Wikileaks é criticado por organização internacional de jornalistas

29

O site Wikileaks foi duramente criticado pela organização internacional Repórteres Sem Fronteiras. Em carta assinada pelo presidente da entidade, Jean-François Julliard, o recente vazamento de 92 mil documentos secretos do exército dos EUA sobre a ocupação do Afeganistão foi tratado como uma “incrível irresponsabilidade”.

“Revelar a identidade de centenas de pessoas que colaboraram com a coalizão no Afeganistão é extremamente perigoso. Não seria difícil para o Talibã e outros grupos armados utilizarem esses documentos para montar uma lista de pessoas para ataques mortais”, diz a carta.

Segundo Julliard, o site Wikileaks já prestou bons serviços no passado, divulgando documentos que expuseram sérias violações aos direitos humanos e às liberdades civis, como um vídeo que mostrou o assassinato de dois funcionários da agência Reuters por militares americanos.

“Tal imprudência deixa em perigo suas próprias fontes e, além disso, o futuro da internet como um meio de informação”, critica Julliard.

Para a organização, a divulgação de milhares de documentos secretos deveria ter sido filtrada para evitar a exposição dos nomes de pessoas envolvidas. “O trabalho jornalístico envolve a seleção da informação. O argumento que o Wikileaks não é feito por jornalistas não é convincente. Wikileaks é um canal de informação e, sendo assim, está sujeito às mesmas regras que outras mídias”, afirma a carta.

FONTE: Comunique-se

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

29 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Cor Tau
Cor Tau
14 anos atrás

Corrupção a partir de certo nível exige que todos sejam corruptos….Quem se recusa é alvo de pressões insustentáveis…É um processo de seleção negativo….A pior das corrupções não é aquela que desafia as leis mas a que se corrompe a ela própria………

Vader
Vader
14 anos atrás

É simples: se continuarem a divulgar na internet operações militares, participantes, colaboradores, dados de combate, etc, o governo americano vai simplesmente tomar “outras medidas”.

E isso pode ir desde a aprovação de uma lei que restrinja a exibição de documentos até a censura da internet. O que seria lamentável inclusive para tal organização.

Antonio M
Antonio M
14 anos atrás

A organização Repórteres sem Fronteiras mostrou bom senso em sua crítica.

Vitor
Vitor
14 anos atrás

Nao gosto de reporteres. Dificilmente fazem uma boa materia. Sempre trazem reportagem superficiais e mostrando apenas um lado da historia.
Neste caso lamentam que nao tiveram acesso ao furo de reportagem.
Tem mais que mostra mesmo. Os EUA sao uma democracia e tem de deixar seu povo (e a gente tambem hehe) saber o que fazem.
Os documentos estao nu e crus para quem quiser ler nada resumido ou omitindo partes.
http://wikileaks.org/wiki/U.S._Intelligence_planned_to_destroy_WikiLeaks,_18_Mar_2008

Marine
14 anos atrás

Hipocrisia de uma organizacao fundada por e liderada por pessoas que se dizem pacificas e anti-guerra mas nao se importam em colocar em perigo a vida de pobres coitados afegaos em vilarejos que apenas querem se livrar do terror que e o Taliban, querem um futuro melhor ao seu pais e familia mas a wikileaks nao esta nem ai pra isso! O real interesse deles e envergonhar os EUA e expor documentos fora de contexto para ajudar a promover a agenda deles.

O problema nao e expor os documentos, pode expor, e funcao da “midia” mas deveriam ter removido os nomes de civis que hoje estao sendo cacados pelo Taliban!

Estao de parabens Wikileaks! Ja causaram a morte de inocentes com irresponsabilidade e sua birra anti-americana.

giap49
giap49
14 anos atrás

Total apoio ao Wikileaks, aliás a ong Repórteres sem Fronteiras não pode falar de ninguem porque na maioria das vezes ela só serve como um braço norte-americano para criticar países não alinhados aos interesses dos EUA .

