sdc13339

vinheta-especial-forteOlhando para essa foto, podemos observar o uso da camuflagem MultiCam em região de mata brasileira.

A pergunta que fazemos é se existe realmente uma camuflagem capaz de ser efetiva em qualquer terreno. Será que o MultiCam seria uma boa solução para o Exército Brasileiro?

Vamos usar esse espaço para dialogar sobre o assunto, a opinião de vocês é muito importante.

FOTO: Luciano Santanna Larceda

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

66 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Bosco
Bosco
14 anos atrás

Sem dúvida a resposta é não, mas a solução está provavelmente na alta tecnologia. Com certeza no futuro teremos trajes feitos de tecidos que poderão alterar suas cores (escurecendo, clareando, etc) conforme características ambientais como calor, umidade, etc.
Como os óculos Ray Ban.
Com a nanotecnologia isso será em curto prazo.
Pra não entrar no campo dos metamateriais, telas flexíveis, fibra ótica, etc.

Marine
14 anos atrás

Na minha opiniao profissional eu acredito na solucao do USMC, nao existe camuflagem uniica para o mundo todo que funcione eficazmente em qualquer local.

Com relacao ao Brasil em termos de “triple canopy jungle” a camuflagem atual do EB e excelente. No dia em que o Brasil operar tropas em locais deserticos, urbanos ou montanhosos de clima frio ai sim deveriamos procurar algo diferente mas para a defesa interna e vigilancia de fronteira o que temos agora em termos de camuflagem e extremamente eficaz.

Sds!

Musashi
Musashi
14 anos atrás

Marine, sobre operações em terrenos Urbanos, oque achou da mudança para o MultiCam? O Digital ACU não tem vantagens em áreas urbanas?

Marine
14 anos atrás

Musashi,

Depende de aonde e o terreno urbano, cidades e vilarejos sao coisas diferentes, um bairro no Rio e diferente de um bairro em Fallujah, a alvenaria e diferente, o material usado na construcao e diferente e por ai vai. Entao eu diria que o terreno urbano do oriente medio e alguns locais europeus o Multicam e otimo mas em uma selva de pedra cinzenta como digamos no leste europeu eu ja teria outra camuflagem em mente.

O interessante disso tudo e que pra te falar a verdade camuflagem em terreno urbano denso e em certas horas irrosorio e inutil ja que voce nao esta escondendo de ninguem devido a cachorros latindo e a populacao civil lhe observando, tudo isso depende da maneira no qual voce opera nessa cidade, e uma acao de raid ou e seguranca e estabilizacao? Qual e a regra de engajamento? Voce passara por que tipo de terreno ao se aproximar da cidade?… Como voce pode notar pra variar nada e simples e varias coisas devem ser levadas em consideracao.

Semper Fidelis!

Galileu
Galileu
14 anos atrás

Não multicam não é efetivo na mata, a triple jungle do EB sim, e minha opinião pessoal a cam. do EB é efetivo em ambiante urbano.

Tambem concordo com o marine, não existe cam. unica pra todo ambiente.

O site podia publicar algo sobre a camuflagem do pelotão da caatinga do EB, achei bem estranho aquela farda, nas fotos que eu vi.

Esse tema camuflagem é bem interessante

Carlos Emilio Di Santis Junior
14 anos atrás

Essa camuflagem é menos efetiva que a digital atual, notadamente a usada pelo USMC.

Leonardo
Leonardo
14 anos atrás

Boa noite a todos

Não precisamos nem ser especialista para ver que não funciona, mas sem querer viajar muito, até porque não assisti o programa apenas o anúncio e também não tenho certeza se foi NatGeo ou Discovery, mas no anúncio deste falava sobre diversas tecnologias militares que estão sendo desenvolvidas nos EUA mostrava um projeto de camuflagem que pelo que vi no anúncio parecia funcionar mais ou menos como a camuflagem do Monstro do filme Predador, mas acabei esquecendo e não assisti o programa, alguém viu este programa? Ou sabe se trata-se apenas de uma perspectiva para o futuro ou já existe mesmo algum projeto real em desenvolvimento para este tipo de camuflagem?

