O padrão de camuflagem MultiCam foi um desenvolvimento em conjunto da Crye Associates com o US Army e vizava substituir o padrão de camuflagem Woodland (para ambientes de selva) e o padrão Three Color Desert (para ambientes desérticos e áridos), no entanto o padrão MultiCam acabou perdendo a concorrência para o padrão ACU usado atualmente no US Army.
O MultiCam é utilizado por unidades de testes do US Army na versão Gen2 e, conforme informação do Marine, colaborador do ForTe, está em estudo o seu emprego como padrão. O MultiCam ainda é usado também pelos USAF PJ (Paratrooper Jumper), CCT (Combat Controller Team) e é largamente usado por PMC e usuários domésticos que participam de War Games e MilSim (Airsoft e Paintball Cenário), pela sua fácil adaptação a vários ambientes.

FOTOS: MultiCam

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

27 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Almeida
Almeida
15 anos atrás

Essas fotos podem ate estar photoshopadas, mas foi essa a impressao que eu tive ao ver soldados com ACU e MARCAP em Ryahd.

Ronin
Ronin
15 anos atrás

Nao estão photoshopadas nao.
Se quiser ver mais exemplos do Multicam:

http://www.paintballelite.org/pic/

Abs!

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Eu não entendo muito do assunto, mas camuflagem se resume basicamente uma única coisa: ilusão de ótica.

Neste sentido, eu não entendo como um ou dois padrões de camuflagem possam se adaptar a qualquer região do planeta. Não tem como isso acontecer. Sempre serão melhores em alguns lugares e piores em outros….e ridículos em outros.

Não precisa ir muito longe: na foto acima do soldado agachado atrás do muro…seu uniforme se confunde com a cor do muro, mas se ele estivesse atrás do arbusto ao lado, seu uniforme estaria em destaque…e assim vai. Este mesmo raciocínio serviria para as demais fotos e demais situações.

A ilusão de ótica é uma coisa bem interessante…Quem tiver curiosidade, entra neste link:

http://www.art.com/products/p11702528-sa-i1143537/salvador-dali-lincoln-in-dalivision.htm?aff=conf&ctid=883715815&rfid=864819&tkid=15033732&

É uma mulher (Gala, no caso) olhando pela janela, ou um retrato de Lincoln? Camuflagem eu entendo assim, aprendi com os Surrealistas.

abraços a todos

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Aqui no Brasil quem faz as fardas do EB? é alguma empresa especializada?

Fernando_MG
Fernando_MG
15 anos atrás

Rodrigo, eu li em uma revista que quem faz os uniformes do EB é uma empresa da China! Não acreditei nisso, não pode ser verdade. Também gostaria de saber quem faz as fardas.

Marcelo Tadeu
Marcelo Tadeu
15 anos atrás

Concordo com o Hornet, depende do terreno. É claro que a multicam é mais moderna,mas, uma pergunta. O soldado ficou tão bem camuflado que não poderia ser atingido por fogo amigo? Não estou vendo o meu companheiro?

Ronin
Ronin
15 anos atrás

Eu sei que a ACU foi baseada nas cores mais comuns no Iraque e no Afeganistão. Porém, ao meu ver, ela não ficou muito boa.

Ronin
Ronin
15 anos atrás

Reparem que a Multicam sempre é melhor em épocas secas do ano.
Todas as fotos da Multicam está com o clima seco e com grande incidência de luminosidade.

Garanto que na amazônia, o Multicam não iria ser uma boa camuflagem!

Abs!

Bosco
15 anos atrás

A técnica da camuflagem parte do princípio que não são nossos olhos que vêem e sim nosso cérebro. Os olhos apenas captam a luz ambiente.
Mesmo o ser humano usando grande volume da massa cerebral para processar a visão a imagem “consciente” é baseada em nossas experiências visuais passadas. Ou seja, nem sempre vemos as coisas como de fato elas são.
As técnicas de camuflagem digital tentam, a exemplo do que ocorre no mundo animal, iludir o cérebro, que em uma olhada rápida forma uma imagem que ele acha ser a correspondente com a realidade, já que ele não tem condição de processar toda fração de luz que os olhos lhe enviam.
Após vários testes se chegou a uma camuflagem que embora não seja específica para cada ambiente é a que demonstrou ser a mais capaz de iludir o cérebro desavisado e por coincidência também é eficiente em relação aos sistemas de processamento digital de imagem.
Também a MultiCam tem tratamento contra a emissão na faixa do infra-vermelho e se não me engano do UV.

