Captura de guerrilheiro pela PF em Manaus revela base das Farc no Brasil

39

Segundo investigação, grupo rebelde colombiano tem invadido sistematicamente o território brasileiro

Barra de Cinco Pixels

FARC (ESPECIAL DOMINICAL)

vinheta-clipping-forteUm relatório sigiloso produzido pela inteligência da Polícia Federal joga por terra o discurso do governo brasileiro de que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) não agem do lado de cá da fronteira.

De acordo com o documento, datado de 28 de abril deste ano, a guerrilha colombiana não só tem violado sistematicamente a fronteira Colômbia-Brasil como tem utilizado o território brasileiro para seus negócios, especialmente o narcotráfico.

A conclusão faz parte do relatório final da investigação que levou à prisão, no último dia 6 de maio, de José Samuel Sanchez, o “Tatareto”, apontado pela PF como integrante da Comissão de Logística e Finanças da 1.ª Frente das Farc, um dos mais importantes destacamentos da guerrilha colombiana.

Rádio enterrado

O grupo que trabalhava na base brasileira utilizava conhecidas técnicas das Farc. O sistema de comunicação que Tatareto mantinha em seu sítio, perto de Manaus, era acionado em horáriospré-determinados para contatos com a guerrilha na Colômbia: 7h, 12h e 17h. Na maioria das vezes, os diálogos eram codificados.

A exemplo do que as Farc fazem na selva colombiana para esconder armas e drogas, os dois aparelhos de rádio-comunicação ficavam enterrados, dentro de um tonel. A antena, que não costuma ser nada discreta, repousava, cuidadosamente camuflada, entre as copas de duas árvores.

Tatareto – “gago”, em espanhol – foi preso com mais sete pessoas. Ele é acusado de comandar uma importante rota do tráfico que usava rios da Amazônia para fazer chegar a Manaus carregamentos de cocaína produzida na selva colombiana pelas Farc. Da capital do Amazonas, a droga era distribuída para outros Estados brasileiros e para a Europa.

A PF afirma que a guerrilha, cada vez mais encurralada na Colômbia pelas operações militares do governo de Alvaro Uribe, chegou a estabelecer bases em plena Amazônia brasileira. Diante da responsabilidade pela arrecadação de recursos para as Farc, diz o relatório, Tatareto “transferiu sua base operacional para o território brasileiro, de onde poderia coordenar (as atividades) com mais tranquilidade, sem o perigo do confronto armado frequente com as forças oficiais da Colômbia”.

Os investigadores mapearam as duas mãos do esquema: as Farc enviam coca da Colômbia para o Brasil e, no sentido inverso, os recursos obtidos com a venda da droga são remetidos para acampamentos da guerrilha na Colômbia, seja em dinheiro vivo, seja na forma de mantimentos e insumos para refino da coca comprados em território brasileiro. “Tatareto disponibiliza parte dos recursos para a aquisição de mantimentos e logística em geral (combustível, produtos químicos, etc) que são comprados em Letícia (do lado colombiano) e destinados ao seu pessoal na selva”, afirma a PF.

As cargas, aponta o relatório, são transportadas por balsas colombianas que fazem o trajeto regular entre as cidades colombianas de Letícia e La Pedrera, passando pelo território brasileiro. Uma das embarcações, a “RR Camila”, pertence ao colombiano Carlos Emilio Ruiz, preso em Bogotá por ligação com as Farc.

“Investimentos”

A mesma investigação descobriu investimentos consideráveis do grupo de Tatareto no Brasil. Também com o dinheiro amealhado com o comércio da coca, os colombianos compravam terrenos e barcos de pesca. Até empresas chegaram a ser abertas para “gerenciar” o patrimônio e acobertar as atividades ilegais. Nada era registrado em nome de Tatareto.

“Como membro da Comissão de Logística e Finanças da 1.º Frente das Farc, José Samuel Sanchez investe grande parte dos lucros provenientes das drogas na compra de barcos pesqueiros, os quais são colocados em nome de Carlos Rodrigues Orosco”, diz o relatório da PF.

