Acordo nuclear para o Irã: comentário em destaque
Reproduzimos aqui o comentário da leitora Elizabeth, enviado em 18/05/2010, às 2:30, na matéria “Israel diz que Irã enganou Brasil e Turquia“. Uma análise que coloca em perspectiva aspectos técnicos, políticos e estratégicos muito interessantes a respeito do acordo de troca de material nuclear para o Irã, costurado pela diplomacia brasileira e turca.
“Deixa-me rapidamente explicar a questão da “bomba iraniana”, um assunto complexo altamente resumido.
Para você ter uma bomba atômica é necessário dois tipos de combustível. Urânio acima de 90% ou Plutônio.
Enriquecer Urânio a 90% é caríssimo e demora, foi utilizado no projeto Manhattan como pulverização de risco, não se sabia ao certo se uma bomba de plutônio com a tecnológica da época seria possível nem se urânio a 90% seria viável, então se tentou as duas coisas e ambas deram certo, gerando duas bombas tecnicamente distintas, Fat Man (plutônio) e Litlle Boy (Urânio).
Desde os anos 50, o caminho pelo qual quase todas as bombas atômicas são feitas é pelo uso de plutônio. Para obter este combustível você coloca urânio e um reator e dentro de algum tempo ele produz plutônio.
A questão é que tipo de Urânio você precisa colocar em função do modelo de reator.
Reatores água leve pressurizada: Coloca-se urânio enriquecido.
Reatores água pesada ou grafite: Coloca-se urânio natural (sem enriquecimento).
Os engenheiros iranianos assim como seus colegas do projeto Manhattan sabem que tem muitos desafios técnicos proporcionais a sua tecnologia disponível, então decidiram partir por dois caminhos diferentes.
Caminho 1. O urânio é retirado de três minas na região central do país e levado a uma localidade chamada Ardacam, lá é purificado e gerado o Yellow Cake, depois em Fasa é feita a conversão para hexafluoreto de urânio que é enriquecido em Ramandeh. Este urânio volta para Fasa onde são montados os conjuntos de combustível e estes irão abastecer a usina de Bushehr. Esta usina esta em operação inicial desde o ano passado.
Este é um caminho muito análogo ao Brasileiro deste a mineração a usina o processo é eminentemente civil. O único jeito de construir uma bomba por este caminho é retirar plutônio da usina de Bushehr que é fiscalizada pelos russos e nem mesmo os EUA tem desconfianças quando a honestidade russa neste processo.
Caminho 2. Este é o caminho da bomba iraniana. O caminho do urânio é o mesmo desde as minas na região central até a conversão em Yellow Cake em Ardacam. Porem em Arak, próximo a Teerã há a um reator de água pesada sendo construído, este tipo de reator utiliza urânio natural (que não passa por enriquecimento e portando por controle de nenhum país externo), utiliza água pesada que é fabricada em Kondabh (também próximo a Teerã), ao fabricar água pesada o Ira não precisa de negociar com exportadores deste tipo de insumo da industria nuclear como Argentina e Canadá.
O reator presente em Arak tem algumas características digamos “suspeitas”,
O primeiro é a sua pequena potencia. Ele tem 40MW de potencia térmica o que dá menos de 5MW de potencia útil, se fosse utilizado para gerar eletricidade forneceria o suficiente para uma cidade de apenas 40.000 habitantes.
O segundo é a utilização de urânio natural, por ser moderado a água pesada (livre portando dos percalços políticos e tecnológicos associados ao enriquecimento de urânio).
O terceiro é a sua proximidade com Teerã, um local com pouca estabilidade sísmica (onde normalmente não se constrói reatores por motivos óbvios), mas que é mais facilmente defendido de um ataque aéreo pela proximidade com a capital. O reator de Bushehr por exemplo, esta a 1300Km de Teerã, as margens do golfo não é um lugar fácil de ser atingido por um inimigo, mas é construído em um dos únicos lugares sismicamente estáveis do Irã, por ser um reator comercial não é um algo militar legítimo.
O atual acordo de troca de urânio enriquecido em solo turco muda algo no “caminho da bomba”, na pratica não porque ele esta associado ao “caminho 1” onde os fins são a usina de Bushehr que tem a Rússia como fiadora e utilizações médicas e cientificas de material nuclear enriquecido.
Já o caminho 2, aquele que passa pelo reator de Arak este em nada é afetado, porque como vimos este tipo de reator opera com urânio natural.
