‘É um ato muito grave’
Chanceler Amorim critica ação israelense contra flotilha palestina e pede ação da ONU
O chanceler Celso Amorim afirmou nesta segunda-feira que o ataque israelense à flotilha que levava ajuda humanitária à faixa de Gaza justifica a tomada uma ação por parte da ONU.
“É um ato muito grave, estamos preocupados com isso, esperamos que a ONU adote alguma ação, e que Israel possa atender ao que for solicitado”, disse.
Segundo Amorim, a embaixadora brasileira na ONU já foi instruída a apoiar convocação do Conselho de Segurança para discutir o caso. “Espero que o presidente do Conselho de Segurança dê uma declaração forte”, disse.
“Não poderíamos ter ficado mais chocados do que com um evento desse tipo. Eram pessoas pacíficas, que não significavam nenhuma ameaça e que estavam procurando realizar uma ação humanitária”, disse o chanceler.
Amorim falou à imprensa após participar do 33º período de sessões da Cepal (Comissão Especial para América Latina e o Caribe, entidade da ONU), em hotel de Brasília. Ele afirmou que buscará um caminho pacífico para o incidente, e reiterou que o Brasil é um país amigo de Israel.
“Queremos que Israel viva com segurança, mas não é com essas ações que Israel terá segurança. É tendo a paz com seus vizinhos, paz com os países árabes que os cidadãos israelenses terão a sua paz, a sua tranquilidade”, defendeu.
Amorim disse que ainda não conversou com a cineasta brasileira Iara Lee, que estava em um dos navios da flotilha.
Tudo indica que o incidente ocorreu em águas internacionais. O governo brasileiro enviará em breve um diplomata para acompanhar as investigações e dar assistência à brasileira.
Comunicado
Anteriormente nesta segunda-feira, o governo brasileiro condenou, em nota oficial, o ataque ao comboio humanitário organizado pela ONG Free Gaza, um grupo de seis navios liderados por uma embarcação turca que transportava mais de 750 pessoas e 10 mil toneladas de ajuda humanitária para a faixa de Gaza, deixando ao menos dez mortos e 30 feridos.
“O Brasil condena, em termos veementes, a ação israelense, uma vez que não há justificativa para intervenção militar em comboio pacífico, de caráter estritamente humanitário. O fato é agravado por ter ocorrido, segundo as informações disponíveis, em águas internacionais. O Brasil considera que o incidente deva ser objeto de investigação independente, que esclareça plenamente os fatos à luz do Direito Humanitário e do Direito Internacional como um todo”, diz o governo brasileiro no comunicado.
O Brasil defende que o bloqueio imposto à faixa de Gaza seja levantado “imediatamente”, com o objetivo de garantir a liberdade de locomoção de seus habitantes e o livre acesso de alimentos, remédios e bens de consumo aos territórios da região.
Outros países
Em visita ao Chile, o premiê turco, Recep Tayyip Erdogan, disse nesta segunda-feira que Israel cometeu um ato de “terrorismo de Estado, “demonstrou que não quer a paz na região” e “violou a lei internacional”.
O ministro de Defesa do Irã fez nesta segunda-feira um apelo à comunidade internacional para que cortem todas as relações com Israel após a morte de ativistas que levavam ajuda humanitária à faixa de Gaza a bordo de navios nesta segunda-feira.
Os Estados Unidos lamentaram a ação e indicaram que uma investigação deve apurar os detalhes da ação militar.
A Rússia considera que o ataque das tropas israelenses contra uma frota pró-palestina que levava ajuda humanitária à faixa de Gaza constitui uma “grosseira violação do direito internacional”, segundo comunicado oficial divulgado nesta segunda-feira.
FONTE: Folha online
LEIA TAMBÉM:
A frota que partiu da Turquia não foi humanitária e pacífica. Edorgan, o premiê turco, acusa Israel de crimes que a Turquia cometeu.
O min (perdedor) Amorim vai perder mais uma.