Para os investigadores, Carlos Orosco, ou “Carlos Colombiano”, era uma espécie de testa-de-ferro de Tatareto. É em nome dele que estão tanto as empresas quanto os terrenos de propriedade do grupo. Uma das empresas é o Frigorífico Tefé Comércio e Navegação Ltda.

Registrado formalmente em 1998 – indicação de que o esquema da guerrilha em solo brasileiro pode estar em operação há mais de uma década -, o frigorífico servia para maquiar os carregamentos da droga, que navegava da região da fronteira com a Colômbia até Manaus escondida debaixo de camadas de peixe.

Na Junta Comercial do Amazonas, o frigorífico, cuja sede é um flutuante ancorado na orla de Tefé, no interior amazonense, aparece com um capital social de R$ 80 mil.

A fachada montada para dar ares de legalidade ao esquema vai além. O Estado levantou outras duas firmas relacionadas ao grupo. Carlos Colombiano, que também foi preso, figura ainda como proprietário dos barcos pesqueiros adquiridos pelo grupo. Ele chegou a ter cinco embarcações em seu nome – algumas delas, de grande porte, podem custar até R$ 250 mil.

Em nome do “testa-de-ferro” de Tatareto estão também pelo menos dois sítios. Um deles, à margem de um igarapé nos arredores de Manaus, tem área equivalente a 92 campos de futebol e era usado como base de comunicação com as Farc na Colômbia.

O documento de posse do terreno, em nome de Carlos Colombiano, foi apreendido pela PF no carro de Tatareto, que nas conversas gravadas pela polícia diz que a propriedade é sua. Outro imóvel, foi comprado e revendido recentemente. À PF, Carlos Colombiano disse tratar-se de “investimento”.

FONTE: Estadão

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

39 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Leandro RQ
Leandro RQ
14 anos atrás

FARC no Brasil? Qual a novidade? Estão por aqui faz tempo.

O problema é que o “companheiro” finge que não vê nada. E a “imprensa oficial” esconde tudo.

Ilya Ehrenburg
Ilya Ehrenburg
14 anos atrás

Leandro RQ,

Não distorça os fatos. É no governo do “companheiro”, que a Polícia Federal, desmonta o esquema de apoio das FARC no Brasil.
Não seja como alguns, que por aqui costumam aparecer, insidioso.

Não sejamos hipócritas, nossas fronteiras são extensas. No entanto, quando o sociólogo era presidente, nada se fez contra as FARC.
Portanto, cabe não ser crítico, pois, é agora que algo se faz.

Floresteiro
Floresteiro
14 anos atrás

Devia era localizar estas bases e bombardear até o lençol freático aflorar.

Leandro RQ
Leandro RQ
14 anos atrás

Nobre Ilya Ehrenburg

Tanto o “companheiro” quanto o “sociólogo” são responsáveis pelo caos que vivemos em termos de segurança pública e institucional em nosso país.

A atuação de ambos foi um VERDADEIRO FRACASSO nesse setor estratégico da nação.

Noss últimos 16 anos em vez de avançar nesse setor, modernizando nossas forças de segurança e nossas FAs, retrocedemos, pois ficamos parados no tempo vendo as coisas acontecerem em frente dos nossos olhos sem reagirmos.

E o pior é que o próximo presidente não vai mudar nada.

Tanto a “companheira” como o “social democrata” não me deixam ter nenhuma esperança de que nosso país vai ter uma política de segurança nacional próxima do mínimo necessário para suprir as necessidades do nosso amado Brasil.

Em resumo, estamos num mato sem cachorro. E as onças tem fome.