Pegando o gancho no comentário do Bosco, acho que na área da óptica as coisas já estão mais adiantadas, pois já temos disponíveis óculos com lentes do tipo Transitions que se adequam conforme a incidência de luz, e também os chamados “vidros inteligentes” como os das janelas utilizadas no Boeing 787 Dreamliner sem as tradicionais cortininhas, que passam de translúcidos a opacos com apenas um comendo elétrico e por aí vai, com isso, já dá para ter uma idéia do que devem estar desenvolvendo algo bastante avançado, a nanotecnologia que trabalha diretamente com o desenvolvimento de tecnologia em escala atômica, estiver em sua plenitude será algo extraordinário, mais deixa eu aterrissar.

Um abraço a todos.

Deivid
Deivid
14 anos atrás

definitivamente não,ja temos o uniforme FELIN,já já ele ta chegando ai,con certeza o FELIN é a melhor opção,e realmente não existe camuflagen para todos os terrenos.

Eduardo Infante
Eduardo Infante
14 anos atrás

Além de um uniforme otimizado, é importante o soldado SABER como se camuflar, ou melhor, como se fazer camuflar. Isso quer dizer que o soldado deve saber se colocar à frente de ambientes, acidentes, ou sei lá o que for, que realmente dê a proteção requerida. É isso que acho.

barracuda mocambicana
barracuda mocambicana
14 anos atrás

Depende qual tipo de mata? o que e considerado mata? Talvez um tipo de vegetação brasileira sim outra nao, mesmo com toda mitica por trás do multicam e impossivel um camuflagem universal, pense nos diferentes cenarios, neve,favela, cidades do interior, grande sao paulo, mas, responde a minhas perguntas e a do blog, o brasil tem diferentes matas(considerando mata toda vegetação nao sejamos purista) caatinga, atlatinca, cerrado, amazonia, campos no sul, e um monte de subvariações dependendo do cenario, logo, acho que não e bom adotar o multicam, a royates envolvidos neles, e para aonde nosso exercito atua e mais do que suficiente atual camuflagem, pois , ela se adpta bem a regioes de fronteiras “perigosas”, se um dia formas lutar em algum lugar sinistro tipo siberia ou deserto entao devemos pensar em algo mais adpatavel.

Dino
Dino
14 anos atrás

Em uma certa ocasião eu escapei de um assalto apenas porque virei uma esquina correndo e encostei em uma pilhas de tijolos de 20×20 CM. Detalhe: Minha camisa e bermuda era completamente laranjada… A iluminação publica ajudou sendo de tom amarelado. Dino-DF

Wilhelm
Wilhelm
14 anos atrás

Muito interessante essa camuflagem.
Mas como na foto a arma, o capacete e o colete estão em suas cores originais, fica díficil avaliar.

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Bem, se o amigo Marine elogiou a camo do EB quem sou eu pra discordar? 🙂

Mas a verdade é que se ela funciona bem para a selva amazônica, o mesmo não se pode dizer de outros tipos de mata. Pro cerrado, caatinga, pampa e mesmo pra mata atlântica ela não funciona tão bem não, e digo isso por experiência própria.

Mas o principal problema que vejo no uniforme do EB é a tendência a desbotar rapidamente, e acabar depois de algumas lavagens num verde-roxo-meio-acinzentado que não camufla nada em lugar nenhum. É um problema mais de material do que de padrão, propriamente dito.

No mais, é óbvio que camuflagem também depende do combatente saber usar os meios à sua disposição no terreno.

Eu pessoalmente prefiro a camuflagem digital e acho que essa MultiCam não vai longe: é impossível uma camuflagem (comum) 100% eficaz em todos os terrenos. No meu entendimento a MultiCam é visivelmente inferior ao ACU. Se o EB fosse adotar alguma camo nova, penso que esta deveria ser digital.

Mas o futuro verá muito mais do que isso. Tecidos “inteligentes” que alteram sua cor e padrão de acordo com o ambiente serão uma realidade em menos de dez anos (aliás acho que tem algo disso previsto no projeto COBRA). Já que temos interesse em modernizar o soldado brasileiro penso que poderíamos pular uma etapa e passar do atual padrão diretamente para a modernidade.

Já as telas flexíveis mencionadas pelo Bosco eu penso que demorarão algum tempo pra se tornarem eficazes.

Abs.

Cinquini
Cinquini
14 anos atrás

CPS, assim, quanto tempo faz que vc nao usa a camuflagem do EB?
Eu uso regularmente e ela esta firme e forte sem desbotar e acho muito efetiva aqui na mata atlântica.

Abração

Cinquini
Cinquini
14 anos atrás

CPS, me manda um e-mail pra cinquini@forte.jor.br que quero te msotrar algo em privado.