EUA e Rússia sabem disto, que esta ofensiva diplomática brasileira dá ao Irã um credito político junto a comunidade internacional, porque afinal de contas o “Irã cedeu” em alguma coisa.
Cedeu porem em um aspecto que nada influencia seu “caminho da bomba”. E tenham certeza esta pirotecnia diplomática brasileira em muito irritou aos países que defendem sanções ao Irã, porque em nada impede o Irã de seguir o caminho da bomba.
Em muito ajuda ganhar tempo ao governo de Teerã.
Porque EUA e Rússia não criticam o Brasil abertamente? Em um primeiro momento para não parecer que estão com dor de cotovelo diplomático, até porque não estão; o que Lula fez foi ajudar Mahmoud Ahmadinejad a parecer mais “flexivel” perante o mundo enquanto seu plano da bomba continua inalterado.
O reator de Arak fica pronto daqui a 12 meses bem como a fabricação de água pesada em Kondabh. Estes são os alvos mais estratégicos para um ataque contra o Irã.
Até 2015 haverá plutônio suficiente para a produção das primeiras ogivas. A bomba atômica do Irã esta com seu make-up de engenharia pronto, falta o combustível e o iniciador de nêutrons.
Informações da Casa Branca, tendenciosas como aquelas produzidas contra o Iraque em 2003?
Não, isto são dados da inteligência russa, país que mais coopera com o Irã hoje em programas nucleares civis, mas que tem colocado mais energia política e diplomática nos últimos 5 anos para evitar um Irã nuclear.
Sabedoria política que sobra em Moscou, mas que falta em Brasília.”
Elizabeth
IMAGEM (complexos em Arak, no Irã, e Kushab, no Paquistão): Global Security
Obs – a imagem foi escolhida pela editoria do Blog, não pela autora do comentário.
Elizabeth
Parabéns pela abordagem técnica, mas de forma simples, que tem escapado a tantos analistas de plantão.
Grato,
Ivan, do Recife.
Mais uma vez elogio a “AULA” que a Elisabeth deu sobre a questão iraniana.
É um privilégio ter gente do nível dela por aqui.
Como já disse, perfeito comentário.
PS: cadê o “Ilha”, que detesta que mulher fale sobre assuntos de defesa? 🙂
NOTA DOS EDITORES:
VADER,
O REFERIDO LEITOR TEVE SEUS COMENTÁRIOS BLOQUEADOS (NOS TRÊS BLOGS) POR PROSSEGUIR NA ATITUDE DE DIRIGIR PALAVRAS OFENSIVAS AOS DEMAIS LEITORES, MESMO APÓS SER AVISADO MAIS DE UMA VEZ.
APROVEITAMOS ESTA RESPOSTA PARA, MAIS UMA VEZ, ALERTAR AOS DEMAIS LEITORES SOBRE A NECESSIDADE DE SE RESPEITAR AS REGRAS DE BOA EDUCAÇÃO DOS BLOGS.
comentário perfeito, na verdade não parece um simples “pitaco”, mas sim uma matéria digna de capa.
parabens Elizabeth.
Realmente um dos melhores comentários que já vi aqui no Blog, e olha que no geral o nível é bem alto.
Parabéns mais uma vez. 🙂
hehe
Um pouco mais de explicação e eu faria uma.
Parabens à Elizabeth! É um belo texto que nos esclarece muito.
Gostaria de colocar a questão por outro anglo… seria o Paquistão mais confiavel que o Irã? Lembramos que a tecnologia da Coreia do Norte foi passada pelo Paquistão se não me engano. A questão é: O Paquistão já é uma nação com a bomba, o Irã não (talvez daqui a 5 anos), não seria o caso, dado a diversidade de etnias no Paquistão, promover tambem sanções contra o regime Paquistanes?
Wilhelm Canaris disse:
18 de maio de 2010 às 17:08
Só para constar 1: tanto Paquistão quanto Índia sofreram décadas de sanções por seus programas nucleares.
Só para constar 2: a bomba norte-coreana é uma salada de frutas de tecnologia, mas principalmente chinesa.
Sds.
Parabéns à Elizabeth,
Esse post foi o mais elucidativo que já li sobre Irã/BombaNuclear.
