EUA são ‘ameaça real à paz global’, diz enviado do Irã na AIEA
Soltanieh critica cúpula de Washington e diz que resultado do encontro já é conhecido
TEERÃ – O enviado do Irã na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Ali Asghar Soltanieh, criticou a conferência nuclear organizada pelos EUA nesta segunda-feira, 12, e disse que as decisões tomadas nesse encontro não têm força de lei para as nações ausentes. Soltanieh acusou Washington de ser uma “ameaça real à paz global” em razão do arsenal nuclear americano.
“O resultado da conferência em Washington já é conhecido. Qualquer decisão tomada nesse encontro não é vinculante para os países que não estão representados na conferência”, disse à agência Isna.
O presidente dos EUA, Barack Obama, deve abrir hoje a conferência nuclear de dois dias com representantes de 47 países. O Irã, que vive um momento tenso com os EUA por seu programa atômico, não está representado no evento. O Departamento de Estado norte-americano já informou que os esforços para pressionar o Irã serão um tema “significativo”.
Teerã sofre pressão internacional para abandonar seu programa nuclear. O país diz ter apenas fins pacíficos, mas potências ocidentais temem que ele busque uma bomba atômica. O país persa já sofreu três rodadas de sanções no Conselho de Segurança da ONU.
O Irã anunciou uma conferência de dois dias, em 17 e 18 de abril, sobre desarmamento nuclear. O país ainda não anunciou a lista de participantes, mas haverá delegações da AIEA e da ONU no encontro. A Rússia também já informou que deve estar presente. As informações são da Dow Jones.
FONTE: Agência Estado
Existem 2 alternativas.
Ou os americanos são mentirosos quanto a alegada intenção do Irã em produzir armas nucleares e conseguem engabelar o resto do mundo com seus argumentos, fazendo chacota com toda a comunidade internacional, ou os iranianos é que são mentirosos e pretendem mesmo construir um arsenal nuclear.
Será que os países não possuem como saber a verdade?
Será que não há um jeito prático de se saber quem está falando a verdade?
Boscão,
eu acredito que tanto faz quem está falando a verdade.
Fato é que que Irã está cercado militarmente e se não tiver uma carta na manga pode virar outro iraque com as “milhões de bomba e armas de destruição em massa” alegado pelo partido republicano.
Tem outra, agora não é viável fazer a guerra contra Teerã, pois o mundo ainda não se recuperou totalmente da crise,e segundo alguns experts a crise de verdade ainda nem veio. sendo assim,uma ação militar contra o Irã faria dos preços do petróleo bater às nuvens e a crise ficaria ainda pior.
Como os Aiatolás sabem disso, usam esse tempo para se armar e garantir que se a ação for acontecer os custos da guerra seriam altíssimos e arrastariam ainda mais as coisas.
abs 😉
Pra mim os EUA estão mal intencionado em relação ao irãn. Estão querendo fazer mesma coisa que fizeram no iraque. Mentiram para o mundo, falsificaram documentos pra justificar a guerra e depois não encontraram nenhuma arma nuclear no iraque.
Pra mim estão querendo invandir iran pra controlar o Petróleo. E a arma nuclear é pretexto pra isso.
E logo de pois eles invadirão a Amazônia, O pré sal, o BBB, e a Sapucai.
A Quarta Frota vai se instalar na Lagoa Rodrigo de Freitas e o Morumbi and Pacaembu vão virar estadios de Futebol Americano.
Como esses Norte Americanos são malvados.
Abs.
acho q os eua não saõ ameaça para ninguém desde que não cruze seu caminho com mal intenções,só gostão de meter o naris onde não saõ convidados. agora os gringos querem opinar e intervir sobre a construção de uma fabrica no brasil. mas sera que não temos mais vergonha nara para deixar qualquer um fazer o que bem quer neste pais de ninguem e sem lei o qual a lei se chama dinheiro e só funciona quando é para os pobres assim como as algemas!! ta certo o chavez que não deixa fazerem o que querem no pais dele.
Bosco disse:
14 de abril de 2010 às 9:56
amigo bosco,esqueceu do argumento usado pelo ex presidente bush para roubar o petroleo do Iraque?cadê as armas quimicas que eles tanto falavam,e digo mais,segundo as proprias palavras do nosso ministro Jobin no canal livre da band,os americanos usam o argumento que Iran é ameaça pra Israel e outros países,mais segundo consta Israel também possue arma nuclear,e pelo disse mais nosso ministro,segundo ele,os americanos deram a desculpa dizendo que Israel tem o direito de ter arma nuclear pq esta rodeada de inimigos,mais pergunta ele,já respondendo,Iran também não esta?!
– É amigo Bosco,pelo que vemos ninguém se entende nessa conversa,e pelo visto o Obama vai acabar assaltando o petroleo do Iran tbm,cuidado Brasil com o pré-sal!!!!
luciano disse:
14 de abril de 2010 às 20:24
Pré-sal?????????????
rsrsrsrrsrr
É a Amazônia, meu caro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Além do estado norte-americano ( sim estado, pois a política não era do Bush… e a continuação da mesma por Obama, só confirma isto.) ter mentido, descaradamente, na questão das ‘armas de destruição em massa’ do Iraque. O estado norte-americano e a OTAN estão adminstrando a produção de ópio no Afeganistão…
“O que OTAN tem feito é a fragmentação da sociedade afegã até ao ponto de ruptura, instalar um regime fantoche corrupto das margens da sociedade e para supervisionar um aumento de 40 vezes na produção de ópio, enquanto adotou uma política de pagar aos Talibã para não atacar, antes de admitir que negociações estavam sendo realizadas com alguns dos Talibãs para formar uma aliança.
Se a presença da NATO é sinónimo de instalar um regime de traficantes de drogas e proteger os agricultores que colhem as suas culturas (há provas fotográficas imensas disso), então é claro que a OTAN em si é nada mais nada menos, do que um conluio de traficantes de armas que já se transformou num clube dos barões da droga. “