Abração

Luan
Luan
14 anos atrás

Com a vasta topografia brasileira e americana e de tantos outros lugares,padronozar fardamento só quando inventarem a capa da invisibilidade do Harry Potter ou o manto que vira pedra do Frodo.

Tirando o clima de cada local que em determinadas épocas pode mudar as caracteristicas desses lugares como a catinga brasileira que,sim,fica verde em épocas de chuva…locais que nevam,algumas florestas tipicas da américa do norte(verde apenas no alto pelas arvores de copas altas,campo aberto e chão coberto de folhas secas) emfim.Boa discussão que dá pano pra manga.

Eu particularmente gosto do padrão multican.diversos estudos foram feitos para provar sua funcionalidade mas a moda é padronozão,e ela não é “multi” atoa.mas cada padrão de camuflagem com a topografia de cada lugar.

[]’s

Galileu
Galileu
14 anos atrás

Concordo e discordo do pessoal em muitos aspectos.

A camo do EB é muito eficiente seja na amazônia ou na mata atlântica, principalmente na mata atlântica ou “ilhas de mata” onde tive vários treinamentos, a camo se saiu muito bem, eu sofria nos treinamentos pra achar o fictício inimigo camuflado.

Não acho que a ACU seja eficiente nem um pouco, aquilo é tudo menos camo.

Mas tambem o militar pode ter qual for, se ele não souber se camuflar de nada vai adiantar…

Algum admin do site, faz alguma matéria sobre a camo do EB na Caatinga, uma idéia pra vcs…

abraço

Luan
Luan
14 anos atrás

Cinquini em 22 fev, 2010 às 23:27

BOm cinquini como vc ja tem essa experiencia quem sou eu pra discutir,mas realmente acredito nisso pois,a mata atlantica é um ambiente mais fechado que a floresta amazonica,com mata rasteira e etc.ja a floresta amazonica se caracteriza como arvores altas mas não é uma floresta “intransitavel” como é a atlantica em certos ponto(to falando de mata virgem,ou melhor,em mata que ao menos se masturbou um dia).

Além do mais,a mata atlantica tem seu “padrão”,ou seja,é quase tudo igual,tudo verdão(bléargh)Ja a floresta amazonica como tem copas altas e pouca vegetação rasteira,é comum as folhas secas no chão.Além de ser geralmente planicies,ao contrario dos relevos nas regiões sul e sudeste.Acho que tudo isso deve ser levado em consideração.

[]’s

Mazzeo
Mazzeo
14 anos atrás

Trazendo do outro topico:
“A camuflagem individual tem por objetivo quebrar o contorno do combatente, de forma que (como foi muito bem explicado pelo marlos barcelos) o cerebro não consiga na sua biblioteca de formas ver uma pessoa. O conceito de uso comum, para redução de custos, levou a padrões que se saem bem nessa tarefa em dois ou mais ambientes, deles o multicam e o digital multicam que vem por ai são os que se saem melhor. O USMC adota duas camos diferentes, o MARPAT que é um hibrido de Digi woodland com o ACU em tons para floresta, e o DESERT MARPAT, que usa tons para o deserto. Mas fica caro, pois fica apenas no uniforme, mas em todo o set de equipamento que é caro pra caramba, um vest (sem os paineis balisticos) da Eagle custa cerca de 500 dolares, imagina pra uma divisão inteira, mais os pouches, capas pra capacete, joelheiras e cotoveleiras, mochilas, etc.
Na Desert Shield/Storm vemos inumeras fotos de soldados americanos com uniformes DCU e coletes/mochilas/vests em woodland.
Tenho um MULTICAM e o usei extensivamente em varios tipos de terrenos, podem crer que ele como “universal” se sai muito bem.
Nosso lizard do EB é muito escuro, ainda acho que o do CFN é melhor, no brasil não nos cabe pensar APENAS amazonia, temos todos os tipos de terreno e vegetação, alem do operações MOUT. Não penso hoje em abandonar os lizard, porem pensar em um padrão comum as três forças, moderno, seria algo interessante.”

E adicionando:

Nessa foto temos o combatente de multicam, porem de pasgt preto, luvas pretas, colete OD, marcador (parece airsoft, corrijam se eu estiver errado) preto isso influencia demais.

Viajei um monte pelo CFN por esse brasil de meu deus, e pensar unicamente na floresta tropical de três niveis é se tolher demais, existem VARIOS tipos e subtipos de vegetação, sem contar com os totalmente estranhos, como a caatinga. O nosso lizard é excelente, mas pode ser melhorado visando outras variações de terreno, alem disso, o terreno urbano tem que ser contemplado. O multicam é caro, por causa dos royalties, porem podemos pensar em uma solução caseira e decente, mais moderna e adaptavel a nossa realidade, preferencialmente comum as três forças.

