Reservista ou dispensado?
Qual a diferença entre os dois documentos
Depois de concluído o período no Exército, os homens recebem o Certificado de Reservista; o outro caso é para quem não vai servir às Forças Armadas, porque não está apto ou não havia mais vagas
Guilherme Augusto, de 18 anos, é de Macaparana, na Zona da Mata Norte, e não está conseguindo se alistar no Exército da cidade. E a preocupação faz sentido. É que depois de concluído o período no Exército, os homens recebem um Certificado de Reservista. O documento é exigido para participar de concursos públicos e sem ele, não é possível fazer o Título de Eleitor nem a Carteira de Trabalho.
O artesão Édipo Gomes, por exemplo, já devia estar trabalhando, com carteira assinada e tudo, mas faltou um documento: o CDI, que significa Certificado de Dispensa de Incorporação. Ele é dado a quem não vai servir às Forças Armadas porque não foi considerado apto ou foi considerado, mas havia mais gente do que vagas.
Quem tem algum tipo de deficiência também é dispensado, recebendo o Certificado de Isenção. Já aqueles que serviram às Forças Armadas, na saída, recebem a de Reservista. “Foi ruim não fazer no tempo certo, porque agora tive que correr para me apresentar e pagar multa para poder dar entrada no CDI”, disse Édipo Gomes.
Mas não importa o caso, o alistamento é obrigatório para todos os homens. Eles devem se apresentar no ano em que completam 18 anos de idade. E, para não pagar multa, existe um prazo: de 1° de janeiro a 30 de abril.
O alistamento deve ser feito em qualquer uma das 175 Juntas de Serviço Militar de Pernambuco. Na cidade onde ela não existe, você deve procurar a Prefeitura que é obrigada a informar qual o local mais próximo.
É bom lembrar que, desde 2003, o alistamento é único para o Exército, Aeronáutica e Marinha. Se você tem preferência por alguma, procure a Junta mais próxima de onde estão as bases.
A marinha, por exemplo, fica em Olinda. Para se alistar, são necessários: documento de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de residência e duas fotos 3×4 atuais.
“Quem está irregular não consegue tirar o passaporte, a carteira profissional, não pode participar de concurso público, nem assumir um cargo público”, explicou o chefe da Seção de Serviço Militar Regional, Major Marcelo Murga (foto 4).
Multa
Quem deixar de se alistar paga multa. O valor começa em um R$ 1,37 e vai aumentado de acordo com tempo que a pessoa demora para regularizar a situação. Este ano, o prazo terminou no dia 30 de abril, mas quem procurar a Junta Militar, agora, poderá participar da seleção do próximo ano.
O Guilherme Augusto disse que a cidade de Macaparana não tem Junta Militar e que a Prefeitura não dá explicações. Segundo a Prefeitura, o serviço foi criado há dois meses, mas ainda não está inscrevendo porque os funcionários não sabem mexer nos computadores e não há um prazo de quando o atendimento vai iniciar.
A Prefeitura de Macaparana afirmou que oferece transporte para os jovens até a Junta Militar do município vizinho, São Vicente Férrer, que fica a oito quilômetros.
FONTE: pe360graus, via Notimp
Quando eu me alistei deixei claro que gostaria de servir porém de um grupo de mais de 400 caras, somente dois foram chamados para a seleção, alguem poderia por gentileza me dizer qual o crítério inicial?
Abraço
Tive a alegria de servir a FAB entre os anos de 1997 a 2001 (2º/97), ótima oportunidade de aprendizado, fazer amigos (muitos dos quais tenho contato até hoje) e dever pátrio cumprido!
Hoje sou um tributarista e meus primeiros passos devo a contabilidade da aeronáutica!
Bons tempos!
Passei para a reserva do EB este ano em Março, fiquei 7 anos lá, não foi fácil mas foi muito bom e me orgulho até hoje, pois eu consegui ser um MOT VBC M109 A3 (motorista de viatura blindada de combate). Consegui durante 6 anos tem ao meu comando um M 109 blindado de Artilharia que o Brasil só tem 37 e não são todos os países que o tem. E ainda também tive contato com quase todos os blindados que o Brasil tem, inclusive os Astros II e os Leo que compramos da Alemanha. apesar de ter passado para… Read more »
Pra que alistamento obrigatório ?
Não temos dinheiro nem para manter um contingente mínimo nas mínimas condições para defender nosso país.
Não tem munição para treinar direito !
As viaturas tão o bagaço !
Melhor ter um contingente de uns 80 mil bem armados e treinados do que um de 200 mil do jeito que esta.
é muito mais do que doente a pessoa que quer servir um país desse tipo que é o nosso. esse negocio de obrigatoriedade e para o governo se sentir no poder !coitados !, sejam traidores e nao derrubem uma gota de sangue por esse lixo de país.
kanon
A questão não é ser traidor !
A questão é que com os recursos que temos é muito mais racional treinar aqueles que tem alguma vontade de seguir carreira ,ou seja , treinamento de qualidade pra quem realmente tem alguma intenção de ser militar.
A Alemanha tem alistamento obrigatório?
Sim , assim como também recursos para bancar , nós não temos .
Meu filho se alistou e levou um laudo médico onde estava em tratamento por causa de uma gastrite enfim foi dispensado do que agora ele pegou a reservista é tá escrito dispensado por insuficiência física temporaria, o problema que as empresas não pegam ele pra trabalhar por causa disso oque devo fazer onde ir alguém sabe pra arrumar isso
Agora ele pode ser um empreendedor, abrir a própria empresa e trabalhar sem nenhum problema.
Fui chamado pra se apresentar mais fui dispensado por contingência queria muito servi hoje eu tenho 31 anos ainda posso servir??
Não porquê já não serve .
Só vai servir se houver guerra.