Marine
14 anos atrás

Giap49,

O senhor e a pessoa mais previsivel que eu ja vi…

Nao interessa a noticia ou o contexto, se for algo ruim pros EUA ou envergonhoso o senhor esta aqui pra bater palma.

Bem, pessoas como o senhor e os diretores da wikileaks sao todos iguais. Nao interessa que o velinho chefe do vilarejo vai ser morto na frente da sua familia pelo Taliban…Se for pra envergonhar os EUA esta otimo nao e?!

O senhor nao deve sequer usar calca jeans, tomar coca-cola ou ir ao cinema de tanta birra pessoal contra os ianques….Alias nao use a internet, ela foi criada com grande influencia do Pentagono! 😉

Desculpem pessoal mas vai ser mala assim na casa do $#@! rsrsrsrsrs

giap49
giap49
14 anos atrás

Marine , quem anda matando chefes de vilarejos na frente da familia é a OTAN e não o Talibã, e outra o Talibã é ruim e brutal por natureza então nada que eles façam vai me surpreender, mas ao contrário, a OTAN vai pra lá prometendo maravilhas e só leva dor, morte e destruição.
E sim, eu uso calça jeans, bebo coca-cola e quando posso vou ao cinema. Meu problema com os EUA é politico e não cultural ou pessoal. Aliás respeito de mais o povo americano pela sua história e tenho como exemplo porque construiram um enorme nação através de trabalho pesado. É uma pena que uma minoria tenha conturbado a nação americana, mas eu ainda tenho fé nos americanos.

Marine
14 anos atrás

Giap49,

Claro o senhor sabe de tudo que a OTAN faz, afinal fala de sua imensa experiencia no Teatro e observacao pessoal analitica das viagens que ja fez la e entrevistas com o povo afegao…

Mas com todo o tempo que o senhor ja passou la no Afeganistao pra nos iluminar aqui, o senhor nao esqueceu de mencionar a “so dor, morte e destruicao” que a OTAN levou com suas escolas, postos de saude, direito a meninas irem a escola entre outros…com essa experiencia toda o senhor nao viu isso la?!

Que pena, eu pediria meu dinheiro de volta da empresa de turismo entao…

Raptor
Raptor
14 anos atrás

Lembram de Montesquieu…

Cabe aos outros dois fiscalizar o trabalho do Sr. Assange.

Poderes independentes, que se auto fiscalizam, porém trabalhando de forma harmoniosa.

Se ele agir com irresponsabilidade, perde a credibilidade e o financiamento.

Então cabe a Papai e Mamãe olhar pelo próprio filho e o filho evitar que seus pais fiquem rabugentos e entrem em disputa.

Sr. Assange, antes de publicar documentos explosivos, tenha o bom senso de consultar os velhos (são Mestres neste assunto, pois já o praticam a milhares de anos).

Estou tentando religar estruturas antigas de poder com as novas (restabelecimento da ligação entre gerações e partilha de poder – mais seguro).

Cordialmente

Vitor
Vitor
14 anos atrás

Giap49 nao tem como vc gostar do povo americano sem gostar da politica deles. Apesar dos proprios americanos repudiar seus politicos mas eles mesmo apoiam o que seus exercitos fazem. Nao interessa o que for mas se é pra defender os seus interesses eles estao de apoio ao país. E a história americana é essa e sempre foi. Claro que há uma minoria paz e amor por la mas se fosse maioria ja teriam mudado a politica externa a muito tempo.

Alex
Alex
14 anos atrás

Giap49,
Não entendo porque você considera essa Guerra no Afeganistão impossível de ser vencida se o objetivo dela era justamente o de levar esses benefícios citados pelo Marine e que você mesmo disse concordar com ele. Você não pode negar que sem a ajuda externa a situação daquele país estaria muito pior do que esta agora.

Marine
14 anos atrás

Giap49,

Criticar construtivamente eu bato palma pra qualquer um que o fizer. O que nao e certo e as pessoas criticarem cegamente mesmo quando um inocente morre.

E como bater palma a uma atentado em um mercado de Kabul que matou 50 civis afegaos mas tambem levou 1 soldado americano…Voce pode ate nao gostar do soldado mas nao quer dizer que bater palma por esse incidente seja morlamente correto.