Close-Up Footage of Mavi Marmara Passengers Attacking IDF Soldiers
http://www.youtube.com/watch?v=gYjkLUcbJWo
A opinião da massa sempre esta atrelada ao que a TV quer que acreditemos.
Israel perdeu as estribas e a razão a muito tempo.
Eu acredito que vai dar em nada!
Lembram do emprego do fósforo?! Então… bis in idem!
Tem que ser bem apurado….. até lá, evito tecer comentários….
De antemão, erros acontecem, principalmente com quem não pode se dar ao luxo de deixar qualquer embarcação, comboio, ou caravana passar….
vamos ver….
Mais do mesmo …
Imaginem se o Brasil corta os laços com Israel. Adeus parcerias na area militar.
Israel faz o q quer e não dá em nada,pq será?
Com a apalavra quem o guia na coleira.
SE fossem os iranianos ja estariam chovendo bombas em Teerã.
Como foi ISRAEL o mundo fica so no vacuo .
realmente eles usaram fosforo branco nos ataques contra Gaza crime de guerra . filhos da …….
O ministro da defesa iraniano e os russos deveriam é calar a boca pois ambos têm o telhado de vidro.
O Irã patrocina o terror islâmico.
Dos russos, é só ver a atuação deles na chechênia.
Do nanicoamorim…bom, basta algum judeu peidar para ele apelar ao CS da ONU.
Ic e Mauro.
É o Amorim tá errado mesmo. O certo seria apoiar as ações de Israel, pois assim evitariamos os peidos judeus a quem devemos temer e ajoelhar quando eles mandam.
Parbéns aos dois!
Quanto ao fato….infelicidade…atrocidade…
Não estou vendo, lady clinton, condenando, e nem pedindo sanções na ONU contra esse masscre a sangue frio que Isreal cometeu em agua internacionais e tambem não estou vendo a midia condenando e massacre, dando apenas noticias espasas sem veemencia com que dão ao acordo do brasil/turquia/Irã, o que lady clinton e seus colegas fariam se fosse o Irã ou Corea do Norte que praticasem este massacre covorde, e que e pior em aguas internacionais, conserteza sereia motivo para guerra, a impressão que tenho ou quase certeza e que o mundo treme de medo de Israel e dos Judeus, eles podem e fazem tudo o que querem e ninguem nem mesmo o todo podeso estados unidos não fazem nada por tem muito medo de Israel, tremenn de medo.
Graças a Deus criticam mesmo… Os russos só faltaram virar ao avesso de tantas críticas depois de Beslan!
Esse tipo de atitude em guerras assimétricas tem que começar a mudar.
Hummm… parece que a tal “frota pacífica” não era tão pacífica assim… é o que se subentende a priori de quem quer furar um bloqueio militar.
Mas o que não tem justificativa é tripulante paisano tomar arma de soldado e partir pra cima com tiros, facadas e porretadas. Se sou eu, estou armado, e vejo nego vindo armado pra cima de mim, é dois no peito e um na cuca, e que chore a mãe do inimigo e não a minha…
Enfim, pediram seus mártires: conseguiram seus caixões.
Não caiu a ficha dessa cambada ainda que com Israel não se brinca…
Quanto aos bolivariecas do Itamaralívia, nada de novo. Apenas mais do mesmo. Rapidíssimo em exigir sanções para Israel, mas loucos para que não se as imponham sobre o Irão… Enfim, dois lados da mesma guerra.
Sorte que eu estou com quem vai vencer. Quem aliás sempre vence. E sempre vencerá. 🙂
Sds.
Existe um bloqueio naval, então, sendo um país sério que é (não estou aprovando), simplesmente fizeram o bloqueio valer. Todos que estavam nos navios sabiam disso, e estavam propositadamente forçando a barra. Isso quer dizer que, em Israel, o MST não ia ter parada não.