Concordo com vc marine, a solução USMC é mil vezes melhor, mas muito cara, pois não adianta o cara estar de DESERT MARPAT praticamente escondido sob os acessórios e todos eles serem OD, WOODLAND, MARPAT, ETC.

Seguem dois links, um de um Ten.Cel. do Exercito Britânico falando sobre a adoção do multicam modificado pelas forças britânicas pra substituir o DPM

http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/8422942.stm

O outro é de de uma teste de detecção com varios tipos de camos, feito por um centro americano de estudos, inclusive contando com o nosso lizard, em varios terrenos, algo util e interessante pra quebrarmos o paradigma e usando os dados termos uma avaliação independente da coisa.

http://www.scribd.com/doc/19823845/Photosimulation-Camouflage-Detection-Test

Discução pra mais de metro … rsrsrsrs

Colaboração: Fernando Mouts, Michael Wu

Cinquini
Cinquini
14 anos atrás

Luan, como eu já disse, o Marine me chama de “soldado de fim de semana”, aonde eu treino é mata virgem (ou quase rss) cheio de animais, lugar bonito, essa foto que ilustra o post foi tirada durante um treino.

Abração

Cinquini

Luan
Luan
14 anos atrás

Cinquini,sei que vc joga airsoft,se tivesse com quem jogar aqui pelas bandas de Ribeirão Preto eu ja estava nessa faz tempo.Falta gente,Lugar acho que é o de menos.

de vez em sempre dou uma olhada no Forum ASB,mas acabo ficando só na vontade(e muita).

Rodrigo RRT
Rodrigo RRT
14 anos atrás

Por essa foto fica difícil avaliar,até pq o capacete e o colete sobressaem muito, e a foto esta muito próxima o que facilita a visualização do soldado com muito mais facilidade.

Nautilus
Nautilus
14 anos atrás

Em minha opinião, a camo ideal para o EB seria uma versão digital da atual camo. Outra coisa seria trocar os coturnos pretos por outros mais modernos, feitos em material flexível e em cor verde. O preto reflete muito em equipamento OVN. O mesmo se aplica às armas e aos kits levados pelo infante, como um novo colete.

Fuzila
Fuzila
14 anos atrás

Para quem ainda não viu a camuflagem da tropa da caatinga:

http://www.alide.com.br/wforum/viewtopic.php?f=5&t=2613

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Hehehe, bem Cinquini, tenho de admitir que lá se vai uma década desde meus dias de infante, rsrs. Se mudou o tecido, não está mais aqui quem falou. Mas que era assim, era, rs.

Eu sempre tive a impressão que a camo do EB é mais “rôxa” e de um verde mais escuro do que o da Floresta Atlântica, talvez porque tenha sido pensada preponderantemente para a Floresta Amazônica, que tende a ser mais escura; mas de fato não posso afirmar isso.

É óbvio que ela quebra bem o galho no ambiente atlântico, especialmente com um infante isolado. Mas eu lhe afirmo que participei de uma Of Def com elementos da 12a Bda Inf Aeromóvel na Serra do Mar e fui encarregado de avaliar as camos dos combatentes da minha Cia Fzo e não achei nada bom uma tropa progedindo de roxo e verde-escuro num ambiente preponderantemente verde-brilhante. Se eu fosse o inimigo e estivesse com uma MAG tava todo mundo “na chom”, hehehe (mas se eu fosse o inimigo tb teria pouca coisa que a camo pudesse fazer, hehehe). 🙂

E nem vou falar de minha época de aluno, em que fazíamos patrulha de roxo e verde-escuro, quando no invernão aqui do “entereor” o mato queimado fica todo marrom-claro.

Mas é o que eu falei: mais importante que o padrão da camo é o combatente saber aproveitar os meios.

Abraço broe.

LBacelar
LBacelar
14 anos atrás

Esse assunto vai render rsrs

Eu sou jogador de paintball Milsim, e tenho grande preferência por jogar em ambientes de mata fechada, um tipo de terreno que exige muito do combatente, tanto fisicamente como na questão de postura e movimentação.

O Multicam é eficiente? Sim, é mas fica longe de ser o mais eficientes dos padrões dentro de qualquer ambiente, talvez fique em 60% todos, mas está longe de ser um padrão perfeito.

