Coreia do Norte deixa o Brasil em má situação
A estratégia do Brasil de poupar regimes autoritários e criar condições de diálogo com países que promovem graves violações de direitos humanos sofreu ontem um duro revés e mostrou todas as suas limitações. Pyongyang se recusou até mesmo a afirmar se aceitava ou não as propostas e só indicou que “tomava nota” das ideias. A confusão deve servir de lição para o Brasil, que já admite mudar de posição pelo menos em relação à Coreia do Norte. O Itamaraty, em 2009, absteve-se numa resolução apresentada na ONU que condenava as violações aos direitos humanos pelo regime da Coreia do Norte e estabelecia um relator especial para investigar o país.
FONTE: O Estado de São Paulo
Como dizem por aí:
-Passarinho que anda com morcego acorda de cabeça pra baixo. Bem feito pra diplomacia pró ditadura, bem feito pro Guia genial da Diplomacia Marco Aurélio Garcia que não acerta uma….
Acho que alguem quebrou a cara…
E pensar que a gente corre o sério risco de continuar aturando o Marco Aurélio Garcia e o Celso Amorim por pelo menos mais quatro anos!!!
Ahahahaha, como o Itamaraty Bolivariano é patético, rsrsrs… Nem de seus “aliados” obtém respeito, rsrs…
O governo brasileiro está ocupado por ex-guerrilheiros, ex-terroristas e gente ligada a ideologias de extrema direita. O que se pode esperar deste pessoal senão conivência com o crime e a bandidagem?
O caso Cesare Battisti é o caso mais representativo do alinhamento deste governo. Para eles o bandido é visto como um nobre colega que merece o apóio deles.
Sugiro que enviem o Vanucci e que ele apresente seja o relator especial e crie uma “comissão da verdade” na Coreia e no Irã.
Estão pensando que fucinho de porco é tomada?
É bom que tomem um cacete pra saber que aspirações tem que ser respaldadas por condições e bagagem…isso o Brasil não tem, ainda!
C… atrás de c…ei Excel, não seria extrema esquerda?
Pra mim, Brasil está fazendo exvelente diplomacia no mundo.
Se tratando de violação, quais paises que não violação direitos humanos? Você não sabem que EUA persguiu , estoprou e matous muitos inocentes??
Brasil está buscando o caminho da paz e não pode desistir de fazer isso.
È dificil entender os que dizem brasileiros são contra isso.
Itamarati está de parabéns…
A situação da Coréia do Norte realmente é muito diferente do Irã, o governo brasileiro está certo em rever sua posição quanto a Coréia do Norte, que já passou dos limites a muito tempo, só que os EUA e a Uniao europeia não estão nem aí, afinal a Coréia do Norte já possui a Bomba Atômica de fato, e eles não se meteriam a besta com Pyongyang.
Itamaraty esta de parabns por apoir esse regimes so porque os EUA faziam isso? Se liga. Se os EUA pularem da ponte a gente tambem pula? Cada uma aqui.
Para mim o dificil é entender como as pessoas que apoiam as trapalhadas do governo consigam justificar atitudes erradas custe o que custar.
Uma coisa é se apresentar como uma alternativa no cenario internacional, Outra coisa, bem diferente, é achar que chegaremos a algum lugar apoiando os paises que mais violam os direitos humanos e democráticos.
Esse blog é de assuntos referentes as forças armadas ou a politica externa?
Essa politica desastrosa atual só tem um culpado: a mula do Lula.
É o pessoal do itamaraty só leva na cabeça,o que Rui Barbosa deve estar pensando de todas estas escorregadas da diplomacia Brasileira.
abraço a todos
“quatzy em 19 mar, 2010 às 12:03
Pra mim, Brasil está fazendo exvelente diplomacia no mundo.
Se tratando de violação, quais paises que não violação direitos humanos? Você não sabem que EUA persguiu , estoprou e matous muitos inocentes??
Brasil está buscando o caminho da paz e não pode desistir de fazer isso.
È dificil entender os que dizem brasileiros são contra isso.
Itamarati está de parabéns…”
O duro é que tem gente que baba ovo nos M. Aurélio Garcia e Amorins da vida!
