O Forças Terrestres é um dos sites da Trilogia Forças de Defesa (www.fordefesa.com.br), especializado em Exércitos, Indústria de Defesa e Segurança, Geopolítica e Geoestratégia
Sessão nostalgia. O protótipo do Sucuri I, um caça-carro construído pela Engesa. Canhão de 105 mm. Nome oficial EE-17. Foi o primeiro caça-carro do mundo sobre rodas. Tripulação de 3 homens. Na estrada pegava 110 km/h e tinha autonomia de 600 km. O canhão era alimentado automaticamente por dois tambores, possibilitando alta cadência de tiro.
Deste protótipo surgiu o Sucuri II, EE-18.
FlavioGrassia
14 anos atrás
Um pouco mais.
Sistema de tracção:Seis rodas motrizes
Motor: Scania DS-11 Diesel 6cyl. Potência: 295 cv
Velocidade máxima: : 115 Km/h – Velocidade em terreno irregular: 45 Km/h
Tanque de combustível: 380 Litros Autonomia máxima: 600Km
gerson carvalho
14 anos atrás
Caros amigos, talves este projeto pudesse ser retomado aproveitando a END.
Paulo, tem diferença entre o EE-17 e o EE-18. Acho que você se enganou.
Leandro
14 anos atrás
Acho que é o caça-tanques Jararaca!
Carlito
14 anos atrás
Caro Gerson, Retomar projetos como estes são inviáveis, primeiro porque a maioria das plantas e desenhos devem estarem perdidos. Se por acaso o protótipo ainda existir, poderia ser feito um trabalho de engenharia reversa. Porém, engenharia reversa é bom para analisar (ou copiar) um produto do qual não se domina a tecnologia, o que não é o caso do Brasil, já que este veículo foi projetado por aqui. Outro fator que deve ser levado em consideração é a idade do projeto. O Sucuri foi projetado em uma época em que a tecnologia e o cenário de operações eram diferentes. Melhor… Read more »
Leandro
14 anos atrás
Ihhh foi mal, EE-17 Sucuri!!!
FlavioGrassia
14 anos atrás
EE-18 ou “Sucuri II”.
z.garcia
14 anos atrás
EE-18 ou “Sucuri II”.
Skill
14 anos atrás
De fato acredito ser o Sucuri…o Jararaca era um veiculo de reconhecimento…(acho).
O referido veículo é o Sucurí (Fabricado pela Engesa)tambem conhecido como “Caça Tanques”.
Notar a torre que é idêntica à o SK 105 do CFN.
Skill
14 anos atrás
Valeu pela dica Galante!
junior
14 anos atrás
acredito que seja o EE-18 sucuri 2 pela torre que e diferente do sucuri 1 e o desenho do veiculo que e diferente porque o primeiro protutipo do sucuri 1 e menos estavel e usava otra torre
Me lembro que uma vez um amigo me contando a guerra que foi fazer o jararaca andar, sem ter peças pra fazer…
Mas as linhas do jararaca são bem feitas, e do sucuri tambem
Piramboia
14 anos atrás
Que fim levou esse protótipo?
Cláudio, a torre desse Sucuri II não tem nada a ver com a do SK105. A da versão anterior, EE-17, sim. Era similar, de fabricação francesa.
J Jacahead da Silva
14 anos atrás
Claudio essa torre não é a o SK-105 a que vc esta falando, a francesa é a que foi usada no primeiro prototipo.
Essa torre, assim como o Oto 105mm nela usado deve ser italiana.
O carro ai é o segundo prototipo.
J Jacahead da Silva
14 anos atrás
O Piramboia respondeu um pouco antes. Valeu
ed
14 anos atrás
“Não chegou a ser avaliado pelo EB e, o pior, não foi sequer preservado tendo sido desmanchado e vendido como ferrro velho. O canhão 105 OM foi devolvido à Oto Melara.”
Triste fim.
Ivan
14 anos atrás
=> EE-18 Sucuri II
=> Informações gerais:
Fabricante: Engesa – Brasil
Tripulação: 4
Comprimento: 6,30m
Comprimento incluindo canhão: 7,75m
Largura: 2,80m
Altura: 2,52m
Peso vazio: 16.500Kg.
Peso de combate: 18.000Kg.