[]’s
Wilhelm Canaris, a diferença entre o Paquistão e o Iran é que o 1º é aliado dos EUA, e o 2º não. é meio engraçado criticar a situação política do Ira quando a situação paquistanesa está uma zona.
[]´s
Agora sim entendi, o que o Irã anda fazendo, e o medo de Israeleo mundo para com eles.
Abraços e ótimo comentário da senhorita.
Vader disse:
18 de maio de 2010 às 17:16
Acabou as sanções? Não entendo mais nada, e pelo que sei, até um acordo nuclear foi assinado ente os EUA e a India.
Para serem coerentes, acho que os EUA deveriam tambem exigir que Israel assina a TNP e seu protocolo adicional (aquele que querem impor ao Brasil) e desativar todos os artefatos nucleares de Israel. Acho que só assim teriam moral com relação ao Irã.
no mais acho que a diplomacia da paz venceu!!
Perfeita a aula da Elizabeth, mas me veio uma dúvida, as fotos são dos reatores Iraniano e Paquistanês, muito parecidos, a tecnologia do reator de água pesada é Paquistanesa, Russa ou é do próprio Irã ??
NOTA DOS EDITORES:
DRANUITS, SÓ PARA DEIXAR CLARO, A FOTO É UMA ESCOLHA DA EDIÇÃO DO BLOG, NÃO DA AUTORA DO TEXTO.
MAS, DE QUALQUER FORMA, A DÚVIDA É PERTINENTE, E AGUARDAREMOS A RESPOSTA DA AUTORA.
O USA pagam quantias altíssimas aos generais que comandam o Exército do Paquistanês para eles se manterem dentro da doutrina pregada por Washington.
Basta procurar na internet que encontramos várias matérias citando a corrupção do alto comando das FAs do Paquistão, sempre citando os yankees como os corruptores.
O reator de Arak esta sujeito a fiscalização da AIEA assim como o ja existente.
Espetacular o seu comentário, Elizabeth,
claro, objetivo e muito informativo. Estou até preocupado. Na última edição da Revista Força Aérea, saiu uma reportagem sobre o ataque de Israel contra a usina de enriquecimento de urânio da Síria, em 2007. Foram usados 5 aviões F-15I, a versão israelense do F-15E Strike Eagle. Acho que até o fim deste ano ou no próximo, Israel vai atacar este reator em construção, infelizmente… ou não! Estou preocupado com a escalada da violência que isto vai gerar no já conturbado Oriente Médio.
“Wilhelm Canaris”
O Paquistão é aliado dos EUA, e por carona, de Israel. Portanto não sofrerão sanções.
Elizabeth
Vou dizer para vc oque eu acho…sei que vc com sua incrivel intelectualidade deve estar pouco interessada.
1- Vc é no minimo (……………………….)
2- Não vi…em nenhuma linha escrita por vc…sobre as armas atomicas dos EUA e outros.
3- Não vi e nem li vc mensionar a retirada total das amas atomicas das potencias.
Resumindo…pois estou sem saco para seu artigo:
Vc é no minimo (……………………..) …enxergue alem do quadrado querida.
Alias se é que vc existe mesmo…deve ser fake…ou de algum partido com dor de cotovelo em (…………….)
Isto faz com que a Elite branca e especuladora brasileira fique com dor de cotovelo…
NOTA DOS EDITORES:
COMENTÁRIO EDITADO POR POSTURA OFENSIVA CONTRA OUTRA LEITORA E POR FAZER PROPAGANDA POLÍTICA.
SE ESTÁ SEM SACO PARA COM O ARTIGO, SERIA COERENTE TAMBÉM NÃO TER SACO PARA COMENTAR, E POUPAR OS DEMAIS LEITORES DE SUA POSTURA AGRESSIVA, DESQUALIFICADORA E IMPRODUTIVA.
PRIMEIRO AVISO ANTES DE BLOQUEAR FUTUROS COMENTÁRIOS, POR CONDUTA AGRESSIVA E NÃO APROPRIADA.
E digo mais, se a história real fosse realmente essa da Elizabeth, o Irã ja teria escapado de sanções a muito tempo , pois o conselho de segurança apenas esta pedindo que ele pare de enriquecer urânio. Como o plano é outro, não haveria dificuldades para o Irã de atender ao conselho.
Contudo, porém , todavia, o Irã briga para continuar a enriquecer urânio, que é a melhor maneira de utilizar a radiação para fins pacificos, como na medicina por exemplo.
