Em relatório, agência nuclear da ONU diz temer ogiva iraniana
A AIEA (agência nuclear da ONU) teme que o Irã esteja desenvolvendo uma carga nuclear para criar um míssil, segundo relatório confidencial obtido nesta quinta-feira pela Reuters. O texto da AIEA confirma que o Irã produziu o primeiro lote, pequeno, de urânio enriquecido a 20%, sem ter avisado aos inspetores internacionais com a antecedência devida.
O Irã anunciou na semana passada que havia passado a enriquecer urânio até um grau de pureza de 20%, para uso em um reator de pesquisas médicas. Até então, o país enriquecia urânio apenas até 3,5%. Para uso em armas nucleares, é preciso uma pureza de cerca de 90%.
Tanto o enriquecimento adicional quanto a notícia sobre ogivas nucleares devem alimentar preocupações no Ocidente quanto às verdadeiras intenções do programa atômico iraniano, apesar de Teerã insistir no caráter pacífico, para geração de eletricidade e fins científicos.
A AIEA há anos investiga relatos de governos ocidentais indicando que o Irã tem esforços coordenados para processar urânio, testar explosivos em alta altitude e adaptar o cone de um míssil balístico para que possa receber ogivas nucleares. Em 2007, no entanto, os EUA avaliaram que o Irã havia abandonado tais atividades em 2003 e, provavelmente, não as retomaria.
Importantes aliados ocidentais, porém, acham que o Irã manteve o programa –e o relatório da AIEA representa um inédito aval independente a essa teoria.
“A informação disponível para a agência é extensa […], amplamente consistente e crível em termos de detalhes técnicos, do cronograma em que as atividades são conduzidas e das pessoas e organizações envolvidas”, afirma a AIEA. “Tudo isso desperta preocupações sobre a possível existência no Irã de atividades não reveladas, passadas ou atuais, relacionadas ao desenvolvimento de uma carga nuclear para um míssil.”
Com termos excepcionalmente duros, foi o primeiro relatório da AIEA sobre o Irã desde a posse do novo diretor geral da instituição, Yukiya Amano, que é considerado mais inclinado a confrontar o Irã do que seu antecessor, Mohamed ElBaradei.
O relatório, que será avaliado em um encontro entre os próximos dias 1º e 5 de março pelos 35 países que formam a direção da AIEA, apontou que, com o passar do tempo, fica mais difícil obter informações sobre o programa nuclear iraniano, e que, portanto, é essencial que Teerã coopere “sem mais delongas” com os investigadores da agência.
O Irã alega que as acusações ocidentais sobre o desenvolvimento de ogivas atômicas são inventadas, mas não conseguiu provar o contrário. O país passou 18 meses evitando contatos com a AIEA a respeito desse assunto.
FONTE: Reuters
Como pode tanto poder ficar nas mãos de loucos como esse sujeito.
Eu acho que o Irã mente sim…. Mas mesmo sendo contra QUALQUER país possuir bombas nucleares, defendo a soberania acima de tudo!!!!
Quem quiser ter, que tenha….
Detesto as trapalhadas diplomáticas do Lula, mas concordo na frase dele em que faz graça dos EUA por terem milhares de ogivas e quererem proibir o resto dos países de terem!!!
Ja disse em outros comentarios que para acontecer uma guerra é uma questão de tempo, ninguem vai engolir i que i IRÃ ta fazendo.
A guerra só é uma questão de tempo.
novas acusações();
novas sanções();
novo enfraquecimento do pais por causa das sanções();
novas pessoas();
Enfim os new estao se juntando para criar um novo filme que talves ja vimos, so que os iranianos talves tenha a sorte de seu lado se as previsoes makarov estiverem certas, logo isso vai dar mais 1,5 ano para ter sua bobinha A e mesmo com os new enfraquecendo o irá ele tendo esse “garante” duvido que os libertadores do mundo irá invadi-los.
Fica apenas um reflexão, pq napoleao, roma, hitler, etc… e ate a frança na copa de 98 (lembra que anularam como a bola chegava nos pe de um jogador noso sem bola nao existe gol sem gol nao a vitoria..), quando quiseram conquistar um potencia arrumaram jeito de cortar suprimentos.