Sistema de tracção: Seis rodas motrizes, ou seja 6×6
Motor: Scania DS-11 Diesel 6cyl. Potência: 295 cv
Velocidade máxima: : 115 Km/h
Velocidade em terreno irregular: 45 Km/h
Tanque de combustível: 380 Litros
Autonomia máxima: 600Km
Abç,
Ivan, o antigo
Ivan
14 anos atrás
Continuando sobre o SUCURI II: A idéia era substituir e/ou completar o Cascavel. Seguia o conceito dos caça-tanques, ou seja um veículo com blindagem leve mas poderosamente armado. Utilizaria sua mobilidade e poder de fogo para engajar veículos mais poderosos. Era esperado que pudesse atacar de surpresa e escapar em alta velocidade, no mesmo conceito do italiano Centauro, um atual caça-tanque 8×8, que hoje ainda usa o mesmo canhão L-7 de 105mm. Inicialmente seria equipado com uma torre basculante FL-12 idêntica à utilizada nos tanque leve AMX-13, blindado de reconhecimento Panhard EBR e caça-tanques Kurassier, usados hoje pelo CFN do… Read more »
Ivan
14 anos atrás
Deculpem, onde tem Urutu é Sucuri.
DaGuerra
14 anos atrás
Para começar, este blindado nunca foi um carro de combate. A foto é do “caça-tanque” SUCURI da ENGESA 105 mm. Mais um bom projeto da ENGESA dos anos 80, até a mesma ser destruída pelos mesmos que estão hoje no desgoverno brasileiro: LULA, o PT e seus apoiadores fisiocratas como SARNEY e COLLOR. E ainda juram que fortacerão as FFAA. Há os que acreditam…
João Gabriel
14 anos atrás
ENGESA EE-18 Sucuri O Caça-Carros mais rápido do mundo! Uma pena hoje não existir sequer o projeto,quanto mais o protótipo,pois nessa época a ENGESA já estava com as finanças ruins,contando com a venda do Osório pra Arábia Saudita,portanto usou o crédito que tinha com os fabricantes e pegou emprestado motor,transmissão,suspensão,optrônicos,armamento… Depois de decretada a falência,os componentes foram devolvidos,só restou o casco que não sei onde se encontra…Mais um exemplo de um projeto brilhante,superior a tudo que existia na época em matéria de caça-carros que por causa desse governo corrupto e demagogo que afunda o país há 26 anos,acabou simplesmente,só restando… Read more »
ditongo
14 anos atrás
Pessoal a Engenheiros Especializados – EE faliu na década de 80, época em que Lula acabava de ter saido do sindicato, ainda era um “Zé Ninguem”.
O importante é que hoje desenvolvemos os projetos nacionais Guarani e Marruá com possibilidades certas de vendas internas e externas garantidas. Tenho certeza que o Guarani contará com algum princípio que foi implantado do EE-18 Sucuri.
stanaka
14 anos atrás
Caça-Tanques Engesa Sucuri. Mais um projeto promissor que, infelizmente, não progrediu
Ivan
14 anos atrás
ditongo: 18 de abril de 2010 às 19:06 Ditongo, Vc tem razão. Na verdade culpar um ou outro governo brasileiro pela falência da indústria de defesa nacional é um erro. A responsabilidade é mais ampla, contudo não cabe nesta matéria este debate. No segundo ítem eu concordo em parte, o que quer dizer que discordo em parte, he he he, depende do ponto de vista. O Marruá é nacional, desenvolvido por técnicos nacionais, por uma empresa nacional e de capital nacional. O Guarani é do EB, desenvolvido por técnicos italianos, por uma empresa italiana (IVECO), que será montado por uma… Read more »
Yurgen Haltz Von Vienna
14 anos atrás
O veiculo em questão é o Sucuri II da Engesa
Galileu
14 anos atrás
Eu ia perguntar aonde que está o protótipo mas o pessoal já respondeu.
Uma pena porque o jararaca, ogum, osório….e um urutu modificado estão em pirassununga, pelo menos estavam no meu tempo.
bruno luiz
14 anos atrás
“cano” do canhão um tanto grandinho para o tamanho do carro.
Já pensou, disparar e virar?
rsrrsrs
Falando sério. Ninguém joga “planta” de projeto fora. Ficam todas arquivadas.