Pior é ver um monte de bobão ler e aplaudir uma pessoa que sequer talvez exista.
Detalhe: que soca o bucha no pais em que a maioria dos bobões nasceram…
Outro detalhe: sequer conseguem analisar acima das linhas tendenciosas da tal…Elizabeth.
Incrivel…vcs devem adorar morar um pais de 3 mundo mesmo…continuem assim…
NOTA DOS EDITORES:
FIGHTERSKILL, POR ACASO VOCÊ TEM ALGO DE RELEVANTE A ESCREVER SOBRE O ARTIGO, QUE NÃO SEJA ESSA ATITUDE DE DESQUALIFICAR A AUTORA DO TEXTO E OS DEMAIS LEITORES DO BLOG?
SE NADA TIVER A ESCREVER DE RELEVANTE, NOSSA SUGESTÃO É QUE NEM COMENTE NADA, JÁ QUE ESSA SUA ATITUDE NADA ACRESCENTA AO DEBATE, PELO CONTRÁRIO.
ESTE É O SEGUNDO (E ÚLTIMO) AVISO ANTES DE BLOQUEAR FUTUROS COMENTÁRIOS.
Po Ronaldo, quem é o miope ?, ler o titulo do post:
“Acordo nuclear para o Irã: comentário em destaque”
Pq, baseado no topico, falaria os itens que vc citou ?
cara, acho que o perdido aqui não é ela não, muito pelo contrário …
E seguindo o seu proprio raciocinio, quem eh vc ? vc tbm existe ?
buuuuuhhhh pra vc
8-P
Excelente texto Elizabeth.
Parabéns!
Bem técnico e com argumentos críveis para justificar sua linha de raciocínio e não apenas bravata e patriotada infantil.
Para quem não concorda com o ponto de vista da Elizabeth apresente o contraditório para que possa ser apreciado por todos.
Fighter,
o fato de ter nascido aqui no Brasil tem me provocado mais vergonha que algum tipo de êxtase paradisíaco.
Apesar disso amo esse país que tanta vergonha me causa.
Mas aviso, sentimento patriótico nenhum me faria fazer aquilo que desagrade a minha consciência, que antes de ser brasileiro, sou “ser humano”.
FighterSkilll, você nem sabe usar reticências, e ainda quer criticar a análise de uma engenheira aeroespacial?
Se não tem nada de inteligente para dizer, fique quieto para não passar vergonha.
Outra coisa Ronaldo, com qual embasamento vc critica o texto dela, pois os argumentos foram nada a ver com nada
quanto ao seu orgulho do teu amigo fazedo algo pelo pais quero ver se um dia Tel Aviv for pelos ares se o mesmo falará algo diferente de
‘Hã, mas eu não sabia …”
Agora, se vc acha o pais uma maravilha, cara, ja que falou em miopia, procura um oftalmologista
MO
FighterSkilll disse:
18 de maio de 2010 às 18:55
“Isto faz com que a Elite branca e especuladora brasileira fique com dor de cotovelo…”
Por mais que eu me esforce, nunca vou entender…
Elizabeth, sei que você não esta nem ai pra conversinha baixa de alguns, mas até eu fico envergonhado com tamanha ignorância explicita ao ponto de lhe pedir desculpas.
Cara Elizabeth, se assim for, pois pela narração não pelo conhecimento, a mim parece raciocínio masculino da área de física.Mas a questão principal não é essa.A questão é: Pq Israel tem bomba atômica e o ocidente não interfere? Pq o Paquistão tem bomba nuclear e de política bem mais tulmutuada do que o Irã e ninguem contesta? Minha cara Lili, se permite assim chamá-la, vamos ser justos e conscensiosos, o certo é todos se desarmarem, principalmente os EUA, havendo um acordo entre os possuidores de arma atômica para se desarmarem, ai sim, como diz aqui em minha região:
” fale de jangada que é pau que bóia”.Quanto à atitude de LUla e da Turquia…Uma atitude digna de coragem e determinação, o que não falta a esse senhor de muita inteligência e perspicácia e gênio em política. Não aposte em inocencia Lula, ele simplesmente colocou cara a cara a questão da paz que para a maioria do ocidente principalmente os EUA, é mestre em produzir guerra.O que observo é inveja,uma certa incapacidade de assumir a verdade, o medo extremo de perder liderança.E o que sinto é muito orgulho de ter um presidente dessa magnitude que irá ficar na história como um homem que propôs uma nova ordem mundial. Como disse Zapatero: Um homem que assombra o mundo
FighterSkilll (três “eles”???), vc é (……………) ou simplesmente mal-intencionado?