Imaginem o Amorim tentando explicar pro molusco onde fica a coreia do norte….aí ele diz:
-Companhero Amorin você e o Garcia são muito esperto trais os japinha pra conversa, que nois tamo famoso, oia a Rilari clintum, toda preucupada to aparecendo até no canal da tv lá dos americanu.
lol
Já que falando em Itamaraty, mesmo não sendo o Assunto Coréia do Norte , acho que cabe no contexto.
Seria interessante um pensamento diferente, menos subserviente, mas realista.
Será que que este é o único ponto de vista , ou Haverá outros.
Consulte a fonte
Museu do Itamaraty???? Diplomacia Ultrapassada Em Cheque!
Sempre que a GROBONIUS analisa algum assunto da política externa ou da Diplomacia do Governo Lula, eles tiram do armário uma das múmias emboloradas usadas como Chanceleres e diplomatas dos governos FHgáCê.
Sérgio Amaral, Celso Lafer, Marcos Azambuja e Luis Felipe Lampreia por exemplo, adoram exalar seu perfume de naftalina e aparecer na telinha podre da pseudo jornalística GROBONIUS. Repetem sempre as besteiras que aprenderam quando eram representantes da Matriz (?) aqui em terras tupiniquins, quando podiam se esbaldar em embaixadas diversas, de frente para o mar ou o Tâmisa. Parece que eles, e a GROBONIUS, ainda não entenderam que o nome Itamaraty (Pedras Amarelas em Tupy guarany) não representa mais o constante “amarelar” dos antigos governos domesticados, representados por eles enquanto diplomatas. O Brasil hoje não “amarela” mais quando vai lá fora, não vai mais de pires na mão, ou pra passar o chapéu. Hoje o Brasil chega como ator principal, respeitado por todos, graças à coragem do Governo Lula representado pelo Celso Amorin. Hoje o Brasil tem posição própria que já nos conquistou novos mercados, nos liberando da dependência de EUAs e ALCAs, além de abrir novos campos de influência para este país gigante; que tantos tem interesse em encolher, moral, econômica e diplomaticamente.
Essa semana foi no “Entre Aspones” (*)apresentado pela balzaca (babaca?!) Waldvogel. Uma dessas múmias ressurrectas, o Sérgio Amaral, desfilou toda sua subserviência e falta de espinha dorsal ao criticar a Diplomacia nacional na visita do Presidente Lula a Israel e Palestina. Não houve um comentário que fosse, de longe, realista ou favorável as aspirações brasileiras de intermediar o conflito no Oriente Médio. Como se não fosse no Brasil onde as duas comunidades convivem em harmonia e paz exemplares.
Seria bom, e é essa a intenção dessa postagem, que se criasse o Museu do Itamaraty, onde essas múmias que a GROBONIUS gosta tanto de mostrar, poderiam ficar, convenientemente (para seus eguinhos inflados) expostas, mas sem dizer palavra!
SEM DISCURSO, SEM BANDEIRAS E VENDO SUAS CHANCES DE VOLTAR AO PODER CADA VEZ MAIS DISTANTES, A OPOSIÇÃO DE DIREITA NO BRASIL APELA PARA ATOS DE EVIDENTE DESESPERO. É ASSIM QUE SE PODE QUALIFICAR A DECISÃO DO PSDB DE “ROMPER COM A POLÍTICA EXTERNA DO PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA”.
O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgilio (AM), declarou nesta terça-feira (16) em Plenário, durante a votação da indicação de Oto Agripino Maia para o cargo de embaixador do Brasil na Grécia, que o partido toma esta atitude como uma reação aos “equívocos da diplomacia brasileira”, que, no seu entender, estariam a ridicularizar o país.
Entre as críticas, o senador se referiu ao diálogo do presidente Lula com os governos de Cuba e do Irã. “Me parece que há uma tendência a privilegiarmos regimes de exceção. E isso não é bom para o país”, tentou argumentar.
Antes do rompimento, os senadores aprovaram a indicação de Oto Agripino Maia para exercer o cargo de embaixador em Atenas, na Grécia. Ele recebeu 47 votos favoráveis à sua indicação e um contrário, com uma abstenção.
Ao apartear Virgilio, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), se declarou solidário à posição da liderança de seu partido e informou a suspensão das sabatinas com autoridades indicadas para representar o Brasil no exterior, até que o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, compareça ao colegiado. Na prática, Azeredo instituiu uma espécie de “greve” nos trabalhos da Comissão, partidarizando e prejudicando atividades que são de grande importância para o Estado brasileiro.