Esse carro me lembra o filme Mad Marx, vocês já sabem porque…
Bruno Luiz, Aqui não é a Suécia. Se lá fora já tem gente que não cuida das coisas, imagine aqui. Seria bom se não fosse a verdade. Se existir ainda é capaz de algum “burrocrata” perguntar para a gente: Você quer isso para que? Tem mais se não foi perdido (de perder), comido por cupim, perdido em alagamento, incêndio ou jogado fora é porque alguém esqueceu ou deve achar que dá muito trabalho se livrar do material. Infelizmente isso tudo virou passado e só serve para ficarmos com mais raiva da displicência, da falta de responsabilidade das pessoas. E além… Read more »
J Jacahead da Silva
14 anos atrás
Esqueci
O “Você quer isso para que? ” faz parte do protocolo para tentar fazer você desistir e não arrumar trabalho para o elemento ficticio do exemplo.
Normalmente esse primeiro questionamento já resolve, porque na verdade o burrocrata não esta nem ai para o secredo ou o carater reservado, ele esta preocupado em não se mexer.
sr.ricardo
14 anos atrás
Belo carro . . . . .
Esse sentimento de “puxa vida, que pena . . . . ” é horrível
marcos adriano
14 anos atrás
que pena que deixarao falir á engesa e para ver como defesa é tratada nesse pais!!!! burocratas que só sabem cortar orçamento!!!prejuizo que derao ao pais para seu desenvolvimento tecnologico!!! engesa devera ser uma empresa se do estado, assim com á imbel.ate quando vao tratar á defesa com amadorismo!!!defesa é assunto de estado!!!engesa dos osorio, urutu,sucuri etc…. o estado é tem manter material para suas forças armadas e assim promovendo os equipamentos feito no brasil para vender no exterior!!! teremos uma industria de defesa forte , desenvolvida, gerando tecnologia e empregos.com programas de investimentos de longo prazo na fab,marinha e… Read more »
marcos adriano
14 anos atrás
com investimentos em defesa teremos á industria defesa forte atualizada tecnologicamente e gerando emprego no pais!!!!e teremos forças armadas moderna para defesa de nossa soberania!!!gerando tecnologia para mundo civil da sociedade!!!olha quanta coisa positiva á defesa calza de desenvolvimento para pais!!nao pode ser tratada mais dessa forma que estao tratando!! fica aqui meu protesto de como eles tratam a defesa
Vilas NObre
14 anos atrás
Ivan disse:
18 de abril de 2010 às 20:30
Prezado Ivan, me permita uma correção, mas a Troller foi comprada pela Ford em 2007, ou seja, a Agrale é a única nacional que resta…
Mauricio R.
14 anos atrás
6 X 6 é de matar, malditos tdos os M-20 e M-8 que serviram no EB, a mentalidade não muda!!!
“O Marruá é nacional, desenvolvido por técnicos nacionais, por uma empresa nacional e de capital nacional.”
Esqueceram de enviar esses técnicos ao Iraque, p/ ver o que acontece qndo um veículo de concepção inadequada encontra uma ied…
ditongo
14 anos atrás
Ivan
Obrigado por replicar meu post, eu estou ciente que os projetos de carros para o EB não são exclusivamente nacionais, como você complementou. A verdade é que tem muito capital italiano e de outros no jogo. he he he.
pernambuco imortal, imortal!
Ivan
14 anos atrás
Salve Ditongo,
Não sabia da venda da Troller.
Grato,
Ivan.
GOMES
14 anos atrás
Esse veículo é um EE-18 sucuri II da ENGESA -TRIPULAÇÃO :4 ,- COMPRIMENTO :6,3 m incluindo canhão 7,75M ,- LARGURA :2,8 m ,- ALTURA :2,52m ,- PESO VAZIO :16,500kg ,- PESO COMBATE : 18,000 kg ,- CANHÃO 105mm , MOTOR SCANIA DS11 ,DIESEL 6 CYL ,POTENCIA 295 cv e VELOC. MÁX. DE 115 KM/H .
Davi J. Sotorilli
14 anos atrás
O blindado, é o PROTÓTIPO EE 18 SUCURI II da ENGESA S/A. Seria um caça tanques 6×6 armado com canhão Oto melara de 105mm.