Se vc for quem eu estou pensando que é (Ronaldo?) vc não é (…………) (embora como quase todo esquerdopata não saiba escrever): é simplesmente mal-intencionado.
Não deu UM ÚNICO argumento decente para contradizer a autora do comentário: só os ataques basbaques de sempre.
Vc é tão mal intencionado que não percebeu que o post se destina a esclarecer uma questão eminentemente técnica, sem adentrar em julgar a parte política da coisa. E quando fala da parte política, fala com REALISMO, como as coisas SÃO, e não com o puxa-saquismo embasbacado típico da esquerdopatia do “perfeito-idiota latino-americano”.
Mas isso não satisfaz gente que quer porque quer convencer os outros de sua peculiar e distorcida visão de mundo né?
Enfim, uma lástima que cidadãos como você possam postar aqui. O ForTe é muito bonzinho. Há que se ter paciência, a democracia tem disso… até para quem abusa dela é permitido opinar… Mas que dá vergonha ter de dividir o mesmo espaço com cidadãos assim dá…
No mais, um sujeito que fala em “elite branca” num país de maioria esmagadoramente mestiça, só pode ser um completo (…………….) … Deve ser que nem aquele outro recém banido que recentemente revoltou-se porque uma jornalista, fazendo seu trabalho, deu sua versão dos fatos… Não gosta que mulher opine… Sabe-se lá porque…
PS: A leitora Elizabeth existe. E tem nome.
NOTA DOS EDITORES:
COMENTÁRIO EDITADO
APESAR DA POSTURA DE DEFESA AO ATAQUE SOFRIDO PELA AUTORA, AVISAMOS QUE O REFERIDO LEITOR ACABA DE SER AVISADO DE SUA CONDUTA NÃO APROPRIADA, TEVE SEU COMENTÁRIO EDITADO (PROVAVELMENTE ENQUANTO ESSE ERA ESCRITO) E NÃO PRECISA SER RESPONDIDO BAIXANDO O NÍVEL.
VAMOS VOLTAR AO TÓPICO.
Otimo texto. Obrigado! Muito informativo. Se a tecnologia atomica nao tivesse sido usada para a guerra poderiamos ter coisa inimaginaveis no mundo. A tecno atomica eh o que muitos sonharao durante muito tempo. Energia em abundancia com um pouco de matéria.
So lamento o comentario do “cego” acima. Que em vez de ler algo que incrimente sua cultura apenas se fecha em seu “quadrado” que vangloria a falta de educação.
Até mais pessoal.
Desculpe-me, mas só uma dúvida, quais as fontes de Elizabeth, e quais as referências dela? Não estou duvidando não, só gostaria saber se tudo que ela disse, tem base fundamentada e correta. E claro, tudo é muito interessante.
Ué…cadê os Editores para dar uma geral no Vader???
Ele me maltratou!!!
Rsss…to vendo que só serve para alguns aqui a edição né?
Outra se nao me engano aqui diz:
18 de maio de 2010, em Análise, Opinião, Política, Relações Internacionais, Tecnologia, Tecnologias Sensíveis, por Nunão
NOTA DOS EDITORES:
ELES ESTÃO AQUI, E AVISARAM TAMBÉM AO LEITOR VADER.
JÁ VOCÊ NÃO PRECISA DE MAIS AVISO ALGUM, CASO TENHA LIDO AS NOTAS AOS SEUS COMENTÁRIOS OFENSIVOS À AUTORA DO TEXTO, QUE É LEITORA DO BLOG.
Muito bem, interessante o texto, pode servir muito bem para enganar incautos, mas, então esta Elizabeth é espão no Irã?, então o Brasil é cumplice do Irã?, então a única pessoa que sabe tudo (além, claro da Rússia e dos Estados Unidos como ele mencionou) é ela e por maldade não advertiu nossos inocentes governantes?, então até a tal Elizabeth sabe, mas, nossos governantes não?, será que os Estados Unidos vão invadir o Brasil, mãe Elizabeth?.
OPINIÃO e POLITICA….
