Por José Valdeci de Souza Martins

A música do Hino Nacional do Brasil foi composta em 1822, por Francisco Manuel da Silva, chamada inicialmente de “Marcha Triunfal” para comemorar a Independência do país. Essa música tornou-se bastante popular durante os anos seguintes, e recebeu duas letras. A primeira letra, produzida quando Dom Pedro I abdicou do trono, foi de autoria de Ovídio Saraiva de Carvalho e Silva, sendo cantada pela primeira vez, juntamente com a execução do hino, no cais do Largo do Paço (ex-Cais Pharoux, atual Praça 15 de Novembro, no Rio de Janeiro), a 13 de abril de 1831, em desacato ao ex-imperador que embarcava para Portugal.

Sempre achei um desrespeito que fazem com o nosso Hino Nacional, quem sabe agora, por tudo que está acontecendo, a banalização com o nosso Hino Nacional, nossas autoridades façam valer a Lei de apresentação dos Símbolos Nacionais e proíbem de vez que cantem o Hino por cantores sem compromisso com o que é demais sagrado que é o nosso Hino. E aproveitar e tornar-se obrigatório sua execução diária e cantada pelos alunos como é feito nas escolas Militares e nas Instituições. Onde realmente há respeito e emoção quando é cantado.

Gostaria que as escolas voltassem a ensinar nossos hinos, são símbolos da Pátria e lindos. Fico perplexo ao ver perfilado atletas ouvindo o Hino e “se percebe”, não sabem cantar. Em casos patrióticos, nosso País tem que tomar jeito. Por que muitos brasileiros não sabem cantar o Hino Nacional Brasileiro?

Por que não usamos uma versão impressa, slide, data show, da letra do Hino Nacional para que os que se dispõem a cantá-lo tenham uma chance de não degradar nosso símbolo nacional?

O Hino Nacional Brasileiro só tem uma versão. Esta, de cantores que não sabem a música, que não sabem nem a letra, só apareceu para imitar os americanos. O Hino, assim como a bandeira, não pode ser vulgarizado.

Ultimamente, “Em janeiro de 1999, o Pirata (um bar famoso de Fortaleza) gravou, para o álbum Forró do Pirata, um arranjo instrumental do Hino Nacional Brasileiro que não poderia ter sido criado em nenhum outro lugar que não no Ceará: a versão em ritmo de forró.

Antigamente, cantávamos o Hino Nacional Brasileiro, com postura e com a letra correta. Não olhávamos para o lado e nem podíamos sorrir. Ditadura? Respeito! É assim que aprendíamos e é assim que respeitávamos o que até hoje me faz sentir emoção quando o ouço. Aprendíamos desde cedo a compreender o que as bem traçadas frases diziam sobre a História do nosso País. Hoje, são poucos os que conseguem entender, e até mesmo cantá-lo. O País quase sem história banalizou nosso hino que existe para ser reverenciado e não “cantarolado”.

Acho que temos que continuar tocando, tocando e tocando! E digo mais: exigir como outrora faziam conosco nos tempos de escola, até que as pessoas aprendam! Se for o jeito certo de começar? Não sei, porém é uma iniciativa! Mas é claro que isso não pode vir sozinho. É necessário que os que estejam no poder dêem exemplo de honestidade, seriedade, ética e RESPEITO pela Nação. Você sabe tão bem quanto eu que o Ser Humano aprende por exemplos e não por conversa mole. Nossos filhos imitam o que fazemos não o que falamos. As palavras se perdem no ar; as atitudes ficam.

O Hino Nacional Brasileiro deve ser encarado como um dogma da Pátria, isto é, “imexível” tanto na letra como na música. Hino não é música popular que se canta do jeito que quiser. Hino são Hino e pronto. O Hino Nacional Brasileiro jamais deve ser banalizado e cantado de qualquer jeito e quem fizer isto deve ser enquadrado na Lei da Apresentação dos Símbolos Nacionais. A Lei existe deve ser cumprida. Portanto respeito e dignidade ao Hino Nacional Brasileiro.

O Hino Nacional Brasileiro deveria ser cantado nos estádios e não tocado, assim quem sabe os torcedores aprenderiam a letra. Deveria ser cantado com as duas equipes com as suas comissões técnicas e mais o quarteto de arbitragem perfilados em campo como fazem em partidas da copa do mundo. Quem sabe assim o respeito e a dignidade ao Hino Nacional Brasileiro seria mais respeitado.

Como brasileiro e patriota que sou, é de fundamental que as crianças saibam o Hino, o significado das palavras e principalmente respeitar a nossa Pátria. Devemos voltar ao passado e treinar o Hino Nacional Brasileiro aos alunos, voltando a despertar nossos valores cívicos para que todas as crianças realmente possam saber da importância de respeitar o nosso país e aprendam para nunca esquecer!

José Valdeci de Souza Martins é formado em Administração de Empresas; escritor, compositor e membro da União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul – UBE-MS.

