.

Quem quer (e merece e precisa de) mais dinheiro, tem que dar satisfação para a autoridade civil, sim.

DV
DV
14 anos atrás

Quanto ao papéis, pelo que eu entendi, em tempo de paz, cada Comandamente cuida da preparação e adestramento da própria Força. Havendo conflito, o Chefe do Estado Maior assume o comando de todas elas, para que ação/reação seja coerente e unificada.

Tio
Tio
14 anos atrás

DV disse:
9 de setembro de 2010 às 8:25
Quem quer (e merece e precisa de) mais dinheiro, tem que dar satisfação para a autoridade civil, sim.

Então o MST, que recebe milhões de dinheiro por ano do governo federal tenque, e deve, prestar contas à união. Ops, o MST não existe legalmente, como não existe os órgãos governamentais resposáveis não podem nem processar e nem pedir uma prestação de contas dessa facção criminosa.

É claro que os militares devem se fiscalizados, mas não do jeito que estão querendo… estão querendo colocar as rédeas nos caras e o governo que estiver no poder vai ter a proteção constituicional para fazer o que quiser com eles, e isto não é assim que deve ser feito. Vide o que aconteceu na Rússia! É preciso ter um pouco de bom senso e não acreditarmos em tudo que nos dizem… o senso crítico sempre é necessário.
DV disse:
9 de setembro de 2010 às 8:44

Quanto ao papéis, pelo que eu entendi, em tempo de paz, cada Comandamente cuida da preparação e adestramento da própria Força. Havendo conflito, o Chefe do Estado Maior assume o comando de todas elas, para que ação/reação seja coerente e unificada.

Então, o chefe do Estado Maior das forças armadas sempre será, SEMPRE! um capacho do governo, quando os outros chefes das três forças discordarem de algum assunto vem o chefe do Estado Maior e diz — vocês não tem autoridade para isto, eu assumo. Pronto é o governo fazendo o que quer com as forças armadas. Todos nós sabemos que isto é perigoso, temos a história para provar isto, não devemos repetir os mesmos erros cometidos a 100 anos atrás. Vamos acordar gente…

ouragan
ouragan
14 anos atrás

Jorge Nunes perfeito.
A turma tem que entender que existe uma clara distinção entre politícas de ESTADO e políticas de GOVERNO.
Essa maldita guerra ideológica dos anos 70, parece que embotou a mente de muito “nego” por ai.
A maior besteira que ouvi foi “sovietização”.
Quem fala isso não tem noção nenhuma do que se quer atingir e que, isso já vem sendo planejado desde antes do atual governo.
É triste pensar que são essas as pessoas que escolhem o nosso presidente, senadores, deputados e todo o resto.

DV
DV
14 anos atrás

Tio disse:
9 de setembro de 2010 às 10:07

Tio, eu respondo com a resposta do ouragan. Esse governo atual vai passar, mas essas políticas (que não foram pensadas agora) ficarão. É política de Estado, concebida muito antes do Lula. Não tem sentido ficar olhando com as lentes de um cacoete ideológico datado, para tentar achar pelo em ovo.

Não tenho simpatia nenhuma pelo MST, não acho que o movimento deveria receber um centavo público e não entendi absolutamente porque você colocou essa entidade no meio da história!

De resto, não acredito que os militares sejam bobos e nem que o General Nardi tenha vocação para capacho.

Freire
Freire
14 anos atrás

VEREMOS,Veremos,Veremos.480 Petistas e meia duzia de oficiais.que coisa hein………..é os funcionários Petistas mandando em Oficiais e Generais…….é o fimmmmmmmm.

Brasil.

ouragan
ouragan
14 anos atrás

“VEREMOS,Veremos,Veremos.480 Petistas e meia duzia de oficiais.que coisa hein………..é os funcionários Petistas mandando em Oficiais e Generais…….é o fimmmmmmmm.”