NOTA DOS EDITORES:
CATEGORIA OPINIÃO E CATEGORIA POLÍTICA (DE CLASSIFICAÇÃO DAS MATÉRIAS).
EDIÇÃO DE COMENTÁRIO POR CONTER PROPAGANDA POLÍTICA.
ENTENDEU A DIFERENÇA?
Não tenho nem muito o que dizer depois dessa análise, além de obrigado, claro.
Parabens a Elizabeth pelos comentarios, e a editoria pela decisao de apresenta-lo como um post.
Definitivamente, muitos nao sabiam o que foi exposto aqui, e eu sou um deles (ainda mais pq, nesta area, sou apenas um curioso). Entao, agradeco bastante!
Abs!
Ótima análise Elizabeth. Agradeço pelo texto.
FighterSkill,
Elite branca???
Pára com isso! Deixe de recalque camarada.
Bem aos senhores do Forte;
Peço desculpas a Elizabeth caso eu tenha causado algum embaraço. Na verdade de fato me empolguei em meus argumentos. Não queria causar todo este transtorno a você. Seu post é muito elucidativo e de alto gabarito.
Aos demais leitores que por ventura também tenham causado indignação peço humildemente minhas desculpas.
Aos Moderadores, peço que desconsiderem as observações por mim postadas. Não condizem com a politica impostas por mim aceitas.
Acredito que foi num momento de calor patriotico que blasfemei.
Mas pro Vader uma banana!
Parabéns pelo artigo.
Vou guardar.
Informações excelentes pra quem não entende o mínimo a respeito do assunto,mas é obvio que o governo sabe a respeito dos detalhes técnicos de informações nucleares tão elementares como essas.
Não se enganem que estaõ bem assessorados a esse respeito. O acordo foi algo já acertado no passado e que o Irã naõ cumpriu, ponto pro Brasil, mesmo que o Irã volte a desreispeitá-lo. O final do texto, infelizmente mostra uma brasileira desiludida e amarga com o país.
Parabens pela clareza. Vejo que a nossa diplomacia ficou sem o beneficio da inteligência e prudência nesse caso. talvez o Lula achou que estava negociando uma greve no ABC. Lamentável demonstração de amadores. Enviei um e-mail ao Itamarati e ao Planalto dizendo que como brasileiro repudio a atitude de irresponsabilidade do presidente.
Nadja,
a Elizabeth não analisou a questão do “por quê Israel tem armas nucleares e é deixado em paz pela cCmunidade Internacional e outros países igualmente soberanos não podem ter?”
Ela colocou seu ponto de vista em relação às reais intenções do Irã, que de acordo com ela, parece não serem exatamente de acordo com o discurso de seus líderes.
Também deu sua opinião sobre o que acha da atitude do governo brasileiro, que independente de qualquer coisa está sujeito a críticas, já que vivemos em um regime democrático.
Pode ficar tranquila que, com certeza, a opinião da Elizabeth não irá causar o impeachment do Pres. Lula, já que entre outros fatores ele foi eleito para um mandato de 4 anos pela maioria dos votos válidos e está em pleno gozo de seus direitos constitucionais, que dentre outros lhe reserva o direito de orientar a política externa brasileira.
Obs: eu também me indigno com o fato de Israel ter armas nucleares e não ter sido censurado ou admoestado.
Leandro,
sei que perguntou sem querer ofender, mas ninguém aqui é obrigado a fornecer suas fontes já que não estamos em uma banca de mestrado, doutorado ou coisa que o valho, mesmo porque, no caso específico da análise da Elizabeth, pode ser fundamentada em anos de experiência e em publicações ou artigos que fogem ao acesso generalista a que nós, leigos, temos acesso pela internet.
Um abraço aos dois.
“censurado ou admoestado” rsrsr
Quando quero falar difícil eu tropeço nos cabelos da perna. rsrs
Desculpem-me pela redundância.
por quê errado.
porquê correto.
rsrsrs
Não deu certo!
É Elizabeth, USA, UK, Russia, Alemanha, China e França se reuniram hoje e é muito provável que entre eles tenha algum(s) que raciocine como você.
Eu concordo em todos os pontos com o seu comentário. Parabéns! Vão anunciar sanções em breve. Agora, talvez eu esteja errado, mas essas restrições vão, “talvez”, aproximar e unir aqueles do povo do “Irão” que são contra ao governo de Ahmadinejad e dessa forma eles incentivem a massa a ir às armas, pois em um ponto Lula e CA tem razão quando afirmam que quem vai sofrer as últimas conseqüências é o povo do país.