FONTE: http://www.atribunanews.com

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

58 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Galileu
Galileu
14 anos atrás

“Antigamente, cantávamos o Hino Nacional Brasileiro, com postura e com a letra correta. Não olhávamos para o lado e nem podíamos sorrir. Ditadura? Respeito!”

Essa palavra respeito já não faz parte do vocabulário da sociedade brasileira faz muito tempo!!

Invincible
Invincible
14 anos atrás

Realmente isso é uma lástima.

A falta de símbilos da nação e a falta de respeito por ele se reflete ao longo do tempo com a total falta de compromisso e comprometimento com o país e suas leis.
Aqui no “cada um por si”, quero dizer Brasil se tornou ridículo saber cantar o hino.

Dizem que a letra é difícil e antiga. Não concordo, ela faz parte do português correto. O que falta é educação para que as pessoas saibam ler.

Falta mais respeito pelo hino.

Quando vejo as pessoas cantando e respeitando o seu hino nos EUA eu entendo o porque eles se tornaram a maior nação do planeta.

Angelo jr
Angelo jr
14 anos atrás

fora a parte de TODO o dia o aluno ter de cantar o hino, eu não concordo. mas fazer uma versão do hino em ritmo de forró, essa é nova pra mim. só falta fazerem a bandeira do brasil numa versão emo

camberiu
camberiu
14 anos atrás

“O Hino Nacional Brasileiro deve ser encarado como um dogma da Pátria, isto é, “imexível” tanto na letra como na música.”

Como assim? Cria-se entao uma “teocracia civica” no Brasil? O estado e os simbolos nacionais viram ideolos para serem idolatrados? Qual e’ a diferenca disso para com os talibans e os sauditas, que OBRIGAM as pessoas a rezarem viradas para Mecca varias vezes por dia?
Amar e respeitar a patria nao devem ser OBRIGACOES. Amor e respeito vindos da coercao e da imposicao nao sao verdadeiros, nem genuinos e muito menos solidos.
Em um pais livre o cidadao tem o direito de odiar o seu pais, de gozar do seu hino nacional, de avacalhar a bandeira.
Que tipo de pais e’ esse que queremos ter, onde o amor a patria nao e’ voluntario, nao e’ dado de coracao e por livre e espontanea vontade? Eu nao quero que ninguem diga que me ama ou me respita por medo de punicao, por imposicao legal ou por intimidacao dos outros. Amor assim eu nao quero. Prefiro o amor genuino, aquele que eu faco por merecer.
Vale lembrar que essa estrategia de criar uma religiao em cima dos simbolos do estado e’ uma tatica facista, nazista e comunista.
Em uma sociedade saudavel, livre e equilibrada, o amor a patria e o respeito civico aparecem naturalmente e ninguem precisa ser obrigado a nada.

Freire
Freire
14 anos atrás

Ultimamente é falta de respeito total,Parabêns ao Sr. José Valdeci.

Brasil.

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
14 anos atrás

Camarada camberiu, vossa senhoria me esclarecer quem compôs La Marseillaise, se foram os facistas, os nazistas ou os comunistas? E The Star-Spangled Banner?

Obrigado

PS. Nunca imaginei que Joaquim Osório Duque Estrada era nazista…

camberiu
camberiu
14 anos atrás

Sr. Bakinin (Nome bastante paradoxal com a sua opiniao postada aqui)

Nos EUA ningume e’ OBRIGADO a cantar o hino nacional. Nos EUA e’ legal inclusive fazr um rap do hino, um hip-hop do hino. voce pdoe mudar as letras, fazer gozacao. Inclusive o proprio Borat cantou o hino nacional americano de forma satirica durante um rodeo no Texas. Ele foi preso? Os produtores do filme foram presos ou multados?
O hino nacional americano virou peca de piada e ai? Em um pais livre, nada de mas. Em uma nacao onde predomina a mentalidade “taliban” e so’ se muda a identidade do alvo da adoracao fanatica, fazer piada do hino vira crime, mutivo de prisao e multa. Isso e’ coisa de facista, de comunista, de nazista e de taliban.
Alias, acho interessante um camarada que adota o nome de Bakunin achar que as pessoas devam ser OBRIGADAS a fazer alguma coisa. O Bakunin original pregava que linha politica/ideologica mesmo?

Manock
Manock
14 anos atrás

Se existissem mais motivos para amar a pátria quem sabe ela fosse mais amada…

A pátria do SUS? Dos tributos pagos em vão? Do salário dos professores? Dos muitos mensalões? Da sociedade onde manda quem tem dinheiro? Da justiça tendenciosa?…

Os filhos de milicos tem que cantar o Hino todos os dias 5 vezes por dia, afinal de contas as ótimas escolas em que eles estudam são pagas com dinheiro Público, mas o resto do Público não tem acesso a estas escolas. República de ****!!!!!

Desta Pátria aí eu não canto o hino nem sob chumbo!!!!