Marco
Marco
15 anos atrás

Falando sério .
Quem estiver pesquisando a pele de camaleão vai sair na frente sobre o assunto camuflagem.

Marcelo Tadeu
Marcelo Tadeu
15 anos atrás

Não é a Santista que faz as fardas militares?

Vassili Zaitsev
Vassili Zaitsev
15 anos atrás

Vejam bem: na quarta foto, consegue-se distinguir o Predador; aquele mesmo, que deu uma cossa no atual governador da Califórnia.

Se alguém disser que é um soldado tentando se camuflar no terreno, eu bato o pé e dio que não.

abraços.

Zero Uno
Zero Uno
15 anos atrás

Vassili Zaitsev…

Kkkkkkkkkkkkkk!!!!

JSilva
JSilva
15 anos atrás

O 75th do Exército dos EUA já usa essa commo.

marlos barcelos
marlos barcelos
15 anos atrás

camuflagem é muito útil em determinadas situações, este tipo de camuflagem apresentado é fantástica para amientes pedregosos, mas devemos ter em conta que em muitas situações o exército deve movimentar-se com uma camuflagem para que o inmigo o enxergue e fuja, a principal arma de qualquer exercito hoje é a arma psicológica, na guerra das malvinas quando tropas inglesas enfrentavam 3 ou 4x mais inimigos que eles, e ficaram sem munição ameaçaram fazer um grande ataque contra os argentinos que por medo se entregaram, na II guerra mundial um oficial brasileiro acompanhado de 80 soldados renderam 20.000 alemães porque ele perguntou ao interprete quantos alemães tinham na montanha ele disse em torno de 20, o oficial pensava que se tratava de 20 alemães, e disse ao interprete que se os alemães não se entregassem ele mandaria seus 80 atacarem e matar todos, os alemães pensavam que eram 80.000 e se entregaram, ou seja, o medo, o fator psicológico é a principal arma de qualquer exército para vencer seus inimigos, o exército dos EUA tem um setor só pra isso.

Super Hornet
Super Hornet
15 anos atrás

Marlos barcelos,

Estou até com medo agora depois dessa sua explicação!!!! rsss

Semper Fidelis

Roberto CR
Roberto CR
15 anos atrás

Ronin
Acho que nem é necessário ir à amazônia. Entre em um destes poucos espaços restantes de Mata Atlântica e acredito que não vai dar para não perceber o indivíduo. É vegetação muito densa, como a amazônica, e de tons de verde muito escuros. Não sei se este padrão multicam pode ser aplicado eficientemente nestas condições. Aliás, o que manda mais: é o padrão de disposição de cores ou o padrão de construção da imagem no uniforme?

marlos barcelos
Bem lembrado o episódio da FEB. Mas acho que o maior exemplo de sucesso de guerra psicológica ainda é o do Vietnã. Não estou afirmando que o soldado americano tinha medo do vietnamita, mas o volume de pressão que era exercido sobre ele por conta das estratégias adotadas pelo vietcong e pelo exército do Vietnã do Norte, produziu efeitos significativos. Tanto que deu-se nome a esse pseudo fantasma: vietcong = VC = victor charles = charlie; e um lema: a noite pertence ao charlie. Quantos adversários de campo de combate receberam apelidos dessa natureza. Pouquíssimos.

Abs

Roberto CR
Roberto CR
15 anos atrás

Ronin
No link não apareceram fotos.

Hornet
Ping-Pong. Bem lembrada essa do surrealismo. Já havia visto a imagem que você indica no link, mas faltou uma informação (ou foi pegadinha?rsrsr): é necessário… rsrsrs… pra ver o Lincoln (kkkkkk).
Desculpa aí fera, mas não resisti.

Para quem se interessar, procure na internet usando os termos surrealismo, Gala, Salvador Dali. Vão aparecer imagens incríveis!!! Já deu pra ver que sou fã… rsrs.

Abs

Ronin
Ronin
15 anos atrás

Roberto CR,

entra no link novamente e clica em “Outros Albuns”.
Escolhe “GALOS 3T – 30.11.2008” ou em qualquer outro album que vc vai ver alguem de Multicam.