E o Brasil, que por enquanto enriquece o grosso do urânio no Canadá, Reino Unido e na França, em breve poderá voltar a ser o centro das atenções, enfrentando um problema semelhante quando resolver enriquecer aqui o nosso urânio que alguns já comentam ser a maior concentração do mundo.
Daqui a pouco o Brasil será novamente pressionado a explicar ao mundo e mostrar como a MB (Aramar) desenvolveu uma “super-ultra-hiper-mega-maravilhosa” centrifuga que não usa processos mecânicos na separação isotópica do u235.
Bom…depois dessa incursão brasiLULA por um terreno que ele não conhece…
acho que o proximo passo…sera um ataque de Israel…com o objetivo de destruir mais uma tentativa do Irã de possuir armas nucleares…
deu certo em 1981 (se não me engano)…em 2011 deve dar certo novamente…
Com trechos do proprio “artigo” mata ele:
1º “Porem em Arak, próximo a Teerã há a um reator de água pesada sendo construído, este tipo de reator utiliza ” (…) “O reator de Arak fica pronto daqui a 12 meses”
> Sendo? Então não está pronto? Quando ficará pronto? Qual é o estagio da contrução? Será finalizado mesmo em 12 meses? Donde vem essa informação?
Se não existe, não há como esse reator produzir a agua pesada e terá que importar de outros países. Sendo isso algo de conhecimento técnico mundial, pode saber que já estão de olho nessas transações comerciais. Assim o Irã traria os olhos de todo mundo contra si, até mesmo daqueles que o protegem como Brasil e Turquia.
Se vc esta se basendo no “Se” como mostra esse trecho de seu artigo, sinto muito, mas todo esse artigo é uma suposição e não um fato, e assim como vc posso supor que esse reator de agua pesada é sim para energia, até que vc prove o contrario, pois vc acusa.
2º ” digamos “suspeitas”
> Novamente vc esta usando suposições. Quais os fatos dessas suspeitas? Tem alguma prova ou é uma suspeita. Lembre-se, suspeita não é um ato ou fato e não se pode julgar pelos mesmos.
3º “lugares sismicamente estáveis do Irã, por ser um reator comercial não é um algo militar legítimo.”
-> Ou seja, eu deixo o local onde eu “supostamente” farei uma bomba atomica em um local de atividade sismica, onde com um terremoto, que pode e vai acontecer so não sabe-se quando, todo esse trabalho de fazer e ocultar vai por terra, e deixo um reator comercial, que produz energia apenas em um lugar seguro? Isso seria o mesmo que guardar lixo no cofre e ouro no lixo! Não tem cabimento isso.
4º “Já o caminho 2, aquele que passa pelo reator de Arak este em nada é afetado, porque como vimos este tipo de reator opera com urânio natural.”
> Não é esse o reator “sendo” construido? Se ele não esta pronto, como ele pode ou não ser afetado se de fato não esta pronto?
5º “pirotecnia diplomática brasileira”
> Aqui vc esta julgando. Se vc faz um artigo cientifico vc não pode emitir valor algum de julgamento pelas ações. Vc mostra aí um certo grau de preconceito ou barreira quando a atitude diplomática brasileira e até mesmo turca.
6º “Em um primeiro momento para não parecer que estão com dor de cotovelo diplomático, até porque não estão;”
-> Esse é o trecho que escolho para lhe fazer uma boa pergunta, pergunta acho que “mata” seu artigo.
Sendo os EUA e Russia países onde o Brasil e a Turquia tem contatos, e boas relações, porque eles, Russia e EUA não passaram essas informações precisosas que eles tem e vc tambem para o nosso governo, ou o governo da Turquia?
Pq esperaram esses países serem “usados” pelo Irã para depois, vc vir e mostrar isso em um blog?
Se as duas potencias querem o “bem do mundo” pq foram coniventes com esse erro diplomatico do Brasil e da Turquia?
Pq quando eles EUA e Russia quisseram fazer isso em solo francês, isso não era lucido para esses países?
E pq fizeram essa proposta para o Irã então? Se ela em nada afetaria o “caminho da bomba” pq brigaram tanto para faze-la a alguns meses atras?
7º “Até 2015 haverá plutônio suficiente para a produção das primeiras ogivas.”