Jeferson Elói
Jeferson Elói
14 anos atrás

É não faz muito tempo que o ministro Nelson Jobim disse. (Jobim diz que integrantes das Farc serão recebidos “à bala” se invadirem território nacional).
Mas só que os caras já estão aí a 10 anos!!!!!!!
Jobim manda as balas para lá!!!!!!!!!
Os homens da Forças de Operações Especiais de Selva!!!!!!!!Fica pertinho da região!!!!!! Daí a Farc vai conhecer o Brasil!!!!!!!

Elizabeth
Elizabeth
14 anos atrás

É mais fácil querer pacificar o oriente médio do que enquadrar as FARC como uma organização narco terrorista e com operação em solo brasileiro.

julio
julio
14 anos atrás

Qual a surpresa, há muito tempo se desconfiava que as FARCs atuavam no Brasil, que tinham facil acesso graças a benção do Governo PT. Lembremos que dentro do PT existem varias correntes ideologicas e algumas apoiam as FARCs, Sendero Luminoso etc.

Torna ilário, alegar que nesse Governo foi desmontado o esquema de apoio das FARCS no Brasil.

O mais provavel que foi uma ação da PF comandada por um grupo que ainda tenta desenvolver um trabalho sério sem interferencia política, que terá rapida reação no Palacio do PLanalto. Vão apafar tudo e os policiais e responsaveis pela operação serão advertidos ou transferidos.

Um governo que dá asilo politico a guerrelheiros paraguaios e os deixa operarem livremente em nosso terrítorio também deve estar dando a benção para que as FARCS entrem em nosso território.

Diêgo
Diêgo
14 anos atrás

Ilya Ehrenburg

Amigo você falou tudo!

Concordo com o Floresteiro…

A…Leandro RQ, Tambem não é assim… se for para comparar nunca houve tanto investimento nas FAS quanto está havendo nesse governo… Tudo bem que não chega a ser o aceitável mas não se compara a outros governos…

EAFAL
EAFAL
14 anos atrás

Tem que meter bala e fogo em tudo!!!!

bulldog
bulldog
14 anos atrás

Bala? que bala? por enquanto a munição do GF é SALIVA!!!

Challenger
Challenger
14 anos atrás

O jobim disse que se as Farc entrassem no Brasil seriam recebidos a bala, cade?

É por essas e outras que não quero mais petistas no poder.

lc
lc
14 anos atrás

Ilya Ehrenburg disse:
16 de maio de 2010 às 19:42
“Portanto, cabe não ser crítico, pois, é agora que algo se faz.”

KKKK. A PaTrulha ” rides again “…

“Leandro RQ disse:
16 de maio de 2010 às 19:33”

É isso mesmo Leandro, os “cumpanhero” dão guarida e a imprensa chapa branca ignora.

Abs

Galileu
Galileu
14 anos atrás

Não é que o colega Vader disse uma vez que tinha gente das Farc no Brasil…lol

hahahahha se a PF descer um pouco mais, vai achar gente das Farc no zoológico de Brasília ahhahaha

Nilton David
Nilton David
14 anos atrás

Novidade…

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Ahahaha, “discurso do governo brasileiro de que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) não agem do lado de cá da fronteira”. Só pode ser brincadeira!!! Eita Estadão, vcs já foram melhores hein?

Que discurso? Qual discurso? O governo do PT simplesmente recusa-se a qualificar as FARC como o que realmente são: narcoterroristas. O governo do PT chama as FARC de “grupo insurgente” dando-lhes status que eles, se um dia já possuíram, já não detém a muito tempo, até ao ponto de que hoje as FARC-EP tem rejeição de 93% da população colombiana. 93%!

O governo do PT dá asilo a essa corja! O “Padre” Olivério Medina (Francisco Antonio Cadena Collazos), membro do Secretariado Internacional das FARC-EP, procurado pela Interpol, com pedido de extradição pelo Governo democraticamente eleito da República da Colômbia está aqui no Brasil desde 2006, com status concedido pelo governo do PT de “Refugiado Político”, para provar que as FARCs atuam há quase uma década por aqui, com o aval calhorda do governo que “nunca sabe de nada”.