O que a wikileaks tem feito e a mesma coisa, esta indiretamente matando pobres afegaos ao simplismente entrega-los de mao beijada ao Taliban e tem gente que ainda bate palma pra isso?!

Se a organizacao tivesse um pingo de moral, o correto seria deletar o nome desses civis e ai publicar os documentos! Que publique tudo mas nao entregue o povo afegao dessa maneira aos tubaroes!

Mas e isso, na estou aqui pra bater boca, queria so que voce entendesse isso!

Vader
Vader
14 anos atrás

Ah sim, no tópico:

“liberdade de imprensa é diferente de libertinagem da imprensa” (by Vader) 😉

Galileu
Galileu
14 anos atrás

Tão reclamando do que?

É a Democracia!!! logo logo o Tio San, defensor da Democracia vai intervir!

O Tio San não dizia que o Mercado é livre para tomar decisões……primeira coisa que os EUA fizeram na crise, foi intervir na economia ahahhahahaha.

Se continuar assim o próximo é a imprensa!

Tito
Tito
14 anos atrás

Dont feed the Trolls…

Invincible
Invincible
14 anos atrás

Vamos ponderar quando a questão é o mercado.

A ação de não intervir no mercado e deixar ele se regulamentar é uma posição Liberal.

No entanto, mesmo antes da crise o governo americano e qualquer outro governo tem ação sobre o mercado. Um exemplo bem simples são os subsídeos do algodão e do etanol nos EUA.

Outro ponto importante que devemos separar são Regime Político de Regime Econômico. O fato dos Estado ser uma democracia não tem nenhuma relação com sua economia. A China é um país de regime comunista com uma economia de mercado capitalista. A Suécia é um país de com democracia mas com uma economia com elevado grau de intervenção do estado, a chamada social-democracia.

Se os EUA não tivem agido de forma rápida sobre o mercado haveria um prejuízo muito grande para eles e para o resto do mundo. Portanto um ação de correção do mercado é justificada quando toda a economia é colocada em risco, ou seja, quando o bem comum esta ameaçado.

Um gorverno seria extremamente irresponsável ao deixar um país entrer em uma crise profunda por não agir sobre o mercado.

Outro ponto importante diz respeito ao papel do Estado quanto a intervenção na economia. Um estado intervém na economia com uma empresa estatal ou através do controle político da taxa de juros.

É importante separar a Economia da Política.

Abraços!

MA
MA
14 anos atrás

Um erro, só era preciso censurar os detalhes dos documentos, só isso. Quase sempre que vemos grandes furos onde há nomes de informantes envolvidos a própria mídia tenta protejer estes, para que seja possível o contínuo fornecimento de informações.

Não era necessário, o Wikileaks foi precipitado sim.

MA
MA
14 anos atrás

Invincible, bateu bem a tecla ein. Pessoal nos comentários políticos do ForTe A-D-O-R-A misturar política de estado com política econômica…

Pedro
Pedro
14 anos atrás

HÁ HÁ HÁ!HÁ HÁ HÁ!

O POSTE FEZ XIXI NO CACHORRO! HÁ HÁ HÁ!

Palmas para todos os EUA e seus queridos lacaios por nos proporcionarem esse momento de alegria e prazer por sua “máscara” de protetor, defensor e justiça do mundo ter caído justamente ante o seu maior instrumento de opressão e mentira, a imprensa!!

Veja como é as coisas. Se esses documentos fossem de que a China, Russia, Irã, Siria, Coréia do Norte ou até mesmo a Venezuela ou Bolívia estivesse fazendo esses crimes em seus países ou em algum terceiro essa organização hoje estaria sendo aplaudida e premiada por todas as “nações livres” do ocidente.

Mas o que eles fizeram? Fizeram aquilo que sempre a impresa diz ser seu dever: levar ao grande público os fatos, doa a quem doer! Só que levaram os fatos podres de um lado que não poderia mostrar. Ou seja, somente para quem não é pró-Ocidente que a imprensa deve mostrar o lado ruim. Nunca mostra o lado podre e nojento da sociedade ocidental, como ficou patente agora.

