Washington se comprometeu nesta quarta-feira a manter a cooperação com Bogotá, apesar da decisão de uma corte da Colômbia de suspender o acordo que dava aos Estados Unidos o direito sobre o uso de sete bases militares, como noticia o jornal colombiano “El Tiempo”.

“Nossa cooperação com a Colômbia continuará de acordo com os convênios pré-existentes”, afirmou Charles Luoma-Overstreet, porta-voz do Departamento de Estado americano para a América Latina.

Segundo ele, Washington espera ouvir do governo Juan Manuel Santos “seus planos para avançar”. Já o ministro da Defesa colombiano, Rodrigo Rivera, disse que os “convênios são suficientes para manter uma boa relação com o governo Barack Obama”.

Na coletiva de imprensa que concede diariamente, o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley, reforçou a posição mostrada pelo colega e declarou que a relação militar com a Colômbia “é muito importante”.

Colômbia e EUA assinaram em outubro de 2009 um polêmico acordo que permitia, por dez anos, o acesso a sete bases colombianas por parte de militares americanos. O objetivo seria desenvolver operações contra o tráfico de drogas e o terrorismo.

Para a Corte Constitucional, porém, o convênio não é uma extensão do tratado assinado entre os dois países nos anos 1950, mas sim um novo. Assim, precisa de aprovação do Congresso e, até lá, estará suspenso.

FONTE: O Globo

0 0 votos
Classificação do artigo
69 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
marujo
marujo
14 anos atrás

Parabéns à Corte Constitucional da Colômbia por sua lucidez. Que o projeto do novo Tratado, se houver, seja terminantemente rejeitado para o bem do país e de toda a América do Sul

Vitor
Vitor
14 anos atrás

Ainda bem que existem 3 poderes na democracia. Exemplo pro Chavez seguir.

Galileu
Galileu
14 anos atrás

F15 e C17 pra combater o Terrorismo hahaha

Tito
Tito
14 anos atrás

Nada melhor que colombianos decidindo o futuro da Colômbia, e Brasileiros o do Brasil.
Se eles não quiserem as bases americanas por lá é um direito deles, se as quiserem, também é um direito deles. Por lá ainda há uma democracia, já na vizinhança…

Biel
Biel
14 anos atrás

Eu acho que é questão de tempo ,em breve o acordo será avaliado pelas autoridades colombianas e o acordo será firmado novamente.

Eu não fico nem um pouco triste com a presença americana , pelo contrario acho que a AS ficará muito mais segura, a Colômbia não pode depender de uma ‘potência” omissa e incapaz como o Brasil.

marujo
marujo
14 anos atrás

Quem ameça a segurança da Colômbia e da América do Sul? As Farc?Brincadeira. Bases americanas na AS signficam desrespeito de fronteiras, como no caso da invasão de território equatoriano por militares colombianos, e a intervenção na vida política dos paises. É o caso de Honduras, onde o presidente deposto antes de seguir para o exílio, esteve em uma base norte-americana.

Tio
Tio
14 anos atrás

marujo. se ele esteve em uma base norte-americana eu não sei, mas não é mais grave ele ficar 3 meses morando em nossa embaixada? Isso é um completo desrespeito com nós brasileiros, se não devemos nos meter nos assuntos dos outros países não devemos servir de quartel general de um presidentezinho sem moral que queria pagar uma de ditador em Honduras.

obs. também sou contra as bases na Colômbia, apesar delas servirem contra as FARC, esta praga que assola toda a AL.
sds.

Rogério
Rogério
14 anos atrás

“Nada melhor que colombianos decidindo o futuro da Colômbia, e Brasileiros o do Brasil.
Se eles não quiserem as bases americanas por lá é um direito deles, se as quiserem, também é um direito deles. Por lá ainda há uma democracia, já na vizinhança…”

Disse td Tito, sou totalmente indiferente se lá tem bases yankees, russas ou marcianas, eles são soberanos para decidirem o que quiserem, que pra mim td bem, que me incomoda são aqueles países que confiscam ou incitam outros a confiscarem nossos bens lá fora.

