Hugo Chávez mobiliza tropas na fronteira
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, informou ontem que enviou unidades militares aéreas e de infantaria para a fronteira com a Colômbia. Mobilizamos unidades militares, aéreas, de infantaria, mas em silêncio porque não queremos alterar ninguém, a população, disse Chávez em entrevista à televisão estatal VTV, sem dar detalhes sobre os efetivos enviados à zona de fronteira. Na semana passada, a Venezuela rompeu relações com a Colômbia por causa da denúncia feita pelo país vizinho na Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre a presença de mais de 1.500 guerrilheiros colombianos no território venezuelano.
Chávez reafirmou as críticas ao colega colombiano, Álvaro Uribe, que cede o cargo no dia 7 a seu ex-ministro da Defesa, Juan Manuel Santos. Uribe é capaz de qualquer coisa nestes dias que lhe restam (de governo). Isto se tornou uma ameaça de guerra, mas nós não queremos a guerra, acrescentou Chávez.
Pouco tempo depois do anúncio de Chávez, o governo colombiano comunicou o início das operações hoje de uma base militar encarregada de vigiar o espaço aéreo na fronteira com a Venezuela e combater as guerrilhas das forças armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e Exército de Libertação Nacional (ELN) na região.
A base está situada em Yopal, capital do departamento de Casanare, e será inaugurada pessoalmente pelo presidente Álvaro Uribe, anunciou a Força Aérea Colombiana (FAC). Esta unidade abrange os departamentos de Arauca (fronteira com Venezuela) e Casanare, sobre uma área total de 69.000 km², e contará com aeronaves de transporte, inteligência e combate, incluindo aviões e helicópteros.
A base dará proteção aérea à infraestrutura petroleira nesta região do país.
Lula
Alvo de críticas do líder colombiano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva preferiu ignorar Uribe, que, num comunicado divulgado anteontem classificara de deploráveis as declarações do brasileiro sobre o conflito com a Venezuela. Embora tenha dito no Paraguai que sua relação com Uribe é extraordinária, Lula optou por falar diretamente com o presidente eleito, Juan Manuel Santos.
Lula e Santos conversaram por telefone, ontem pela manhã, mas o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, não soube dizer de quem partiu a iniciativa. Para Baumbach, o episódio de anteontem ficou para trás. O presidente acha que o episódio está superado. Ele não comentou e nem comentará (o tom das críticas de Uribe), disse Baumbach, lacônico sobre o diálogo com Santos: O presidente considerou que a conversa foi positiva e que ajudou nesta preparação para uma distensão.
Sou amigo de Uribe, tenho com o presidente uma relação de oito anos extraordinária, da mesma maneira que espero ter nos próximos cinco meses (restante de seu mandato) com Santos, disse Lula em Villa Hayes, 30 quilômetros a noroeste de Assunção.
Ele garantiu que não deixará uma divergência pessoal atrapalhar a relação de um Estado com outro Estado e que, não só irá ao jantar de despedida de Uribe no próximo dia 6, como espera ser convidado para sentar-se à mesma mesa. Lula afirmou ao colega eleito que não irá se intrometer em assuntos internos da Colômbia, deixando a entender que considera que o problema com as Farc não diz respeito ao Brasil. Ele convidou Santos a visitar o Brasil, o que foi aceito. No entanto, ainda não há data agendada.
FONTE/FOTO: Jornal do Comércio, via Notimp/Daily Censored
BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre esse e outros assuntos no ‘Xat’ do ForTe, clicando aqui.
Agora é só um incidente e o circo pega fogo. E o que segundo nosso presidente é apenas mais uma marolinha vira uma festa.
Só posso concluir que o Lula esta sendo pouco acessorado…pois tanto no caso Irã, como agora no caso Venezuela…as declarações e esforços do nosso presidente são de um infelicidade tremenda… assim só posso concluir que ele não sabe exatamentes dos verdadeiros “fatos”…
Quanto a Venezuela novamente estar “levando” tropas para a fronteira…bom, para que acompanha um pouco a economia venezuelana sabe que nem a alimentação dessas tropas os Chaves vai conseguir manter por muito tempo…
dingo de risos esse “latido” do chaveco…hauahuhauah
O Chávez está se estabelecendo cada vez mais em sua condição de ditador, e o nosso presidente está mostrando cada vez mais através de seu apoio ao presidente venezuelano que aquele “Lulinha Paz-e-amor” é apenas uma de suas várias faces.