Se os filmes que estão passando forem verdadeiros, é a mesma situação da chamada “matança no Pará”… Os manifestantes partiram para o ataque contra forças policiais (militares no caso israelense), e estas simplesmente se defenderam.
Agora, que os caras foram imprudentes descendo no convés do navio, um a um, de frente para os manifestantes… Peraí, nunca vi isso… Isso que me deixa desconfiado destas ações filmadas serem realmente verdadeiras… Se fosse eu que estivesse no navio, ia sentar a porrada tbém…
É quase a mesma coisa que acontece com o MST aqui no Brasil, porém que agora estão mostrando um pouco mais a realidade…
Bom, fico por aqui. Abraços a todos.
Corretíssima a ação de Israel e assino embaixo.
Um País que está cercado de ínimigos e que leva a defesa a sério não vai deixar isso acontecer.
Se fosse eu passava o ferro sem dó nem piedade tbm.
E o Amorin é um fanfarrão!!!
´
[]’s
giap49 disse:
31 de maio de 2010 às 20:43
__________________
EDITADO POR FUGIR DO ASSUNTO
“quanto à internet, eu a uso para o que eu quiser, blz, patrão? Afinal, ela é uma criação capitalista do Grande Satã do Norte… Ahhh, como esses EUA são bonzinhos… deixam até vermelhuxo usar a rede…”
Hahaha, essa foi ótima Vader.
Como doi a verdade 🙂
Abs
Se fosse um país árabe daria uma __________________
Primeiro que eram aguas internacinais e segundo que Israel queria oque???? Que ao entrar fossem recebido com pão e vinho??? Aaaaaa vaaa para a m… santa ingenuidade.
Os caras já estao levando ajudo para um campo de concentração de Israel e os soldados ainda acharem que seriam respeitados é muita ingenuidade, estes ativistas veem o quanto os palestinos estão sofrendo lá.
Alguém já viu a reportagem do Discovery que mostra como os palestinos recebem alimento??? É bricadeira viu, eles não podem nem mesmo cultivar um plantio de alface.
EDITADO
Capixaba disse:
31 de maio de 2010 às 20:59
Capixaba, se eles estão levando apenas ajuda, porque se recusaram a se dirigir para o porto designado e passar pela competente revista?
Sds.
ATENÇÃO:
EU AINDA ESPERO MAIS INFORMAÇÕES CONFIÁVEIS PARA TENTAR UM COMENTÁRIO;VOCÊS PODERIAM ME AJUDAR; EU PERGUNTO:
1-O NAVIO ATACADO NAVEGAVA SOB BANDEIRA TURCA COM PLENO CONHECIMENTO DOS GOVERNOS TURCO E ISRAELENSE E ESTAVA EM AGUAS INTERNACIONAIS.
2-QUEM ATACOU ESSE NAVIO, NÃO TERIA ATACADO TERRITORIO TURCO?
3-A REAÇÃO DE PASSAGEIROS E TRIPULANTES NÃO SERIA PLENAMENTE JUSTIFICAVEL, JÁ QUE FORAM INVADIDOS POR UM EXERCITO ESTRANGEIRO?
4-A TURQUIA É UM MEMBRO PLENO DA OTAN, ISRAEL NÃO FAZ PARTE DA ALIANÇA; SERIA O CASO DO GOVERNO TURCO CONVOCAR A OTAN PARA REAGIR MILITARMENTE CONTRA ISRAEL?
5-AGRADEÇO A TODOS QUE AJUDAREM A ME ESCLARECER.
6-OBS: DESCULPEM AS LETRAS MAIUSCULAS, NÃO ESTOU GRITANDO,É APENAS COMODIDADE.
OBRIGADO E ATÉ MAIS.
FAVOR ESCREVER COM LETRAS MINÚSCULAS NA PRÓXIMA VEZ
Israel,como o estado americano que e,pode sim cometer quantas atrocidades quiserem,e nunca dara nada. Segundo eles mesmos,sao eles o “Povo Escolhido”,ou nao? Que se aplique a lei internacional a Israel,assim como a todo o resto do mundo.