Eduardo, superduca
14 anos atrás
Se não me engano, é o EET-Sucuri, veiculo sobre rodas blindado caça tanques construido ( 01 protótipo ) pela ” falecida” ENGESA.
Mais um projeto e oportunidade de crescimento industrial desperdiçado.
[ ]’s a todos do Forcas Terrestres.
Alex Nogueira
14 anos atrás
Outro projeto importantissimo abandonado. Uma pena….
Sessão nostalgia. O protótipo do Sucuri I, um caça-carro construído pela Engesa. Canhão de 105 mm. Nome oficial EE-17. Foi o primeiro caça-carro do mundo sobre rodas. Tripulação de 3 homens. Na estrada pegava 110 km/h e tinha autonomia de 600 km. O canhão era alimentado automaticamente por dois tambores, possibilitando alta cadência de tiro.
Deste protótipo surgiu o Sucuri II, EE-18.
Um pouco mais.
Sistema de tracção:Seis rodas motrizes
Motor: Scania DS-11 Diesel 6cyl. Potência: 295 cv
Velocidade máxima: : 115 Km/h – Velocidade em terreno irregular: 45 Km/h
Tanque de combustível: 380 Litros Autonomia máxima: 600Km
Caros amigos, talves este projeto pudesse ser retomado aproveitando a END.
Essa torre com o canhão 105mm poderia ser usada no guarani.
Paulo, tem diferença entre o EE-17 e o EE-18. Acho que você se enganou.
Acho que é o caça-tanques Jararaca!
Caro Gerson, Retomar projetos como estes são inviáveis, primeiro porque a maioria das plantas e desenhos devem estarem perdidos. Se por acaso o protótipo ainda existir, poderia ser feito um trabalho de engenharia reversa. Porém, engenharia reversa é bom para analisar (ou copiar) um produto do qual não se domina a tecnologia, o que não é o caso do Brasil, já que este veículo foi projetado por aqui. Outro fator que deve ser levado em consideração é a idade do projeto. O Sucuri foi projetado em uma época em que a tecnologia e o cenário de operações eram diferentes. Melhor… Read more »
Ihhh foi mal, EE-17 Sucuri!!!
EE-18 ou “Sucuri II”.
EE-18 ou “Sucuri II”.
De fato acredito ser o Sucuri…o Jararaca era um veiculo de reconhecimento…(acho).
O Jararaca está aqui no ForTe:
http://www.forte.jor.br/destaque/3-ee-3-jararaca/
O referido veículo é o Sucurí (Fabricado pela Engesa)tambem conhecido como “Caça Tanques”.
Notar a torre que é idêntica à o SK 105 do CFN.
Valeu pela dica Galante!
acredito que seja o EE-18 sucuri 2 pela torre que e diferente do sucuri 1 e o desenho do veiculo que e diferente porque o primeiro protutipo do sucuri 1 e menos estavel e usava otra torre
um link sobre o EE-17
http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/EE17SUCURI.pdf
outro do mesmo site da universidade so que do EE-18
http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/Sucuri%20II.pdf
EE-18 Sucuri II
Me lembro que uma vez um amigo me contando a guerra que foi fazer o jararaca andar, sem ter peças pra fazer…
Mas as linhas do jararaca são bem feitas, e do sucuri tambem
Que fim levou esse protótipo?
Cláudio, a torre desse Sucuri II não tem nada a ver com a do SK105. A da versão anterior, EE-17, sim. Era similar, de fabricação francesa.
Claudio essa torre não é a o SK-105 a que vc esta falando, a francesa é a que foi usada no primeiro prototipo.
Essa torre, assim como o Oto 105mm nela usado deve ser italiana.
O carro ai é o segundo prototipo.
O Piramboia respondeu um pouco antes. Valeu
“Não chegou a ser avaliado pelo EB e, o pior, não foi sequer preservado tendo sido desmanchado e vendido como ferrro velho. O canhão 105 OM foi devolvido à Oto Melara.”
Triste fim.
=> EE-18 Sucuri II
=> Informações gerais:
Fabricante: Engesa – Brasil
Tripulação: 4
Comprimento: 6,30m
Comprimento incluindo canhão: 7,75m
Largura: 2,80m
Altura: 2,52m
Peso vazio: 16.500Kg.