Agora vemos uma ONG que sempre se achava acima dos homens e de Deus, criticar esse braço da imprensa que mostrou a verdade ao mundo. Isso não é apenas um jogo moral de um achar que o outro fez, ou ciúme, revela algo bem mais terrivel que nasceu dentro da propria podridão do Império.

Sobre o que esta havendo no Afeguenistão e Iraque é aquilo que todo mundo que tem inteligencia já sabe: Roubar alguma coisa que tem no país, usar sua posição e financiar a industria de Armas. Afegãos e Iraquianos são extorvos e por isso vemos esquadrões da morte, bombardeios que matam mais civis que guerrilheiros e nenhuma atitude tomada. Veja, esses documentos mostraram dezenas, senão centenas ou milhares de crimes terriveis, e hj vemos as pessoas discutindo o fato do relatorio vazado. Agora sobre o que o relatorio tinha, ninguem fala. Onde esta a imprensa tradicional para cair de pau nisso? Quieta e homissa! Pq? Por que governos e imprensa se completam.

O quarto poder é a maneira mais facil e barata de fazer o povo se iludir ou “demolir” com aqueles que são contra. Vejam na Russia, a imprensa só fala bem do governo, mesmo mentindo, mas como a Russia hj esta mais para “cá” do que “lá” acabam-se as criticas.
Aqui mesmo tivemos um presidente cassado, pois ele gastou dinheiro publico em uma reforma de seu jardim, onde a imprensa foi fundamental para o resultado, mas a mesma imprensa ficou omissa e quase nada falou, sobre os mensalões, SIVAM, Privatizações, Informações priveligiadas para Bancos, dinheiro publico para bancos e outras coisas piores. Isso é imprensa, uma organização, não uma instituição, onde diferente do que fala, ela não protege o direito a informação e sim os interesses e $$$ daqueles que andam de mãos dadas com ela, seja os grandes grupos empresariais, latifundiários e aristocratas que sempre devem ser mantidos pelo trabalho do povo.

Agora, pq existem esses relatorios? O que tem de errado? Pq o povo afegão luta contra a OTAN? Dizer que é o Taleban é mentira, pois o Taleban não teria gente para lutar por quase dez anos e estar a beira da vitória. Esses que lutam contra a OTAN, são as pessoas que cansaram de esperar pela ajuda, emprego e prosperidade prometida, mas que só viram estrangeiros fanfarrões e covardes que preferem ficar em seus quarteis jogar bombas a mais de 10Km de altitude, por medo de se arriscar, e no fazer isso, para matar um ou dois taleban, matavam mais 30 ou 40 civis. Quando esses civis assasinados nesses “ataques cirúrgicos” foram recolhidos pela justiça, tendo seus agressores a enfrentado? Ah é guerra! Sim, mas do mesmo modo que um agricultor afegão ve o Taleban agressivamente pelos seus excessos e loucuras, o mesmo ve de maneira pior, uma aliança de governos ditos “avançados e evoluidos” promover matança maior e sem sentido. Isso é o que esse site, Wikileaks mostrou e agora é atacado.

Por que essa “Reporter Sem Fronteiras” não pede para o Pentagono e a OTAN se explicarem? Onde foi parar os Bilhões de Dollares do petroleo e repasses de governos para reconstruir o Afeguenistão? Onde estão as estradas, a infra-esturura, escolas, hospitais e creches do Afeguenistão? Ou eles não merecem isso? Gastaram bilhões na decada de 80 para arma-los mas não gastaram um puta centavo para reconstruir o país e ajudar o povo.