[]s

anticomunista
anticomunista
14 anos atrás

Esse novo presidente vai acabar se arrependendo. Está abaixando a guarda. As ratazanas vermelhas por lá devem estar todas ouriçadas.
Tece um comentário aí em cima que disse que as bases americanas são mais perigosas que as FARC. Vê se pode.
Qual o desrespeito às fronteiras que houve? A Colômbia, dentro de sua soberania, permitiu a utilização do seu território, e para ajudar a derrotar um exército assassino e traficante. Que está bastante debilitado, por conta da ajuda americana.
As FARC infernizaram (e ainda enchem o saco) a Colômbia durante 4 décadas.
Desrespeito à soberania foi o que o Brasil se metendo em assunto internos de Honduras.
Para aqueles que acreditam no Lula, e em sua trupe: em Honduras não houve golpe. foi uma ação iniciado pelo Ministério Público e decidido pelo Poder Judiciário.
Aí pode? Porque foi o Brasil e não os EUA? E ainda mais porque foi um governo esquerdista?

Vader
14 anos atrás

Parabéns à Colômbia, pois o episódio demonstra que seu judiciário está atento à manutenção das corretas regras do Estado Democrático de Direito, e não está manietado por tiranete algum, ao contrário de sua vizinha Venefavela.

Não à tôa Colômbia e Chile são as mais evoluídas democracias do continente.

Aguardemos agora a aprovação do novo tratado pelo Congresso Nacional Colombiano, tarefa fácil para um governo que conta com aprovação de 85% da população.

Sds.

Vader
14 anos atrás

Ah sim, quanto ao off-topic:

O que ocorreu em Honduras foi mesmo um golpe: o aspirante a tiranete Zelaya, íncubo do Bufão de Caracas, foi em boa hora apeado do poder pelas instituições legalmente constituídas (dentro do sistema de pesos e contrapesos), com base na Constituição, mediante processo promovido pelo Ministério Público e julgado pela mais alta corte do Poder Judiciário, e referendado pelo Congresso Nacional Hondurenho, no qual diga-se de passagem o partido do candidato a ditador tinha maioria absoluta (ou seja: nem seus companheiros de partido o apoiaram), e com a ordem cumprida pelo braço armado do Estado.

Digamos assim então, para fazer as pazes com a semântica vermelhuxo-esquerduxa: foi um “golpe legal”.

Sds.

Pinochet74
Pinochet74
14 anos atrás

Na colombia um judiciário soberano contesta um assunto, que poderá vir a ser discutido num parlamento democrático ou até submetido a plesbicito ídem. Agora gostaria de saber a posiçaõ do governo venezuelano, seu judiciário e sua população quanto a presença de terroristas da farc no seu território, de cubanos dando ordens aos seus militares e participando de ações e interrogatorios de sua polícia política. Como bom vendido, vira-lata, capacho, empregado, etc. (a coletânea neste fórum de discussões dá um volume enciclopédico), fico esperando a resposta sentado. não vejo a hora de dar parabéns aos 3 poderes venezuelanos.

Pinochet74
Pinochet74
14 anos atrás

Vader, você ainda não aprendeu, até parece que não fez colegial:
direita, ou o que a esquerda nomear como tal = mal absoluto e inquestinável, no excuses

esquerda = bem absoluto, quando faz mal é por desvio induzido por culpa da direita ou da vítima, portanto sempre desculpável.

Tio
Tio
14 anos atrás

giap49 disse:
20 de agosto de 2010 às 12:13

Pinochet, para mim a situação dentro das FAs da Venezuela está absurda! Os generais cubanos dão petardos em tudo, e isso tambem é ser capacho.
Uma ironia já que Cuba precisa pra sobreviver do dinheiro de Chávez, e Chávez precisa da experiência dos oficiais cubanos. Esses dois daqui a pouco vão virar um país só…
Experiência dos oficiais cubanos? que experiencia? me explica essa? se tu te referes a época da guerra fria esses oficiais já devem estar todos pra lá de Bagdá meu filho, se eles almejam alguma experiência dos oficiais de Cuba é a experiência em manter as prisões sob controle.
ri alto…. experiencia…
sds.

Marine
14 anos atrás

“Experiencia dos oficiais cubanos” foi otima….rsrsrsrs
Com certeza aqueles que nao fugiram pra Miami e Key West ja devem estar aposentados ha anos!

Vader
14 anos atrás

Lógico que os oficiais cubanos são experientes!

Experientes em prender opositores do regime;
Experientes em mandar presos a “el paredón”;
Experientes em matar presos de fome;
Experientes em torturar presos de consciência;
Experientes em tornar a vida do povo um inferno.