Como eu costumo dizer, All Terrain Pattern só no filme do predador, por enquanto não temos nada que mantenha uma eficácia de 80% em pelo menos 5 tipos de terrenos diferentes!

Eu sou a favor de padrões de camuflagem para cada tipo de terreno, como o exercito canadense e o USMC, com o CADPAT e MARPAT respectivamente.

M-88 + capa preta na mata é brincadeira, assim não há multicam que resolva, fica parecendo uma tartaruga preta andando no meio do mato rsrs

LBacelar
LBacelar
14 anos atrás

Errata, eu não prestei a atenção p/ ver que o helmet estava sem capa, mas continua aumentando muito a silhueta pois o preto é uma péssima cor para se camuflar na mata

Sabre
Sabre
14 anos atrás

Bom, eu vivo na amazônia, ando na floresta e uso a camuflagem do EB,e digo que é muito eficiente,agora só gostaria de dizer uma coisa para o nosso companheiro Luan!A amazônia brasileira tem mais de 5 milhões de km2, então te falo com a certeza que quem andou em todos os estados da amazônia legal a excessão de Roraima, nem tudo é planície, pelo contrário temos muitas serras altas , e te garanto uma mata virgem na amazônia é muito difícil de adentrar, fora que temos dentro da amazônia muitos biomas diferentes, áreas imensas de campos com poucas árvores, parecido com o serrado (Marajó,Roraima),áreas que você passa dias sem pisar em terra alagaveis, enfim acho que o Brasil conhece pouco a Amazônia e pensa que é uma região homogênia!Mas não é!

Sabre
Sabre
14 anos atrás

Ops! Desculpem os erros de digitação!

Ivan
Ivan
14 anos atrás

Sabre,

Deixa os erros de digitação p’ra lá.

Seu depoimento é importantíssimo. Vc tem toda a razão com relação a diversidade de relevo e vegetação na Amazônia. Nós, brasileiros costeiros não temos uma idéia clara do Norte – Noroeste do Brasil.

Por favor, relate com mais detalhes o que vc conhece.
Há cerrado em Rondônia?
E a região de montanha em parte da fronteira com a Venezuela?
Com a Colômbia é só floresta ou tem cerrado também?

São tantas dúvidas.

Bem, só para registro, o meu velho uniforme era verde-oliva mesmo… e a gente tinha que se virar com um facão (ou minha velha faca de caça) para improvisar a camuflagem com o que tínhamos…

Ivan, o (infante) antigo.

Soldier
Soldier
14 anos atrás

Usei por anos a farda do EB no Pantanal Matogrossense e ela sempre funcionou muito bem! Até mesmo em região de cerrado ela funciona muito bem também. Usei o verde oliva durante algum tempo e logo passei para o uniforme atual. Segndo um oficial superior que nos deu palestras sobre o CAM do EB, este uniforme foi testado várias vezes em vários tipos de Teatros Operacionais inclusives em áreas urbanas, visto que muitas das nossas cidades (a maioria do interior do país) são bastante arborizadas.

Agora, um dia, eu inventei de vestir a farda de Caatinga e quase tive um síncope! Achei extremamente quente e desconfortável.

Com relação ao desgaste de cores da farda do EB citado pelo CPS, o problema é como se lava a mesma e principalmente: FARDA DEVE SER SECA (SE FOR AO SOL) DO LADO DO AVESSO. Assim o desgaste é bem menor. Sem falar que muitas pessoas têm mania de colocar um pouco de alvejante para lavar roupas. Aí não tem jeito mesmo…

E outra: Algumas marcas de sabão em pó possui em sua composição PIGMENTOS BRANCOS para embranquecer roupas. Este tipo de sabão não é recomendável para roupas escuras pois as mesmas claream rápidamente.

O SABÃO IDEAL PARA LAVAR FARDAS DO EB É O NOSSO SÃBÃO DE CÔCO.

Fica novinha meus caros. Podem acreditar.

Abraços.

Luan
Luan
14 anos atrás

Colega Sabre vc tem razão.

foi descuido meu não me lembrar pois até sabia como é a topografia do lugar.

Eu nunca fui,mas meu pai vai direto e me fala,mostra fotos etc.

Quanto a movimentação em mata virgem,toda e qualquer floresta se mostra dificultosa,mas a mata atlântica é concerteza a pior delas,Muita vegetação rasteira e arbustos densos,quase te impossibilita de andar.É claro que não estou falando de mata de beira de rancho rss.