Mídia faz coro
Na década de 90 devido às crises econômicas mundiais e uma política agrícola equivocada e desastrosa que produziu muito menos alimentos do que precisavam, houve imigração em massa de coreanos famintos para a fronteira da China que não permitiu a entrada. Morreram nessa região de fronteira quase 2 milhões de coreanos.
Possuem 1 milhão de soldados, armamento nuclear mas, não conseguem alimentar seu povo decentemente.
Sabemos que não é fácil fazer os serviços públicos alcançar todos mas, os auto intitulados de socialistas/comunistas não eram o regime do povo?! Que resolveria as contradições do capitalismo?
Antes de virem aqui criticarem o capitalismo, EUA etc. melhor estudar mais um pouco, frequentar este blog e tentar descobrir que os verdadeiros carrascos de vidas humanas são outros.
“O governo brasileiro está ocupado por ex-guerrilheiros, ex-terroristas e gente ligada a ideologias de extrema direita.”
Não seria esquerda?
Realmente aqui esta mais parecendo um blog de assuntos da política externa.
Aliais esta um blog demasiadamente anti Lula.
Não apoio o Lula, mas aqui esta demais.
Já critiquei num outro tópico tb esse negócio de direita x esquerda aqui no blog!!!!
Vejo um bando de non-sense dos 2 lados falando muita besteira, vou lendo os comentários e quando vou tentar responder algum, me deparo com uma asneira maior do lado oposto e desisto… hahahahah
vou tentar parar de comentar em tópicos com esse tipo de discussão… (mas é dificil ficar calado às vezes né?!.. hehe)
mauro dias em 19 mar, 2010 às 14:53
“Sempre que a GROBONIUS analisa algum assunto da política externa ou da Diplomacia do Governo Lula, eles tiram do armário uma das múmias emboloradas usadas como Chanceleres e diplomatas dos governos FHgáCê.”
Olhem a redibilidade das fontes do cidadão, rsrsrs…
Mauro, porque vc não vai fazer sua pregação política em outros blogs cara? Já temos petistas suficientes por aqui brother…
Sds.
Porque se vc continua com isso, me dá o direito de fazer o mesmo (Reinaldo Azevedo, Olavo de Carvalho, Blog do Coronel, tem um montão pra desmascarar as falcatruas da petistada).
E aí o Blog desvirtua do objetivo. Estamos combinados? 😉
Abs.
Assim fica difícil.
Vou deixar aqui um link de um trabalho que achei no CEPE da EGN.
Em vez de publicar assuntos de natureza político-partidaria, vamos publicar assuntos sobre defesa, tanto assuntos técnicos, como politicas de defesa, estudos estratégicos, estudos de casos.
http://www.egn.mar.mil.br/cepe/2007/guerra2025.pdf
Exemplo, meu caro Mauro:
Do Coturno Noturno:
“Cão raivoso.
Com informações do Estadão:
A diplomática e tradicional colocação de flores no túmulo do fundador do sionismo, Theodor Herzl, foi ceifada da agenda da visita oficial do presidente Lula a Israel, nesta semana, pelo assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia. Ele desconsiderou observações remetidas pela embaixada do Brasil em Tel-Aviv e avaliou o compromisso como uma contradição à posição brasileira pró-palestinos. Oficialmente,o Itamaraty alegou que o programa estava pesado demais para o presidente. Mas os cortes irritaram israelenses.No comunicado (telegrama) 224, enviado ao Itamaraty em caráter “ostensivo” e com urgência no dia 10,oembaixador do Brasil em Israel, Pedro Motta Pinto Coelho, informou que o encontro de Lula com Lieberman e as flores no túmulo de Herzl fazem parte do protocolo oficial. Além disso, o cerimonial israelense tinha avisado que a homenagem a Herzl demoraria poucos minutos porque o local é perto do Museu do Holocausto, visitado por Lula. Por fim, Coelho acentuou que tais cortes seriam “uma ofensa ao Estado e Israel”. Era exatamente isso que Marco Aurélio Garcia gostaria de ouvir. Deve ter babado de prazer.”
Sds.
aqui algo em que concordo com o colega Felipe Cps….
Mauro, pare de colar, colar, colar e colar…..