Enfim, de fato o Palhaço de Caracas só poderia encontrar essa experiência única na ilha do Coma Andante…

Tio
Tio
14 anos atrás

A velha piada do Ronald Reagan : Fidel estava fazendo um discurso e alguem começou a dizer, pipoca, amendoim e bolacha… até que uma hora o Fidel disse ‘qm falar isso denovo eu vou dar um chute e vai parar la em Miami!!! Depois que ele disse isto toda a platéia começou Pipoca, amendoim e bolacha.
hahaha 🙂

marujo
marujo
14 anos atrás

É rizível dizer que a democracia colombiana é adiantada. Lá opositores são mortos, todo mundo sabe quem matou e a coisa fica por isso mesmo. Uma democracia cuja segurança depende de uma mílicia paramilitar ligada ao tráfico e funciona como esquadrão da morte não é digna deste nome.

Jacubão
14 anos atrás

Realmente. Usar F-15 para bombardear meia dúzia de guerrilheiros no meio da selva e abater “teco-teco” do tráfico, deve ser piada desses americanos. Só falta eles quererem usar o “agente laranja” na selva ou devastar tudão com os B-52 como fizeram no Vietnã.
Caras de pau.

http://www.youtube.com/watch?v=cBFBZb-B3Vo

Biel
Biel
14 anos atrás

Os generais cubanos tem a mesma experiência que os
que os generais daqui

Experiência em trair a nação
Experiência em prender , torturar e matar opositores.
Experiência em fazer de um país um inferno.
Experiência em obedecer e servir a potências extrangeiras.
Experiência em corrupção e administração ineficiente.
Experiência em desaparecer com pessoas inocentes

ou seja gente da pior espécie .

Chavez poderia simplesmente achar gente similar ou até pior desse lado da fronteira

Jacubão
14 anos atrás

Cada um com a sua opinião Biel, eu prefiro o texto abaixo.

Militar é incompetente demais!

Militares, nunca mais!