[]’s

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Hehehe, Soldier: essa do sabão-de-côco é velha conhecida e ajuda a durar mesmo (acima de tudo é barato, rs). Quanto a secar do avêsso, bem, as minhas eu secava na sombra. E no meio do ano já estavam clareando…

Nunca vesti a farda de caatinga, mas deve ser quente que nem o diabo mesmo. Aquele gibão de couro deve até queimar, na solaca.

Uma pergunta pros infantes: quem aqui “queimava” coturno com vela pra ficar brilhante? 🙂

Sds.

Soldier
Soldier
14 anos atrás

Queimar coturno com velas?

Quem não fez isso? O foda era que acabava com o couro do bicho…
kkkkkkk!

E aquela farda de Caatinga? Como dizia o meu Major na época quando tinha acabado de ser transferido de uma unidade dessas:

“Meu, até cachorro na bunda sua!”

E tinha uns MOCORONGOS que perguntavam: ” Puxa!? É mesmo Major? ”

ahsiashasiahsiuashaiushaiuhsaiuhui!!!

Marine
14 anos atrás

Hehehehe, Felipe Cps, o truque nosso aqui era bolinha de algodao, lustrava bota que dava ate pra pentear o cabelo de tao brilhoso! Tinha cara que ate derretia linha de pesca nas calcas pra ficar aquela listra permanente na calca de cima a baixo.

Agora com relacao a camuflagem eu gostei muito do que mostra aquele filme recente do Mark Wahlberg (“Shooter”) em que ele era um sniper de Force Recon, o filme passa por varios TOs e da um gosto dos desafios em se camuflar aos mais leigos.

Semper Fidelis!

Galileu
Galileu
14 anos atrás

Fuzila, valew o link sobre a camo do EB na caatinga, já tinha visto varias mas essas ainda não.

Quem toucou nesse tema fui eu, acho….sempre achei interessante mas nunca achei textos técnicos sobre ela.

O pouco que eu sei sobre ela é que tive um ten. que teve treinamento no 72 BIMTz, dai ele comentava algo com a gente.

Quanto ao calor da roupa, eu não acho que seja pior que o do material da camo padrão do EB, camisa e aquela gandola, debaixo do sol do meio dia…………parecia sorvete derretendo,kkkk

abraço

LBacelar
LBacelar
14 anos atrás

Marine, a unica coisa em que o filme pecou foi mostrar dois marines usano o ACU ARPAT, em vez do MARPAT desert na Etiópia.

Tirando isso, o filme é bom demais!

RoninSnkShit
RoninSnkShit
14 anos atrás

Nao entendi pq depois de quase 10 anos de combates no Afeganistao, e faltando 1 ano para a retirada das tropas americanas de lá, eles resolveram mudar… vai entender…

Um bom exemplo da diferença está nessa foto. Ok, nao é a camuflagem do EB, mas é bem parecido…

http://img129.imageshack.us/img129/1156/patrol0lf.jpg

Almeida
Almeida
14 anos atrás

Eu, pessoalmente, acho os uniformes do EB e CFN adequados ao nosso cenário, porém tenho minhas ressalvas:

O uniforme de caatinga do EB parece horrível, cheio de grandes áreas claras de couro com linhas retas sobre um fundo de outra cor, o contraste é enorme! Alem disso, parece-me extremamente quente e os coturnos pretos pioram ainda mais a situação.

Falando em coturnos, já está na hora de usarmos algo mais confortável, leve, barato e adaptável.

Já para o CFN eu preferia 2 ou 3 tipos de uniforme diferentes, com acessórios seguindo cada um dos padrões, como nos US Marines. A tropa é menor, o fator custo não seria tão pesado, e devido à sua predisposição expedicionária, isso se torna extremamente necessário.

Quanto ao MultiCam, vai facilitar muito a logística e baratear os custos operacionais do US Army, o que talvez tenha sido o fator decisivo na sua escolha sobre outros padrões mais eficazes.

EAA
EAA
14 anos atrás

Boa tarde a todos.

gostaria de expressar minha opinião sobre o assunto:

1)a foto apresentada não serve como referência uma vez que o elemento está usando um capacete, um colete e até mesmo uma luva com padrões diferentes. O uso destes equipamentos compromete a camuflagem. O ideal seria o uso do colete e do helmet cover também em Multicam.

