Brasil quer crescer e deixar de ser ‘anão militar’, diz ‘El Mundo’

52

O Brasil não quer apenas se tornar uma das maiores economias do mundo, quer também incrementar o seu arsenal e deixar de ser visto como um “anão político-militar”, segundo o diário espanhol El Mundo na sua edição desta quinta-feira.

“O Brasil tem todos os ingredientes para ultrapassar todos os membros da União Europeia e se converter em uma das cinco maiores economias do mundo no segundo quarto do século 21”, afirma o jornal.

“Mas o gigante sul-americano não quer limitar sua imensidão a uma questão de dinheiro, e para evitar ser visto como um anão político-militar, embarcou em uma estratégia de rearmamento destinada a ‘reduzir sua vulnerabilidade’ diante das novas e velhas potências.”

O jornal comenta uma entrevista coletiva dada pelo ministro para Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães, para a imprensa estrangeira no Rio de Janeiro.

Segundo o jornal, o ministro explicou o plano de rearmamento das Forças Armadas “com uma inequívoca declaração de intenções: ‘Um país não é verdadeiramente soberano se não pode se defender. Como disse o presidente, só é respeitado quem se faz respeitar.'”.

O El Mundo diz que “para o governo Lula, minimizar esta suposta debilidade diante do exterior inclui defender uma posição própria em crises internacionais – como ocorreu em Honduras e no Irã -, materializar a velha aspiração brasileira de um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, reabilitar a indústria de defesa nacional e aumentar o arsenal”.

A reportagem ainda comenta recentes investimentos feitos pelo governo para reforçar a defesa do Brasil, entre eles a compra de armamentos e as encomendas feitas à França “potência que nos últimos anos se converteu em sócio prioritário para o Brasil neste campo”.

FONTE: O Globo, com informações da BBC

NOTA DO EDITOR: É difícil compatibilizar o discurso do Governo com os cortes no orçamento da área militar. Enquanto persistirem os cortes, o Brasil continuará sendo um gigante emasculado.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

52 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nick
Nick
14 anos atrás

Como a própria nota do blog diz,

O discurso ainda não bate com a realidade. Por um lado bilhões em investimento de armas(necessário não ha dúvidas). Por outro cortes profundos nas verbas das FAs, verbas essas que não são lá grande coisa. Fica dificil acreditar.
Quando tivermos um % da média do PIB fixo, sem possibilidades de serem passados pela Tesoura da Fazenda ou Planejamento. Ae sim, vamos pensar diferente.

[]’s

KAUAN
KAUAN
14 anos atrás

Também acho nick.
Mas eu gostei muito dessa loira do lado kkkkkkkkkkkkkkk

Vader
Vader
14 anos atrás

Esse El Pais é uma comédia… Não é o mesmo jornal que deu o título de homem do ano pro “Grande Timoneiro”?

Me pergunto quanto eles estão recebendo pra publicar esse tipo de reportagem ridícula…

Que piada…

Edgar
Edgar
14 anos atrás

Vader, um amigo meu que está se formando agora em direito disse que um professor dele informou que o Lula é o presidente que mais investe em marketing internacional próprio desde sempre.

Resta saber até aonde isto é verdade, suspeitas não faltam ao redor do mundo né. E o mandato do Ban Ki-moon termina ano que vem né, por isso acredito que ele é mil amores com o Sarkozy e tá fazendo aliança com os americanos agora.

Galileu
Galileu
14 anos atrás

hahahahah esse Jornal tá achando que eu sou o bozo, tudo bem é a “emprença”

Edgar, com certeza desde o ano passado que o Molusco tá viajando na Maionese só porque um jornal frances elegeu o Molusco ano passado, a pedido do sarkozy, e não é que o Molusco acreditou.

Para ser secretário Geral o cara tem que ter “bagagem” internacional……..

Tito
Tito
14 anos atrás

O nosso “messias” precisa pelo menos aprender uma língua para sonhar em ser Secretário Geral, poderia ate ser o Portugues.

moises
14 anos atrás

É uma pena o Brasil ser um país de palavras e não de ação…

Caipira
Caipira
14 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tito disse:
9 de abril de 2010 às 17:20

Boa, boa.

Jorge Nunes
Jorge Nunes
14 anos atrás

O orçamento deste ano é de R$ 43,19 bilhões, ante os R$ 61,15 bilhões previstos inicialmente, o que representa bloqueio de R$ 17,9 bilhões.

Em 2007 o orçamento militar brasileiro foi de pouco mais de 20 bilhões de dólares.

O Brasil é o 12º país do mundo que mais investe na área de defesa, segundo uma pesquisa realizada pelo instituto argentino Centro de Estudos Nova Maioria (CENM).