Millôr Fernandes

Ainda bem que hoje tudo é diferente, temos um PT sério, honesto e progressista. Cresce o grupo que não quer mais ver militares no poder, pelas razões abaixo.
Militar no poder, nunca mais. Só fizeram lambanças. Tiraram o cenário bucólico que havia na Via Dutra de uma só pista, que foi duplicada e recebeu melhorias; acabaram aí com as emoções das curvas mal construídas e os solavancos estimulantes provocados pelos buracos na pista. Não satisfeitos, fizeram o mesmo com a rodovia Rio-Juiz de Fora. Com a construção da ponte Rio-Niterói, acabaram com o sonho de crescimento da pequena Magé, cidade nos fundos da Baía de Guanabara, que era caminho obrigatório dos que iam de um lado ao outro e não queriam sofrer na espera da barcaça que levava meia dúzia de carros.
Criaram esse maldito do Proálcool, com o medo infundado de que o petróleo vai acabar um dia. Para apressar logo o fim do chamado “ouro negro”, deram um impulso gigantesco à Petrobras, que passou a extrair petróleo 10 vezes mais (de 75 mil barris diários, passou a produzir 750 mil); sem contar o fedor de bêbado que os carros passaram a ter com o uso do álcool.
Enfiaram o Brasil numa disputa estressante, levando-o da posição de 45ª economia do mundo para a posição de 8ª, trazendo com isso uma nociva onda de inveja mundial.
Tiraram o sossego da vida ociosa de 13 milhões de brasileiros, que, com a gigantesca oferta de emprego, ficaram sem a desculpa do “estou desempregado”.
Em 1971, no governo militar, o Brasil alcançou a posição de segundo maior construtor de navios no mundo. Uma desgraça completa.
Com gigantesca oferta de empregos, baixaram consideravelmente os índices de roubos e assaltos. Sem aquela emoção de estar na iminência de sofrer um assalto, os nossos passeios perderem completamente a graça.
Alteraram profundamente a topografia do território brasileiro com a construção de hidrelétricas gigantescas (Tucuruí, Ilha Solteira, Jupiá e Itaipu), o que obrigou as nossas crianças a aprenderem sobre essas bobagens de nomes esquisitos. O Brasil, que antes vivia o romantismo do jantar à luz de velas ou de lamparinas, teve que tolerar a instalação de milhares de torres de alta tensão espalhadas pelo seu território, para levar energia elétrica a quem nunca precisou disso.
Implementaram os metrôs de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza, deixando tudo pronto para atazanar a vida dos cidadãos e o trânsito nestas cidades.
Esses militares baniram do Brasil pessoas bem intencionadas, que queriam implantar aqui um regime político que fazia a felicidade dos russos, cubanos e chineses, em cujos países as pessoas se reuniam em fila nas ruas apenas para bater-papo, e ninguém pensava em sair a passeio para nenhum outro país. Foram demasiadamente rigorosos com os simpatizantes daqueles regimes, só porque soltaram uma “bombinha de São João” no aeroporto de Guararapes, onde alguns inocentes morreram de susto apenas.
Os militares são muito estressados. Fazem tempestade em copo d’água só por causa de alguns assaltos a bancos, sequestros de diplomatas.. . ninharias que qualquer delegado de polícia resolve.
Tiraram-nos o interesse pela Política, vez que os deputados e senadores daquela época não nos brindavam com esses deliciosos escândalos que fazem a alegria da gente hoje. Os de hoje é que são bons e honestos.
Inventaram um tal de FGTS, PIS e PASEP, só para criar atritos entre empregados e patrões. Cadê os Impostos de hoje, isto eles não fizeram! Para piorar a coisa, ainda criaram o MOBRAL, que ensinou milhões a ler e escrever, aumentando mais ainda o poder desses empregados contra os seus patrões. Nem o homem do campo escapou, porque criaram para ele o FUNRURAL, tirando do pobre coitado a doce preocupação que ele tinha com o seu futuro. Era tão bom imaginar-se velhinho, pedindo esmolas para sobreviver.
Outras desgraças criadas pelos militares: Trouxeram a TV a cores para as nossas casas, pelas mãos e burrice de um Oficial do Exército, formado pelo Instituto Militar de Engenharia, que inventou o sistema PAL-M.
Criaram ainda a EMBRATEL; TELEBRÁS; ANGRA I e II; INPS, IAPAS, DATAPREV, LBA, FUNABEM.
Tudo isso e muito mais os militares fizeram em 22 anos de governo. Pensa!! Depois que entregaram o governo aos civis, estes, nos vinte anos seguintes, não fizeram nem 10% dos estragos que os militares fizeram.
Graças a Deus! Ainda bem que os militares não continuaram no poder!!
Tem muito mais coisas horrorosas que eles, os militares, criaram, mas o que está escrito acima é o bastante para dizermos: “Militar no poder, nunca mais!!!”, exceto os domesticados.
Ainda bem que hoje estão assumindo o poder pessoas compromissadas com os interesses do Povo. Militares jamais. Os políticos de hoje pensam apenas em ajudar as pessoas e foram injustamente prejudicadas quando enfrentavam os militares com armas as escondidas com bandeiras de socialismo. Os países socialistas são exemplos a todos.

ALÉM DISSO, NENHUM DESSES MILITARES CONSEGUIU FICAR RICO.

ETA INCOMPETÊNCIA!!! É brincadeira!

Um abraço.

Marine
14 anos atrás

Jacubao,

Hahahahahahahahaah! Excelente, pena que no Brasil ainda existe gente que ve todo militar como “baby-killer”, mazela da raca humana. Pior ainda e que se dizem entusiastas militares…

Quase cai da cadeira de rir com “…para levar energia elétrica a quem nunca precisou disso.” E:

“Esses militares baniram do Brasil pessoas bem intencionadas, que queriam implantar aqui um regime político que fazia a felicidade dos russos, cubanos e chineses, em cujos países as pessoas se reuniam em fila nas ruas apenas para bater-papo, e ninguém pensava em sair a passeio para nenhum outro país.”

Otimo mesmo! Esta de parabens!

Tio
Tio
14 anos atrás

hahahaha socialismo é a solução!! PIADA hahahahahahha

Biel
Biel
14 anos atrás

Podem até me criticar, mas os militares americanos não realizaram golpes a torta e a direita , não atentaram contra a democracia de seu próprio país , muito pelo contrario são muito fieis ao seu presidente e ao seu povo mesmo nas situações mais difíceis.

Não é pq gosto de assuntos militares , que tenha que ser obrigado a concordar e a defender os erros cometidos pelos militares do meu país .