Joao Carlos
Joao Carlos
14 anos atrás

O hino é praticamente um juramento, uma adoração exaltada a uma abstração política. ( o meu é maior que o dos outros, só que d eforma poetica)

Ser cidadao nao tem nada a ver com isso, zelar pelo Estado e pelas instituiçoes democraticas sim

Ensinar as crianças a se portar em sociedade, a respeitar os direitos alheios, a não se abster de seus deveres.

Respeito não se impõe, se conquista.

Se as pessoas precisam ser obrigadas a gostar da pátria, o país não deve de estar cheirando bem.

Bueno
Bueno
14 anos atrás

O desrespeito e a falta de patriotismo de muitos brasileiros esta intrinsecamente ligado a falta de conhecimento e vivencia da nossa historia com uma falta de identidade como povo.
Deu tristeza quando os músicos de Guiné Equatorial tentaram tocar o hino do Brasil na cerimônia para o presidente Lula. Pior foi escutar a Vanusa tentando cantar o hino na Assembléia Lg.de SP.
Dizer que uma pessoa não é patriota porque não sabe cantar o hino é generalizar.
E os analfabetos, e o que diremos dos que são mudos e surdos (fui sensacionalista).
Lembro do meu avô, contar com grande orgulho as historia de um primo nosso que foi veterano da 2ºGM. Ele sempre com amor pelo Brasil exaltava as conquista do país e os feitos dos presidentes Getulio Vargas de JK. Colocava meus irmãos para escutar o hino e ver filme da 2ºGM.
Ele sabia ler o necessário, um analfabeto que sabia ler, mas não sabia cantar o hino do seu país e nem por isto deixou de ser patriota. Muitos como ele, lutaram pelo Brasil e não sabia cantar o hino. Meus primeiros cadernos “brochura” ele me deu, na contra capa deles tinha a estampa da bandeira do Brasil e o hino nacional.
Brasil!

MA
MA
14 anos atrás

Concordo com o que foi dito pelo Bueno. O culto ou preservação ortodoxa de símbolos não implica, de forma alguma, em nacionalismo. E a falta dessa adoração também não implica em descomprometimento com a pátria.
São o que são, símbolos. Importantes, sim, mas não vitais.

Bosco
Bosco
14 anos atrás

MA,
Enfim concordamos em alguma coisa meu nobre amigo.rsrsrs

M1
M1
14 anos atrás

O hino nacional é o mais bonito do mundo. Reparem no hino das outras nações, não legal.

A bandeira do Brasil também é muito bonita.

Não vejo problema em cantar o Hino, sempre achei muito bonito.

Tito
Tito
14 anos atrás

Concordo com o amigo MA, e existem desrespeitos bem maiores com a nação do que alterar o ritmo da musica ou estilizar a bandeira em peças de roupa, mas respeito o ponto de vista do autor.

Bosco
Bosco
14 anos atrás

João Carlos,
Belas palavras.

Manock,
Não lhe tiro a razão meu caro. Infelizmente!

DaGuerra
DaGuerra
14 anos atrás

O Hino Nacional só deve ser cantado se as 2 partes que o compõe forem executadas. Do contrário, quando executada apenas a 1ª, como em eventos esportivos, não deve ser cantado.

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
14 anos atrás

O Sr. josé Valdeci faz uma análise muito apropriada sobre o baixo grau de patriotismo dos brasileiros. A banalização de instituições e inversão de valores levam à mediocridade e ao entreguismo. Ser patriota não significa ser nacionalista, passa pelo respeito aos símbolos e às leis e o cumprimento do dever antes da reivindicação de direitos. A introdução do Hino Nacional antigamente também tinha letra e exprimia a síntese da cidadania:

Espera o Brasil que todos cumprais com o vosso dever
Eia avante brasileiros, sempre avante
Gravai com buril nos pátrios anais o vosso poder
Eia avante brasileiros, sempre avante

Servi o Brasil sem esmorecer
Com ânimo audaz cumpri o dever
Na guerra ou na paz, à sombra da lei
à brisa gentil o lábaro erguei do belo Brasil, il
Eia sus, oh sus!

Julio
Julio
14 anos atrás

Manock, sds.
Em parte concordo com vc, mas, de quem é a culpa, dos militares que tem seus filhos em escola que ha muito tempo foram criadas para permitir que seus filhos pudessem ter ensino de nível que naquela época também era ofertada pelas redes estaduais e municipais?. Hoje as escolas militares também estão abertas aos civis, meu filho se prepara para tentar ingressar, terá que participar do concurso, o que acho justo devido a grande procura.
Acho que o Hino, Bandeira e demais simbolos da pátria devem ser respeitados pelo povo.
O povo brasileiro que é culpado pelos desmandos e absurdos que vivemos no dia a dia, basta ver o nivel dos candidatos em campanha e os que são eleitos. As escolas militares não são nada se pensarmos que quem paga os planos de saude dos Congresso (camara e senado) do poder judiciario, MP (juizes, promotores, desembargadores e funcionarios – todos) é a população com os impostos, muitos desses e outras autarquias possuem o plano de saude pago pela população e também auxilio escola. No proprio orçamento dessas instituições já há previsão para pagmento do plano de saude e escola, isso sim é absurdo e nesses locais nunca se canta o hino nacional ou a população que as vezes nem mesmo podem entrar no local. Pelo menos nas escolas militares recebem ensino de qualidade que deveria ser igual a todas as escolas publicas do Brasil.