Não há discurso nenhum, pelo contrário, a mulher do “Padre” é assessora da Secretaria de Pesca do governo federal! O cara se autodenomina “Embaixador das FARC”! Esse governo jamais fez tentativa alguma de esconder que ele é ALIADO das FARC! Pelo contrário: premia os quinta-colunas deles com cargos públicos! Concede asilo político, indo contra decisões judiciais de países democráticos! Só falta pegar na mãozinha e dar papinha! Segue o link da “história de lutas” do tal “padreco”:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Oliv%C3%A9rio_Medina

Não se enganem senhores: FARC e PT fazem parte da mesma organização esquerdista-internacionalista denominada FORO DE SÃO PAULO, fundada na década de 90 por, entre outros, Luiz Inácio Lula da Silva e Fidel Castro. São lados da mesma moeda podre.

E acostumem-se: as FARC-EP estão aqui, e aqui irão ficar por muito tempo, visto que na Colômbia Álvaro Uribe e o Exército Colombiano, com apoio dos Estados Unidos da América, estão botando a guerrilha pra correr com o rabo entre as pernas! E a coisa irá piorar a hora em que a “boneca de ventríloquo” assumir o posto do “Salve-Salve-Grande-Líder”: aí, animados pela vitória, nada vai impedir a transformação do Brasil no sonho da ala radical da esquerdalha assassina desde os anos 50: um Cubão! Ou como eles mesmos definem: o espaço perdido no Leste Europeu com a queda do Muro de Berlim…

Enfim, senhores, é tudo a maior conversa fiada, blábláblá, conto-do-vigário: o que temos é um governo que só falta declarar guerra à Colômbia para ajudar as FARC! São, repito, ALIADOS POLÍTICOS. E taí o (pouco) que ainda presta da Polícia Federal provando!

PT e FARC, tudo a ver!

Sds.

Eduardo Infante
Eduardo Infante
14 anos atrás

Opa, péra lá, todos estão sendo injustos, afinal de contas:
1) Comprovados que as FARC fizeram doações para a camoanha do Molusco;
2) Lembrem-se de que, via de regra, o MST também é um grupo terrorista, mas o Molusco não aceitou isso. Talves esta seja a desculpa do enquadramento errôneo das FARC (desculpa de bêbado é valeta); e
3) Lembrem-se bem quem é o Molusco… Veio de um partido que não é democrata…

Deixa prá lá, acho que a mensagem já está clara (mais ou menos, hehehehe)

Abraços

Bernardo R.
Bernardo R.
14 anos atrás

Nelson Jobim manda bala chita pra eles… só pode…. hahaha

Outra coisa, tem gente que pensa que ao falarmos mal do “cumpanheiro”, automaticamente estamos falando bem do sociólogo….. êêêê cabeça pequena mesmo!!!!

FARC = Falastrões Acéfalos Repugnantes Cretinos

Nem perco mais tempo enumerando argumentos para classifica-los como grupo fora da Lei, terroristas, assassinos, contrabandistas, traficantes, assaltantes, imundos!!!!

No Brasil??? Há anos já……. Novidade pros cegos, ou enganados por este governinho e sua “mídia”, que no fundo, são a mesma coisa….

prrrrrrrrrrrrrrrrrrgh…….

Vader
Vader
14 anos atrás

Ah sim, e o detalhe: olhem a coincidência cronológica senhores!

Depois da Operação Traíra em 1991, onde o Exército Brasileiro escorraçou as FARC-EP, que adentraram o território nacional e MATARAM soldados brasileiros, pro mais profundo dos infernos, elas passaram TODO o governo de FHC quietas!

Durante toda a década de 1990, o EB e a PF mantiveram-se vigilantes, e as FARC-EP mantiveram-se longe do território nacional, e mais longe ainda dos militares brasileiros.