Fale por você mesmo, crie suas próprias opiniões através de conhecimento próprio dos temas e devido estudo ao assunto proposto!! Quando digo “devido estudo”, pesquise fontes contrárias, fatos, arquivos se quiser, e depois venha com sua opinião…
Se não vc é mais um robô programado pra repetir oq às vezes nem sabe o significado… (não afirmo ser este o caso…. mas o risco taí..)
Agregaria muito mais ao blog do que meras colagens, que na boa, ninguém tem saco pra ler….
Lambe-botas do poder, regozijai-vos!
Comentário aos posts do Mauro
O Brasil quer se qualificar como mediador do conflito árabe israelense. O conflito já tem mediação dos EUA, União européia, Russia, Liga árabe fora outros. Pra que mais um?
Além de tudo Israel não quer mais ninguém pra meter o pau em sua política, pois parece que o governo brasileiro é pró palestino. Quem aceita mediação de alguém favorável ao outro lado?? Só se for trouxa ( coisa que Israel está longe de ser).
O governo brasileiro vem andando de braço dado com o Irã que é um fator de instabilidade na região pois apoia o Hamas, Jihad Islâmica entre outros. Os árabes não vêem com bons olhos o crescimento da influência e poder do Irã, apesar do Lula achar que os Iranianos são árabes! ( na verdade são persas). Segundo artigos públicados na imprensa o líder palestino Abbas pediu ao Lula pra falar com Ahmadinejad pra parar de ajudar o Hamas. é um recado do tipo se quiser ajudar manda o seu amigo parar de encher o saco!!! A diplomacia brasileira parece um pouco deslumbrada com o crescimento do Brasil no cenário mundial e anda dando essas derrapadas.
O conflito árabe Israelense é antigo e cheio de complicadores. São coisas que não se resolve com churrasco e cerveja como deve achar o Lula. Há vários interesses envolvidos, e muita gente de ambos os lados não quer a paz.
E nós precisamos achar que podemos resolver o conflito deles pois aqui os judeus e árabes convivem bem na região da 25 de março e no bom retiro.
Pois bem, o Brasil tem que tomar muito cuidado com sua geopolitica lá pelo lado da Asia, é um verdadeiro ninho de cobra aquilo lá…
Senhores me perdoem o OFF Topic, mas creio que são informações que os demais colegas gostariam de saber.
O Peru estuda a compra de obuseiros NORA B-52 de 155mm e lançadores de foguetes M-87 ORKAN de 262mm e M-99 Orkan 2 de 400mm como parte do programa de modernização da artilharia do Exército Peruano.
Os Fuzileiros chilenos vão comprar 40 blindados Stryker sendo 30 da versão de transporte M1126 e 10 de apoio de fogo M1128 MGS.
São nossos vizinhos procurando modernizar seus exercitos…
Saudação a todos.
Ps.fonte: Sistemas de Armas.
OTV,
Gostei do link, o preâmbulo do Rumsfeld dá para descartar. Mas gostei do texto.
Já gravei , quem sabe eu não use para “colar” algumas opiniões , coicidentes aqui no blog.
Abraços
“coincidentes” desculpem-me
Mauro
“preâmbulo do Rumsfeld dá para descartar”….de acordo.
Aliais..de acordo com tudo.
Obrigado
Saudações
OTV
Boa Mauro. Gostei dos teus comentários. É bom ver a direita e ultra-direita se mordendo. Mas é só isso que eles podem fazer. Se morder de raiva. O discurso deles não assusta mais ninguem. Vejam a oposição. Presepada atrás de presepada.
Porém a caravana segue. E continuará seguindo. E os cães latindo… é só isso…
Creio ser de bom tom, para uma melhor compreensão por parte dos colegas foristas, postar a matéria por completo(Afinal é só copiar e colar…e se tem um quadro mais abrangente da informação), quando o topico for enserido na categoria Estratégia, Política, Relações Internacionais. Não me leve a mal meu caro Galante…he he.
Lá vai:
Jamil Chade – O Estadao de S.Paulo
CORRESPONDENTE / GENEBRA
A estratégia do Brasil de poupar regimes autoritários e criar condições de diálogo com países que promovem graves violações de direitos humanos sofreu um ontem um duro revés e mostrou todas as suas limitações.