Angelo jr
Angelo jr
14 anos atrás

dar auxilio escola pra deputados e senadores é o mesmo q assumir q o ensino público é um lixo

robert
robert
14 anos atrás

discordo do autor.

concordo com o MA.

e por mim, que façam versões em tudo que é tipo de música, tem que ser popular mesmo, pro povo gostar.

é dificil achar quem gosta de musica erudita como o hino é.

Manock
Manock
14 anos atrás

Julio,

Escola para filhos de militares não é aberta ao público coisa nenhuma. Se sobrarem vagas, depois das matriculas dos filhos dos militares, aí se faz uma seleção entre civis. Na prática isso cria duas categorias de brasileiros. Os brasileiros militares e os civis. Absurdo!

O dinheiro público deve ser empregado para o bem público, não para o bem de setores da sociedade.
Filho de militar é mais importante que filho de civil? O trabalho militar é mais nobre que o trabalho civil?

A coonstituição apregoa não existir diferença alguma entre cidadão. Todos são iguais, mas por algum motivo os filhos da milicada parecem mais brasileiros que os filhos do restante da população. Por mim não existiria nem educação privada nem saúde privada. Tudo seria público, como em muitas democracias européias. Educação e Saúde não podem ser negócio!

Abraço

#Wagner
#Wagner
14 anos atrás

Concordo que os nossos simbolos devam voltar a ser , digamos, admirados, com respeito e orgulho, pois hoje o patriotismo resume-se a futebol.
Acho estranho quando as pessoas retiram as bandeiras se a seleção perde. Mas espera aí, a bandeira representa nosso país, e não apenas uma seleção. Porque não a ostentamos com orgulho ??
Deviamos voltar a ter no ensino, do básico ao médio, letras, hinos, canções patrióticas.
Não tem nada a ver com teocracia civica igual disseram aí. Ninguém está dizendo que devemos criar uma religião nova. O que devemos fazer é admirar com respeito, mas sempre com senso crítico, nossas armas, nossas forças, nossa história.
Mas sempre vai aparecer alguém que acha que isso é ” militarização da sociedade” .
Uma coisa não tem nada a ver com outra.

Freire
Freire
14 anos atrás

É um vergonha.

Freire
Freire
14 anos atrás

Desculpem, uma vergonha.

marlos barcelos
marlos barcelos
14 anos atrás

José valdecy

Você escreveu : “um arranjo instrumental do Hino Nacional Brasileiro que não poderia ter sido criado em nenhum outro lugar que não no Ceará: a versão em ritmo de forró.”

Por que só poderia ter sido criado no Ceará? não poderia ter sido um funk do Rio? um Rap de São Paulo? Talvez até exista e você não conheça. Isso o que vc escreveu me parece preconceito, e pra mim é muuuuito mais grave do que uma variação de ritmo do Hino. Sou ceareense, não gosto de forró, nem escutei o que vc colocou, mas o nosso Hino tem uma letra complexa e de difícil entendimento. Se a cantarmos seja através de forró, rap, funk, pagode, estaremos de qualquer maneira homenageando um de nossos simbolos, e talvez assim o povo aprenda a música e talvez assim aja maior integração nesse País, que muitas vezes é preconceituoso, como vc fez com o Ceará. Nós nordestinos somos muito orgulhosos da nossa região, tanto assim que nos denominamos muitas vezes nordestino, em vez de cearenses, alagoanos, etc., isso não quer dizer que somos menos brasileiros que os demais.

Hugo
Hugo
14 anos atrás

Realmente, nossos símbolos são muito desrespeitados.
Ninguém “intepreta” o hino. Ele é feito para ser cantado exatamente da forma como foi criado, sem “interpretações”.
Também a bandeira sobre muito, especialmente em época de copa. Ela vira forro de mesa, saída de praia, só faltam fazê-la de guarda-napo ou papel-higiênico.
Aos que devendem cartar o hino de qualquer forma, guardadas as devidas proporções, é o mesmo que queimar a bandeira em público.

Belisário
Belisário
14 anos atrás

Nossa! Nunca vi o pessoal tão radical. Olha, obrigar o cidadão a gostar/aprender o hino nacional é coisa de ditadura, mesmo. Na escola era obrigatório, todos os dias, cantarmos o hino e isto não fez ninguem mais patriotico, pelo contrário, achavamos q era coisa de militar, alguns tomam até antipatia pela musica e ficavam fazendo bagunça pra atrapalhar. O amor a nossa patria tem q de nós, é algo nosso, nada q se possa impor. Vamos educar nosso povo, já basta ser obrigado a votar!

