Rubens Barbosa

vinheta-clipping-forteO documento A Política Internacional do PT, examinado no congresso do Partido dos Trabalhadores na semana passada, é uma versão mais branda e polida do trabalho A Política Externa do Governo Lula, de autoria do secretário internacional do PT, Valter Pomar. A análise de Pomar mostra a influência do PT na política externa do governo Lula, tornando evidentes as motivações ideológicas e partidárias da ação do Itamaraty nos últimos sete anos. 

Pareceu-me adequado, em lugar de uma análise crítica, reproduzir literalmente algumas das principais afirmativas incluídas no trabalho, deixando ao leitor a tarefa de tirar suas próprias conclusões.

A grande novidade nas decisões sobre relações internacionais do congresso do PT foi a sugestão de criar um Conselho Nacional de Política Externa, com participação social – sindicatos, ONGs, movimentos sociais (MST).

“Na política externa, as diferenças entre o governo Lula e FHC sempre foram muito visíveis. A política externa antecipou o movimento progressista do governo Lula, estando desde o início sob a hegemonia de concepções fortemente críticas ao neoliberalismo e à hegemonia dos EUA. Contribuiu também a militância internacionalista do PT e do Presidente Lula, expressa na criação de uma assessoria especial dirigida por Marco Aurélio Garcia.”

“Objetivamente, a política externa do Presidente Lula faz o Brasil competir com os EUA (sic). Comparada com outras potências, trata-se de uma competição de baixa intensidade, até porque a doutrina oficial do Brasil é de convivência pacífica e respeitosa (cooperação franca e divergência serena com os EUA).”

“Inclusive por se dar no entorno imediato da potência, a competição com o Brasil possui imensa importância geopolítica e tem potencial para, no médio prazo, constituir-se em uma ameaça aos EUA (sic). Isso é confirmado (…) pela manutenção pela Administração Obama da política de acordos bilaterais e de exibição de força bruta (IV Frota, bases na Colômbia, golpe em Honduras e reafirmação do bloqueio contra Cuba). É nesse marco que vem se travando o debate sobre a renovação do equipamento das FFAA brasileiras (sic), o submarino de propulsão nuclear e a compra de jatos de combate junto à indústria francesa.”

“O Governo Lula é não apenas parte integrante, mas também forte protagonista da onda de vitórias eleitorais progressistas e de esquerda ocorrida na América Latina entre 1998 e 2009.”

“Governo Lula adotou a integração regional como seu principal objetivo de política externa e busca acelerar a institucionalização da integração regional, reduzir a ingerência externa, as desigualdade e assimetrias. Foi com este espírito, de convergência de políticas de desenvolvimento, bem como de ampla integração cultural e política, que o governo Lula trabalhou para manter o Mercosul e cooperar com os outros acordos sub-regionais.”

“Embora toda política progressista e de esquerda deva necessariamente envolver um componente de solidariedade e identidade ideológica, a dimensão principal da integração, na atual etapa histórica latino-americana, é a dos acordos institucionais entre Estados, acordos que não devem se limitar aos aspectos comerciais. Este é o pano de fundo da CASA, agora chamada de UNASUL.”

“Com esses objetivos, o governo Lula tem implementado duas diretrizes:

a) politicamente, opera com base no eixo Argentina-Brasil-Venezuela. Sem desconhecer as distintas estratégias das forças progressistas e de esquerda atuantes em cada um desses países, é da cooperação entre eles que depende o sucesso do projeto de integração (foi apenas durante o governo Lula que a Venezuela passou a ser reconhecida com um dos principais protagonistas do processo de integração).

b) estruturalmente, busca implementar uma política de integração de largo espectro, envolvendo projetos de infraestrutura, comerciais, de coordenação macroeconômica, de políticas culturais, segurança e defesa, bem como a redução de assimetrias.”

“As negociações com a Bolívia (gás), o Paraguai (Itaipu), a disposição permanente de negociar com a Argentina e com a Venezuela, entre outros, devem ser vistas como integrantes de uma política mais ampla, que já foi chamada, inadequadamente, pois remete ao projeto hegemônico norte-americano, de Plano Marshall para a América do Sul.”

“O crescente protagonismo global do Brasil deve ser combinado com a reafirmação e a ampliação de seu compromisso com a integração regional, seja porque o protagonismo está fortemente vinculado aos sucessos latino e sul-americano, seja porque as características geopolíticas do país e de sua política externa conferem ao Brasil posição insubstituível no processo de integração regional.”

“Frente a desafios gigantescos, a política externa implementada pelo governo Lula é uma política de Estado. Mas parcela da classe dominante brasileira rejeita os fundamentos desta política, conferindo reduzida importância à integração regional, desejando menor protagonismo multilateral e preferindo maior subordinação aos interesses dos EUA.” Apesar de nesse sentido ainda não ser uma política de Estado (sic), a política externa do governo Lula tampouco é uma política de partido.