2)O padrão Multicam é extremamante eficiente em regiões de caatinga, sertão e cerrado. Até mesmo em regiões urbanas – dependendo obviamente do terreno – este tipo de camuflagem tem um excelente nível de eficiência.

Apenas a título de observação, acho bacana dar uma olhada na galeria de fotos oficial do fabricante:

http://www.multicampattern.com/gallery/

Claro que devemos levar em consideração que as fotos foram tiradas em CNTP hehehe.

Em tempo: uso este uniforme para recreação e as vezes fico impressionado com sua capacidade de camuflagem.

3) Para a região amazônica e de mata atlântica o padrão EB é uma das melhores do mundo, senão a melhor.

4) Acredito que apenas em um futuro muuuito distante teremos um uniforme “camaleão”. Até este tempo chegar(e não estarei vivo para ver), o jeito é usar o melhor padrão possível para cada cenário.

5) Dentro do raciocício do item anterior, acho que, para operações na Selva o padrão EB é perfeito. A utilização do Multicam seria muito viável tecnicamente nos demais terrenos.

6) Entretanto acho a adoção deste padrão para o Brasil simplesmente impossível. Nosso páis não tem a menos possibilidade de bancar um uniforme fabricado pela Crye Precision – apesar de nossos soldados merecerem e muito.

Até pessoal.

Abraços.

Paulo Costa
Paulo Costa
14 anos atrás

A farda de couro da caatinga defende o soldado dos espinhos do mandacaru,palma ,xique xique,cactus,carrasco,espinhos de ate 4cm,
desenvolvidos por eles,e o US army,veio aqui e copiou a farda
usando outro material tipo goretex,resistente aos espinhos.
A farda de caça é mais facil de fazer,pois os animais não enxergam cores (99% de certeza),ja para nos que enxergamos as cores,
é muuito mais dificil,mas chegamos lá.

Hugo
Hugo
14 anos atrás

Vão querer me crucificar por isso, mas lá vai:
Não acho a camuflagem do EB boa não. Como diz o Felipe, é muito escura. Se a gente olhar os tons… são muito artificiais. O verde não se parece com nada da natureza, e o marrom é muito escuro. Sem falar na falta da padrão, temos padronagens bem diferentes.
Acho as cores da woodland mais naturais, mais reais. Aliás, acho que woodland deve ser bem eficiente no cerrado, lembra um pouco os troncos e galhos retorcidos (e, por incrível que pareça, há árvores de troncos pretos).
Acho a camuflagem dos fuzileiros melhor que a do EB, mas ainda um pouco escura e artificial.
A melhor camuflagem do Brasil é a da FAB, ou melhor, seria, se não tivesse aquele azul. Se ele fosse substituído por mais um verde ou marrom, ia ser excelente.
Eu acho que um padrão bom seria baseado no woodland, só que eu reduziria uns 50% no tamanho dos desenhos, e substituiria o preto por outro tom de verde (mesmo havendo galhos pretos no cerrado). Além disso, eu faria os desenhos mais irregulares (com os contornos menos “lisos”, mais “quebrados”) e colocaria uns pixels perto das bordas de cada contorno (fazendos as cores penetrarem um pouco unas nas outras e ajudando a quebrar mais o contorno do corpo).

Sabre
Sabre
14 anos atrás

Bom, só para vc ter ideia tive fratura multipla da tíbia direita,ao cair de uma montanha muito inclime na região de carajás no Pará, como bem o Luan disse o chão cheio de folhas secas e escorregadias ajudou muito,iihhihihii, na verdade a visão de Amazônia plana que todo mundo tem na verdade é das calhas dos rios, mas quando se afasta dessa calha o relevo muda muito, vou falar um pouco ,se você for ao centro da ilha do Marajó pensaras que estais entro outro lugar menos na amazônia, quilometros de campos limpos, e durante parte do ano imundaveis, nada de mata na verdade existe mata mas nas regiões costeiras da ilha que é imensa por sí só,já a vejetação do Amapá é mais imundavel,tem muita área alagada igual a um pantano, Oeste do Pará na região do Rio Xingu aonde pretende-se construir a usina de Belo Monte ,vc tem um relevo mais elevado, tira-se pelo nome das cidades “Belo Monte”, “Altamira”, quando se entra na mate tem-se muita dificuldade pois não é plano,é um sobe e desce cansativo, na média em toda a amazônia é de 92% de úmidade e entre 26 e 31/32 de temperatura, acreditem já medi em varios estados e em varias estações do ano, ando com um termohigrometro, mas a gandola é bem confortavel nesse ambiente, além de proteger contra os mosquitos, que transmitem muitas doenças, febre amarela, leishimania,malária e mais um bando de arbovíroses,já o acre os rios são bem mais estreitos é possivel ver as margens do outro lado, o que difere das calhas do amazonas no Pará e Amazônas, a fronteira Norte Venezuela, e Guianas grandes Cadeias de montanhas, bom para não me estender, quem estudou um pouco de oceamografia sabe que dentro de um oceanos existem muitos oceanos (Regiões dentro de um mesmo oceano mas com salinidade diferente,densidade diferente enfim) dentro da amazônia existem ,muitas amazônias!