Henrique
Henrique
14 anos atrás

Olá, sou estudante de Oceanografia, pela UFPR,
em maio fui ao congresso brasileiro de oceanografia, em Rio Grande, RS, na abertura veio um cantor local, que cantou e tocou o hino nacional com uma sanfona, num tom de choramingo, que para mim, um amante da pátria!!, foi terrível escutar, e para piorar a situação, ao final do hino as pessoas bateram palmas, e olha que eu estava cercado de Cientistas (oceanógrafos, biólogos e uma variedade de servidores públicos), más ainda para que eu saísse mais irritado ainda, foi ver os capitães de fragata que lá estavam, aplaudiram o hino;
então para mim ver um povo que na maioria não tem instrução nenhuma fazer isso já passa a ser irrelevante.

Freire
Freire
14 anos atrás

O Hino deve ser tocado ou cantado ,só em solenidades especiais ,ele é sagrado ,hoje toca-se o hino em qualquer lugar ,qualquer joguinho de futebol, banalizou-se !uma pena.é diferente ser tocado ou cantado ex: escola, solenidade sociedade civil apropriada,solenidade militar. desfiles em datas comemorativas do País.assim é legal, mas do jeito que está não deve ser.

Brasil

Joao Carlos
Joao Carlos
14 anos atrás

Sim. o patriotismo deve vir do orgulho que o cidadão tem de seu país e sua história, não de lavagem cerebral. Cantar o hino não torna ninguem mais patriota.

Fiz meu ensino primário em escolas públicas no início da década de 70. Isto significa que não só cantava o hino nacional toda semana , mas também tinha treinamento de ordem unida pra desfiles escolares
( com luva branca , bandeira e tudo!).

Pelo contexto de obrigatoriedade durante uma ditadura militar é claro que , durante um bom tempo , desenvolvi uma aversão às manifestações de patriotada ( cantar hino , saudar a bandeira , etc…).

Hoje não penso mais assim , há uma diferença entre a educação cívica em uma ditadura e em um regime democrático.

Numa ditadura o civismo é usado como uma forma de evitar contestações , a Pátria é considerada uma entidade suprema e inatacável e as críticas ao regime são igualadas a criticas á Patria ( logo todo crítico é um mau cidadão e culpado presuntivamente de crime de lesa-pátria).

Em uma democracia o civismo é o instrumento para ensinar e divulgar a noção de comunidade nacional , de criar o sentimento de pertencimento e responsabilidade com uma comunidade , de se saber membro de uma nação.

Em um regime de liberdade de pensamento e expressão ninguém se torna um patriota acrítico por cantar o hino nacional ou aprender o que são os símbolos nacionais.

O Brasil é uma nação e nada mais natural que , da mesma forma que se aprende a história e a geografia do país , se aprenda o hino que simboliza a comunidade que somos.

João Augusto
João Augusto
14 anos atrás

camberiu WIN.
Só gostaria de retificar o seguinte: É interessante ser amado através do medo.
E o seguinte: Falar fascismo e nazismo é a mesma coisa que falar Atlético Mineiro e Atlético Mineiro.
E o seguinte: O comunismo não prega a idolatria do Estado porque não existe Estado no comunismo (A China é tão comunista quanto meu ovo direito).
O resto tá beleza.
=D
camberiu, responda essa: proibir a censura é uma forma de censura?

Gibbabr
Gibbabr
14 anos atrás

Kara eu acho essa musica LINDA, não sou um patriota fanatico mas fico muito puto quando vejo, EM UMA SERIMONIA OFICIAL, se “convidar” um artistinha famoso (que nunca vai degraça) pra cantar o hino e esse “o adapta”, mudando totalmente o ritimo e a musicalidade, quando não a letra também, estragando (estragando sim!!!) a maior expreção de nacionalidade do nosso povo, chego a arriscar maior até que a propria bandeira, que também é linda, pois o hino nos traz uma emoção e um orgulho sem tamanho; eu pessoalmente sempre fico com lagrimas nos olhos quando ouço o hino bem executado.
Me perdoem os que entenderão mal o que direi agora mas o respeito aos simbolos nacionais é algo que na época da ditadura era muito maior, hoje em dia esse respeito e orgulho por simbolos como o hino e a bandeira foram marginalizados por aqueles que foram oprimidos de algum modo na epoca da ditadura (nem todos pra que isso fique claro) também sou contra a tortura que sabidamente houve mas não condeno nem defendo torturadores nem menos ainda os “ditos revolucionarios” da época pois se a situação exigiu que agissem como agiram isso vale para os dois lados; mas voltando ao assunto, acredito que deveriam voltar a promover o orgulho e o respeito aos simbolos nacionais que havia naquele tempo e que aos poucos está sumindo, é preciso se orgulhar e sobre tudo se respeitar nossos simbolos nacionais, sobre tudo nosso belo hino que tanto orgulho nos traz. Chega de hipocrizia, eu prefiro ouvir o hino ao som de uma banda militar ou civil que respeita seu arranjo original que pela voz de uma cantora ou cantor que o adapta a seu estilo musical (fico muito puto quando isso acontesse). Agradeço a Deus pelos 7 anos em que servi ao exercito, em especial o primeiro, que me ensinaram a amar esse país e respeitar nossos simbolos, hoje não sou mais militar a quase um ano mas o amor e respeito por nosso hino que construiu-se ao longo dos anos hoje está enraizado profundamente em minha alma e coração.
Patria, Brasil!!
PE, Infantaria !!