Quem não deve não teme!
Como sempre,as atrocidades continuam…so que no caso de Israel,impunemente.
brincando de “futurologia”
“Avião com bandeira da Venezuela repleto de ativistas que levavam “ajuda humanitária” para tribos indígenas em terrítório brasileiro é derrubado por avião da Força Aérea Brasileira.
Segundo relatos, o avião transpostava mulheres e crianças, além de médicamentos para índios que reivindicam um estado independente dentro da Amazonia Brasileira.
Segundo a FAB, o avião estava com munição e armamentos, sendo utilizado por ONGs para ajudar a guerrilha dentro da floresta.”
essa histórinha é para os Amorins da vida, além de “viuvas do muro de berlim”…porque logo logo…vamos acabar tendo que vivenciar situação parecida…ai quero ver quantos brasileiros vão ter “estomago” para medidas de defesa da soberania!!!!
ou realmente acreditam que o navio queria furar o bloqueio porque estava cheio de “remédios”???
vamos parar de acreditar em papai noel senhores!!!!!
Agora é so esperar que a ONU com certeza vai tomar medidas duras quanto a essa ação.
HAHAHAHA, pegadinha do Mallandro. Sabem o que vai aocntecer né? Todo mundo vai da ruma de insatisfeito e injuriado, que isso não pode ficar assim e tals, só pra fazer de conta que vão fazer alguma coisa. Esse filme já rodou muitas vezes
Caro Vader
Muito bom! Falou bem pra esse vermelinho utopista hehe
Tô contigo e não abro!
No more communism!
D’ont talk with commies….
Esse episódio é tão lamentável e nojento que eu só tenho a comentar que A____________________
EDITADO POR CONTER PROPAGANDA NAZISTA
Well done I.D.F
Andre,faço suas as minhas palavras. Muito bem posto.
Quanto maior a força tanto mais perigoso o abuso…………..Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor e medita sua lei dia e noite……..A Prova De Que Realmente Existe Vida Inteligente Fora Da Terra É O Fato De Não Terem Entrado Em Contato Conosco…………
Vader disse:
31 de maio de 2010 às 21:12
Não fizeram isso pq proíbem itens como frutas enlatadas e brinquedos de plastico.
Agora se vc acha que estes itens são ameaça a israel por favor me fale como pq estou muito curioso.
Ah e antes de dizer que poderia ter armas ou bombas os navios foram revistados pelo governo Turco.
Lamentável a violência e mortes mas, resultado da molecagem do pessoal que organizou a ajuda.
Não queriam ajudar, queriam aparecer!!! E Israel avisou e determinou masi de uma vez, o que podia e por onde podia.
Quem tem juízo obedece mas, o mkt irresponsável das ONGs falou mais alto!!!
E o nosso fanfarrão metido a embaixador Amorin, por que não expressa semelhante indignação com a eleição fraudolenta do neocoleguinha ahmadinejad? Da repressão em cima da própria população iraniana que não concordava ? Da morte estúpida da moça chamada Neda que até hoje não encontraram culpados? Um erro não conserta outro mas, dois pesos e duas medidas também é desonesto.
Sr. Reptil,
É melhor não ajudá-lo para não compartilhar de sua falta de educação.
E também apenas para minha comodidade……
Ultroloth disse:
1 de junho de 2010 às 7:32
“Não fizeram isso pq proíbem itens como frutas enlatadas e brinquedos de plastico.”
Proíbem é? E porque será? Será que é porque os terroristas do Hamas pegam tudo que conseguem apanhar à base de ferro, derretem e fazem mísseis Kassan, e tudo que conseguem pegar à base de plástico usam para fazer explosivos?
“Ah e antes de dizer que poderia ter armas ou bombas os navios foram revistados pelo governo Turco.”