Melhor ler isso do que ser cego…

Tio
Tio
14 anos atrás

DV, coloquei o MST na história porque muita gente abre o bico para falar sobre os militares, que eles devem ser ‘fiscalizados’ o tempo inteiro, enquanto ninguém abre o olho para movimentos como o MST… que estão aí recebendo milhões por mês e nem sequer precisam prestar contas ao Estado.

ouragan disse:
9 de setembro de 2010 às 10:09
Então não devemos relembrar o embate ideológico da guerra fria? Então o que acontece aqui no Brasil? Ex que saiu do forno a recém… quebra de sigilo da filha do Serra, isso foi feito por gente que respeita a democrácia e as instituições? O que?! Só não encherga quem não quer, mas é óbvio que as instituições brasileiras estão desmoralizadas, democrácia é muito mais do que eleições meus amigos… não pense que porque temos eleições que estamos vivendo em um país democrático.

Tio
Tio
14 anos atrás

democrácia foi boa auyhauha, descuido bobo.
Voltando ao tópico, para mim isso foi a flecha no tendão de aquiles das forças armadas, agora aguardemos porque o futuro vai dizer quem está certo.
abraços.

ouragan
ouragan
14 anos atrás

Tio, seguindo a sua linha de pensamento, o caso watergate foi o maior golpe à democracia na história certo? levado a cabo pelo partido republicano americano com ideologias comunista/marxistas certo?

tomas
tomas
14 anos atrás

É o começo do fim da Forças Armadas Brasileiras.
O sr. Jobim e o PT declararam guerra às casernas, e estas não esboçaram nenhuma resposta. Nenhum movimento, nenhum abaixo asssinado, nenhuma demissão, nada! O apego a seus cargos chamou mais alto…
A história lamentavelmente se repete e as FAs estão hoje como a Wermacht prussiana no passado ficaram diante de Hitler. E todo sabemos no que deu!
Foi dado o primeiro passo para as FAs, virarem a guarda pretoriana do poder vigente. Que Deus nos proteja!!!

Vader
14 anos atrás

tomas disse:
9 de setembro de 2010 às 16:45

Prezado Tomas, há resposta sim. Mas não da ativa das Forças Armadas. Leia aqui:

http://vaderbrasil.blogspot.com/2010/09/declaracao-de-brasilia-oficiaisr2.html

Sds.

tomas
tomas
14 anos atrás

Prezado Vader, congratulações pelo blog!
Espero que a luz brilhe no fim deste túnel…

Jorge Nunes
Jorge Nunes
14 anos atrás

O grande problema para o debate é a ideologia, tem gente que tem ódio ao PT de não discute os fatos. Mas acho que isso é normal, pois, nos EUA tem gente com o mesmo ódio em relação aos democratas (até certidão falsa de Obama foi publicada em jornal, como aqui se o mesmo com a ficha falsa da Dilma).

Mas eu desejaria que se fosse para imitar alguém, que sejam ou os ingleses ou os franceses.

Que é isso que está sendo feito nesta organização do MD. Nos EUA ninguém reclama de democratas juntos com oficiais militares. Na frança não reclamavam dos socialistas. Os políticos são representes do povo no gerenciamento da república é norma que estejam presentes em todos os assuntos de Estado (até necessário).

Quem não quer membros do PT outro partido participando de reuniões com oficiais das FA. É muito simples:

Faça um abaixo assinado convocando um plebiscito para voltar a monarquia, convença os brasileiros que é legal ter de volta um imperador.

Ganhando a monarquia o imperador nomearia um duque ou marques para assuntos envolvendo a defesa e pronto.

Outro jeito é se filiar ao PT e convocar convenção para escolher um nome menos comunista. Ao invés do nome de pobre Partido dos Trabalhadores coloque um nome mais chique tipo: “Partido Trabalhista” bem mais inglês, assim todos ficaram felizes com um partido sem nome pobre.

Baschera
Baschera
14 anos atrás

Procurem saber quem é ou foi, enfim o currículo, do Gen. De Nardi….. gaúcho de Farroupilha, aqui do ladinho…..

Quanto ao novo cargo, não sou nem pró nem contra, mas me parece um modelo modernizado do EMFA de outrora.

Sds.

ouragan
ouragan
14 anos atrás

Fantástico Jorge Nunes.
No mais, declaração de Oficiais da Reserva serve somente para massegem de egos e para a impressão de que ainda “mandam” em algo. Enfim, espantalhos de plantação somente isso.