lucas
lucas
14 anos atrás

Primeiro os que governam o país não sabe cantar o hino nacional. Numa reportagem do CQC isso ficou claro, não concordo que a letra seja dificil tem gente que canta todas as musicas do sepultura ou do michael jackson e acha dificil o hino nacional. Pra começar o hino nacional tem que voltar a ser cantado nas escolas. Tem que haver também aulas de civismo e patriotismo.

Angelo jr
Angelo jr
14 anos atrás

@lucas: o hino nacional não tem refrão 😉

DSLeao
DSLeao
14 anos atrás

E, para quem não conhece, eis a letra da introdução do Hino, uma lição de inspiração patriótica.

Diz-se que foi escrita com a finalidade de incitar os combatentes à guerra. Depois, pela “vocação pacífica” do Brasil, teria sido excluída…

http://www.youtube.com/watch?v=TYDb2t9bDa8

[]´s

Angelo jr
Angelo jr
14 anos atrás

DSLeao, uma letra muito bonita msm. Pena q ela provavelmente, pra não dizer com certeza, seria mais sacaneada do q o hino

Inquiridor
Inquiridor
14 anos atrás

Considerar nosso hino bonito é falta de bom gosto. nosso hino é longo e duvido que saibam canta-lo sem erro. Em suma, é uma porcaria ultrapassada!

Cor Tau
Cor Tau
14 anos atrás

Num Posto da Ipiranga, às margens plácidas,
De um Volvo heróico Brahma retumbante
Skol da liberdade em Rider fulgido
Brilhou no Shell da patria nesse instante
Se o Knorr dessa igualdade
Conseguimos conquistar com o braço Ford
Em teu Seiko, ó liberdade
Desafie nosso peito a Microsoft
O Parmalat, Mastercard, Sharp, Sharp
Amil um sonho intenso, um rádio Philips
De amor e de Lufthansa terra desce
Intel formoso céu risonho Olympikus
A imagem do Bradesco resplandesce
Gillete pela própria natureza
És belo Escort impávido do colosso
E o teu futuro espelha essa Grendene
Cerpa gelada!
Entre outras mil e Suvinil, Copaq amada
Do Philco desse Sollo és mãe Doril
Coca Cola, Bombril!

Ninguem respeita mais nada?..Ninguem da mais valor a algo ou a alguém?….É porque as pessoas hoje conhecem o preço de tudo e o valor de nada…..Cigarros são a forma perfeita de prazer…Elegantes e insatisfatórios…..O mundo pode ser um palco….Mas o elenco é um horror….

Cor Tau
Cor Tau
14 anos atrás

O Ser Mais Otimista Do Universo É O Demônio…Por Achar-se Capaz De Tornar As Coisas Piores Do Que Já Estão………

http://www.youtube.com/watch?v=MJx_16auBZg

Jose Gustavo
Jose Gustavo
14 anos atrás

Ensinem um hino mais simples nas escolas. A linguagem é rebuscada. O primeiro verso é uma inversão radical do que é comum no nosso idioma pátrio. Tem rebuscamento, refinamento e romantismo, mas tem 53 versos, segundo minhas contas, e poucos se repetem, em linguagem que o comum pouco entende.
Temos outros hinos mais simples como o da Bandeira, que também traduzem o amor à Pátria e é muito mais simples de decorar. Valorizemos a nação e seus valores, concordo, mas sejamos realistas, o hino foi criado em um contexto elitizado.
O amor à pátria deve ser exercitado nas escolas, parabéns, concordo 100%, mas um pouco de realismo e pragmatismo também farão muito bem a nossa nação, que na verdade é ainda pré-adolescente.

Tá aí a sugestão.

#Wagner
#Wagner
14 anos atrás

Inquiridor disse:
28 de agosto de 2010 às 23:57
Considerar nosso hino bonito é falta de bom gosto. nosso hino é longo e duvido que saibam canta-lo sem erro. Em suma, é uma porcaria ultrapassada!

Eu sei cantá-lo sem erro, pois o estudei devidamente. É um dos hinos mais bonitos do mundo. Além disso, não existe a palavra ” ultrapassado” em se tratandode hinos, hinos tem que ser antigos e históricos.