Peso de combate: 18.000Kg.
Sistema de tracção: Seis rodas motrizes, ou seja 6×6
Motor: Scania DS-11 Diesel 6cyl. Potência: 295 cv
Velocidade máxima: : 115 Km/h
Velocidade em terreno irregular: 45 Km/h
Tanque de combustível: 380 Litros
Autonomia máxima: 600Km
Abç,
Ivan, o antigo
Continuando sobre o SUCURI II: A idéia era substituir e/ou completar o Cascavel. Seguia o conceito dos caça-tanques, ou seja um veículo com blindagem leve mas poderosamente armado. Utilizaria sua mobilidade e poder de fogo para engajar veículos mais poderosos. Era esperado que pudesse atacar de surpresa e escapar em alta velocidade, no mesmo conceito do italiano Centauro, um atual caça-tanque 8×8, que hoje ainda usa o mesmo canhão L-7 de 105mm. Inicialmente seria equipado com uma torre basculante FL-12 idêntica à utilizada nos tanque leve AMX-13, blindado de reconhecimento Panhard EBR e caça-tanques Kurassier, usados hoje pelo CFN do… Read more »
Deculpem, onde tem Urutu é Sucuri.
Para começar, este blindado nunca foi um carro de combate. A foto é do “caça-tanque” SUCURI da ENGESA 105 mm. Mais um bom projeto da ENGESA dos anos 80, até a mesma ser destruída pelos mesmos que estão hoje no desgoverno brasileiro: LULA, o PT e seus apoiadores fisiocratas como SARNEY e COLLOR. E ainda juram que fortacerão as FFAA. Há os que acreditam…
ENGESA EE-18 Sucuri O Caça-Carros mais rápido do mundo! Uma pena hoje não existir sequer o projeto,quanto mais o protótipo,pois nessa época a ENGESA já estava com as finanças ruins,contando com a venda do Osório pra Arábia Saudita,portanto usou o crédito que tinha com os fabricantes e pegou emprestado motor,transmissão,suspensão,optrônicos,armamento… Depois de decretada a falência,os componentes foram devolvidos,só restou o casco que não sei onde se encontra…Mais um exemplo de um projeto brilhante,superior a tudo que existia na época em matéria de caça-carros que por causa desse governo corrupto e demagogo que afunda o país há 26 anos,acabou simplesmente,só restando… Read more »
Pessoal a Engenheiros Especializados – EE faliu na década de 80, época em que Lula acabava de ter saido do sindicato, ainda era um “Zé Ninguem”.
O importante é que hoje desenvolvemos os projetos nacionais Guarani e Marruá com possibilidades certas de vendas internas e externas garantidas. Tenho certeza que o Guarani contará com algum princípio que foi implantado do EE-18 Sucuri.
Caça-Tanques Engesa Sucuri. Mais um projeto promissor que, infelizmente, não progrediu
ditongo: 18 de abril de 2010 às 19:06 Ditongo, Vc tem razão. Na verdade culpar um ou outro governo brasileiro pela falência da indústria de defesa nacional é um erro. A responsabilidade é mais ampla, contudo não cabe nesta matéria este debate. No segundo ítem eu concordo em parte, o que quer dizer que discordo em parte, he he he, depende do ponto de vista. O Marruá é nacional, desenvolvido por técnicos nacionais, por uma empresa nacional e de capital nacional. O Guarani é do EB, desenvolvido por técnicos italianos, por uma empresa italiana (IVECO), que será montado por uma… Read more »
O veiculo em questão é o Sucuri II da Engesa
Eu ia perguntar aonde que está o protótipo mas o pessoal já respondeu.
Uma pena porque o jararaca, ogum, osório….e um urutu modificado estão em pirassununga, pelo menos estavam no meu tempo.
“cano” do canhão um tanto grandinho para o tamanho do carro.
Já pensou, disparar e virar?
rsrrsrs
Falando sério. Ninguém joga “planta” de projeto fora. Ficam todas arquivadas.
Esse carro me lembra o filme Mad Marx, vocês já sabem porque…
É o Sucuri…Caçador de Tanques! Grande projeto.