Ou seja o orçamento militar brasileiro hoje é o dobro de de 2007. Acho que as pessoas tem que contextualizar a informação. Não houver cortes no orçamento militar brasileiro, só deixou de ter aumento este ano. Este governo mais que dobrou o orçamento militar do Brasil.

Não entendo isso, quando é contra governo Lula todo mundo parece que esquece de ler planilhas (ou perde a capacidade de somar).

Matheusts
Matheusts
14 anos atrás

acho que so não tivemos o aumento porque ninguem lembra da crise economica do ano passado onde todas as empresas cairam o lucro mais não tanto como as de outros paises no proximo ano devemos ter um orçamento militar de 80bilhões pra cima o problema é saber gastar e ser rapido pra asinar porque temos 3 TRILHÕES no minimo em auto mar.
esses calculos foram feitos pelo petrobras baseados no pior possivel que pode retirar de la =/

Athos
Athos
14 anos atrás

Exatamente Jorge nunes.

Por isso mesmo eu vou votar na continuidade do governo atual.

Quem quer o brasil forte militarmente deveria fazer o mesmo.

Caipira
Caipira
14 anos atrás
Jorge Nunes
Jorge Nunes
14 anos atrás

Em 2005 o orçamento militar do Brasil era de $9.9 bilhões (http://www.globalsecurity.org/military/world/spending.htm ).

Não achei uma listagem recente do ranking mundial de orçamento, mas o atual orçamento brasileiro (43, 19 bi)é similar ao da Russia em 2008.

Se bem que 63 bilhões colocaria o Brasil a frente do Reino Unido.

Mas com a crise todos os paises tiveram que conter os gastos. Ano que vem o orçamento pode chegar a 60 bilhões… ainda mais se querem 120 rafales.

Antonio M
Antonio M
14 anos atrás

Militarmente forte para quê? Agora? Já? Qual é o inimigo?

Enquanto a os sistemas de educação, saúde, transporte e segurança públicos que são ridículos? É com esse sentimento que querem formar uma nação orgulhosa de seu país?

Tudo pode evoluir concomitantemente mas, de forma a não esquecermos da infraestrutura, que sempre será o suporte para qualquer empreendimento.

Como formar FAs com soldados semi-analfabetos, subnutridos, desdentados etc? Que não conseguirão entender como manusear o armamento moderno e nem o contexto social/econômico de onde atuarão? Lição que os EUA estã aprendendo a duras penas quando atuam em lugares como o oriente médio.

E quando falarem em verbas, que é igual ou maior a outros países, não se esqueçam que nesses orçamentos estão os soldos (ridículos!) e as aposentadorias e pensões e o que sobra é que se investe em capacidade bélica.

O Brasil sem as reformas de base, não conseguirá manter a estabilidade econômica por mais tempo, comprementendo qualquer planejamento que seja, social, ecônomico e militar. Basta lembrar do que aconteceu à importante indústria bélica do Brasil nos anos 80.

Ulisses
Ulisses
14 anos atrás

Parece que a maioria dos leitores daqui depreciam o governo e o presidente Lula! Mas duvido que os cavalheiros aqui já estiveram antes em melhor situação social e econômica do que neste governo? Parece até que para gostar de assuntos militares tem de ser direitista chiita? E a velha máxima, cuspindo no prato que come!

Valdo
Valdo
14 anos atrás

Senhores, a situação de nossas FA estão críticas financeiramente, isto é fato, mas, exceto nos governos militares, a perspectiva nunca esteve melhor do que a que temos hoje… Podem malhar o barbudo, mas é simplório demais malhar comparando com o queremos ter… comparem com o que tínhamos, e talvez percebam que é aquela máxima… ruim com ele, era muito pior sem ele…
Eu tenho um exemplo muito claro sobre isso… A cidade de Rio Grande…pesquisem “polo naval de rio grande” no google…

Abraços
Brasil sempre….

angelo
angelo
14 anos atrás

Antonio M disse:
9 de abril de 2010 às 20:07

Excelente ponto de vista, realmente sem uma melhoria educacional fortíssima não poderemos manter um crescimento sustentado;

Ulisses disse:
9 de abril de 2010 às 20:55

Não deprecio o governo do Sr. Lula, até por que ele fez algo que dizia ser impossível quando na oposição: solucionar o problema da dívida externa. Se fizermos uma análise mais aprofundada, veremos que manteve a estabilidade econômica iniciada por FHC, através da nomeação de economistas competentes para gerirem nossa política economica. A grande questão que lanço, tanto para a esquerda como para a direita, é a questão da “política de estado” e não político- partidária. Não podemos mais nos dar ao luxo de mudar tudo, cada vez que trocamos de governo. Por este fato, o governo Lula foi sábio, mantendo e aperfeiçoando as políticas que vinham dando certo.
Saudações a todos e bom final de semana.