Ou pode ir direto nesse link aqui:
http://www.paintballelite.org/pic/#/content/GALOS%203T%2030%2E11%2E2008/

Abs!

Roberto CR
Roberto CR
15 anos atrás

Ronin

Agora foi. Valeu!!!

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Roberto CR,

não sei se entendi direito o que vc perguntou (se não for isso depois vc me fala de novo, ok?).

No quadro do Dali que postei no link acima a coisa funciona assim: se vc olhar de perto, verá uma mulher (a Gala, esposa do Dali) de costas olhando por uma janela, não é isso? Mas se vc se afastar do quadro, toda a imagem se transforma no retrato do Lincoln…

É um truquezinho básico de ilusão de ótica, muito utilizado pelos Surrealistas.

Aqui tem mais um quadro do Dali, com esse truque de perspectiva, que cria uma ilusão (ver e não ver) de ótica. Não sei se vc conhece este? Mas tenta achar o busto de Voltaire (o filósofo francês) no centro do quadro…

http://psyc.queensu.ca/~psyc382/daliSlavemarket.html

Isso é que é camuflagem, né?…hehehe

abração

Bosco
15 anos atrás

Embora as cores (matiz e croma) sejam específicas de determinados ambientes, as variações de luz e sombra (valor) e de forma, são genéricos a todos. Daí uma mesma camuflagem ser eficiente para todos os ambientes, tais como o deserto, neve, selva, caatinga, urbano, etc.
Não quer dizer que ele seja o melhor para cada um, mas é o melhor para todos.

Francisco AMX
Francisco AMX
15 anos atrás

Falou tudo Bosco!

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Bosco,

Gostei da explicação.

Mas só pra reafirmar sua colocação…Não são os olhos que veem, é evidente. As imagens se formam no cérebro…e mais que isso, elas se formam a partir de nosso “banco de dados”, também conhecido como memória. Criar ilusão de ótica é iludir nosso arquivo de dados, que não associará (ou associará indevidamente) uma certa imagem a algo reconhecível e já arquivado. É assim que vemos um soldado e o confundimos com um muro, ou vemos o retrato de Lincoln pintado num quadro e o confundimos com uma mulher olhando pela janela.

é isso aí.

abraços surrealistas

Roberto CR
Roberto CR
15 anos atrás

Bosco
Valeu pelos esclarecimentos

Hornet
Era isso mesmo. Aquele quadro que você sugeriu geralmente é apresentado em forma de pegadinha. Alias, ela casa bem com o que o Bosco falou no comentário seguinte.

Abs

Mazzeo
Mazzeo
14 anos atrás

A camuflagem individual tem por objetivo quebrar o contorno do combatente, de forma que (como foi muito bem explicado pelo marlos barcelos) o cerebro não consiga na sua biblioteca de formas ver uma pessoa. O conceito de uso comum, para redução de custos, levou a padrões que se saem bem nessa tarefa em dois ou mais ambientes, deles o multicam e o digital multicam que vem por ai são os que se saem melhor. O USMC adota duas camos diferentes, o MARPAT que é um hibrido de Digi woodland com o ACU em tons para floresta, e o DESERT MARPAT, que usa tons para o deserto. Mas fica caro, pois fica apenas no uniforme, mas em todo o set de equipamento que é caro pra caramba, um vest (sem os paineis balisticos) da Eagle custa cerca de 500 dolares, imagina pra uma divisão inteira, mais os pouches, capas pra capacete, joelheiras e cotoveleiras, mochilas, etc.
Na Desert Shield/Storm vemos inumeras fotos de soldados americanos com uniformes DCU e coletes/mochilas/vests em woodland.
Tenho um MULTICAM e o usei extensivamente em varios tipos de terrenos, podem crer que ele como “universal” se sai muito bem.
Nosso lizard do EB é muito escuro, ainda acho que o do CFN é melhor, no brasil não nos cabe pensar APENAS amazonia, temos todos os tipos de terreno e vegetação, alem do operações MOUT. Não penso hoje em abandonar os lizard, porem pensar em um padrão comum as três forças, moderno, seria algo interessante.

rogerio cirino
14 anos atrás

Como seria a digitalizaçao dos camuflados das tres forças? Alguem ja pensou nisso!