multicam oficial 1

vinheta-especial-forteFoi informado pelo US Army que as unidades que estão no Afeganistão e as unidades que estão sendo enviadas para esse TO irão adotar o padrão de camuflagem MultiCam como oficial. O US Army já estava dando sinal que iria “aposentar” o seu padrão digital ACU pois certas unidades especiais já apareciam vestindo o MultiCam e esse fato já havia sido alertado pelo nosso amigo e colaborador Marine e pelo Blog ForTe.

COLABOROU: Parafal – Airsoft Brasil

SAIBA MAIS:

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

16 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
samuel
samuel
14 anos atrás

Este padão de camuflagem é muito interessante!

Tem um site muito visitado por curiosos do mundo militar, que tem fotos muito legais destes uniformes em ambientes diversos. É muito dificil de identificar o militar de longe. Alem disso ele tem umas soluções tecnicas muito praticas!
Os governos que adoram imitar o que os americanos fazem terão um enorme problema em mudar de novo seu padão de camuflagem!

E nós??? Quando teremos um FN ou PQD com este padrão de camuflagem???

http://www.militarymorons.com/gear/crye1.html

OTV
OTV
14 anos atrás

Eu ollheo site, muito interessante.
Alguem poderia me dizer qual a diferença de como são pensando/produzidos os uniformes nos EUA e aqui? Ou me indicar um site para pesquisa?

Samuel
Samuel
14 anos atrás

Este site ai em baixo tem fotos melhores ainda!!!
Parece que este padrão veio para ficar!

http://www.multicampattern.com/

Cinquini
Cinquini
14 anos atrás

Pela minha experiência de “soldado de fim de semana” (apelido dado pelo Marine). O MultiCam é muito bom mas não serve pra nossa mata, no máximo poderíamos adota-lo no Cerrado e Caatinga.

Eu penso como o USMC, nao acredito numa unica camuflagem para todos os terrenos, o próprio USMC tem o MARPAT Woodland (Selva) e o MARPAT Desert (Deserto) um para cada ambiente.

Abração,

Cinquini

@MauroVS
@MauroVS
14 anos atrás

Muito bom.

Mas estou esperando a boa, para falar do mauseio de armas no modo tático.

ezeca
14 anos atrás

poxa eu fico pensando nos estamos cresendo tanto
na industria textil mundial esportando moda e materias
de alta qualidade.
calçados sandalias somos os que mas se desemvolveram nos ultimos anos
-Tênis Ind/Carteiro Masculino Cadarço
Modelo BTF
esse tênis desemvolvido para os carteiros que reclamavam de dores
e calos alem de apresetarem um aumento em lesões que reduziam a capacidade e eficiência dos trabalhadores não so foi resolvido como
outros países se interesarão em produtos ñ me lembro exatamente qual mas o fato e que temos industria e tecnologia para desemvolver materiais para soldados de qualidade e preço que outros pises da AL
não tem codição de fazer sereia um mercado de alta rentabilidade
para o pais e seu desemvolvimento e uma nescessidade que um país tão grande em diversidade clímatica tem.

samuel
samuel
14 anos atrás

Cinquini em 21 fev, 2010 às 21:17

Concordo com você! Mas poderiamos tentar um padrão expecifico para nossas matas.

Acho que nosso exercito poderia se mexer um pouco e tentar novos padões de camuflagem!
Tambem acho muito esquisito este padrão de calça bombacha com apenas dois bolsos grandes laterais. Você acaba enfiando tudo ali, e quando precisa não encontra nada!
tabem tenho uma pequena duvida, quando servi, nosso uniforme ia ficando branco quando muito lavado. Sei que o exercito americano abandonou diversos tipos de uniformas por este problema, será que o material atual ainda sofre este tipo de problema?

Só explicando….o exercito americano alega que quando um iniforme vai clareando conforme é lavado, este perde sua eficiência em camuflar o soldado.
Acontecia com padões dos fuzileiros na WW2 e listras de tigre no vietnam.

Marine
14 anos atrás

Samuel,

Perdao por entrar na sua pergunta ao Cinquini mas gostaria de esclarece-la.