Durante a ditadura a inflação atingiu seu ápice 239% , os grandes monopólios produtivos ( multinacionais) levaram mais tarde ao sucateamento do parque industrial nacional, o grande endividamento ( não tinhamos e nem temos dinheiro para bancar as obras citadas ) nos deixou a mercê das instituições monetárias internacionais. e etc

Pinochet74
Pinochet74
14 anos atrás

Jacubão, arrasou. LOL.

Biel
Biel
14 anos atrás

“hahahaha socialismo é a solução!! PIADA hahahahahahha”

segundo vcs aqui

Quem é contra golpe militar é comuna
Quem defende a democracia é comunista.
Quem defende liberdade de imprensa é comunista.
Quem defende a industrialização com capital privado nacional é comunista.
Quem defende um estado menos burocrático é comunista.
Quem defende a sobordinação dos militares as autoridades civis é comunista .
Quem defende uma politica econômica mais responsavel é comunista .

só aqui mesmo!

A verdade é que o golpe esquerduxo realmente aconteceu e foi promovido pelos próprios militares.

Tio
Tio
14 anos atrás

Biel, nunca ouvi tanta m em um só post.
assim é díficil.

GIL
GIL
14 anos atrás

pra bom entendedor pingo é letra.

Colombia com isso aumenta a pressão sobre Estados Unidos pra que eles aprovem o mesmo tratado comercial com Colombia que ja tem vigente com outros paises da região.

nada mais nada menos, se o norte americano passa estou seguro que o de Colombia tambem passará.

nada de novo sobre a face da terra.

#Wagner
#Wagner
14 anos atrás

“””A verdade é que o golpe esquerduxo realmente aconteceu e foi promovido pelos próprios militares.”””

Essa afirmação não faz o menor sentido. Só se for na Venezuela´…

Pinochet74
Pinochet74
14 anos atrás

Portanto quando uso a a palavra comunista é mais ou menos quando voces usam a palavra direitista para se referir a algo que não gostam, portanto o correto seria esquerdopata.

Vader
14 anos atrás

Jacubão disse:
22 de agosto de 2010 às 14:43

AHAHAHAHAHAHA, perfeito Jacubão!!! Parabéns!!!

Pinochet: ótimo comentário das 12:40

Caro Wagner, pare de trollagem e vamos deixar uma coisa bem clara: quem é contra essas coisas aí que vc enumerou são os esquerduxos entreguistas-internacionalistas bolivarianos. Eu próprio teria bem pouca coisa a reclamar do PT e seu governico não fosse a tendência autoritária e o viés “mudancista de araque” do partido que o suporta (que em boa hora vá para os quintos dos infernos).

Sds.

Tito
Tito
14 anos atrás

Quem é comunista não quer ser chamado de comunista?

Esse mundo tá muito louco, hahahah 🙂

#Wagner
#Wagner
14 anos atrás

Tito, o que é um comunista ???
Se vc souber dar uma explicação técnica sobre isso…

Pinochet74
Pinochet74
14 anos atrás

E Wagner, o que é esse neoindigenismo fantasiado de Simón Bolivar (pois qualquer um que tenha lido Bolivar saberia que o homem está dando voltas na tumba a cada cinco minutos com as barbaridades que dizem ser suas idéias), senão coisa de gente retardada. Se líderes de Bolívia, paraguai ou Equador quisessem mesmo que seus países se tornassem alguma coisa que prestasse não iam ficar cultivando nostalgias de era pré-colombiana, estimulando tribalismos e regressões culturais, mirariam para frente. Querem ter algum exemplo para se desenvolverem que não seja os EUA,… pomba , tem a China, tem a Índia, tem a Rússia, tem , com todos os atropelos que possam haver, o Brasil e o México. Mas não , querem copiar Cuba e Venezuela. Má Dio, é preciso muita burrice condensada para achar que vai dar em algo que preste. Podem ficar rezando para Pachamama o dia inteiro, vão continuar sendo narcoestados e exportadores de banana.

Tito
Tito
14 anos atrás

Essa é fácil Wagner, é alguem que tem zoio grande nas coisas dos outros.
É tão simples, não precisa complicar!