Matheusts
Matheusts
14 anos atrás

Antonio M disse:
9 de abril de 2010 às 20:07
Militarmente forte para quê? Agora? Já? Qual é o inimigo?

Creio que quando começa uma guerra é tarde de mais para comprar armamentos para se defender e atacar.

seus comentarios seguintes de que sistemas de educação, saúde, transporte e segurança públicos que são ridículos

Eu duvido.

Você fica comparando tudo oque é de bom de outros paises com o pior do nosso.
nos temos alimentos transporte saneamento e demais coisas dependendo de quem você quer ser na vida.

Quer ser um vagabundo qualquer sem estudar vai la vende droga e morre com 30 anos sem nada de bom na vida.

Nesse pais você escolhe oque você quer ter e ser na vida

Ulisses
Ulisses
14 anos atrás

Caro Ângelo! Que triste herança a estabilidade econômica do FHC! A paternidade do plano real, esta foi do governo Itamar, e o FHC caiu ali de pára-quedas! As linhas gerais do plano real foram estabelecidas pelo FMI, condição obrigatória para o Brasil receber os empréstimos do fundo, graças a condição de penúria econômica do nosso país. A nomeação do presidente do banco central foi jogada de mestre do presidente Lula, para acalmar o mercado financeiro da pressão da sua posse. Afinal o que fez o Meireles que não fosse tentar manter os juros altos? Se não fosse a pressão do Lula, talvez estivéssemos ainda com taxas de juros acima de 2 dígitos? Quanto ao FHC, que benefícios ao país? Se ele foi tão bom governante, por que o próprio PSDB quer escondê-lo? Talvez a resposta esteja na dívida com o FMI entregue ao Lula na sua posse? No dólar subindo acima de três reais, desemprego em massa e inflação de dois dígitos? Ou na balança comercial negativa brasileira? Ou no golpe de estado com as compras de votos para a sua reeleição em 1998? Ou nas privatizações fraudulentas que quebraram o país, enriqueceram poucos amigos e no ônus tarifário deixado aos consumidores brasileiros, o que faz de nossa energia, tarifas telefônicas e pedágios de SP as mais caras do mundo? Ou na tentativa de privatizar as universidades públicas e destruição de programas de pesquisas como a CAPES e CNPQ, o que eu senti na carne no meu mestrado, quando reduziu o numero de bolsas de pós-graduação para mestrado e doutorado, alem de arrochar o salários dos professores e não criar nenhuma nova universidade? Ou tentar sabotar a PETROBRAX, terceirizando a mão de obra, o que provocou dois mega desastres ecológicos na baia do Rio de Janeiro e no Paraná alem do naufrágio da plataforma importada P36? São tantas as mazelas do FHC que fica até difícil citar tudo aqui! Que herança maldita? E o Lula? Criou 12 novas universidades, 30 e poucas escolas técnicas, recuperou as bolsas de pós-graduação, elevando o valor delas, o que graças a isto, fiz tranqüilamente meu doutorado, criou 12 milhões de empregos, está fazendo o PAC, a balança comercial tem superávit, graças ao caixeiro viajante Lula que buscou mercados na China, Índia, Irã, Venezuela, África e outros! Ou nos 240 bilhões de dólares de reservas! Que herança bendita!

Antonio M
Antonio M
14 anos atrás

“…Creio que quando começa uma guerra é tarde de mais para comprar armamentos para se defender e atacar….”

Então, que guerra?! Direcionar a doutrina militar somente em possbilidade é coisa para paranóicos e não estadistas ou generais que prezam por sua posição.

“…seus comentarios seguintes de que sistemas de educação, saúde, transporte e segurança públicos que são ridículos …”

Não. Ridículos são os nossos sistemas de educação, saúde, transporte e segurança públicos, não inverta. Vive onde? Na Suécia?

Antes de ser potência militar, sem detrimento dos atuais esforços de pesquisa & desenvolvimento nessa área e o próprio rearmamento das FAs, primeiro temos que ser potência alimentar, educacional/social pois ser potência militar é decorrência disso. Senão mudemos o nome para China ou Coréia do Norte pois são potências militares enquanto mais de 90% da população vive na miséria, o que aliás é muito mais fácil de se fazer……

Antonio M
Antonio M
14 anos atrás

Sr Ulisses,

Sempre que leio críticas à FHC como a sua em qualquer lugar que seja, por que nunca lembram da “herança bendita” deixada por Sarney e Collor ?! Ou de como estão seus estados onde governam ou exercem forte influência “coronelística” ?!?! Será por caus que agora os dois são amigos e aliados de LuLLa ?!?!?!?!