Quando é que as FARC-EP voltam a atuar no Brasil? Coincidentemente quando é instaurado o governo do PT! O mesmo que concede asilo político a seus “Embaixadores”! Que concede cargos públicos às mulheres destes! Que coisa né? Que coincidência né?

Abram os olhos senhores: o governo do PT está importando essa guerra para nós: esse é o sonho do esquerdista latino-americano! É tudo que eles querem! Eles só pensam nisso! Criar o seu Cubão!

Até isso o governo do PT está conseguindo: fazer as moribundas FARC-EP, escorraçadas em sua própria terra natal (muito embora comunista não tenha pátria) terem um sopro de sobrevida graças à nossa juventude, que financia com nosso sangue, através do flagelo do crack e da cocaína, essa corja maldita!

Enfim, senhores, abram os olhos. E fiquem atentos aos seus apoiadores, aos quinta-colunas traidores da pátria, que afirmam, com a maior desfaçatez e cara-de-pau do mundo, que “agora é que elas estão sendo combatidas”…

Sds.

José Maria Bravo
José Maria Bravo
14 anos atrás

Prezados Todos

Se este debate fosse sério, eu iria indagar qual corrente ideológica do PT tem identidade com FARC e Sendero Luminoso, pois milito no PT desde 1982 e nunca encontrei nenhuma que se parece, nem de longe.

Se esse debate fosse sério, iria também sugerir que fossem expostos os números sobre o desmonte da PF no governo FHC, e os números da PF no Governo Lula, tanto em efetivos, investimentos e equipamentos, quanto em atuações e apreensões, só para ilustrar o debate com fatos.

E, claro, se o debate fosse sério, me proporia também a fazer uma associação entre segurança pública e desigualdade social pois, muito mais sério do que as FARC, são os desafios da violência urbana (CV, ADA, PCC, etc), e estes têm óbvia raiz na questão social.

Mas isso, meu prezado Camarada Ilya Grigorievichi, só se o debate aqui fosse sério.

Tonho
Tonho
14 anos atrás

Ilya!!!!
Vai tomarr um Vodka Vai.

Vader
Vader
14 anos atrás

José Maria Bravo disse:
17 de maio de 2010 às 8:15

1. Você é militante e não conhece (ou não nos quer revelar) seu próprio partido (aliás, nada mais natural). No mais, os fatos falam por si só (Olivério Medina, “Embaixador” das FARC-EP no Brasil, que ganhou do Ministério da Justiça do Sr. Tarso Genro status de refugiado político);

2. É lesto em falar do suposto “desmonte” de FH na PF (aliás, vcs não sabem falar de mais nada não é? Tudo que vocês sabem fazer é se comparar com o predecessor é? Como resultado do atraso que são, vcs só sabem olhar para trás…). Mas não fala do “aparelhamento” da PF por este governo do PT, que transformou a maior parte desta instituição em sua “stosstruppen” particular, coisa aliás muito mais grave do que o suposto “desmonte”;

3. Aonde vc acha que CV e PCC se abastecem de drogas (quando não de armas) cabra? Aonde foi (ah, recordar é viver…), com quem estava mesmo, Fernandinho Beira-Mar, quando foi preso pelo Exército Colombiano? Outra: já se provou a conexão PCC/FARC. Ou seja, desigualdade social p. nenhuma, o que há é CONIVÊNCIA!

Concluo: as FARC-EP estão apenas trocando de lado na fronteira. Só. Estão mais vivas do que nunca. E o governo do PT lhes dá todo apoio.

Mas isso a gente debateria se o senhor fosse sério…

Cor Tau
Cor Tau
14 anos atrás

Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta…A floresta amazônica não pode ser destruída por pessoas não autorizadas….A cada hora muitas árvores são derrubadas por mãos poluídas sem coração….O grande excesso de desmatamento exagerado é a causa da devastação….Espero que o desmatamento seja instinto….A amazônia tem valor ambiental ilastimável……….

http://www.youtube.com/watch?v=A28vxbbhuZ4

Julio
Julio
14 anos atrás

Mesmo apos 8 anos de desgoverno, os PTs só sabem falar das suas mazelas comparando com a de governos anteriores, daqui a pouco vão querer comparar inclusive com o periodo de D. Pedro II.