Inquiridor
Inquiridor
14 anos atrás

#Wagner disse:
29 de agosto de 2010 às 12:03

Parabens! O amigo é um dos poucos que conseguem cantar sem cola, todo o noso hino.

Agora… palavra como

“Fulguras, ó Brasil, florão da América”
“Do que a terra mais garrida”
“Nossa vida” no teu seio “mais amores”
“O lábaro que ostentas estrelado”
“E diga o verde-louro desta flâmula”

E por ai vai… o jovcem hoje não sabe o que quer dizer isto. Canta por cantar!

Bonito como hino do Brasil seria o hino da independencia… não sei porque o Brasil não o adota!

“Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.”

defourt
defourt
14 anos atrás

1 – Ou o país é brilhante ao ponto de ser capaz inclusive de defender também seu hino, depois de todos os demais valores estarem exemplarmente salvarguardados;

2 – Ou tudo já fora tão desrespeitado e banalizado que se esqueceram ou deixaram seu hino por último justo por ele jamais ter representado nada de coisa nenhuma.

Num País onde a Tv é um potente instrumento de idiotização da pessoa humana, num país em que se observa dentre os líderes de audiência um programa chamado pânico, num país em que se observa na rede líder de audiência a atenção estampada nos rostos dos telespectadores e o riso fácil, todos os domingos, provocados por tombos de outras pessoas em pegadinhas;

Numa tevê que erotiza suas crianças estimulando-as a dançar os Tchans da vida…?

Se alguém aqui plantou abacaxi e colheu morangos poderia me ensinar também?

–x–

Eu estava com saudades do Cor Tau.
Abraços Cor Tau!
Abraços a todos!

Cor Tau
Cor Tau
14 anos atrás

“defourt disse:
29 de agosto de 2010 às 15:52 ”

Perfeito.. 🙂 ….Como diz o ditado….A mesma sociedade que me deprime vai me vender um remédio pra me alegrar…….Alias Panico é programa santinho se comparado com desgraças como BBB….Busão…Marcia…Super Pop…Tarde é Sua..Gugu…Domingo Legal….Ratinho….EtC…..Um povo que assisti/aceita putaqueparivelmente a uma programação assim jamais respeitara mesmo….Algo nessa vida…..Jamais se respeitara…É do mesmo jeito como na politica…

“Eu estava com saudades do Cor Tau.
Abraços Cor Tau!”

Como diz o ditado….Podemos nos defender de um ataque mas somos indefesos a um elogio……………Abraços tambem Amigo Defourt…..Abraços a todos….E o seu avatar ainda continua o melhor……

http://www.youtube.com/watch?v=34vAOKCmJ54

Soldier
Soldier
14 anos atrás

Senhores.

Em 1o lugar fico extremamente orgulhoso de ler aqui neste blog um texto de um conterrâneo meu. Fico feliz mesmo.

Minha opinião: => Alguem por aqui se lembra da matéria EMC – Educação Moral e Cívica? Pois então. Ela foi extinta porque muitos dos nossos políticos e “educadores” achavam essa matéria um “entulho autoritário” e que tudo que fosse ligado ao Regime Militar deveria ser extinto. Até concordo que muitas coisas não eram nescessárias más extinguir uma matéria que pretendia dar aos alunos Brasileiros a formação MORAL & CÍVICA para que no futuro sejam cidadãos CONCIENTES, respeitosos e cumpridores do seus deveres foi uma das MAIORES BARBARIDADES que fizeram com o futuro da NAÇÃO.

Explico: Qual era o sentimento que tínhamos em relação ao nosso País, aos nossos professores, aos nossos pais e aos mais velhos? Na minha opinião era RESPEITO. Palavra e sentimento fundamental para que um País se torne verdadeiramente uma NAÇÃO.

HOJE o que vemos? Falta de amor e respeito ao Brasil, aos nossos mestres que vivem ameaçados nas escolas, aos pais porque entregaram seus filhos a escolas que não ensinam mais aos alunos o que é EMC e aos mais velhos que são diáriamente chamados de “véios” pelos mais jovens e até por “40tões” que acham que nunca vão envelhecer e são péssimos exemplos aos filhos e mais novos.

Triste. Vivemos num país onde o respeito a tudo o que se refere a nos tornar uma verdadeira nação é vergonhoso e antiquado.

Por algumas opiniões lidas aqui, nossos políticos que estão interessados a deixar as coisas como estão, com o povo pouco se lixando para o País, suas instituições e seus símbolos nacionais, estarão vibrando e rindo de tudo isso. Afinal para eles o que importa é ganhar mais uma eleição para rir mais 4 ou 8 anos de todos nós.

O Hino Nacional é mais um símbolo desrespeitado no Brasil, assim como a Bandeira do Brasil e muitos outros. Nosso Hino não é difícil de ser cantado e nem mesmo antiquado e rebuscado. Afinal de contas, as palavras que lá estão ainda pertencem ao nosso vocabulário. Apenas não se faz usual hoje más pode voltar amanhã como acontece em qualquer país. Nosso Hino é uma excelente ferramenta para se estudar DE VERDADE o Português.