O Brasil existia entes de 2003 …..

Ulisses
Ulisses
14 anos atrás

Caro Antonio, claro que existia, foi exatamente quase 500 anos de governos de direita, a partir das capitânias hereditária! Exceto claro, pelos governos JK e Jango, da mesma maneira, pressionados pela mídia e extrema direita brasileira. O governo JK quase foi derrubado, o Jango sim, igual ao que vemos hoje com a pressão midiática sobre o governo Lula. Infelizmente nestes 500 anos, a direita brasileira nunca se preocupou com o social, apenas com a indecente distribuição de renda, que tornou o país o campeão mundial de desigualdades, apesar de todas as riquezas que possui! Era para deixar o bolo crescer para depois ser dividido, mas que nunca crescia o suficiente, segundo a direita. Se conseguirmos ter pelo menos uns trintas anos de governos democráticos, preocupados com o social e com a educação, quem sabe o Brasil não se torna uma grande e justa nação, coerente com as riquezas que produz e distribui! Quanto ao governo Lula estar associado a governos corruptos como os de Sarney ou Collor, infelizmente temos um congresso corrupto que só funciona na base quanto ganho para votar isto? Para conseguir fazer o país funcionar, o governo Lula tem de estar associado ao que de pior existe da direita. Não foi novidade estes mesmos conchavos o governo Sarney, Itamar ou FHC, ou como o Serra está fazendo agora, com o Roriz, a Kátia Abreu ou o Quércia? O Collor só foi derrubado exatamente por ter batido de frente com este mesmo congresso corrupto!

Antonio M
Antonio M
14 anos atrás

“…Quanto ao governo Lula estar associado a governos corruptos como os de Sarney ou Collor, infelizmente temos um congresso corrupto que só funciona na base quanto ganho para votar isto? …”

Mas e o discurso que no poder acabaria com tudo isso? Não prometesse então pois o tal “pragmatismo” eu já conhecia.

“…oi exatamente quase 500 anos de governos de direita, a partir das capitânias hereditária!…”

Ah não, isso não. O capitalismo nem existia ….

lc
lc
14 anos atrás

Ulisses,

Tais postando de um tal bunker à beira do lago paranoá?

Abs.

KAUAN
KAUAN
14 anos atrás

Isso mesmo jorge nunes os kara nao enchergam as coisa né kara?

KAUAN
KAUAN
14 anos atrás

Pra quem tá mal informado,o governo lula foi o que mais fez obras na área de defesa desde a época da ditadura militar q foi lá por 1970

Vitor
Vitor
14 anos atrás

Começou a guerra politica dos Bunkers da Dilma. Dizem que haverão pessoas 24h/dia na internet so pra ficar respondendo blog e noticias igual essa… Esse pessoal faz cada coisa so pra manter a imagem.
Os gastos militares se encaixam ai.
Lula diz que nunca antes na historia do pais fizeram tanto pelos militares. Mas tudo que ele fez foi entrar no governo e cortar todo o orçamento dos militares para no ultimo ano do mandato jorrar dinheiro para todos os lados. E agora o que acontece? Cortam todas as verbas.

lc
lc
14 anos atrás

“foi exatamente quase 500 anos de governos de direita”

???

“igual ao que vemos hoje com a pressão midiática sobre o governo Lula”

Nunca antes na “iztória defte paisfff”, parodiando o grande timoneiro, houve uma imprensa tão adesista e vendida, abaixando a cabeça e as calças para tudo que o “noço” líder fala.

“está fazendo o PAC”

Whatta f… hell is this man? Programa de aceleração da criminalidade?

“enriqueceram poucos amigos”

Ai ai ai! E o mensalão, os aloprados, e o daniel vulgo zé dirceu com sua operação telebrás, etc,etc,etc.
Podes explicar ou basta empurrar a m… pra baixo do tapete?

“O Collor só foi derrubado exatamente por ter batido de frente com este mesmo congresso corrupto!”

Do qual o pt sempre fez parte.

“governo Lula estar associado a governos corruptos como os de Sarney ou Collor, infelizmente temos um congresso corrupto que só funciona na base quanto ganho para votar isto”

Pois é, o congresso tá na mão do lulla faz tempo. Só falta agora a última perna do tripé.