Em Genebra, a Coreia do Norte rejeitou todas as sugestões do Brasil e de outros governos para promover a melhora da situação dos direitos humanos. Pyongyang se recusou até mesmo a afirmar se aceitava ou não as propostas e só indicou que “tomava nota” das ideias. Para ONGs, a confusão de deve servir de lição para o Brasil, que já admite mudar de posição pelo menos em relação à Coreia do Norte.
O Itamaraty, em 2009, absteve-se numa resolução apresentada na ONU que condenava as violações aos direitos humanos pelo regime da Coreia do Norte e estabelecia um relator especial para investigar o país. Na época, a embaixadora do Brasil na ONU, Maria Nazareth Farani Azevedo, poupou a Coreia do Norte explicando que o Itamaraty se absteria como forma de dar “uma chance” ao governo asiático. Naquele momento, o Brasil estava prestes a abrir uma embaixada em Pyongyang, o que acabou ocorrendo poucos meses depois. O argumento do Brasil é o de que todo debate sobre direitos humanos deveria ocorrer durante o Exame Periódico Universal da ONU, uma espécie de sabatina à qual todos os governos devem se submeter. O Itamaraty aposta no mecanismo como forma de superar os confrontos e não precisar tomar posições de princípios contra regimes autoritários, mas que serão fundamentais para as aspirações políticas brasileiras pelo mundo.
A promoção do diálogo é a posição que o Brasil defende em relação ao Sri Lanka, Irã, Cuba, Mianmar e Sudão. O Itamaraty oficialmente alega que essa seria a forma de garantir que governos não sejam apenas acusados e haja, portanto, uma cooperação para a promoção dos direitos humanos.
Ontem, porém, a estratégia brasileira fracassou. A Coreia do Norte já havia recusado 50 propostas de diversos governos em dezembro, mesmo diante da constatação da ONU que o país vive uma situação de “violações endêmicas”. Pyongyang rejeitou acabar com execuções, tortura, campos de trabalho forçado e aceitar a entrada da ONU no país. Os norte-coreanos se recusaram a acabar com a pena de morte, pedido específico do Brasil.
Para o embaixador norte-coreano na ONU, Rê Tcheul, essas recomendações tem como objetivo fazer cair o regime de seu país. “Elas têm como base o ódio e a motivação política. Na Coreia do Norte, temos uma situação política estável e todos estão unidos ao redor de nosso grande líder”, disse. “Não há discriminação em nosso país e todos têm liberdade”, afirmou.
Segundo ele, os problemas enfrentados pelo país são decorrência de desastres naturais nos anos 90, da ocupação militar do Japão décadas atrás, das sanções existentes contra o país e da Guerra da Coreia nos anos 50.
Ontem, as restantes 117 propostas que ainda precisam ser debatidas nem sequer tiveram uma resposta do governo. Ri limitou-se a dizer que “tomava nota” das recomendações.
Grato, saudação a todos.
Caro OTV,
Obrigado pela correção.
“os problemas enfrentados pelo país são decorrência de desastres naturais nos anos 90, da ocupação militar do Japão décadas atrás, das sanções existentes contra o país e da Guerra da Coreia nos anos 50.”
E da ocupação japonesa do séc XV, e da ocupação chinesa do XIV, e da ocupação Manchú do XII, e da Chosom de 3.000 A.C…
Ditaduras vermelhuxas só podem mesmo alegar que a culpa é dos outros. Nunca delas. É o único argumento que tem.
Sds.
Segundo ele, os problemas enfrentados pelo país são decorrência de desastres naturais nos anos 90, da ocupação militar do Japão décadas atrás, das sanções existentes contra o país e da Guerra da Coreia nos anos 50.
Kim Jong-Il também “não sabia de nada”?
E da ocupação japonesa do séc XV, e da ocupação chinesa do XIV, e da ocupação Manchú do XII, e da Chosom de 3.000 A.C…
A peninsula coreana foi governado pelo império coreano depois da guerra Russo-Japonesa em 1905, quando a mesma foi integrada ao império Japonês sendo divida, posteriormente, em 1945 pelos EUA e URSS.
O Japão levou duas bombas atômicas dos EUA e umas das maiores economias do planeta. Os norte coreanos deveriam aprender com quem sabe e parar de botar a culpa nos outros.
Ah, malandro-prego, enfim aprendendo a jogar…
É assim mesmo. Muito engraçado este governo. Agora, tudo é culpa da direita. MEU DEUS!!!