Tio
Tio
14 anos atrás

Jorge Nunes disse:
9 de setembro de 2010 às 19:39

O grande problema para o debate é a ideologia, tem gente que tem ódio ao PT de não discute os fatos. Mas acho que isso é normal, pois, nos EUA tem gente com o mesmo ódio em relação aos democratas (até certidão falsa de Obama foi publicada em jornal, como aqui se o mesmo com a ficha falsa da Dilma).

Então a Dilma não é terrorista? Ela não assaltou a casa do governador do Rio de Janeiro e lucrou lá alguns ‘milhões’ de dólares? Tu ta de brincadeira comigo Jorge? Tem vídeo que ela mesma diz que foi guerrilheira e tu vem me dizer que não foi? Ela matou, assaltou, sequestrou muitas pessoas de bem! Em prol de um ideal fracassado.
Tá querendo enganar quem camarada? Sobre os EUA eu nem vou comentar, mas apenas 37% de aprovação do povo americano já pode te mostrar como esse governante é bom.

Jorge Nunes disse:
‘Faça um abaixo assinado convocando um plebiscito para voltar a monarquia, convença os brasileiros que é legal ter de volta um imperador.’

eu digo : Não precisa fazer abaixo assinado convocando um plebiscito para voltar a monarquia não, tenque se fazer o que se fez na Alemanha, artg 5 da constituição deles diz : Todo partido que seja contra o regime democrático de direito é INCONSTITUCIONAL!!! Pronto, tá aí… não tem vez pra PT, PCdoB, PSTU, PSB.

ouragan disse:
9 de setembro de 2010 às 16:14

Nixon errou, errou feio e nem o partido dele o apoiou! Se isso acontecesse aqui no Brasil o partido que o fez não perderia o poder, lá eles perderam, o que mostra que lá o regime deles FUNCIONA! ao contrário do nosso.
Respondido?

ouragan
ouragan
14 anos atrás

Ao que eu saiba Nixon RENUNCIOU não perdeu o poder. Alias, um dos únicos países do mundo que “impechmou’ uma presidente foi o Brasil sabia?

ouragan
ouragan
14 anos atrás

E ainda o tornou inelegível por 8 anos. Claro que Collor renunciou antes mas a impugnação era certa. No caso Nixon ainda existiam margens de negociação.

Tio
Tio
14 anos atrás

ouragan… porque tu acha que ele reununciou cara? Ele reununciou porque sabia que iam cassar ele… já era algo que tava fora do controle dele, ele fez isso pra não perder os direitos políticos… mas fica evidente que o povo de lá não se esquece tão fácil das coisas que acontecem lá e ele ficou marcado por aquilo para sempre.
Não é como aqui no Brasil que tira o presidente e depois coloca ele como deputado.

ouragan
ouragan
14 anos atrás

“Não é como aqui no Brasil que tira o presidente e depois coloca ele como deputado.”

Nisso concordamos… é só aqui mesmo hehehe

Rodrigo
Rodrigo
14 anos atrás

ouragan disse:
10 de setembro de 2010 às 10:04

É amiguinho, mas a turma da reserva tem a liberdade para expressar o que pensa ao contrário do pessoal da ativa.

Normalmente não vivem isolados nas mesas dos clubes militares, somente falando mal dos outros. Mantém contato com o pessoal da ativa e com ex-subordinados que estão agora nos seus antigos cargos.

Negligenciar totalmente o que os tiozões falam, não é sensato e não da para considerá-los simples espantalhos.

ouragan
ouragan
14 anos atrás

Meros espantalhos que não farão nada. Até vale a pena parar alguns minutos para ver o que eles dizem claro. Mas só.
Não pense você que eles se arriscarão ao béu prazer.
Eles até podem falar… mas falarão para um platéia vazia… e nesse ponto são espantalhos em um milharal.

ouragan
ouragan
14 anos atrás

No mais, R2 do Exército?… ai fica difíiiiiiicillllllll

Jorge Nunes
Jorge Nunes
14 anos atrás

Tio, você é igual o meu tio que adora falar mal do governo, justamente por ser do PT e justamente comigo.