“Se conseguirmos ter pelo menos uns trintas anos de governos democráticos”

Governos democráticos? Por favor, me explique o pndh3, as declarações do molusco e o desrespeito deste com a Justiça entre outras coisas.

Vou parando por aqui. De antemão já aviso, não estou defendendo fhc, serra ou quem quer que seja. Mesmo porque psdb e pt são irmãos. Muito menos fazendo propaganda política para alguém.

Sds.

Wilhelm Canaris
Wilhelm Canaris
14 anos atrás

Já que descambou pra politica, tambem vou meter minha colher de pau.
Meu caro amigo Ic… o amigo está satisfeito com a justiça que temos? Se está, parabens! O amigos é um dos poucos que podem dizer isto.
O presidente falou apenas o que é desejo da sociedade brasileira, que a justiça mude, que não tenham tantas decisões que mudam ao sabor dos tribunais e juizes. Não sou jurista, mas não entendo como um juiz dá uma decisão e outro revoga a decisão e vem outro que revoga a decisão daquele que revogou. Não é assim?
O orçamento militar do brasil é o maior da america latina, o problema e que nenhum destes paises tem pessoas recebendo pensaões nos moldes do Brasil. Tem neta de pracinhas que ainda recebem pensão. Isto tem que acabar!
Já que os amigos são tão fimes na cobrança de mais equipamentos, porque não fazem campanha para acabar com esta figura “pensões de pai pra filho/netos” que existe nas forças?

marcos adriano
marcos adriano
14 anos atrás

o brasil tem que inchar á maquina e canalizar todo recurso da defesa para para manutençao!!!isso que garante nosso desenvolvimento tecnologico!!!a defesa dos nossos recursos!!!!que pena que se gasta tanto é canalizado para ativos e inativos!!!carambra sao 80%assim nao da para ter uma forças armada bem equipadas!!!desse jeito nao tem como!!!é com preve end desse jeito só daqui 20 ou 30anos para termos forças armadas bem equipadas!!!tem que se separar que manutençao dos investimentos se tiver que limitar que seja da manutençao!!nao dos investimentos que deveria ser proibido por lei de de qualquer corte!!!!nao ao corte ao investimentos!!!!parem de brincar com assunto que é defesa nacional que gera emprego e tecnologia para pais!!!desenvolvimento tecnologico do pais com fica?
parem de falar que assunto defesa é assunto de estado e na pratica cortam orçamento de investimento da forças armadas!!!cortem dos ministerio que estao inchados de servidores!!!é proibido cortar da defesa!!!!da defesa nao!!!cortem de outra areas que é desnecessaria!!!!

Ozawa
Ozawa
14 anos atrás

“Um país se faz com homens e livros…”
Monteiro Lobato

O resto é conseqüência mais que natural, quer na área econômica, militar, tecnológica, desportiva, e quaisquer outras manifestações culturais.

Ilustre-se bem, e de forma recorrente, com nosso maior destaque no segmento de defesa: o trinômio Embraer/ITA/CTA, não contruídos com meras bravatas, e mais irritantemente se forem proferidas com língua presa e grosseiros erros gramaticais…, mas com visão estratégica, seriedade, estudo e disciplina, muito, muito estudo e disciplina.

Se esse for o caminho do Brasil, sim, chegaremos lá.

Minha dúvida reside nas referências educacionais de razoável nível no país, mais do mesmo, sempre, atitudes isoladas, sem a iniciativa de uma política nacional de educação, quer básica, intermediária ou superior e pós.

Vejam, o consistente crescimento recente do Brasil já fez por demonstrar a carência em profissões técnicas e tecnológicas, só para o segmento de construção civil, ressurgido após anos de letargia. O que dizer dos demais.

Sem educação é difícil corroborar com a expectativa daquele periódico.

angelo
angelo
14 anos atrás

Sr Ulisses:
O amigo deve ter memória curta ou está mal informado, pois o Plano Real, lançado no governo Itamar Franco, teve FHC, como Ministro da Fazenda, debelando uma inflação que destruia o Brasil. Sabe qual é o problema de vocês esquerdistas? Se acham os donos da razão, o mundo começa sempre a partir de vocês e infelizmente não é assim que funciona. Devemos ter a grandeza de reconhecer os acertos do passado e do presente. Sabe por qual motivo Lula nomeou Meireles? Por que o capitalismo é uma droga, mas ainda é o melhor sistema. A atrasada da Kátia Abreu, lidera uma classe que põe comida barata na mesa do brasileiro. Lembra dos programas de distribuição de Renda de FHC? Pois foram muito melhorados pelo governo Lula, e hoje atendem milhões de pessoas. Qual o problema? Por não ter sido invenção do PT, deveria ter sido destruído? Se o PT perder a eleição, o Brasil não vai acabar. Quanto as privatizações, que bom hoje temos investidores estrangeiros no país, uma telefonia que funciona. Infelizmente graças a sua Petrobrás, temos a “gasolina” mais cara do mundo, onde inclusive havia um super salário para Dilma Roussef. Como bem disse Antonio M: ” O Brasil existia antes de 2003…”