“Isso significa que, no curto prazo, a continuidade da atual política externa dependerá do resultado das eleições presidenciais. Mudará a correlação de forças regional, resultando no adiamento dos processos de integração e na interrupção do reformismo democrático-popular.”

“A rigor, a atual política externa do Brasil corresponde aos interesses estratégicos de uma potência periférica, interesses que nos marcos do governo Lula e de um futuro governo Dilma comportam uma dupla dimensão: por um lado, empresarial e capitalista e, por outro, democrático-popular.” 

Rubens Barbosa foi embaixador do Brasil em Londres e em Washington

FONTE: O Estado de São Paulo

NOTA DO EDITOR: O documento original do PT pode ser acessado nesse link.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

122 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
OTV
OTV
14 anos atrás

“O crescente protagonismo global do Brasil…”, só existe na cabeça do pessoal do PT.

“…seja porque as características geopolíticas do país e de sua política externa conferem ao Brasil posição insubstituível no processo de integração regional.” concordo plenamente.

“Frente a desafios gigantescos, a política externa implementada pelo governo Lula é uma política de Estado. Mas parcela da classe dominante brasileira rejeita os fundamentos desta política, conferindo reduzida importância à integração regional, desejando menor protagonismo multilateral e preferindo maior subordinação aos interesses dos EUA.” Aí entra o “recheio” ideológico comunista, onde culpa-se a classe dominante (sem comentários), e se contradiz quando diz que ” é uma política de estado”, mas prevê a criação Conselho Nacional de Política Externa, com participação social – sindicatos, ONGs, movimentos sociais (MST)”, claramente no intuito de retirar do congresso nacional o poder de fazer esta política; ou seja será a política do PT.
Agora vem a ameaça: ““Isso significa que, no curto prazo, a continuidade da atual política externa dependerá do resultado das eleições presidenciais. Mudará a correlação de forças regional, resultando no adiamento dos processos de integração e na interrupção do reformismo democrático-popular.””..ou seja se a Dilma perder o Brasil cai no “inferno diplomático” (retrocesso).

Este é meu medo tremendo: “governo Dilma comportam uma dupla dimensão: por um lado, empresarial e capitalista e, por outro, democrático-popular.” Nunca vi nenhuma República Popular, ou República Democrática, real o ser, a começa que não há eleições, nem admite oposição.
Em uma análise superficial da situação, já mostra o que foi muito discutido no tópico “Zalaya e o Brasil saem prejudicados do caso Honduras”; que nossa política externa tomou um rumo intervencionista, como esta descrito no texto :”Embora toda política progressista e de esquerda deva necessariamente envolver um componente de solidariedade e identidade ideológica…” no intuito de fazer valer a vontade da esquerda nos paises latino americanos (é uma nova Internacional Comunista”, ainda não esta com completamente anti-americana, mas já começa a se mostrar verdadeiramente.E que não esta sendo nem o Mint das Relações Exteriores, nem o Congresso Nacional que estão dirigindo nossa política externa, e sim o PT. Ou seja não é uma política de Estado como argumentam no documento, mas a política de uma partido, como eles mesmo afirmam “Isso significa que, no curto prazo, a continuidade da atual política externa dependerá do resultado das eleições presidenciais” . E ainda tem a vasilina: ” empresarial e capitalista”, não pode haver empresarial se não houver propriedade privada, e exatamente o que começou a ser atacado pelo PNDH3.
E ao PT informo que democrático popular, tem que ter eleições livres, e que os que forem eleitos devam representar a vontade do povo, e não ONGs, movimentos sociais, foruns sociais que não foram eleitos,e que são compostos unicamente por apoiadores do governo.
Isto é uma análise muito superficial, pois há muito mais veneno dentro do documento.

Julio
Julio
14 anos atrás

Estou enganado ou pelo teor do referido documento o Brasil comprou jatos franceses.

eduardo
eduardo
14 anos atrás

Pois, é Júlio,
parece que já tá todo mundo acertado com os franceses. Afinal, a eleição vem chegando…

Soldier
Soldier
14 anos atrás

1 – Já compraram os jatos Franceses? Putz…

2 – Não há política de estado coisa nenhuma! O que se vê são decisões politico-partidárias, sem permissão do congresso ou da suprema corte. Este governo é centralizador e possui um viés ideológico extremamente atuante na sua política externa.

3 – Se Dilma for eleita vai ficar tudo do jeito que está. Sem participação da sociedade organizada, do Congresso Nacional e de outras instituições.

4 – Política externa não deve nunca ter viés ideológico visto que, os interesse da nação deverá sempre estar acima de interesses político-partidárias e não é o que ocorre neste governo. Portanto não pode ser chamado de POLÍTICA DE ESTADO as ações do ITAMARATY e muito menos do Sr. TOP-TOP.

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Falar o quê? Isso é uma vergonha!

