Vigiando a retaguarda: câmeras termais de ré para blindados do U.S. Army
A BAE Systems recebeu contrato para equipar tanques M-1 Abrams e veículos de combate Stryker com sistema Check-6, incorporado às caixas de lanternas traseiras
Nesta quinta-feira, dia 19 de fevereiro, a BAE Systems anunciou que recebeu um contrato de 45 milhões de dólares da General Dynamics para produzir sistemas de câmeras termais para dois blindados do Exército dos EUA (U.S. Army), o veículo de combate Stryker e o tanque M-1 Abrams. O sistema, denominado Check-6, é derivado dos visores termais da companhia, e incorpora uma câmera infravermelha instalada na própria caixa que abriga as lanternas traseiras dos blindados, de maneira a permintir visão noturna, diurna e em quaisquer condições de tempo.
Segundo a empresa, trata-se de uma solução de baixo custo para aumentar a segurança das guarnições dos veículos, reduzindo a exposição aos perigos externos e aumentando a consciência situacional do que está à retaguarda. O fato de ser integrado às caixas de lanternas traseiras torna denecessário qualquer soldagem ou corte para a instalação, permitindo que o sistema seja integrado com facilidade aos mais de 300.000 veículos existentes ou planejados para o Exército dos EUA. As entregas deverão ser iniciadas em Abril, num total previsto de 12.000 sistemas em uma década.
Fonte e foto do alto: BAE Systems
Foto de baixo: linha de veículos blindados Stryker, em que se vê a parte traseira e posição das lanternas – U.S. Army
O Sitema TTS do M-60 é para vigilancia e aquisicao passiva de alvos em campo de batalha, já o sistema mostrado no post é para prover uma vigilancia a curta distancia, em quase 360º contra “gafanhotos” que por um acaso queiram atacar a viatura em cenarios de MOUT, Operacoes Militares em Area Urbana.
A melhor vigilancia do “C” do “CC” é a infantaria acompanhando.
Trezentos mil veículos? Caramba!
Não seriam três mil ou 30 mil?
Até porque são apenas 12.000 sistemas em uma década. Isso cobre apenas 4% do total necessário. E, pelo que sei, o US Army não reune essa quantidade de de veículos nem somando M-1, Stryker e demais viaturas blindadas de transporte de tropas.
Abraços!
Wilson, o número é da BAE Systems, mais para mostrar o que PODE ser feito do que o que VAI ser feito…
“Integrated in the existing vehicle taillight with no drilling or welding, the Check-6™ system can easily be installed on more than 300,000 current and planned U.S. Army vehicles.”
Creio que as 12.000 que planeja-se produzir serão para veículos blindados (os dois citados na matéria), mas a BAE vê como mercado potencial um total de 300.000 veículos em geral do US Army, sem referir-se a blindados especificamente
Positivo e operante. Valeu Nunão!
Um abraço!
Dispositivos parecido equipam os M 60 A3 TTS,
tornando-os mais discretos em ralação ao Leo I A I. O Leo I A 5 possui cãmeras termais passivas como o M-60?
JSilva,
Pois e ne Ze, os russos em Grozny que o digam…
Semper Fi!
Marine,
Corre lá pro BlogNaval que o negocio do Parnaíba esta bom….
Fui….hehe
Marine.
O USMC utilizam os Striker? Acho um dos mais belos VCIs do mundo, mas parece que, por aí, além da capacidade de transportar tropas, ele tem a função de “caça-tanques”, é isso??
Abraços.
Flamenguista,
O USMC utiliza o primo mais velho do Stryker. Os LAVs e eles sao usados principalmente para reconhecimento. Ambos os veiculos sao baseados nos Piranhas que o CFN tambem possui.
Semper Fi!