Jacubão
14 anos atrás

Concordo em tudo com o sr Ozawa. Educação é a base do desenvolvimento de qualquer país. Não basta ter dinheiro, tem que ter educa. Podemos citar como exemplo os grandes produtores de petróleo do oriente médio. Dinheiro não falta, mas esses países são muito atrasados em tecnologia, enquanto a Coréia do sul, Taiwan e outros, são avançados em tecnologia devido a educação de seu povo.
Belas palavras sr Ozawa.
Um forte abraço.

Wilhelm Canaris
Wilhelm Canaris
14 anos atrás

Sr. Angelo… me permita discordar do amigo. Antes de mais nada, antes de 2003, o Brasil não existia financeiramente, era um pais literalmente quebrado que só não partiu ao meio porque o tesouro americano avalizou um emprestimo ao Brasil. O Brasil meu amigo, antes de 2003 era um pais que as agencias de risco avaliava pessimamente, que era tido como um pais de alto risco para se emprestar.
A taxa média de crescimento da economia brasileira, ao longo da década tucana (gonverno FHC), foi a pior da história, em torno de 2,4%. Pior até mesmo que a taxa média da chamada década perdida, os anos 80, que girou em torno de 3,2%. No período, o patrimônio público representado pelas grandes estatais foi liquidado na bacia das almas. No discurso, essa operação serviria para reduzir a dívida pública e para atrair capitais. Na prática assistimos a um crescimento exponencial da dívida pública. A dívida interna saltou de R$ 60 bilhões para impensáveis R$ 630 bilhões, enquanto a dívida externa teve seu valor dobrado.
Diferentemente do que o amigo diz, o governo Lula não foi uma continuação do gonverno Fernando Henrique. Não foi continuidade. Foi correção de rumos. Onde havia embrião de programas pífios ou meia-bomba (como o bolsa-escola), foram universalizados e ganharam valores mais dignos (como o bolsa-família). Diversos programas projetos que só existiam na teoria ou eram pífios, tiveram que ser resgatados, como a volta do financiamento da moradia popular, o programa Minha Casa Minha Vida, a integração das bacias do São Francisco (só sabe como isto é importante quem mora no secão do nordeste), colocou ordem no sistema elétrico depois do apagão da privatização.
Se não fosse as estatais (BB, CEF, Petrobrás) não teriamos conseguido vencer a crise. Se pagamos a mais cara gasolina do mundo como o amigo alega, o problema não está na Petrobrás, mas na maneira como o preço é calculado. Tem os impostos federais (CIDE – PIS/COFINS), Impostos estaduais (ICMS), vc tem ainda o custo da Distribuidora, frete, o custo do posto de gasolina, etc etc, lhe garanto que a gasolina é vendida bem barata na refinaria, o problema está no caminho entre refinaria e posto. Quer culpar alguem? Porque não os deputados e senadores que votam as leis e impostos neste pais?
O Brasil hoje, apesar dos problemas é um outro pais, até a divida externa pagamos. Quando imaginariamos isto, do Brasil hoje ser um credor do FMI?

angelo
angelo
14 anos atrás

Ozawa, creio que o senhor foi brilhante em seu comentário. Educação de qualidade, pesquisa, investimento na formação, esse é o tripé para o futuro. Universidade é lugar para o desenvolvimento de tecnologias e pesquisas, e não para a doutrinação ideológica, como hoje estamos vendo.