Mas vamos lá:

Olhando a realidade o PT e os demais partidos de esquerda não são contra a democracia. Na prática há maior participação da população ao acesso a informação e obtenção de seus direitos. Trabalhei com cliping de notícias pelo que vi este governo é o que mais apanha mesmo como acerta, então há liberdade de informação.

Aqui no Rio de Janeiro vejo bem que o Estado se esforça para que a população tenha esses acessos e seja informada. Tem um wi-fi cobrindo o Centro onde dá um site de serviços e informação ao cidadão.

Sim Dilma foi chamada de terrorista por um regime que derrubou um presidente eleito (o mané achou uma boa ideia visitar a China 10 anos antes de Nixon). Só que a ficha apresentada pelo jornal era falsa não era do DOPs.

O assalto ao casa da amante do Adhemar de Barros no Rio de Janeiro era só pegar de volta o que ele ganhou trocando a vacina das crianças de São Paulo por água (A esposa de Adhemar não tinha este dinheiro todo – E ela morava em São Paulo).

Ou seja no Brasil o PT até que bonzinho comparado com que se passou por aqui.

Jorge Nunes
Jorge Nunes
14 anos atrás

Acho que isso explica em parte o ódio contra o PT: http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/urariano-mota-o-brasileiro-e-o-disco-voador.html

O problema não é a ameaça a democracia, o problema é que está havendo democracia demais.

Tio
Tio
14 anos atrás

Jorge Nunes disse:
10 de setembro de 2010 às 14:07

Todos os governos socialistas/comunistas se chamavam ‘democracia’… foi assim na alemanha oriental e em muitos outros lugares, que democracia é esta que enjaula os moradores como fizeram em Berlim?
Os demais partidos de esquerda não são contra a democracia? Perai, estes dias eu estava assistindo o programa eleitoral e tinha um jingle de um partido que dizia assim ‘CONTRA BURGUÊS VOTE NÚMERO TAL’, isso é democracia? em seu proprio jingle eles já dizem que vão destruir determinada classe… hipocrisia.

Só para esclarecer, o regime militar derrubou um presidente eleito que estava proibindo as mulheres de usarem biquini na praia (CRIME ABOMINÁVEL) e queria dar a maior honraria do Brasil, a medalha do Cruzeiro do Sul para aquele homicida do Fidel Castro, estas políticas deste cidadão já mostram o que seria do futuro do Brasil se ele continuasse no poder e outra coisa, o povo ficou do lado dos militares no momento do golpe… coisa que hoje em dia poucos sabem. Não podemos desrespeitar o trabalho de nossos militares que tanto fizeram por nós, eles foram os heróis e nos salvaram de uma ditadura cubana.

PT foi bonzinho na casa do cara…., foi o partido que mais roubou no poder, o partido que tinha como bandeira a honestidade foi o partido que se mostrou o mais corrupto e sem vergonha, quebrou o sigilo fiscal de muitos opositores, enfraquecendo as instituições… te esqueceu disto Jorge? Empilha o governo do Collor contra o governo do Lula, o Collor não roubou nem 1/3 do que o Lula roubou. (Não faço apologia a Collor) pra mim é bandido e bandido tenq i pra jaula!

Vader
14 anos atrás

Pergunto aos nobres EDITORES:

O Blog das Forças Terrestres agora permite propaganda política?

Porque se mudaram as regras vou começar a postar minhas “coisinhas” aqui também… Como um certo PeTralha está a fazer acima….

Sds.

Vader
14 anos atrás

PS: podem retirar meu último comentário. Preferencialmente junto com muitos dos outros anteriores…

Jorge Nunes
Jorge Nunes
14 anos atrás

Tio, Você comete um equivoco na parte de história.

1. João Goulart aprovou a lei para as mulheres brasileiras pudessem trabalhar fora sem a permissão do marido ou do pai.

2. Quem quis proibir as mulheres de biquini foi o Janio Quadros (direita apoiado pela classe média) e não João Goulart. Aí o congresso da época mandou ele catar coquinho.

3. O PT não quebrou sigilo fiscal de ninguém. Recomendo você ler a revista Carta Capital que vai sair amanhã. Segundo o cliping que recebo aqui vai ser interessante.