Tem hora que acho que o Tio Sam tem é muita paciência…

OTV
OTV
14 anos atrás

“Sem participação da sociedade organizada”…traduziu o que o PT chama de classe dominante.

augusto
augusto
14 anos atrás

Sabe qual o real problema? é saber que a oposição não tem plano nenhum pois se tivessemos um plano mais ou menos derrubaria essa visão externa. Quem se omite não pode reclamar depois….

Os. O Filipe CPS não fica com medo dos americanos vão falar pois eles sabem que nós latimos muito e mordemos pouco vide a Venezuela e os Bolivarianos adestrados

Invincible
Invincible
14 anos atrás

Cara isso é um absurdo…

Essa raça de comunista quer o que? Arrastar o Brasil para uma disputa com os EUA?

Brasil e EUA nunca foram adversários políticos. Com algumas exceções.

Agora porque alguém pensa que o caminho do Brasil para se tornar uma potência passa pela confrontação com os EUA?

Isso não faz sentido. É apenas a criação de um adversário ideológico para alimentar a paranóia do PT.

Nós temos um alinhamento cultural e ideológico com os EUA. Vamos fazer o que? Virar uma nova Venezuela? Para quê?

Bater de frente com os EUA por pura birra vai atrapalhar o desenvolvimento do Brasil.

Digo isto porque eles não vão enxergar o Brasil como ameaça porque reivindicamos direitos na OMC. Eles verão o Brasil como uma ameaça pelo nosso alinhamento com Chavez, AhmadineLOCO ou com o Kim Jong-Doido…

Eles querem criar uma ideologia anti-americana… Q m…

augusto
augusto
14 anos atrás

Os meios de comunicação e a oposição tem que parar com discurso do apocalipse com relação o Brasil se tornar a Venezuela ou ao PT. Se o Lula e sua trupe quisesse hj já tinham feito e ninguem ia falar nada, esse pessoal do PSDB e PT são tudo da mesma origem, DEM é um deserto de ideias e o resto nem conta. O pessoal tinha que pensar é numa plano para o pais e isso não vi até agora! Não adianta só reclamar ficar falando petralha para lá mensaleiros para cá e ai? Cade o plano para tirar o brasil dessa sinuca? Vão buscar apoio de quem?
O resto é pura fumaça………….

Soldier
Soldier
14 anos atrás

Tudo isso é culpa de gente como o TOP-TOP. Só fez m… até agora e ainda engolem esse “camarada”.

E a nossa “oposição”. Não tem CORAGEM pra NADA!!!

Senhores, nesta eleições, estamos é F**@@####@##***!!!!!!!!!!

OTV
OTV
14 anos atrás

Eu até defendo a política externa mais independente deste governo, nós estávamos completamente submissos ao tio sam, o srs Collo, Itamar, FHC entregaram o que podiam e não podiam aos gringos, e se o Serra ganhar, teremos as mesmas coisas do governo FHC.
O que mata este governo não é esta política externa, porque ela não esta fundado em plano de desenvolvimento nacional de indepedência em todos os setores, mas é apenas um discurso esquerdista, anti americanos, e que tem como intenção fazer uma globalização das ideias marxistas (como eu disse, os foruns sociais, e outros movimentos, querem substituir as internacionais do PC)
E como sempre digo, a esquerda aqui ganha espaço por culpa da direita, “o inimigo fica mais forte naquilo que você abandona”. E a bem da verdade a direita nunca teve uma política de estado, foi sempre subserviente aos EUA, e também nunca combateu de fato a pobreza, nem os problemas sociais, abriu espaço para a esquerda.
E como disse nosso companheiro bloguista Augusto, a oposição não tem nada para argumentar contra. Não por falta de capacidade, mas por desinteresse mesmo.

OTV
OTV
14 anos atrás

Eu acho que estaremos perdidos do mesmo jeito, porque se a Dilma perder, estes ditos movimentos sociais vão promover verdadeiras cenas de selvageria.

augusto
augusto
14 anos atrás

Esse é um ano para mudar isso, depois não adianta ficar chorando no blog…. E eu tenho uma ideia se o pessoal do blog se unisse e fundasse um partido: Partido Anti Bolivariano do Brasil, o PABB. Iamos criar uma oposição no minimo 1000x mais competente, honesta, inteligente do que essa B..tas que temos na oposição. O que falta mesmo é organização.

democracia
democracia
14 anos atrás

exibição de força bruta (IV Frota, bases na Colômbia, golpe em Honduras e reafirmação do bloqueio contra Cuba

acho isso o fim contra a america do Sul

augusto
augusto
14 anos atrás

Vc pode culpar o pt e seus mensaleiros adestrados de tudo menos de ser organizados e rapidos para oculpar espaços.Enquanto um perde mil anos para se decidir, eles já decidiram, enquanto um é todo indeciso outro se mostra firme…. assim parece até parece minha Portuguesa, só leva pau! Se é para entregar tira o time de campo oras!!! Continuo falando se depender desses politicos da oposição (famoso desertão das ideias) o Lula e seus bolivarianos adestrados ficam mil anos no poder(oh! tristeza!!!) Vai ser incompetente assim lá longe até parece combinado – alias são tudo da mesma farinha russa vermelha- e como resto da sociedade esta anesteciada esperando um partido diferente desses ai. Enfim estamos Ferrados!!!