angelo
angelo
14 anos atrás

Wilhelm Canaris disse:
11 de abril de 2010 às 0:05
Embora discorde de algumas colocações do amigo, respeito muito seu posicionamento. Mas como homem do povo, tenho algumas questões: Por qual razão o governo que nos últimos 8 anos teve a maioria no Congresso, não mudou tão voraz tributação? Por qual razão, banqueiros estão tão felizes com o Governo Lula? Por que foi possível equacionar a dívida externa, se quando era oposição o partido atualmente no governo dizia que a mesma “era impagável”? Será que tudo começou em 2003, ou por que a casa começou a ser arrumada antes? A questão da frenética perseguição de superavits primários, fato neste governo, não foi um amedida meramente capitalista? Quanto aos investimentos nos Programas de Distribuição de Renda, obviamente que concordo com seu exponencial crescimento, e realmente foi uma excelente medida, como defende com propriedade o amigo. Não esqueçamos também da situação econômica mundial, que felizmente no Governo Lula não nos atrapalhou tanro, isso segundo nosso Presidente, que qualificou a última crise de “marolinha”. Já no governo FHC, tivemos diversas crises mundiais, como a crise do México em 1995, a crise asiática em 1997-98, a crise russa em 1998-99 e em 2001, a quebra da Argentina. Não se esqueça também, que a projeção da vitoria de Lulas em 2002, elevou o dólar a R$ 4,00. Quando os investidores estrangeiros começaram a notar que havia um discurso para as massas e outro para os agentes econômicos, a situação começou a se acomodar. Embora tenhamos visões diferentes sobre tal assunto, é um grande prazer ouvir o ponto de vista do Senhor, e isto só é possível pois saímos da ditadura militar e não entramos na ditadura proletária, que nossos governantes atuais em um tempo não muito distante, sonharam. Abraço.

Ulisses
Ulisses
14 anos atrás

Acho interessante terem opinião preconceituosa sobre o governo Lula justamente pessoas que por gostarem de assuntos militares, como eu, deveriam ser pessoas patriotas e devotadas ao seu país. Ao longo destes 16 anos duas forças políticas disputaram o voto do eleitor! Nos 8 primeiros anos desta disputa, assistimos a um grupo entregar o patrimônio brasileiro ao poder estrangeiros e a indiferença com a situação social com o seu povo, com baixa renda e desemprego. Vimos ao absurdo de quererem entregar a base de lançamento de foguetes de Alcântara ao governo dos EUA, em situação que os brasileiros seriam estrangeiros dentro da própria base. O embaixador brasileiro nos EUA ser obrigado a tirar os sapatos para poder entrar nos EUA. Vimos um programa de vigilância da Amazônia ser vencido por uma empresa dos EUA (Raytheon) com denuncias de escândalo somado a condição de que os americanos manterem segredos nos radares que os brasileiros não têm acesso e que obtém cópias de todas as análises de sensoriamento feitos na Amazônia. Se fossemos um país sério, tais atos seriam passíveis de condenação por traição à pátria! Nos 8 anos seguintes vimos o país crescer como nunca se viu em sua história, não houve mais a entrega do seu patrimônio ao capital internacional, seu povo vive condição social mais justa e dizer-se ser cidadão brasileiro é hoje motivo de orgulho e não de vergonha. Vi ontem mesmo brasileiros que procuraram trabalho na industria naval japonesa procurando condição melhor de vida, sendo repatriados para trabalharem na nova industria naval brasileira. E a maioria dos leitores daqui se orgulharem mais do governo do PSDB do que do governo PT? Não entendo?

Ulisses
Ulisses
14 anos atrás

Caro Ângelo, desculpe, mas não tinha observado seu último comentário! Considerar crises em países de terceiro mundo como Argentina, Rússia, México e Coréia com a maior crise econômica mundial desde 1929, que levou a miséria população de países de primeiro mundo como da Europa, EUA e Japão é gozação, não? Desculpe a ironia! Se foi marolinha no Brasil, foi graças às atitudes do governo Lula, que diversificou seu mercado de exportação e a elevação da distribuição de crédito de instituições como o BNDS, banco do Brasil e Caixa Econômica, alem da atitude de não reduzir, mas aumentar os investimentos públicos via PAC e redução de impostos. Não foi sem razão de os empresários do setor de construção estarem apoiando a Dilma esta semana. Não é questão política é pragmatismo mesmo! Atitude contrária foi a do governador de São Paulo que reduziu seus investimentos e aumentou seus impostos. Era o desejo da mídia que queria que o Brasil falisse como ocorreu com crises terceiro mundanas no governo FHC e falava pejorativamente da marolinha do Lula no início da crise em 2008 e início de 2009. No segundo semestre foi interessante estes mesmos comentaristas admitirem a bonança econômica brasileira e que o Lula estava certo. Quanto a Kátia Abreu representar a produção de alimentos, nada mais falso, pois quem alimenta a população segundo o IBGE são os pequenos e médios agricultores brasileiros que plantam arroz, feijão, frutas, legumes, verduras, carne de frango, suíno e leite. Estes não são representados pela CNA, que apenas protege os grandes latifundiários e grileiros como a própria Kátia Abreu que expulsou pequenos agricultores e grilou terras no Pará.

J Jacahead da Silva
J Jacahead da Silva
14 anos atrás

Anão Militar?