Aqui muitos colegas debatem de forma responsável e na intenção de compartilhar as ideias e anseios.

Antes de querer comparar com outros governos, porque os Petistas não fazem uma autoanalise do atual governo.

Conheço petistas que ajudaram a criar o partido em algumas cidades de Minas e Paraná, petistas que hoje estão indignados e revoltados com o rumo que o PT deu ao partido, firmando acordos espurios com politicos da pior laia que temos no congresso.

Por outro lado sempre vamos ter os partidarios do PT que estao vivendo e muito bem a custa dos contribuintes. Esses realmente acham que o atual governo muito bom, governo esse que vai deixar a maior dívida da historia do País para o proximo governante.

Vader
Vader
14 anos atrás

Aos brasileiros de boa-fé que quiserem saber mais sobre as relações FARC-PT deixo o link abaixo, bastante elucidativo:

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/relacoes-perigosas-as-farc-o-pt-e-o-governo-lula/

Sds.

PS: Ângela Maria Slongo é funcionária da Secretaria da Pesca (?) do governo federal, e mulher do “Padre” Olivério Medina (Francisco Antonio Caderna Collazos, também conhecido pela alcunha de “Camilo”), “Embaixador” das FARC-EP no Brasil, procurado pela Interpol, e refugiado político do Sr. Tarso Genro, desde 2006.

João
João
14 anos atrás

Link da Veja? Pelamordedeus… Veja é tão neutra e tão sem ideologia quanto Carta Capital.. suas matérias não merecem um pingo de consideração.

A verdade é que nenhum governo está dando a atenção as FARC, quando acordarem, ai vai ser tarde demais, igual quando o governo de SP acordou pro PCC. E ai pouco vai importar se for PT, PSDB, DEM ou qualquer outro partido..

V.T.G.
V.T.G.
14 anos atrás

Deixando a política de lado, salve o DPF!!
Ei de fazer parte dele!

Alex Nogueira
Alex Nogueira
14 anos atrás

Pois é, daqui a pouco os EUA usam a FARC como desculpa para invadir nossas florestas hehe.

Parabéns a PF!

Aldo
Aldo
14 anos atrás

Um comit~e de apoio as Farc foi criado em 2002 em Ribeirão Preto, com outra sede em Foz do Igaçu, na gestão do então prefeito de RP, ex-militante trotskista da corrente do PT Libelu……Dr. Antônio Palocci. O Organizador foi o vereador da base governista de Palocci, Leopoldo Paulino, na época filiado ao PSB, secretário de esportes da gestão Palocci. Participaram também da fundação do comitê o vereador petista Beto Cangusú e o diretor (petista) do Museu da Imagem e do Som de RP.
Outra que era da base de apoio petista, Maria das Graças da Silva, funcionária da Cãmara dos Deputados em Brasília, cedia uma propriedade sua, próxima a região da tríplice fronteira para reuniões com representantes das Farc como o Sr. Olivério Medina.Maria das Graças era próxima do comandante maurício, codinome de um dos principais líderes das Farc no Brasil.

Tito
Tito
14 anos atrás

Bem lembrado Aldo, bem lembrado.

Abs

lc
lc
14 anos atrás

José Maria Bravo disse:
17 de maio de 2010 às 8:15

Tá de brincadeira cumpanhêro?
É ingenuidade ou má fé para acobertar as relações espúrias do pt com os comunas narco terroristas?

Parte desta estória escabrosa está muito bem elencada acima pelos colegas Vader e Aldo.

Uma coisa que muito me intriga é que, toda vez que alguém faz indagações referentes à ligação pt-farc e principalmente ao Foro de São Paulo vocês simplesmente ignoram. Ou no máximo, fazem como o supremo apedeuta vosso líder: ” não sei, não vi, não foi comigo, não estou sabendo de nada…”

Abs.