Sabre
Sabre
14 anos atrás

Ops! montanha ingrime

Sabre
Sabre
14 anos atrás

Vou falar outra coisa,farda mesmo não é para lavar sempre, que ir bonitinho e cheiroso, pro mato?Farda foi feito para guerra,vc começa com uma e só troca se for para o hospital ou para o caixão, caso contrário vai ficar a guerra toda, no mato f….. com ela mesmo, ou vai parar para lavar no riacho com sabão de côco e levar um tiro, não esquecão ela não foi feita para ser lavada muito mesmo?Selva

Hugo
Hugo
14 anos atrás

E aquele negócio de o coturno ser o mais brilhante possível? E preto? Vocês viram as fotos dela na caatinga. Mandei fazer um para eu jogar paintball, marrom (se possível sem brilho), com lona verde.

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Orra Sabre, até concordo contigo, mas gostaria que vc falasse esse tipo de coisa pro meu instrutor, que mandava a gente deixar o coturno brilhante antes de entrar em forma durante a “Sobrevivência”, rsrsrs… coisas do EB…

Almeida, a Atalaia fazia (ou faz – não tenho certeza) ótimos coturnos pretos do padrão do EB. Leves e resistentes, depois de amaciados são ideais pra “corridinha mixuruca” (tenho o meu até hoje, embora faça muiiito tempo que não corro fardado, rsrsrs). Só que era bem mais caro que o original “estoura-bolhas” que vc recebia como fardamento.

Sds.

Edgar
Edgar
14 anos atrás

Galera, foge um pouco do escopo do tópico, mas um amigo meu é fanático por fardas e ele tá querendo comprar aquelas MultiCams que vendem nas lojas de airsoft pra usar no dia-a-dia, mas eu sei que existe uma lei que diz respeito a uso sem permissão de fardamento militar, daí se alguém souber me diz se ele pode ou não sair na rua vestido como um soldado americano :)…

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Caro Edgar, subentende-se, regra geral, que o uniforme militar cujo uso paisano é vedado pelo art. 172 do Decreto-Lei 1.001/1969 é o brasileiro:

Uso indevido de uniforme, distintivo ou insígnia militar por qualquer pessoa
Art. 172. Usar, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a que não tenha direito:
Pena – detenção, até seis meses.

Contudo, como você nota, a lei não diz expressamente que para que exista crime o uniforme tem que ser brasileiro. Assim sendo, alguém que utilize indevidamente o uniforme do USMC, por exemplo, para invadir e roubar o consulado dos Estados Unidos, pode ser incurso nas penas do citado art. 172 do CPM, sendo que certamente qualquer Procurador Militar (grupo de servidores que no geral ficam bastante tempo sem serviço, rs) adoraria pegar um caso destes, nem que fosse só pra criar jurisprudência, ou seja: iria denunciar o cidadão.

Assim sendo, aconselho veementemente seu amigo a não desfilar na rua de uniforme completo de Força Armada alguma.

Sugiro clicar no banner do Quartel General (propaganda na página inicial), e adquirir qualquer das muitas opções de trajes camuflados existentes. Dá pra montar uma fantasia bacana, sem ferir egos de ninguém.

Sds.

Hugo
Hugo
14 anos atrás

Felipe, quem falou dos coturnos brilhantes fui eu.
Eu sei disso que você falou. Não é uma crítica a você ou aos soldados não. Tenho certeza que a maioria de vocês também concorda comigo (sem falar que adoraria não ter o trabalho de ficar lustrando as botas. É unir o útil ao agradável).
Esse negócio de coturnos brilhando parece um resquício da cultura militar dos séculos passados, com uniformes vemelhos, azuis, etc., onde o que importava era ter um uniforme imponente. Para ficar “bonito” tem os uniformes de gala, não é mesmo?
Um abraço.