Observem o estado de conservação da parte de trás do caminhão e depois comparem com os veículos das nossas Forças Armadas. Pelo estado da manutenção a gente pode concluir como andam as coisas por lá.
Como dizia aquela comediante da Escolinha do Professor Raimundo, nós somos pobres mas somos limpinhos.
acho que veremos um embate antes do uribe sair!claro que o mula molusco acha que o obama falar que ele era o cara ele vai sair e dar uma de juiz e tentar novamente mostrar a imaturidade da politica externa brasileira!
Lula está certo. Não deve colocar lenha na fogueira. Uribe ta querendi justifcar as bases americanas no continente.
Não vamos desfazer de ninguém, mas …. na foto parece que os Chavi Chavi estão “voltando” da Guerra.
Estou começando a achar que esse Chaves está a serviço dos Cia para criar uma situação que justifique uma intervenção Yankee. kkkkk
[]s
Chaves que não se cuide, ele vai é tomar na testa ja ja! A Colômbia é armada até os dentes, venezuela em crise econômica, num aguenta uma semana, pois a Colômbia com certeza vai ser financiada pelos EUA debaixo dos panos!
Esses soldados de Chavéz parece que estão mais se divertindo do que indo para uma zona de guerra,muita euforia!!
Aponta um Big Mac pra esses soldados que eles depõe suas armas e lhe serão eternamente gratos…rs..ngm vence guerra de barriga vazia, e pela cara deles….
Estou curioso para ver qual será o posicionamento do novo presidente da Colômbia em relação ao “Príncipe Bolivariano” e aos narcoterroristas vermelhuxos…
AHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!
É essa FARÂNDULA que o Palhaço de Caracas vai enviar para lutar com o veterano em combate, excelentemente treinado e melhor ainda armado Exército Colombiano??????
Ele só pode estar de pilhéria!!!
AHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA!!!! Powta lixo!!! Essa “guerra” vai durar enormes duas horas, rsrsrsrs… 🙂
Percebam só a “disciplina”, o “poder” e, acima de tudo, a “moral elevada” e a “vibração” dos caras: 🙂
– Um está sem gorro e com uma faixa branca no braço. BRANCA!!! Parece que já tomou tiro e tá sendo levado pro hospital;
– O cidadão negro da fila da direita usa um gorro, óculos de sol da 25 de março (rsrs) e é o único com as mangas dobradas;
– Alguns estão de capacete (apenas 2 e sem a cobertura camuflada) outros com gorros, outro ainda com chapéu de selva. Ou muito me engano ou o capacete do combatente da fila da direita é um M1!!! 🙂
– O homem-rádio da esquerda está a usar um rádio comunicador que não o deixa colocar o gorro direito na cachola. Olhem o tamanho do que parece ser a antena do rádio! Deve ser a “temida” 110 (Guerra do Vietnã) com um fone adaptado!
– A tropa inteira parece “amarfanhada”, como se não tivessem tomado banho nem trocado de farda na última semana.
– Não se vê uma única arma dentro do caminhão!
– A viatura, além de não estar coberta (o que é “uma delícia” pra qualquer inimigo aéreo ou terrestre), está podre, caindo aos pedaços, toda enferrujada, com cara de refugo do Vietnã que viu a última pintura quando os EUA ainda eram um aliado da Venefavela.
Enfim, caras, tive um instrutor que sempre dizia que pela aparência e padronização de um grupamento já se sabia se a moral estava elevada, ou se o moral estava baixo. Se o grupamento podia ser chamado de “tropa” ou era melhor chamá-lo de “bando” ou “farândula”…
Se essa foto for atual os colombianos podem dormir sossegados. Os pobres coitados dos soldados do Exército Bolivariano já estão INDO para o front com aparência de quem já está voltando…
Pobres venezuelanos…
Caras, vi essa foto e me bateu uma tristeza imensa sabem?