1 – Os presos políticos Cubanos fazendo greve de fome são bandidos porque são prisioneiros de conciência e da liberdade de expressão.
2 – Ontem de ontem em Cuba deram um CACETE nas mulheres que protestavam (livre expressão numa democracia) pelas condições a que estavam seus maridos na prisão e foram colocadas À FORÇA num ônibus e levadas para “prestar esclarecimentos” a respeito desse ato que começou após uma MISSA.
3 – O presidente Lula disse que “devemos respeitar as leis de um país soberano. Se estas pessoas cometeram crimes contra o estado indo de contra as leis de um país, eles merecem ser punidos!”
RESPOSTA: Não pode ser sério isso! E o caso de Cesare Batiste? A JUSTIÇA ITALIANA PEDINDO A SUA DEPORTAÇÃO POR CRIMES DE ASSASSINATO NUM PAÍS DEMOCRÁTICO e o governo LULA dizendo NÃO! Onde está o bom senso deste governo???
4 – E em Honduras? O Congresso Nacional e a Corte Suprema julgaram que Zelaya TRAIU o país e o que o governo LULA fez? Por um acaso não foi de contra ÀS DECISÕES TOMADAS pela justiça HONDURENHA e seu CONGRESSO NACIONAL?
Concluindo:
AOS “CUMPANHEIROS” O CHARUTO, aos “outros” FUMO…
E ainda tem gente que teima em não ver isso…
Que vergonha para o nosso país.
He he he…
Sugestão à administração da triologia, transformem-na em quatrilho.
Abrão um espaço, tipo boteco, paras se discutir políticagem, política partidaria, e acima de tudo politicagem.
Deixem os blog Força Terrestre, Poder Aéreo, e Poder Naval para assuntos de defesa, tais como política de defesa nacional, estratégias, táticas, estudo de casos, além é claro de assuntos técnicos, e mais relacionados a cada força em particular.
Este debate de boca de esquina só empobrece o blog.
Esta feio isto aqui.
O presidente foi eleito, assim como os deputados e senadores, e assim vai ser com quem vier depois.
Bate boca inútil, já que este não é o objetivo inicial da triologia.
Saudações a todos.
OTV
Nossa os “vermelhuxos” estão com a corda toda hoje!!!
Porque tanto ódio nesses corações.
Não tentem justificar o injustificável, nossa diplomacia foi exemplar durante nossa historia toda, só agora que alguns “cumpanheiros” começaram a botar as suas idéias na frente dos interesses do país.
Me responda quem for capaz:
QUAL O INTERESSE EM APOIAR CUBA, VENEZUELA, IRÃ E CORÉIA DO NORTE.
Qual a vantagem para o Brasil? Quanto ganhamos em estar do lado errado da briga?
Palestina, quero que se exploda e Israel junto, se eles não pararão de brigar em dois mil anos, não vão parar agora, quero saber de quem nos da lucro.
Desculpem se me excedi mas tem gente escrevendo cada uma que não dá pra segurar.
E outra coisa, Não sou de direita, não sou de centro, não sou de esquerda, sou BRASILEIRO e não abro mão disso.
E outra coisa, Não sou de direita, não sou de centro, não sou de esquerda, sou BRASILEIRO e não abro mão disso. (2)
“os problemas enfrentados pelo país são decorrência de desastres naturais nos anos 90, da ocupação militar do Japão décadas atrás, das sanções existentes contra o país e da Guerra da Coreia nos anos 50”
Engraçado a Coréia do Sul passou por tudo isso também e está entre os países mais prósperos do mundo, e olha que quando houve a secessão o Norte era bem mais industrializado.
[]s
Todos esses regimes autoritarios o nosso governo como um governo democratico deveria trata-los com rigor, e nao dialogarmos com esses malucos… pau neles
Tito em 19 mar, 2010 às 20:06
Perfeito meu caro.
Abs.
Todos os politicos que estão ai,foram anistiados,pela
lei estão aptos a serem cidadãos.Cabe a nos ,no dia
da eleição ,usarmos a cidadania.
Nos temos fama de termos “jogo de cintura”,sempre
negociamos antes,no conflito Peru-Equador,fizemos a região
em conflito,um parque bi-nacional,isto foi inedito no
mundo,não acertamos sempre,tem locais de dificil acerto,
mas a diplomacia é a arte tambem da perseverança…..