Enfim, fica um reflexao, irá hoje nao é iraque semi-destruido, mas, com suspeita de inúmeras as armas químicas(eu to procurando ate hoje), nem o Afeganistão com os melhores soldados do mundo(sim sao os melhores os russos, ingleses, macedonicos , mongais perderam para eles), mas, se mecanismo de anular o dominio areo americano e a superioridade de equipamentos do EUA(mesmo assim conseguem manter um guerra por 9 anos). Se atacarem hoje eles vao ter surpresas, se deixar para o futuro nao podem consegui mais pq uma bobinha A é uma arma que faz as pessoas pensarem duas vezes.
E a historia na falha ela sempre se repete
Estava vendo outro dia no site Defesa Brasil, como os Israelenses bombardearam secretamente um reator Nuclear Sirio em 2007, muito interessante.
O Irã seria a bola da vez, é só questão de tempo.
http://defesabrasil.com/site/artigos/conflitos/como-israel-destruiu-o-reactor-nuclear-sirio-de-al-kibar.php
O amor é uma forma de violência que obriga as pessoas a pensarem………
essa ogiva era akela que o tava empretado para o Saddam Hussein? la do iraque.
Das duas uma.Ou os países ocidentais tomam logo uma atitude drástica em relação ao Irã,ou que calem a boca!
Sanções já não tem efeito,visto que muitas já foram adotadas e o bendito programa nuclear iraniano continua dia após dia.
Minha dúvida é se os EUA teriam condições de entrar em uma terceira guerra.Talvez se tivessem ja o teriam feito a muito tempo.
Lembro-me de uma matéria que li na revista Grandes Guerras em que especialistas americanos diziam que não haveriam condições financeiras e soldados disponíveis para abrir uma nova frente de batelha.
Já disse uma vez que, não acho que o Irã tenha oque diz ter, mas se tiver parabéns, parabéns tambem por lançar seu primeiro destróier.
Se os judeus tem direito de não reconhecer o estado palestino mesmo o chão onde pisam os israelenses ser dos palestinos, se israel pode lançar bombas em bairros civis muçulmanos, bombas proibidas pelo tratado de viena, então porque o Irã ou qualquer outro nao pode fazer o mesmo?!!
abraço
” O Irã alega que as acusações ocidentais sobre o desenvolvimento de ogivas atômicas são inventadas, mas não conseguiu provar o contrário.” A imprensa ocidental é fenomenal, consegue distorcer a realidade de uma forma impressionante. Supondo q nao esta como consegue provar? se nao estiver nao existem provas
Galileu em 19 fev, 2010 às 19:07
pq o mais forte ou o vencedor sempre mante sua historia sobre os mais fracos…..
Pessoal,
Boa noite…….. O que vcs acham????????? O Irã mente sobre seu programa nuclear?????????
Para mim, não há sequer o que duvidar disto. O recente anúncio de que os EUA descobriram uma fábrica secreta enterrada no centro do Irã ja prova que eles mentem descaradamente.
Não estou falando que o Irã não possa possuir armas nucleares. Se os EUA, Rússia, China, Inglaterra, França, Índia, Paquistão e Coréia do Norte (??????) podem, pq o Irã tb não poderia ter as suas armas do Armageddon???????? Pq o Irã é opressor com seu próprio povo e não respeita os direitos humanos?????????? grande porcaria, a China tb faz o mesmo com seu povo, e pior, faz o mesmo com o Tibet e, para piorar, pretende fazer com Taiwan igualzinho;
Pq o governo iraniano é corrupto e não dá mostras de confiança para o resto do mundo??????? grande porcaria, o Paquistão é considerado um dos governos símbolos de excelência mundial, né mesmo?????