Lembrei na hora dos pobres-diabos argentinos metidos na água até o pescoço nas suas foxholes nas Malvinas…
Infelizmente, a história da bufonaria populo-demagógica da América Latrina se repete…
Uma tristeza.
Saudações.
Não, não é possível, corrijo meu último comentário: essa foto deve estar errada. Ou isso é uma brincadeira do amigo Guilherme ou foi algum erro da imprensa.
Se esse bando é o Exército Bolivariano indo para o combate vai ser um massacre…
Aliás, se esse for o padrão do Exército Venezuelano o Tio Sam é mesmo muito bonzinho, rsrsrs… ou o Chavez trabalha mesmo é pra CIA, hehehehe…
Boa hora pra invadir a Venefavela pelo sul… se é que compensa tal esforço… 🙂
Vader disse:
31 de julho de 2010 às 21:42
“- Não se vê uma única arma dentro do caminhão!”
São as tropas de elite do exercito bolivariano:
as armas são “furtivas”, de 5a geração 🙂
Essa foto não pode ser verdade rsrsrsrsrs
parecem um bando de guerrilheiros !
A coisa na Venezuela não deve estar boa mesmo, o chapolin tá criando um factóide, um novo inimigo externo além dos EUA pra desviar a atenção do povo para o verdadeiro problema que eles têm, o próprio chapolin e sua trupe bufa que está destruindo um país que poderia ser um exemplo de desenvolvimento pra tota a AL.
Mas que falta do que fazer!
Pq nao administra o país em vez disso! rs
Vader disse:
31 de julho de 2010 às 21:42
“- Não se vê uma única arma dentro do caminhão!”
Achei uma M-16 com lança-granada encostada ao lado do soldado de boca aberta.
Buchas de canhão.
Devo confessar que estou com dó dos venefavelanos.
Pô Chavito, cadê a grana do petróleo?
Se derrem barraca na America do Sul/Latina os investimentos economicos vao ser cortados. Acho que até o Brasil seraia afectado com medo que o conflito alastre!
Vader, dá para observar armas sim, uma encostada na caçamba com um lançador de granadas, salvo engano, parece ser a do mesmo cara que tem a faixa branca (olha a cara do sujeito, eu rí demais dela! hhahahahahhaha)
O soldado ao lado do sujeito negro também apoia o que parece ser o cano de seu fúzil.
Agora, uma coisa, se o EB fizesse uma grande mobilização para nossas fronteiras, não veríamos um monte de fotos parecidas? Bem, acho que sim!
MA disse:
1 de agosto de 2010 às 11:56
“se o EB fizesse uma grande mobilização para nossas fronteiras, não veríamos um monte de fotos parecidas? Bem, acho que sim!”
Orra MA, pelamordideus cara… O EB tem cadeia sabia? Vai todo mundo em cana parceiro… 🙂 Do comandante da fração ao comandante do Batalhão…
E as nossas viaturas 2,5ton da época do guaraná de rolha estão muito mas muito mais conservadas do que essa joça de caminhão que carrega essa farândula ae…
Cara essa foto só pode ser brincadeira, isso aí não é exército, é uma milícia…
Parto do pressuposto de que se você manda tropas para a fronteira teoricamente para dissuadir ou ameaçar manda-se então o que há de melhor ou então se fotografa o estado da arte como parte da propaganda, com gente animada ou com cara de mau para assustar. Como aqui as fotos são de 7 de Setembro ou de exercícios num sei comparar, talvez as do Haiti, mas são forças de paz…
E o Brancaleone?
Oxe Vader,
Todo soldado no EB tem capacete? Temos grande quantidade de transreceptores mais modernos que os modelos dos anos 70? Bem, não dúvido que em tua região o EB deve sempre estar relativamente conservado, mas nas regiões “menos favorecidas” o bicho pega (mas realmente, nunca vi um “pau-de-arara” desses circulando em qualquer lugar do nordeste).