Bruno Luiz, Aqui não é a Suécia. Se lá fora já tem gente que não cuida das coisas, imagine aqui. Seria bom se não fosse a verdade. Se existir ainda é capaz de algum “burrocrata” perguntar para a gente: Você quer isso para que? Tem mais se não foi perdido (de perder), comido por cupim, perdido em alagamento, incêndio ou jogado fora é porque alguém esqueceu ou deve achar que dá muito trabalho se livrar do material. Infelizmente isso tudo virou passado e só serve para ficarmos com mais raiva da displicência, da falta de responsabilidade das pessoas. E além… Read more »
Esqueci
O “Você quer isso para que? ” faz parte do protocolo para tentar fazer você desistir e não arrumar trabalho para o elemento ficticio do exemplo.
Normalmente esse primeiro questionamento já resolve, porque na verdade o burrocrata não esta nem ai para o secredo ou o carater reservado, ele esta preocupado em não se mexer.
Belo carro . . . . .
Esse sentimento de “puxa vida, que pena . . . . ” é horrível
que pena que deixarao falir á engesa e para ver como defesa é tratada nesse pais!!!! burocratas que só sabem cortar orçamento!!!prejuizo que derao ao pais para seu desenvolvimento tecnologico!!! engesa devera ser uma empresa se do estado, assim com á imbel.ate quando vao tratar á defesa com amadorismo!!!defesa é assunto de estado!!!engesa dos osorio, urutu,sucuri etc…. o estado é tem manter material para suas forças armadas e assim promovendo os equipamentos feito no brasil para vender no exterior!!! teremos uma industria de defesa forte , desenvolvida, gerando tecnologia e empregos.com programas de investimentos de longo prazo na fab,marinha e… Read more »
com investimentos em defesa teremos á industria defesa forte atualizada tecnologicamente e gerando emprego no pais!!!!e teremos forças armadas moderna para defesa de nossa soberania!!!gerando tecnologia para mundo civil da sociedade!!!olha quanta coisa positiva á defesa calza de desenvolvimento para pais!!nao pode ser tratada mais dessa forma que estao tratando!! fica aqui meu protesto de como eles tratam a defesa
Ivan disse:
18 de abril de 2010 às 20:30
Prezado Ivan, me permita uma correção, mas a Troller foi comprada pela Ford em 2007, ou seja, a Agrale é a única nacional que resta…
6 X 6 é de matar, malditos tdos os M-20 e M-8 que serviram no EB, a mentalidade não muda!!!
“O Marruá é nacional, desenvolvido por técnicos nacionais, por uma empresa nacional e de capital nacional.”
Esqueceram de enviar esses técnicos ao Iraque, p/ ver o que acontece qndo um veículo de concepção inadequada encontra uma ied…
Ivan
Obrigado por replicar meu post, eu estou ciente que os projetos de carros para o EB não são exclusivamente nacionais, como você complementou. A verdade é que tem muito capital italiano e de outros no jogo. he he he.
pernambuco imortal, imortal!
Salve Ditongo,
Não sabia da venda da Troller.
Grato,
Ivan.
Esse veículo é um EE-18 sucuri II da ENGESA -TRIPULAÇÃO :4 ,- COMPRIMENTO :6,3 m incluindo canhão 7,75M ,- LARGURA :2,8 m ,- ALTURA :2,52m ,- PESO VAZIO :16,500kg ,- PESO COMBATE : 18,000 kg ,- CANHÃO 105mm , MOTOR SCANIA DS11 ,DIESEL 6 CYL ,POTENCIA 295 cv e VELOC. MÁX. DE 115 KM/H .
O blindado, é o PROTÓTIPO EE 18 SUCURI II da ENGESA S/A. Seria um caça tanques 6×6 armado com canhão Oto melara de 105mm.
Se não me engano, é o EET-Sucuri, veiculo sobre rodas blindado caça tanques construido ( 01 protótipo ) pela ” falecida” ENGESA.
Mais um projeto e oportunidade de crescimento industrial desperdiçado.
[ ]’s a todos do Forcas Terrestres.
Outro projeto importantissimo abandonado. Uma pena….
EE-17 sucuri-2 caça-tanques.
ENGESA EE-SUCURI 2 Caça Tanques
João Gabriel concordo