Colômbia elogia acordo militar entre Brasil e EUA
A Colômbia gostou “muitíssimo” de um acordo de cooperação militar firmado entre os governos de Brasil e Estados Unidos na segunda-feira. O ministro da Defesa colombiano, Gabriel Silva, afirmou que o pacto mostra que o importante não são as ideologias, mas sim a luta conjunta contra problemas como o narcotráfico. O convênio inclui colaboração no treinamento de militares, programas de tecnologia na área de defesa e visitas de embarcações.
“Dissemos que respeitamos totalmente a autonomia dos outros países para fazer acordos militares, há uns que não nos agradam e outros que nos agradam muitíssimo”, afirmou Silva, em entrevista à rádio RCN. A cooperação entre EUA e Brasil “parece a nós que demonstra que não importa qual seja a ideologia, não importa qual seja a posição política, a cooperação internacional no (setor) militar e na luta contra o terrorismo e o narcotráfico é uma obrigação dos Estados.”
O acordo entre Brasília e Washington “é um sinal muito positivo”. “Vemos como um sinal demonstrando que o que vem fazendo a Colômbia é o correto”, disse o ministro. Silva não mencionou que tipo de acordos desagradavam Bogotá. No passado, o ministro e outros nomes do governo já demonstraram inquietação diante de compras de armas feitas pela Venezuela, que incluem caças e milhares de fuzis de assalto.
Silva também disse que a visita programada para amanhã do secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, a Bogotá é parte de um giro do funcionário norte-americano pela região. Na visita, devem ser avaliados acordos e a cooperação entre Colômbia e EUA.
FONTE: Estadão
VEJA TAMBÉM:
- Colômbia reage à prisão de supostos espiões
- Colômbia agradece ao Brasil por resgate de refém das Farc
- Compras de armas na América do Sul aumentam 150%
- Pacto anti-EUA entre guerrilhas colombianas
- Chávez anuncia chegada de ‘milhares’ de mísseis russos à Venezuela
- Política externa do Brasil ‘decepciona’ Obama, diz jornal
- Unasul se compromete a impedir presença de bases militares estrangeiras na América do Sul
- Representantes da Unasul preparam resolução sobre bases na Colômbia
- Venezuela explode pontes na fronteira, diz governo colombiano
- Colômbia devolve militares para aliviar tensão com Venezuela
- Chávez chama ministro da Defesa colombiano de ‘atrasado mental’
- Bogotá: pacto com os EUA sai na sexta
- Lula insiste em ter acesso total ao acordo militar Colômbia-EUA
- Brasil e Colômbia decidem fortalecer cooperação militar
Excelente medida! O que terá levado o governo petista a assinar o acordo? Será que em protesto à esta reaproximação alguém vai explodir outra bomba na frente da embaixada brasileira como no Chile?
El Chavito ainda não falou nada sobre esse acordo militar Brasil-EUA? Por que está calado???
[]’s
Enquanto isto em Caracas … El Chavito treina de adultos civis (milícias) até crianças (juventude hitlerista, digo bolivariana, desculpem !).