Governo Turco? Ora, ora, e eu que achava que Israel (como a maioria dos países soberanos, aliás) não delegava a sua segurança para outros Estados, ainda mais sendo estes muçulmanos… Quer dizer então que o governo turco tinha procuração de Israel para cuidar da segurança deste? Desculpe, eu não sabia disso… 🙂
____________
Amigo, Gaza está em guerra! É terra inimiga! Cercada! O Hamas expulsou a Autoridade Nacional Palestina e desde então Gaza é uma terra-sem-lei onde manda o terror! Querem a paz com Israel? Simples, derrubem o Hamas! Parem os ataques de mísseis! Cessem as agressões! Ou encarem as consequencias! Simples assim. Mas isso não irá acontecer, pois os terroristas não irão abrir mão de seu poder e do dinheiro do Irão que lhes chega em mãos. E dane-se o povo. Enfim, com essa gente não tem conversa…
Agora, meia dúzia de barquinhos com “ativistas pacíficos” querem fazer graça com as IDF? Furar bloqueio militar? Espancar soldado e atirá-los pela borda de navios? Ahahahaha, amigo, ponha uma coisa em sua cabeça: Israel não perde combates! Não irá perder! Nunca! Não pode se dar a esse luxo: o primeiro que Israel perder será o último!
Sds.
Não faremos dos turcos uns santos.
______________
Por outro lado nós não sabemos que tipo de “pacifistas” vinham a bordo do navío, podiam lá estar pessoas ligadas à actividade anti-israelita, ou seja do ponto de vista de Israel, claro que os navíos tinham de ser ditos. Não venham com histórias que essa ajuda humanitária faría grande direfença em Gaza. 5 navíos daquele tamanho não levam assim tantos mantimentos. Ou seja é provável que a ajuda hum. é so uma desculpa para: 1- infiltrar armas em Gaza; 2- infiltrar pessoas; 3- causar uma provocação à Israel.
Aconteceu o 3º.
Mais, ir contra um bloqueio naval e atacar um grupo de soldados armados até aos dentes com tacos de baseball e facas (e as imagens dos aviões mostram e provam que isso aconteceu) é de quem está farto da vida, por isso as pessoas que morreram são as responsaveis pela sua morte. Se a operaçao estava certa ou errada, no momento era irrelevante. Quem tem o nínimo de cabeça tería preservado a sua vida. Já agora, se calhar alguem no navío não quería nada ser apanhado pelos soldados, daí a tal reação desnecessariamente agressiva dos tripulantes. E já agora “pacifistas” que atacam forças especiais com facas?.. Bom julgem voces que tipo de pacifismo isso é.
Turquía: Não sao nenhuns santos. Eles próprios tem muitos interesses na região e quem sabe se estaríam interessados em estragar a reputação de Israel (ainda mais) e foi o que aconteceu.
Estar a condenar um lado ou outro é ridiculo, pois não temos informações suficientes sobre este caso para o fazer. E bons ou maus nessa hitória não os há. São todos maus.
EDITADO
Vader disse:
1 de junho de 2010 às 9:04
Então você também endossa o genocídio de Holodomor?
Pois foi esta mesma desculpa que Stalin deu para justifica o ocorrido, “agentes terroristas querendo derrubar o regime soviético” e como era
tudo terrorista então tudo bem o punir a população por isso.
Vader, por que eles estavam em águas internacionais e é direito deles se recusarem a esse tipo de submissão e humilhação enquanto fora da jurisdição de Israel.
Cara, independente da forma que foram recebios, não tem fundamento essa invasão no que diz respeito aos direitos… erraram feio… denovo.
Gostaría de perguntar aos moderadores, porque apagram a parte do post em que eu fiz critica ao israel.
AOS MODERADORES ESTÁ RESERVADO O DIRETO DE EDITAR QUALQUER COMENTÁRIO, PRINCIPALMENTE AQUELES QUE FOGEM DAS REGRAS, ATACAM OUTROS PARTICIPANTES OU FOMENTEM DISCUSSÕES POLÍTICO-PARTIDÁRIAS E RELIGIOSAS