Bem o camuflado antigo das FAs americanas – o BDU (Battle Dress Uniform) era famoso por depois de muitas lavadas perder a cor assim como voce citou e o que acontecia e que os homens com mais tempo de casa, sargentos e tal tinham um certo orgulho em ter uniformes assim mais claros. Isso mostrava a todos que esses homens tinham experiencia, tinham anos e anos de treinamento.

Do ponto de vista tatico esse uniformes eram usados somente em treinamentos no CONUS (Continental United States) enquanto que em missoes reais e deslocamentos uniformes com suas cores ainda intactas eram utilizados da mesma forma que quem e “velho de casa” sabia que devia ter um ou dois jogos de uniforme impecaveis somente para desfiles e inspecoes.

Embora tais uniformes descoloridos fossem oficialmente considerados nao autorizados ja que haviam perdido muito de suas caracteristicas de camuflagem, a pratica era tolerada como o simbolo de status e prestigio pelo qual mencionei.

Espero ter respondido sua pergunta.

Semper Fidelis!

Bronco
Bronco
14 anos atrás

Que eu saiba, a camuflagem padrão do EB foi pensada para o ambiente tropical, tanto de floresta densa como de vegetação rasteira, e se dá muito bem por essas bandas.

E já ouvi de oficiais que o fato dela ir desbotando com o tempo é natural e desejável, uma vez que o ambiente de emprego da camuflagem muitas vezes é de sol intenso (natural em ambiente tropical), e a farda desbotada ajuda a minimizar o destaque do soldado imitando o reflexo do sol na vegetação menos densa.

Dos Pampas à Amazônia a camuflagem é excelente, perdendo apenas para a Caatinga que tem camuflagem e materiais diferentes (especialmente com o amplo emprego do couro) da farda de poliéster e algodão com camuflagem padrão.

Cinquini
Cinquini
14 anos atrás

Vou falar da minha pequena experiência.
O Tecido usado para fazer as fardas hoje em dia sofre um tingimento diferente do que se tinha antes, mas lógico que a farda com ouso vai perdendo a suas propriedades até mesmo pq ela fai pro “ralo” mesmo, ou seja, literalmente ela é esfregada, arrastada, surrada e usado em situações extremas. Eu tenho uma calça em Rip Stop aqui que foi pro ralo pesado, desci fazendo o famoso “esqui bunda” e a parte que ficou em contato com o morrinho esta com um tom de camuflagem diferente do resto da farda, mas nada que atrapalhe a camuflagem nao.
A real é o seguinte, antes, com a farda só em algodão, usando ela no “ralo” mesmo, principalmente em locais com muita umidade e água, ela apodrecia (rasgava) antes de perder a cor. Hoje em dia com tecidos como o Rip Stop, ela é usada exaustivamente e vai perdendo a cor mesmo sem rasgar pois o tecido é feito pra aguentar mesmo.

Abração

ezeca
14 anos atrás

então qual a opinião de vcs!!!
então devemos mordenizar a farda ou não
do EB e se caso necessario como seria processo DE DESEMVOLVIMENTO
do modelo e meterial?
ou só um modernização do que já esta pro em uso ?

CosmeBR
CosmeBR
14 anos atrás

Na minha opinião a camuflagem do EB não necessita de modernização. Caso contrário, o SIGS já teria reivindicado novo tipo de farda!

Samuel
Samuel
14 anos atrás

Bronco em 22 fev, 2010 às 11:52
Marine em 22 fev, 2010 às 3:53
Cinquini em 22 fev, 2010 às 13:33

Muito obrigado por suas respostas!

Eu concordo com voce Bronco, que nosso padrão de camuflagem é muito bom! O que eu não gosto é o tipo de costura que é adotada (o desenho do uniforme).
O uniforme dos Fuzileiros Navais é muito grande…o combatente fica parecendo uma criança com a roupa do seu Pai!
O nosso grande Marine deve perceber isso, pois o uniforme USMC é muito bem feito, tem uma costura não muito justa e nem muito larga!
Você olha um combatente americano e ele sempre aparenta estar alinhado com o uniforme em medidas corretas!
Nosso uniforme parece ser feito sem nenhuma proporção!
Meu primo serviu na Infantaria da FAB, e parecia que não tinha uniforme para ele, que tinha 1,87, mas a Gandola mal cobria o cinto dele!!!
Os bolços da calça ficavam no joelho….ele tinha que se curvar todo para pegar algo no bolço!!!
Eu acho muito interessante nosso padrão de camulfagem! Só acho que devereia haver um pouco mais de cuidado em sua manufatura!!!!!