tecde
tecde
14 anos atrás

#
democracia em 23 fev, 2010 às 12:26

exibição de força bruta (IV Frota, bases na Colômbia, golpe em Honduras e reafirmação do bloqueio contra Cuba

acho isso o fim contra a america do Sul
EE lembra do coitado do Haiti??? exibição de força!!! para que soldados fortemente armados pousando no palacio presidencial????
agora espea pra ver no caso das Malvinas!!!!

esse ano esta bravo heim!!! DILMA OU SERRA ta duro de escolher

Soldier
Soldier
14 anos atrás

augusto em 23 fev, 2010 às 12:25

PABB !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!hasuiashaiushasiuhasuihaiuha!!!

Essa foi a melhor de toda!!!

E o pior, é que você tem razão. Essa nossa “oposição” é uma lástima em todos os sentidos.

Abração!

Antonio M
Antonio M
14 anos atrás

“FFAA brasileiras (sic)”

O FFAA é um “ato falho” !!! Seria como se refere Elio Gaspari a FHC quando fala dos seus dois mandatos: FFHH ! Até nisso os petralhas mostram os traumas com FHC !!! rsrsrsrsrs!!!!

Além dessa, para um documento oficial de um partido político tem muitos erros. Mostra um tanto do “preparo” desse pessoal e nas mãos de quem nós estamos.

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Caro Augusto, da forma que vemos nós estamos ferrados de qualquer jeito. Só que temos a escolha por uma ferradura de três cravos ou uma de sete… Qual você escolheria?

E esse ParTido tem uma diferença de todos os outros: a partir do momento em que ele se perpetuar no poder sem o Grande Timoneiro, ele não larga mais: virão mudanças nas regras e aí serão 70 anos de atraso, como foi com o PRI no México… Ou seja: não teremos mais sequer a escolha de quantos cravos poderemos usar para nos ferrar…

Mas não lhe tiro a razão, estamos é hodidos e mal pagos…

Sds.

mauro dias
mauro dias
14 anos atrás

Com certeza é uma política não entreguista, e não covarde.
Há que se ter coragem para ousar.Ninuém dará nada a este país , se quizermos algo teremos que desenvolver por nós mesmo.Tentando , errando , mas nunca se acovardando. Concordo com a visão de política externa, em gênero , número e grau.
Pena ver por aqui , gente que tem o pensamento tão pequeno ,e subserviente.

mauro dias
mauro dias
14 anos atrás

para vc sr felipe , sugiro que carimbe o passaporte , e imigre para o setor norte.

Antonio M
Antonio M
14 anos atrás

Já leram esta? E depois ninguém sabe porque falta $$$ para investimentos públicos em FAs, saúde, educação …

“23/02/2010 – Folha de São Paulo

“Nova” Telebrás beneficia cliente de José Dirceu

O ex-ministro e deputado cassado José Dirceu recebeu pelo menos R$ 620 mil do principal grupo empresarial que será beneficiado caso a Telebrás seja reativada, como promete o governo, informa a reportagem de Marcio Aith e Julio Wiziack publicada nesta terça-feira pela Folha.

O dinheiro foi pago entre 2007 e 2009 pelo empresário Nelson dos Santos, dono da Star Overseas, sediada nas Ilhas Virgens Britânicas. Em 2005, Santos havia comprado participação de 49% na empresa Eletronet pelo valor simbólico de R$ 1.

Praticamente falida, a Eletronet era dona de 16.000 km de cabos de fibra óptica ligando 18 Estados, o que não cobria suas dívidas, estimadas em R$ 800 milhões.

Após Santos contratar Dirceu, o governo decidiu usar as fibras ópticas da Eletronet para reativar a Telebrás e arcar sozinho com a caução judicial necessária para resgatar a rede, hoje em poder dos credores. Estima-se que o negócio renda ao empresário R$ 200 milhões.

Segundo Santos, o dinheiro pago a Dirceu não se destinou a lobby. O ex-ministro não quis comentar. …”

Na reportagem completa, o governo arcaria com a dívida de 880mi e sem contrapartidas do empresário.

Tunga de 1 Trilhão de Reais!

Cadê a polícia!?

Antonio M
Antonio M
14 anos atrás

Vote em Dilma e leve José Dirceu!!!

Antonio M
Antonio M
14 anos atrás

Desculpem: Tunga de 1 bilhão de Reais!