Nosso Hino Nacional é uma canção clássica muito bem construída e composta, imprime sentimentos que só uma canção bem feita pode causar, possui uma letra que transmite paz, confiança no futuro, liberdade e altivez caso seja nescessário o país pegar em armas para nos defender caso sejamos ultrajados…

Penso que nosso HINO NACIONAL é o guardião dos sentimentos da nação pois descreve o Brasil de ontem e de hoje com perfeição. Vide o termo “Gigante Adormecido”. Está lá no Hino e ainda é muito atual pois muitos de nossos irmãos pátrios não acordaram para a riqueza, a grandeza colossal e o potencial que nosso país tem. Infelizmente.

Nosso Hino e outros, devem ser impressos nos cadernos de nossos alunos (em todos os níveis).
=>O Hino Nacional Brasileiro deve ser cantado no 1o dia de aula da semana e no último.
=>No Dia da Bandeira o Hino à Bandeira deve ser executado após o Hino Nacional Brasileiro.
=>No dia da Independência do Brasil o Hino da Independência do Brasil deverá ser executado após o Hino Nacional Brasileiro.

É simples. Uma verdadeira nação é construída com respeito e amor à pátria, aos educadores, à família, aos mais velhos e àqueles que com a propria vida defenderam e ainda defendem este país.

É o que penso.

Vader
14 anos atrás

O relativismo axiológico está quebrando a civilização ocidental. E como sempre seu mais perverso reflexo se dá na periferia, que vem a ser justamente aqui.

Esse país acabou. Faz tempo. Quando nossa geração morrer, morrerá junto o país dos ideais. Dos valores fixos e imutáveis. Do civismo, da camaradagem, do respeito ao próximo. Do império da lei. Da ordem. Do respeito aos ideais.

O que vai restar? Não sei, mas agradeço por não ter de viver para ver…

Minha parte eu faço, o melhor que posso, e sei que alguns poucos também fizeram. Mas não adianta um remar para frente quando dez remam para trás.

A doutrinação foi bem feita. O resultado está aí. Só não enxerga quem não quer.

Ou como diriam os latinos: “qui habet aures audiendi audiat”.

Sds.

PS: 7 de Setembro estarei lá na avenida, apesar de tudo, com minha bandeirinha numa mão e no outro braço meu filho. Não sei se ele merece ser criado assim, mas minha parte eu farei sempre.

Guilherme
Guilherme
14 anos atrás

Estudei em escola municipal no 1 grau lá em 1986-1994.
Nesta epoca cantava-se o hino pelo menos uma vez por semana e todo mundo sabia cantar (com uns erros mas tudo bem vai)…acho q hj em dia nao tem mais isso.
Tem escola q nao comemora o dia do indio … mas comemora a porcaria do haloween.

da costa veigga
14 anos atrás

o respeito exemplar deveria partir das pessoas que são responsaveis em dirigir nosso pais,mas qual é o exemplo que eles mostrão todos os dias para nossos filhos.. roubo, corrupção ,falcatrua de todo tipo,trafico.. sem falar no desamor a su potria patria..e oque exijir de nossos filhos de eles que deverião dar o exemplo são os mais desrespitosos sem nenhum pingo de vergonha e etica na cara. são um bando de hipocritas que não tão nem ai para nosso maior tesouro que é nossa bandeira e o hino nacional.

Soldier
Soldier
14 anos atrás

Vader disse:
30 de agosto de 2010 às 14:02

“PS: 7 de Setembro estarei lá na avenida, apesar de tudo, com minha bandeirinha numa mão e no outro braço meu filho. Não sei se ele merece ser criado assim, mas minha parte eu farei sempre.”

=>É isso mesmo! Pais como você e filhos educados por pais como você são a esperança da Nação!

Guilherme disse:

31 de agosto de 2010 às 1:16
“Tem escola q nao comemora o dia do indio … mas comemora a porcaria do haloween.”

=> Isso é realmente um escândalo Guilherme. Nada contra o haloween. Más precisamos que nossos filhos aprendam mais sobre nossa cultura e lendas.

da costa veigga disse:
31 de agosto de 2010 às 9:10

“o respeito exemplar deveria partir das pessoas que são responsaveis em dirigir nosso pais…”

=>da costa meu caro:
Se meu filho virar um safado, bandido, ladrão e etc… como a maioria dos nossos mandatários eu mesmo vou dar uma SURRA que ele NUNCA MAIS VAI ESQUECER NA VIDA. Nem que eu vá preso e apodreça na cadeia. Más que ele vai levar um “coro” ahhhh ele vai. Devemos educar nossos filhos para serem homens e mulheres de boa índole. Dane-se esses traídores e leza-pátria que governam nosso país…

Abraços.