Isso é pano de fundo para uma outra “batalha” que começou com a Internet. A “Mídia” sempre foi poderosa e inabalável, pois não existia como um cidadão comum ver e saber da verdade, se é que ela existia, sem passar pela mídia tradicional. Agora nesses ultimos 10 anos vimos uma mídia nova surgir, sem organização ou chefias, uma mídia que quer fazer seu trabalho e nada mais. Essa é a mídia de blogs, sites, foruns e organizações virtuais nascidas na internet alem desses “Wikis” onde pode-se ter algo de graça ou pelo menos que precisem de $$$ para se manter e não vender ações a grupos obscuros, hávidos por lucros nunca honestos. É esse o verdadeiro motivo da midia tradicional ter ataquado esse site. A midia tradicional agora tem um concorrente e sabe que ele o irá engolir, e por isso vemos o cercamento da internet “livre” sem pagamentos, seja em sites, como agora com a informação.
O poder de manipulação da midia tradicional hj é grande, mas existe meios de burlar-lo. Exemplo maior do que isso é o “Jaba, o atirador”, figura conhecida no mundo todo, sem nunca aparecer em um jornal ou noticiario!

Bem, essa é minha opinião. Esse fato deixou bem claro que o lado mal e putrito onde temos (sim eles são!) Irã, Venezuela, Israel, Síria, China, Coreia do Norte, está lá definitivamente e provado, OTAN & Aliados e todos os seus membros, sem exceções!

Galileu
Galileu
14 anos atrás

Invencible

“Se os EUA não tivem agido de forma rápida sobre o mercado haveria um prejuízo muito grande para eles e para o resto do mundo. Portanto um ação de correção do mercado é justificada quando toda a economia é colocada em risco, ou seja, quando o bem comum esta ameaçado.”

Você disse tudo, quando a imprensa colocar “algo” em risco, eles vão intervir.

Ainda mais o Tio San que só vê o “umbigo” deles!

The_mal_voltou
The_mal_voltou
14 anos atrás

Eu apóio 100% o Wikileaks, o que eles fazem é o que o verdadeiro jornalismo devia fazer.

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
14 anos atrás

O que esperar de gente que defende e justifica as FARC? Que bata palmas para o Taliban e Al Qaeda! Nada mais natural.

Galileu
Galileu
14 anos atrás

Pedro, só agora tive tempo de ler seu comentário…

Tá de parabéns!!
é isso ai, concordo com suas palavras, e ainda temos que ouvir que somos anti-americanos ahahahah

Ou você está do lado deles ou você está contra, as coisas não funcionam assim!!

Eu admiro os EUA, lá você encontra lunáticos que usam o “patriotismo insano” contra seu próprio povo um ex: Pentágono.
Temos os jovem guerreiros que lutam pelo seu país, independente dos motivos…..
Temos a imprensa “comprada”.
Temos a imprensa liberal e corajosa ex: Wikileaks, Michael Moore e muito mais…..

Não é a toa que os EUA é o único regime presidencialista que funciona, por enquanto.

Raptor
Raptor
14 anos atrás

Pedro,

Quando eu digo que a coisa esta ficando “surreal” ninguém acredita…

A velhinha de Taubaté deve estar adorando esta chanchada…

Risos.

Outro rock:

http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/45051/

João
João
14 anos atrás

Pedro,
na mosca!

seu comentário aponta para a sujeira da hipocrisia que EUA/OTAN insistem em varrer para baixo do tapete, más que de tanto se acumular já não dá mais para ocultar.

E viva o Wikileaks!

É o trabalho de sites como este, difundindo informações que rompem o virtual bloqueio das grandes e corruptas corporações de mídia, que pode ajudar o ocidente a superar a crise e decadência provocadas por lideranças criminosas, que se utilizaram do militarismo desenfreado, do narcotráfico ( e da lavagem o dinheiro ), do terrorismo e da especulação financeira sem limites, como atalho para a riqueza e poder de uns poucos. Deu no que deu…

João
João
14 anos atrás

raptor,

um vídeo para ilustrar a letra desta música do legião urbana:….hehehee

http://www.youtube.com/watch?v=k-qYu-zRiGM

CosmeBR
CosmeBR
14 anos atrás

Pedro,
Vc está de parabéns! Muito obrigado por seu comentário!

BRASIL Acima de Tudo!!!

Raptor
Raptor
14 anos atrás

Valeu João!

Abraços.