Não seria mais adequado “eunuco”

Rafael
Rafael
14 anos atrás

Wilhelm Canaris disse:
11 de abril de 2010 às 0:05

” colocou ordem no sistema elétrico depois do apagão da privatização.”
Me explica aquele apagão que colocou o Rio, São Paulo e mais metade do pais no escuro?

Oque muitos não entende, é que o pais avança e melhora conforme o tempo passa, é obvio que no governo Lula, o Brasil cresceu mais, como tambem é obvio que no proximo governo, o Brasil crescera ainda mais.

Rafael
Rafael
14 anos atrás

Questão de lógica!!!

Jacubão
14 anos atrás

A tendência é justamente essa. O Brasil já engrenou a primeira, segunda marcha e está engrenando a terceira e assim por diante. A inércia já foi quebrada e agora é só dirigir com responsabilidade. Quanto ao governo que deu a devida atenção aos militares, esse governo foi o do presidente LULA, pois todos sabemos que o FHC não gosta de militares, e não há como negar isso.
O período de sucateamento das FAs, foi no governo passado, e no governo atual as coisas melhoraram muito para os militares e tenho a mais absoluta certêsa de que dirão o contrário (aqui no blog) e ainda vão tacar um montão de pedras na minha cabeça, hehe… 😀

Wilhelm Canaris
Wilhelm Canaris
14 anos atrás

Rafael, não confunda blackout (que é o corte ou colapso temporário do suprimento de energia elétrica em uma determinada região) com um apagão de 2001 e 2002 no brasil. Apagão, foi o que aconteceu no governo passado, com o agravante de que fomos instados a economizar durante duranmte um bom tempo, e ainda pagamos uma taxa por isto, o que chamaram taxa de compensação as distribuidoras de energia.

Abraços

marcos adriano
marcos adriano
14 anos atrás

o brasil quer deixar de ser anao militar invista na educaçao!!!que geraria desenvolvimento para defesa!!!nao ser mero comprador de meios militares que nao agrega nada ao desenvolvimento tecnologico!!!que pena que brasil deixou falir á engesa!!!potencia sao paises que detem á tecnologia (eua ,rusia ,frança e inglaterra)os outros paises sao mero comprador sempre na dependencia desse paises para comprar meios mais modernos para sua defesa!!!nao se chega lugar nenhum para desenvolvimento tecnologico de pais!!!como o brasil perdeu trem do desenvolvimento no passado,precisa agora se aliar com parceiro tecnologico que detem tecnologia!!!a frança nos oferece transferencia de tecnologia e com end á defesa virou politica estado nao de governo que com planejamento de longo prazo e investimento.garantiriamos mossa soberania nacional dos nossos recurso que cabe ao brasil sua defesa!!!!chega de corte na defesa,precisa de investimento!!!parem de agirem como burocratas e nao cortem investimentos na defesa que nos garante desenvolvimento tecnologico tanto civil como militar(defesa é dual)o brasil mudou passou ser serio e agora é respeitado internacionalmente

Caipira
Caipira
14 anos atrás

PAC = Programa Aceleração da Campanha

Teco
Teco
14 anos atrás

NUNCA SERÃO! (Cap. Nascimento)

Rafael
Rafael
14 anos atrás

Wilhelm Canaris disse:
11 de abril de 2010 às 15:46
Então passa um mes em minha cidade, onde os seus blackouts acontecem sempre, podem até ser curtos, mas acontecem muito. Outra coisa a Dilma disse que esse tipo de problema era falta de investimentos…ops agora é culpa da natureza. Ultima pergunta, adivinha o partido da minha cidade.

Abraços, nada pessoal, nem politico, só acho discussões saudaveis.

Cabral
Cabral
14 anos atrás

Teco disse:
12 de abril de 2010 às 12:17

NUNCA SERÃO! (Cap. Nascimento)

Quem não vai ser é o senhor, 01! 10% do PIB por ano durante 10 anos e vamos ver quem se nunca sera.

Cristiano GR
Cristiano GR
14 anos atrás

ANÃO POLÍTICO-MILITAR (bah, isso é foda)

Com certeza se o país ainda fosse um Império (sem parlamentarismo), isso não se ouviria. Ou ainda, governado pelos militares ou sábios presidentes como Getúlio Vargas.

Parece mesmo imaturidade de um país e seus governantes falar em potência e ser visto como anão político-militar.

CaesaR
CaesaR
14 anos atrás

Fico em dúvida se a agenda petista é conseguir uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU (peloamordedeus alguém precisa fundar um Greenpeace só contra isso) ou se o objetivo dessa política externa megaloNANICA é apenas conseguir uma vaga para o Lula em algum organismo que não exija trabalho muito além de algumas viagens de turismo pelo mundo.