Pinochet74
Pinochet74
14 anos atrás

Eu particularmente Wagner, não acho que tudo que seja contra os EUA seja esquerduxo, como voce mesmo citou, o mundo islâmico, que é quase um sexto da humanidade, é contra os EUA e é totalmente anti-marxista , iclusive pelo fato do ateísmo ser considerado até mais grave que ser cristão ou judeu. Outro exemplo é a extrema-direita européia. Partidos como a Lega-Nord, o Vlaams belang, o Front Nacional, o Freiheit Partei e outros , inclusive muito fortes no leste europeu são anti-americanos apesar de serem ultra-anti-comunistas. Aliás dentro da própria Rússia atual há dois movimentos interessantes, um de Extrema Direita, de Alexander dughin, que é o movimento Eurásia, que propugna uma união entre a Europa e os países centro e norte-asiáticos, incluindo aí China, Coréia e Japão para contrabalançarem o poder americano, o outro movimento, que se considera de esquerda, mas que para mim tem até muitos pontos de confluência com a direita não americana é o Nacional-Bolchevismo, que do ponto de vista economico e político ainda sustem muitos pontos do comunismo, mas joga no lixo todo aquele internacionalismo trotskistas e os desvios politicamente corretos que infectaram a esquerda ocidental. Esses “comunas” até eu apoiaria.

Tito
Tito
14 anos atrás

Pois é, essa é a raiz de tudo, o “porque que meu vizinho tem e eu não tenho.”

Mas sempre vem alguem e diz que é um “movimento social”. hahahah

Vader
14 anos atrás

Tito disse:
23 de agosto de 2010 às 17:35

Mea culpa Tito, mea maxima culpa… Esqueci do velho ditado:

DON´T FEED THE TROLLS!

Abs.

anticomunista
anticomunista
14 anos atrás

Vader e Tito,
é assim mesmo.

EDITADO POR FUGIR DO TÓPICO

hahaahahahah

Tio
Tio
14 anos atrás

anticomunista,

EDITADO POR FUGIR DO TÓPICO

abraços.

Pinochet74
Pinochet74
14 anos atrás


EDITADO POR FUGIR DO TÓPICO

#Wagner
#Wagner
14 anos atrás

Vc falou bem Pinochet. Mas não sou na verdade pró-democrata, só acho que é melhor eles no poder com o Obama do que os republicanos.
Meu anti-americanismo tem limites bem definidos, ao contrario do que alguem disse aqui sobre meu ” ódio visceral” a América.
Tanto que quando eles atacaram o Milosevic eu os achava corretos. Mandaram muito bem. Pena que demoraram. Mas salvaram os kosovares.
Que pena que se voltaram novamente para o Dark Side depois disso. Lá se foi meu idealismo…

🙂

#Wagner
#Wagner
14 anos atrás


EDITADO POR FUGIR DO TÓPICO

Isso é tudo…

Pinochet74
Pinochet74
14 anos atrás

O partido republicano
EDITADO POR FUGIR DO TÓPICO

Pinochet74
Pinochet74
14 anos atrás

Sim, pois pelo sistema americano que privilegia em muito a independencia política dos entes federativos, desde a guerra civil é inconstitucional o governo federal enviar tropas sem o acionamento por parte do governo estadual, salvo este esteja fora de condições de agir, o que não era o caso.

Vader
14 anos atrás

Negó seguin:


EDITADO POR FUGIR DO TÓPICO

Aos amigos, lembrem-se: Don´t feed the trolls.

#Wagner
#Wagner
14 anos atrás

Isso é excusa do Bush. Nunca vou acreditar nesse tipo de desculpa administrativa quando tem centenas de pessoas morrendo.
Pois para quem está morrendo não faz a menor diferença…

Pinochet74
Pinochet74
14 anos atrás

Eu já sou o contrario,


EDITADO POR FUGIR DO TÓPICO

#Wagner
#Wagner
14 anos atrás

Vader, tinha m

EDITADO POR FUGIR DO TÓPICO

Pinochet74
Pinochet74
14 anos atrás

Isso é excusa do Bush. Nunca vou acreditar nesse tipo de desculpa administrativa quando tem centenas de pessoas morrendo.
Pois para quem está morrendo não faz a menor diferença

Do ponto de vista humanista sim, mas do ponto de vista da realpolitik, se Bush avançasse um preceito constitucional poderia inclusive ser submetido a um impeachment, e duvido que algum democrata ficaria com dózinho dele.