ALDO GHISOLFI
ALDO GHISOLFI
14 anos atrás

Invasão das FARCs? História… pegaram um deles desprevenido, o bobo. As FARCS freqüentam habitualmente o Planalto Central e estiveram na cerimônia de posse do Olívio Dutra aqui no RS, anos atrás. Todo o mundo sabe, a mídia denunciou… o Nosso Líder deixa eles à vontade, fazer o quê!? Com a Dilma vai ser pior, se ela se eleger.

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
14 anos atrás

A ligação entre o PT e FARC, via Foro de Sao Paulo, de forma tipicamente stalinista, quase foi “apagada da história”; mas ao contrário dos tempos da União Soviética, onde bastava apagar da foto o infeliz que caisse em desgraça, nos tempos da internet as coisas não são bem assim.

Existe um site(archive.org) que se propõe a “arquivar a internet”. Como isso funciona? O sistema Wayback Machine visita e copia periodicamente para seu arquivo, páginas da web.

Experimentem entrar no site archive.org/web/web.php e colocar algum endereço como o UOL ou o Yahoo, como uma espécie de máquina do tempo é possivel ver como eram essas páginas no passado.

Acontece que o Foro de Sao Paulo possuía uma página própria na internet forosaopaulo.org(hoje está hospedada dentro do site do PT) e para nossa sorte, e azar de quem queria esconder isso, é possivel dar uma olhadinha nas antigas amizades petistas.

Entre no endereço http://web.archive.org/web/20021121173129/http://www.forosaopaulo.org/ e no menu da esquerda(sem trocadilhos) dê um clique em “Partidos Miembros”…

Abraços, especialmente aos conterrâneos

José Maria Bravo
José Maria Bravo
14 anos atrás

Nosso líder deixa-os tão à vontade que a PF fez a prisão, ou isso també é propagando petista.

Retomar e fortalecer o Estado é também viver do passado?

Realmente, o dia em que o debate girar para fora de Veja, e de analfabetos filosóficos como aquele que escrevia em “O Globo”, e que alguns aqui idolatram, talvez ele fique sério.

Tito
Tito
14 anos atrás

Negar, negar e negar, este é o lema.

julio
julio
14 anos atrás

Felizmente vivemos numa democracia, onde há liberdade de expressão e de imprensa, bem que o PT tentou em mais de um momento impor a mordaça na impresa e no MP.
Agora, pelo amor de Deus querer igualar Getulio Vargas ao energumeno do Lula, é demais. Coitado do Getulio Vargas.
Relembrar o passado, os herois e grandes personalidades que ajudaram a formar o país é positivo para qualquer nação, mas, vamos com calma. Lula não é nada perto do Getulio.

Tito
Tito
14 anos atrás

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin disse:
17 de maio de 2010 às 18:10

“Acontece que o Foro de Sao Paulo possuía uma página própria na internet forosaopaulo.org(hoje está hospedada dentro do site do PT) e para nossa sorte, e azar de quem queria esconder isso, é possivel dar uma olhadinha nas antigas amizades petistas.”

E quem disse que são antigas essas amizades amigo, são atuais, são unha e carne.
Valeu pelo link.

Abs

Floresteiro
Floresteiro
14 anos atrás

Colocar a Veja como fonte de alguma coisa política, é pra fazer rir mesmo.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

rachei

Vader
Vader
14 anos atrás

Hehehehe, verdade, bom é “Carta-Capital” com suas 1.500 cópias adquiridas pela “tchurmitcha”, kkkkk… 🙂

piada
14 anos atrás

só os congressistas não sabem q as farcs agem no brasil e na amazonia..pobrezinhos que total falta desinformação,só falta dizer q não soube também que eles metralharão e matarão varios soldados do exercito brasileiro no rio traira.