Nick
Nick
14 anos atrás

Agora , objetivamente o que vejo é uma “reforma” na democracia brasileira, criando uma nova “democracia” semelhante à chinesa ou cubana.

[]’s

mauro dias
mauro dias
14 anos atrás

Leiam e interpretem , se é que sabem o que significa

mauro dias
mauro dias
14 anos atrás

Sugiro também que busquem outras fontes de informação , se é que se pode chamar esta mafomidiática(folha de São Paulo?)(sic).de informação.

André
André
14 anos atrás

Mais alguns motivos para não se votar em Dilma.
Esse documento é puro lixo da ideologia comuno-marxista-socialista do núcleo tido como duro do PT – particularmente acho todos farinha do mesmo saco, o que varia é o grau de intensidade dos seus partidários, não de qualidade.
No mais, vejam que em determinado trecho o documento já aponta a aquisição do Rafale pelo Brasil. Ora, o F-X2 foi oficialmente encerrado? Que eu saiba, não.
Sds a todos.

Antonio M
Antonio M
14 anos atrás

Mauro, suas informações são do sindicato dos petroleiros. como podem ser isentos?

E a Vale e Embraer?!?!

E em São Paulo onde se esperava até 6 anos por uma linha telefônica?

E a Petrobras o que faz agora? Importa gasolina ! E detém o monopólio de refino!!!

Faça as contas você de quanto essas empresas que foram privatizadas, estão recolhendo de impostos para o governo, e verá que não foram doadas. Foram salvas das mãos dos companheiros cabideiros sindicalistas!!!!

Antonio M
Antonio M
14 anos atrás

“…mafomidiática(folha de São Paulo?)(sic).de informação….”

É a mesma que LuLLa et caterva usa para comemorar as taxas de aprovação ao seu governo.

Tem que ser mídia seletiva agora? Só pode falar bem, quando fala mal não presta?!?!?!?!

eduardo
eduardo
14 anos atrás

Tudo bem, Mauro,
Cada um acredita no que quer. Você acha que um sindicalista da cut ia falar bem do FHC? Claro que não. Difícil é ver nesse discurso o que é verdade, e o que é birra (FHC quebrou o sindicato dos petroleiros em 1995. Os caras tiveram que fugir com o rabo entre as pernas depois da greve fracassada), o que é mentira ou posições político ideológicas.

mauro dias
mauro dias
14 anos atrás

Eduardo contra fatos não há argumentos.
Vc fala de Embraer? só ?
A Embraer não faliu pela sua administração , nem pelos seus funcionários.
O mesmo tentaram fazer com petrobrás.
Quanto a telefonia , concordo , mas me explique , são as maiores em reclamação no procom.
E onegócio todo , principalmente ESPANHÓIS? EAS , lembra?dinheiro do BNDS, que não foi pago até hoje, Lembra, e os valores , cade o $
?
E ainda são as maiores em remessa de lucros , e sem investir o mínimo que estava pactuad,
A sua argumentação é bem fraca, mas vc deve ser um daqueles , os 15% , respeito o seu ponto de vista. Aliais, realmente li em um desses PIG ( acho que esse jornaleco mafomidiático Folha) , que sua classe , deve ser a “A” , perdeu poder de compras. Deixou de comprar IPOD este ano, em NY. Que pena

Tito
Tito
14 anos atrás

augusto em 23 fev, 2010 às 12:38
“assim parece até parece minha Portuguesa, só leva pau!”
Pô cara, não fala assim da nossa Lusa que não pega bem!
De resto concordo com o que você escreveu, não existe oposição, tenho tanto medo da Dilma como do Serra, não passam de farinha do mesmo saco.
De resto fico feliz de encontrar um patrício por estas bandas.

augusto
augusto
14 anos atrás

É Felipe CPS o negocio tá feio…. mas te falo uma coisa que realmente admiro no PT, eles conseguem em cada pequena coisa transformar no feito tão extraordinario que convence até os contra eles, explico: se nossas forças armadas tivessem um orgão de relações publicas como a do PT, tinhamos no minimo 4x o orçamento de hj, se um companheiro coça o saco, eles transformam na cura da aids e assim vai. Entendeu? O que me causa tristeza é que a oposição, a midia e uma parte das forças não tem ideias e capacidade de divulgação de novas conceitos para o Brasil dos proximos anos, tudo um deserto de bobagens que não anima nem difunto. Como estou desanimado pela falta de propostas, já estou pensando em 2014 pois nesse ano já foi para mim.

Douglas
Douglas
14 anos atrás

O texto é uma bravata que só os ignorantes acolhem…

querem que o Brasil se “constitua uma ameaça” aos EUA?? e para isso vão construir um sub nuclear???

primeiro; se fosse o caso, o investimento militar necessário para “ameaçar” os EUA está aquem do orçamento brasileiro; segundo; porque a preocupação com a maior democracia do mundo?? no último congresso petista as principais ditaduras de esquerda compareceram com seus representantes… Fica claro que o “problema” dessa gentalha são os EUA, que já abortaram inumeras vezes as tentativas de domínio global por parte desses burocratas estatais, que dão à “massa atrasada” bolsa familia enquanto que sugam para si o grosso dos recursos do Estado em seus contracheques polpudos com pouco trabalho e muito discurso. E tome nomeação politica em todos os níveis da Republica.. é o tal aparelhamento de que falou Dilma em seu discurso.