Marine….Eu entendo bem deste negocio de uniforme velho e ficando branco! Hoje sou vigilante, é meus chefes ficam muito irritados comigo por que demoro muito a trocar de uniforme!!!! Tinha uma calça (que é preta) que já estava ficando roxa!!!!! Mas eu tinha muito orgulho dela, por representar a minha experiencia na empresa!!!!
Um dia cheguei em um posto para trabalhar e me pergutaram se eu havia estado em algum combate recentemente….rs

Segundo eu li nesse mesmo blog, o Comandante do EB mencionou uma troca no Padão de nosso uniforme para 2014 ou 2016!

Algum de vocês têm informações sobre os novos fuzis da Imbel???

forte abraço!

Hugo
Hugo
14 anos atrás

Meio offtopic, mas vai:
Há uns 20 e poucos anos, quando eu era apenas uma criança e o EB ainda usava o uniforme verde oliva (brilhante), surgiu uma camuflagem em 4 tons (um fundo bege, um verde claro – cor de vegetação mesmo – um marrom meio avermelhado e um verde mais escuro, formado pela mistura do marrom com o outro verde quanto essas corres se sobrepunham). Fiquei doido com aquilo e obriguei minha mãe a fazer uma farda com aquele pano para mim. Até hoje eu ainda tenho aquele uniforme – só que hoje quem usa ele é a minha esposa, para jogar paintball. Como ela é pequenininha, só precisou dar uma esticada nas barras da calça -. O que me inpressionou naquele padrão é que, mesmo desbotado ele continua mantendo as corres. A gente só percebe que é velho se colocarmos ele ao lado de um novo. Além disso, observei que tanto a camuflagem atual do EB e dos Fuzileiros são copiadas dele (as manchas, parecendo pinceladas, não são absolutamente idênticas, mas são copiadas, como se alquém tivesse feito uma imitação). Além disso, como mencionei, quando as cores se sobrepunham, formavam uma terceira cor, como se misturássemos as tintas. Hoje em dia parece que a indústria não dá conta de fazer uma coisa assim (quando uma cor passa por cima da outra, ela simplesmente cobre a de baixo). Para quem não sabe de qual padrão estou falando, é bem parecido com o da Polícia ambiental do DF e acho q

Hugo
Hugo
14 anos atrás

Continuando…
Para quem não sabe de qual padrão estou falando, é bem parecido com o da Polícia ambiental do DF e acho que como a do Mato Grosso. Mas pelo que observei, são cópias mal-feitas, com cores que não se misturam, etc.
Testamos esse padrão num jogo no cerrado, em época de seca, e minha esposa praticamente desaparecia. Era muito bom mesmo. Eu estava com um woodland, e era menos eficiente. Um EB então, ia saltar aos olhos. Mas depois que jogamos em uma época que que a vegetação estava mais verde ele não foi tão eficiente.
Resumindo, aparentemente a indústria de hoje não consegue fazer o que a de 20/25 anos atrás fazia. Além disso, acho que cada região e cada época do ano tem uma camuflagem que mais se adapta àquele ambiente.

Variedades
Variedades
14 anos atrás

Revivendo a conversa, comento que o Multicam se adequou muitíssimo bem aqui nas “bandas do sul”, em locais onde não tem muita mata fechada. Nestas condições o camuflado do EB é muito escuro, salta aos olhos, o multicam foi mais efetivo, tanto que nosso grupo de Airsoft aqui o preferiu mesmo todos já tendo o seu velho e bom uniforme do EB. Problema do Multicam é que mesmo entre fornecedores autorizados há diferença de tonalidade entre as peças, e o original custa uma fortuna!