4. Depois que João Goulart foi derrubado o regime instaurado não permitia reunião de mais de 3 pessoas não sendo da mesma família, passou-se a censurar informação e perseguir empresas brasileiras (como proibir a venda de clone de MAC fabricado no Brasil).

5. Só sei que moro no Brasil. E nos anos que o PT está no governo vejo muitos comprando suas casas, andando mais de avião e tendo liberdade de se reunir e falar o que quiser. Expressar suas ideias e debate-las. Vejo um país que não há mais 6 famílias controlando a informação mas milhões de brasileiros tendo acesso a ela, e cada vez mais criando e divulgando informação como este blog e você mesmo. Você tem liberdade de discordar e concordar com as ideias.

6. A nova formulação do comando das forças armadas é um avanço da civilização ocidental no Brasil. Seria natural para qualquer governo numa república democrática.

O problema em relação ao PT é fantasia criada para assustar classe média da década de 50. O debate sobre política tem que ser focado na realidade e não em ódios sem fundamentos.

O brasileiro que viveu nos último 8 anos sob o governo do PT não foi censurado, aliás ganhou ferramentas para se comunicar mais, como celulres com wi-fi, internet, mais computadores, lanhouses e telecentros.

Acho se a ideia é vencer o PT é buscar um discurso real. Sem fantasias e fundamentados.

Meu tio critica o governo mais sem fundamentos claros, ele é comerciante e nunca vendeu tão bem. Tem carro novo, ler seu jornal que fala mau do governo e não gosta do PT por que o Lula tem dificuldade de falar palavras no plural.

Fora isso duvido que ele queira voltar ao Brasil de 8 anos antes.

O que temos que fazer é aceitar a civilização ocidental.

ouragan
ouragan
14 anos atrás

Se for para serem excluídos comentários que o façam para ambos os lados, tanto para quem critíca quanto para quem defende. Isto é democracia. Usar adjetivos perjorativos configura-se também como uma forma de posicionamento atrelado a preconceitos.
Chega de hipocrisia e demagogia.

tomas
tomas
14 anos atrás

Eu não disse que está difícil de se expressar sem ser bombardeado pela militancia panfletária?
A Democracia está na liberdade de pensamento e na liberdade de expressão.
A Democracia não é somente distribuir renda no crediário e sim ampliar os direitos sociais: cultura, educação plena, saúde universal, segurança, justiça e respeito às Garantias Individuais do cidadão.

Abraços

SCintra
SCintra
14 anos atrás

Por uma visão macro, o que está em construção é uma situação criada em varias democracias modernas – a criação de uma “Força de Defesa” com as armas diferenciadas. Estrutura unica de comando e treinamento comum para situações comuns e específicas quando referente a arma específica.
Já estamos assistindo isso acontecer, vide exemplos recentes: Xavantes na Macega, pilotados por navais. Helis do Exército na Macega também em treinamentos. Não se desgastem com ideologias baratas, faz mal a saude. Aos poucos estão introduzindo o conceito. A equipe na avaliação do Vant, lá no sul, embora sob orientação da arma aérea, é composta das demais armas. A avaliação é conjunta. Pesquisa e desenvolvimento, está sendo orientada a uma condução unica – maiores recursos e aglutinação de massa pensante = solução rápida.
O paradigma mudou, as ações estão caminhando para isso, se você faz parte de uma rede – estamos se comunicando por uma – não tem significado trabalhar estanque, solitário e egoísta. Um ajuda aos outros e os outros ajudam o um. “Think about”!
Há recentemente as armas da Marinha e Aeronáutica ganharam também o poder de polícia para ser aplicado em regiões fronteiriças – Por que sera? O Poder político é passageiro e depende de eu e você, então pense bem o que fazer no próximo dia 3. Mas não fiquem nervosos e sejam analistas dos “causos”.

SCintra
SCintra
14 anos atrás

Complementando,… só lembrando aos amigos que gastam horas discutindo as diferenças políticas. Aloísio Mercadante, filho de “General” da arma Exército, inclusive um ex-comandante da ESG e o Fernando Cardoso, também oriundo de família de militares.
Amigos não vale discutir política, perdemos tempo com assunto menos importante. temos que trocar informações e conhecimento que nos agregam sabedoria.