Da mesma forma que para o Ira os EUA são o “problema”, o “grande satã”, para o PT os EUA são o grande “inimigo”.

Essa ultima reunião partidária deles lembra-me os Komintern da era sovietica onde, muito antes de se falar em globalização, eles já propunham a exportação da ditadura russa ao redor do mundo…

A globalização deles fracassou, a das democracias de mercado deu certo.. Daí o ódio….

augusto
augusto
14 anos atrás

Esse ano tem para todos os gostos:
Terrorista vermelha(Dilma), terrorista verde(Marina Silva), Collorzinho II(Ciro), Fujão da UNE(Serra), Camaleão Mineiro(Aecio), todos eles temperados com farinha russa com caldo do mais do mesmo tb chamado caldo Lula. Para beber vamos de MST-COLA sabor sangue vermelho e para relaxar uns cigarros FHC (conhecido com cigarro do capeta) que vc fuma mas não traga.

Ivan 2
Ivan 2
14 anos atrás

Quanto ao texto, muito bom e está de parabéns a política externa do atual governo. Deveríamos nos orgulhar de termos um governo que desafia os interesses norte-americanos na região de uma forma inteligênte e não radical.

Lula foi inteligente em fundir sua imagem ao pacifismo e progressita de forma que ninguém no cenário internacional tem legitimidade de contrariar suas posições, mesmo sendo ideológica.

Aliado aos avanços econômicos e sociais que o país hoje tem alcançado, Lula é uma personalidade e contrariá-lo, é correr o risco de se quimar a sua imagem, seja qual for a potência.

Tito
Tito
14 anos atrás

Concordo com o Antonio M, só a Vale recolhe hoje mais impostos que todas antes das privatizações, isso sem falar em empregos criados,balança comercial, desenvolvimento de malha ferroviaria, etc,etc,etc…

Lúcifer
Lúcifer
14 anos atrás

Rubens Barbosa ,como José Dirceu, mantém atividades, capitalizadas
originárias da função pública. O autor do texto ,hoje, serve a FIESP,reduto dos principais beneficiários e financiadores da política de privatizações do governo FHC.Este, quebrou o país,três vezes.Foi indolor,pois, ninguém se recorda.Ser cabresto dos Estados Unidos,jamais foi motivo de orgulho nosso e produziu desprezo e repulsa aos nossos “irmãos do norte”,como demonstram bem os arquivos do Departamento de Estado,revelados e acessíveis aos comuns mortais. O Brasil , potência ,criada para ser um gigantesco celeiro de riquezas naturais ,com população,dócil e servil.Contudo,contrariando os planos dos históricos colaboradores,”quinta-colunas’,internos,somos hoje ,mais certeza do que dúvidas.Para sorte dos que acreditam, a democracia lhes permite que se expressem e se revelem,para que assistamos confortavelmente ,sua humilhante derrota,diáriamente.

Antonio D'Almeida
Antonio D'Almeida
14 anos atrás

Essa Turma de PTralhas é ridícula, arrogante e prepotentes.

Na cartilha deles, no nosso relacionamento de uma pseudo “potência periférica” contra um real potência econômica-militar diz assim:

POLITICA PEQUINÊS X PITTBULL

Encare, desafie, esbrabeje, chame pra porrada e diga assim: “E aí, vai encarar?”
Observação importante: “Não pode haver briga, pois corre-se risco iminente de morte ou de passar uma vergonha descomunal”. Seja topetudo e nunca perca a banca, mas só isso.

Douglas
Douglas
14 anos atrás

Vale, Embraer, Telefonia…´foi uma história de sucesso.

Sobre as telefonicas, hoje as massas tem celular e brigam por descontos e indenizações quando se sentem prejudicadas, antes.. ter telefone era sinal de riqueza.. e boa parte dos que tinham eram da elite estatal.. acho que se ressentem disso… tem raiva.. para essa elite estatal, que habita o PT, as massas tem que ter é bolsa familia… pois os verdadeiros recursos do estado devem ficar com os “escolhidos” que “lideram” a nação. Em todo regime comunista é isso, eles não privatizam as empresas, eles privatizam o proprio estado… Cuba é da Familia Castro e da elite que vive em torno dela… Coreia do Norte é da Familia Kim e do generalato militar… a russia pertencia à patota do Politburo… e por ai vai.

Jc
Jc
14 anos atrás

Se a terrorista marxista ganhar seguirei o conselho do Mauro e me mando de Cub, digo, do Brasil mesmo.