> Ou seja, se pegaremos 1200 quilos de urânio e iremos processar até 20%, todo o urânio que o Irã tem, com o acordo, o mesmo “perde” esse material para ser usado na bomba. Essa é a importancia do acordo. O Irã pode estar processando mais? Sim, mas um caminho para como lidar com confiança nesse aspecto já foi mostrado e para ele fazer a bomba, ele terá que voltar a zero ou perto disso. Sendo assim, o acordo Brasil-Turquia-Irã, caso realmente o Irã queira a Bomba, atrasou e muito o Irã a fazer isso, e sendo assim, uma negociação trilateral de 6 meses, foi muito mais proveitosa do que 3 rodadas de sanções economicas e politicas na ONU, que foram necessários 4 ou 5 anos aproximadamente de trabalho!
Esse é o problema desse acordo, ele foi mais barato, facil, util e rápido do que tudo foi feito antes, e sem interferencia das “potencias”. Aí que mora o “perigo” para as potencias, elas viram que o alguns países do mundo, não pedem “licença para fumar” na casa deles, como eles o fazem no mundo todo!
8º “Não, isto são dados da inteligência russa, país que mais coopera com o Irã hoje em programas nucleares civis, mas que tem colocado mais energia política e diplomática nos últimos 5 anos para evitar um Irã nuclear.”
> E pq os Russos só agora revelaram isso e por intermédio de vc? Isso estava no google para vc trazer isso aqui tão facilmente? Pq os russos revelariam a vc isso e não ao Itamarati?
Meu veredito: O artigo é bem feito para quem olha e já com sua opinião politica sai fanfarreando! Agora ele esta cheio que interrogações, até ele cria mais perguntas do que respostas. Tudo é baseado em fatos que existem, mas esses fatos são utilizados de pano de fundo para utiliza-los em suposições pré-definidas.
Aos editores do blog, creio que em momento algum ofendi ou cometi qualquer pena. Acima disseram vcs que deveriamos se ater ao texto e creio que fiz isso. Na minha opinião, pelos erros de portugues que o mesmo possui, ele não foi feito por uma pessoa que domine o portugues (pois tem erros bem básicos) ou foi feito dessa maneira para ser pensado nessa forma, que veio de fora.
Para mim isso, trata-se de um texto das famosas “teorias conspiratorias” como a morte de JFK, Homem na Lua, e outras que tanto tem na net. Como foi falado acima, não existe fontes ou bibliografia.
AInda penso que devido a esse sucesso diplomatico e a corrida presidencial, o texto tem por meio, fazer uma campanha viral contra o atual governo, um marketing de guerrilha, por midias alternativas como blogs, orkut e e-mails. Não duvido que esse artigo não esteja no orkut, Twiter ou algo do genero daqui a uma semana.
Fico por aqui. Abraços.
Até mais.
Elizabeth,
Sua análise é interessante, não farei contestação técnica pois não conheço o tema. Farei um questionamento lógico:
Se o Irã fará a Bomba através de urânio natural e este está fora das intervenções de organismos internacionais, porque a ONU, EUA e demais paises lutam para que ele não enriqueça Urânio? É óbvio que há uma contradição importantissima em seu argumento. Você conseguiria resolvê-la?
Regina
nádja rocha disse:
18 de maio de 2010 às 20:00
A paraquedística leitora veio fazer turismo no blog, peroração política, ou louvação ao “Grande-Timoneiro” ao “Sol-da-Humanidade”? Porque tirando o lixo ideológico (ou religioso, ou amoroso, vai saber), não entendi patavina do que disse a cidadã.
Porque vcs não fundam uma Igreja, como aquela que os argentinos fundaram para o Maradona, colocam a Mulla no pedestal (numa cruz seria mais bacana, desde que “bem pregado”, hehe) e vão orar para ele? E deixam em paz os pobres blogs de Defesa?
De qualquer maneira, seja bem vinda. Espero poder contar com mais manifestações tendenciosas como esta, para poder brincar de escrachar um pouquinho mais.
Sds.
Eu tenho a impressão que USA/Russia/França escondem algo além do que o BRASIL e o resto do mundo sabe sobre o Irã. O que será?
Deus do céu, quanta agressividade gratuita contra a minha pessoa, apenas porque discordo tecnicamente da eficácia.
Faz o seguinte pessoal. Cada qual com a sua crença.
Abraço a todos