K21
O veículo blindado de infantaria que aparece nas fotos é o K300 ou XK21 KNIFV (Korea Next-generation Infantry Fighting Vehicle), da Coreia do Sul.
A produção inicial estava programada para 2008, com a aquisição planejada de 466 unidades, ao preço aproximado de US$ 2,3 milhões.
O K21 é construído em fibra de vidro, para reduzir o peso do veículo (cerca de 26 toneladas) e permitir o trânsito em altas velocidades, sem a necessidade de motores volumosos.
Ele é mais leve que outros IFVs, incluindo o Bradley americano, com mais velocidade e carga. O desenvolvimento levou 10 anos e custou cerca de US$ 80 milhões. Mais de 85% do projeto é sul-coreano.
O veículo compartilha de alguns sistemas do carro de combate K2 Black Panther, incluindo a suspensão semi-ativa, o sistema C4I de gerenciamento de campo de batalha e o sistema de defesa ativa contra foguetes e mísseis anti-carro.
A blindagem é feita com um sistema de material composto em camadas, para que o veículo possa ter o mesmo nível de sobrevivência do M2 Bradley e superar o BMP-3 russo.
Na parte frontal o veículo pode resistir à munição de 30mm APDS do BMP-3, que tem penetração de 50mm de blindagem a 1.000m de distância. A blindagem lateral resiste à munição de de 14,5mm AP, que penetra 25mm de blindagem a 1.000m.
O topo do veículo resiste a fragmentos de artilharia de 152mm, explodindo a 10m de distância. Especula-se que o K21 usa múltiplas camadas de blindagem de fibra S-2 e cerâmica complexa, incluindo liga de alumínio de baixo peso.
O armamento inclui uma torre estabilizada de canhão de 40mm e uma metalhadora coaxial de 7,62mm, com a possibilidade de acoplar mísseis anti-carro em lançadores nas laterais da torre.
A fabricante Doosan pretende exportá-lo, competindo com o M2/M3 Bradley, CV90, BMP-3 e o Puma. Ele também disputará espaço com o MOWAG Piranha, o Pandur II, Patria AMV, o VBCI francês e o Boxer alemão.
Uns desses mesmo que de pratileira ñ seria nada mal
na selva só em quanto os Urutu lll / Guarrani chegam…
ha tinha esquecido que aqui e Brasil tudo tem um tempo bem praticular…
bela fotos!!!
abs.
bacana
Ezeca;
Como assim Bld na Selva?
Tens noção do que dissestes?
Parecendo ter certa capacidade anfíbia seria de grande valia para o Corpo de Fuzileiros Navais, em substituição aos M-113 ; mesmo sabendo que serão atualizados……
Abuldog,
Esse nível de capacidade anfíbia é indiferente para os fuzileiros já que serve apenas para atravessar pequenos trechos d’água.
Com ou sem essa capacidade o mesmo seria desembarcada já na praia.
Pra assalto anfíbio vindo do mar tem que ser mesmo veículos como o LVTP.
E o Charruá??
Esse ae é bonito mas tem de ver essa flutuabilidade. Já matou alguns Coreanos….
[]’s
Um blindado politicamente correto.
Reciclavel !
O Charrua, a agua passou e levou…
Na foto de nº 10 vcs notaram a altura dos cartuchos sendo expelidos? Coitada da infantaria que estiver seguindo a pé ao lado….rsrsrs
Abraços,