Soldier
Soldier
14 anos atrás

Em out/2010

No dia das eleições vou tomar cerveja, assar um carneiro e no dia seguinte vou aos correios pagar uma multa de R$ 3,00…

Nunca deixei de votar. Desta vez não tem jeito. Nem aqui onde moro eu tenho gente descente pra votar…

Que lástima.

COMANDANTE MELK
COMANDANTE MELK
14 anos atrás

Guerreiros,

procurando jogar luz no debate, resolvi fazer melhor, e postar aqui documento “oficial´´ do Partido dos Trabalhadores, com as diretrizes Política de Segurança Pública, Defesa Nacional , e,
Presença do Brasil no mundo(Relações Exteriores).

Creio que desta forma, com a leitura do documento acompanhada de uma boa reflexão, os senhores terão subsidios para nortear opnião propria sobre o assunto em debate.

Partido dos Trabalhadores
RESOLUÇÃO SOBRE AS DIRETRIZES
DE PROGRAMA 2011/2014
Itálicos DefesaNet

Seleção dos itens :

Política de Segurança Pública
Defesa Nacional , e,
Presença do Brasil no mundo

Para a íntegra da Resolução acesse Link

À sociedade brasileira, aos militantes do PT e aos partidos que integram a coligação que apóia a candidatura da companheira Dilma Rousseff à Presidência da República, o Partido dos Trabalhadores apresenta estas Diretrizes Programáticas para o debate sobre as grandes orientações do futuro Governo democrático e popular.

Política de Segurança Pública

70. O crescimento internacional do crime organizado – especialmente o tráfico de drogas e de armas – coloca desafios importantes para o atual e para o próximo Governo. Independentemente de medidas internas, o Brasil optou por fortalecer nossa cooperação internacional no enfrentamento desses e de outros delitos.

71. Para dar conseqüência a essas orientações, o Governo Dilma:

a) fortalecerá a cooperação internacional no combate às drogas, sobretudo no marco do Conselho para esse fim criado na UNASUL;

b) aprimorará o controle de fronteiras e a cooperação bilateral para frear a ação do crime organizado transnacional;

c) melhorará a cooperação da PF com as policias estaduais no combate ao narcotráfico e ao tráfico de armas;

d) fortalecerá o PRONASCI;

e) prosseguirá em seu esforço de fortalecimento da Polícia Federal.

f) garantirá o compromisso das Forças Armadas com a democracia e com os direitos humanos, sua efetiva subordinação ao Poder Civil através do Ministério da Defesa, bem como a adequada combinação entre a disciplina inerente ao exercício das atividades militares e as relações democráticas que devem marcar a sociedade moderna, inclusive no que toca ao respeito a diversidade homoafetiva;

g) criar o Fundo Constitucional de Segurança Pública para, progressivamente, instituir e subsidiar o piso salarial nacional das policias civis e militares até 2016, quando os Estados da Federação passarão a ser responsáveis integralmente pelo cumprimento do piso.

h) Estender de forma completa, o PRONASCI para os 27 Estados brasileiros.

Defesa Nacional

72. A Estratégia Nacional de Defesa, aprovada em 2009, renovou as concepções que regem nossas Forças Armadas em sintonia com as novas problemáticas que vivem o Brasil e o mundo.

73. A partir dela foi possível dar efetividade à constituição do Ministério da Defesa, sob comando civil. Às FFAA cabe a defesa do território, nos marcos do respeito à sua função constitucional e aos Direitos Humanos. Foi possível também iniciar importante processo de renovação de nossas Forças Armadas, que se encontravam fortemente sucateadas.

74. Adotou-se o princípio de produzir no Brasil, em associação com outros países, o armamento necessário para proteger o território nacional nos marcos de uma concepção dissuasiva de defesa. A soberania de nossas decisões e a transferência de tecnologia são critérios fundamentais para o relacionamento internacional de nossas FFAA.

75. Para tanto, o Governo Dilma;

a) dará continuidade ao fortalecimento institucional do Ministério da Defesa e à criação de carreiras civis para sua gestão;

b) dará prosseguimento ao processo de modernização e valorização das Forças Armadas, em consonância com as determinações da Estratégia Nacional de Defesa;

c) dará ênfase particular à constituição de uma importante indústria nacional de defesa, em articulação com países da América do Sul e de outras regiões;

d) participará das iniciativas do Conselho Sul-americano de Defesa e de missões internacionais em conformidade com o Direito Internacional e as leis brasileiras.

Presença do Brasil no mundo

76. A Política Externa do Brasil tem profunda incidência em nosso Projeto Nacional de Desenvolvimento. Ela busca a defesa do interesse nacional e se nutre de valores como o multilateralismo, a paz, o respeito aos Direitos Humanos, a democratização das relações internacionais e a solidariedade com os países pobres e em desenvolvimento.