Fulcrum, acho que caras tem tão pouco que estão mando quase tudo… Dúvido que essas sejam as “unidades de elite”. Po, sacanagem, como o Vader disse, isso é uma milícia, não pode ser a melhor unidade deles… Impossível.
Vader
Pegou pesado, eim?
Só um esclarecimento. Consultei os sites especializados da Venezuela e esta foto não é de tropas indo pra fronteira, mas sim de um grupo de soldados indo disputar uma partida de futebol e o cara com a faixa branca é o capitão do time…..
Abraços
A explicação do time de futebol é bem possível!
Duvido que mandariam tropas neste estado para a fronteira , inclusive as ultimas vezes que vi tropas venezuelanas na TV , os soldados apareciam bem equipados , com colete a prova de balas , fuzis ak-103, capacete, radio comunicador e etc.
MA disse:
1 de agosto de 2010 às 14:13
Todo soldado no EB tem capacete?
Até onde eu sei sim MA. Ainda que seja o aço-e-fibra M1. Pode-se até não usar, mas eles normalmente estão guardadinhos na reserva da Cia Fzo.
Temos grande quantidade de transreceptores mais modernos que os modelos dos anos 70?
Não, cara, não temos. Mas temos o suficiente para em caso de combate não depender mais de enormes antenas como a da 110.
Bem, não dúvido que em tua região o EB deve sempre estar relativamente conservado, mas nas regiões “menos favorecidas” o bicho pega
Bro, o Exército é um só, e pau que dá em Chico bate em Francisco também. Falta tudo em todo lugar e não pense você que determinadas unidades são favorecidas por estarem em regiões mais desenvolvidas, aliás ocorre mesmo é o contrário: muito batalhão de selva é bem mais equipado que OMs do sudeste ou sul, por exemplo (por motivos óbvios aliás). Tirando às vezes os batalhões da Força de Pronto Emprego o resto é tudo igual.
Mas como você mesmo notou, nunca viu viaturas neste estado. Pois eu lhe digo que isso aí da foto não é falta de recursos, é RELAXO. É moral baixa. No EB, se alguém plota uma viatura neste estado (ferrugem, sujeira, etc.) o responsável pelo parque de manutenção iria no mínimo responder sindicância.
No mais estamos de acordo, e é bom para os venezuelanos que esta foto não seja verdadeira mesma. Senão não iria ter nem graça.
Abs.
Valeu Vader! Eu não perguntei por irônia, só queria saber msm…
Abs.
Pessoal
Eu falei do jogo de futebol só para tirar sarro. Que site livre existe na Venezuela para consulta? Não levem a sério. Foi só uma brincadeira.
Abraços
Hehehe, Paulo, sacaneou agora hein? kkkkkkk…
tenho que contestar quanto a informação de que o EB se apresentaria de uma forma tão displicente. Nossos batalhões, especialmente de fronteira e de infantaria de selva estão dentro de padrões internacionais, tanto que militares de países de ponyta vem fazer cursos de adestramento, e nossos comandante são extremamente ciosos quanto a apresentação e organizaçõa de tropas, mesmo em treinamentos, jamais sairia uma foto hilária como esta.
Quem circulou no interiorzão da Venezuela sabe que a foto mostrou é o médio padrão dos soldadinhos deles; a maioria é índio, de diversas etnias que, inclusive não gostam de coturnos… tempos atrás, em Santa Helena, ví guardas militares usando espadas, tipo sabre de cavalariano! ESPADAS!…
Seal disse:
31 de julho de 2010 às 19:02
Caro Seal, não sei o que você faz (se é interessado no assunto ou da area militar), mas quando vi a imagem pensei o mesmo que você.
Os Venezuelanos parecem estar indo para uma festa e não para um Zona de Guerra.
Aqueles caras sabem o que é pobreza e miséria, mas não sabem o que é uma guerra.
Diferentemente dos Soldados Colombianos, que sabem muito bem o que é uma Guerra, pois passam por uma que já dura mais de 20 anos.
Rsssss, pessoal isso ai é a Farc correndo para o mato, não é tropa é “bando”, rsss. . para. observem não tem um no padrão. é “bando” coitado do chapolim colorado.além de bufão é agora canastrão, rsss.
Brasil.