77. Tem dado especial ênfase à integração da América do Sul, ao fortalecimento da unidade latino-americana, às relações com África, à reforma das Nações Unidas e dos organismos multilaterais, e à construção de uma ordem econômica internacional mais justa e democrática.

78. Foram esses princípios, somados ao correto enfrentamento das questões nacionais, que deram ao Brasil um lugar de grande relevância no atual cenário internacional.

79. Para dar continuidade e aprofundar essas conquistas, o Governo Dilma:

a) fará, em associação com os demais países, avançar o processo de integração do Mercosul, resolvendo divergências e pendências e fortalecendo sua institucionalidade;

b) contribuirá política e institucionalmente para a consolidação da UNASUL, de suas políticas de integração física, energética, produtiva e financeira. Fortalecerá o Conselho de Defesa Sul-americano e o Conselho de Combate às Drogas. Ênfase especial será dada à redução das assimetrias na região, por meio da cooperação industrial, agrícola e comercial;

c) empenhar-se-á na conclusão da Rodada de Doha, que favoreça os países pobres e em desenvolvimento e, no âmbito do G-20, na reforma já iniciada do FMI e do Banco Mundial, contribuindo para a aplicação de políticas anticíclicas que permitam a retomada do crescimento e, sobretudo, o combate ao desemprego no mundo;

d) fortalecerá nossa intervenção no IBAS (Índia, Brasil e África do Sul) e nos BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China);

e) dará continuidade ao diálogo com os países desenvolvidos – Estados Unidos, Japão e União Européia. Com a U.E., da qual somos parceiros estratégicos, impulsionaremos iniciativas para promover um acordo com o Mercosul;

f) estará presente na busca de solução de conflitos que ameacem a estabilidade mundial, como é, particularmente, o caso do Oriente Médio, onde manterá diálogo com todos os atores buscando uma alternativa de paz;

g) manterá e fortalecerá sua presença no Haiti – com a concordância do Governo daquele país – para garantir a estabilidade, nos marcos do mandato da ONU, e contribuir decisivamente para reconstrução nacional;

h) continuará em seu esforço para democratizar as Nações Unidas, particularmente seu Conselho de Segurança.

Estas Diretrizes, aprovadas no 4º Congresso do PT, serão debatidas com os partidos da coligação que apóiam a candidatura Dilma Rousseff. Elas serão complementadas por Programas setoriais construídos sob a base dos princípios gerais aqui enunciados.

Brasília/DF, 19 de fevereiro de 2010
4º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores.

Saudação a todos.
(Fonte: Defesanet)

“Os homens medíocres cumprem um importante papel nos grandes acontecimentos unicamente porque não se encontram lá.”
(Charles-Maurice de Talleyrand-Périgord)

Leandro RQ
Leandro RQ
14 anos atrás

Não adianta.

O Serra é a minha última opção.

Mas pelo jeito vou ter que votar no Serra em “legítima defesa”.

PT NUNCA MAIS!

carlos
carlos
14 anos atrás

esse Valter Pomar só fez porcaria aqui em campinas…..

Ivan 2
Ivan 2
14 anos atrás

Meu Deus…

Quero ver a housadia do Serra e se ele terá coragem de falar como fez o Lula abertamente:

http://pbrasil.wordpress.com/2010/02/23/lula-questiona-soberania-britanica-nas-malvinas/

Saudações,

mauro dias
mauro dias
14 anos atrás

O estrago no casco é esse:
Saiu no Estadão, pág B8 :
“Empresas brasileiras pagam dividendos recordes em 2009.”
“ ‘Os caçadores de dividendos riram á toa em 2009’, resume Fabiano Guasti Lima, consultor da Instituto Assaf …”
Há uma guerra entre as companhias “para ver ‘quem paga mais’ .”
“… os setores da economia que mais distribuíram proventos em 2009 FORAM OS DE TELECOMUNICAÇÕES … E ENERGIA ELÉTRICA. A MAIORIA DESSAS EMPRESAS NÃO INVESTE … E REVERTE QUASE TODO O LUCRO EM BONIFICAÇÕES”.
Ou seja, são uns saqueadores, é o que demonstra e reportagem do Estadão.
NÃO INVESTEM E MANDAM O DINHEIRO PARA A MATRIZ !
É mais ou menos como faziam os bucaneiros espanhóis e portugueses que vinham às Américas.
Levavam o ouro e deixavam a gonorreia, como diz o Gilberto Freyre.

Esao
Esao
14 anos atrás

Lulla quando critica os USA e a Europa, não é valentia, é simples complexo de inferioridade.

luiz claudio
14 anos atrás

Pensei que esse ,espaço fosse democrático,tiraram meu comentário,a verdade doe,mesmo assim muito obrigado,sou apenas verdadeiro,em que pese eu amar o EXERCITO,não me furto da verdade,pois quando estive na caserna , “a verdade é nosso lema”.