Pq o governo iraniano impede que a imprenssa livre faça seu serviço, ao impedir que meios de comunicação de massa operem com liberdade dentro do país?????????? grande porcaria, Vladimir Putin e seu aluno nº 1 Dimitry Medvedev não estão fazendo o mesmo na Rússia??????????????
pq o governo iraniano está gastando uma enorme fortuna com seu programa nuclear, ao invés de pegar esta soma e investir em educação, princípio básico de qq nação bem desenvolvida??????????? grande porcaria, a Índia é sinônimo de distribuição de renda equilibrada????????
Pessoal, o verdadeiro culpado pela existência do programa nuclear iraniano é o PETRÓLEO, esse maldito produto que todos nós somos dependentes, que está à acabar com nosso ecossistema, com nosso Planeta Azul.
Não vai ser uma guerra nuclear que vai nos levar de volta à Idade das Pedras. Vai ser nosso estilo de vida que vai se encarregar disto.
abraços.
Vassili
não concordo muito com as suas palávras, mas e daí? Eu concordo totamente com a sua ideia.
Não sou a favor do Irã, mas o colega nozes disse bem, o Iraque foi invadido porque segundo o então presidente Jorge W. Bush disse que teve gente do serviço de inteligência americano que botava a mão no fogo sobre a existência de armas de destruição em massa criadas por Saddam Hussein, e no fim elas nunca foram encontradas, por um único motivo, nunca existiram. Não que isso signifique que o Irã não possa criar armas nucleares, só que acima de tudo uma bomba atômica é mais que uma arma de guerra, é uma arma política, uma ferramenta de persuasão pois indiferente de duas nações terem forças militares convencionais, uma altamente moderna e sofistica e a outra sucateada e arcaica, se as duas tiverem armas de destruição em massa, as duas serão equivalentes. Acho que se o Irã tivesse armas de destruição em massa ou a pretensão de construir, os iranianos fariam igual a Coréia do Norte, que fez questão de expor a sua capacidade de produzir armas nucleares e construir mísseis de longo alcance. Resumindo meu raciocínio, ter armas de destruição em massa é igual a ter uma Ferrari, ninguém tem pra ficar escondida na garagem, você adquiri uma pra mostra pros outros, é ingenuidade achar que uma nação teria uma bomba atômica e não usaria como ferramenta de persuasão política. Isso de ter uma arma de destruição em massa como a bomba atômica e ficar escondida ate a hora de detonar em uma cidade americana ou européia é coisa de filme do 007, na vida real um governo não teria pretensões de adquirir armas de destruição em massa e não usar isso como arma política, já que do mesmo modo que se joga uma bomba nuclear em outra nação, a outra pode fazer o mesmo. Por isso o mais importante de uma arma nuclear não é a sua capacidade de destruição, e sim o terror psicológico que ela provoca no mundo, que podemos observa com o medo das maiores nações sobre o Irã ter capacidade de enriquecer urânio em ate 20%, quanto é necessário enriquecer em 90% para a concepção de uma arma nuclear.
Um grande abraço.
Venho por meio dessa, me insurgir contra o Blog ForTe!!!
Esse Blog deveria ter mais consideração ao falar dos nossos “PARCEIROS ESTRATÉGICOS”.
Por favor, não confunda esses novos “PARCEIROS ESTRATÉGICOS” com os velhos (franceses).
É verdade, o assessor especial do Presidente Amadinejah, chamou o Brasil de “PARCEIRO ESTRATÉGICO” da República Islâmica do Irã.
Por favor, caros editores, tratem com mais carinho os nossos novos “PARCEIROS ESTRATÉGICOS”.
Todos nós sabemos que a AIEA é um capacho do Grande Satã do Norte.
[]s
Vassili em 19 fev, 2010 às 20:18
Disse tudo. Assino embaixo.
Esse papo do Irã ser uma ditadura,censurar imprensa e oprimir a população não cola, na China é MIL VEZES bem pior. Os chineses vivem prendendo e torturando os tibetanos, além é claro de não terem imprensa e eleições livres, pois só o Partido Comunista pode mandar e governar.No Irã podem terem fraudado, mas houve eleições livres, com partidos oposicionistas e tal…
Quanto a corrupção não só no Paquistão é pior, mas na Russia quem manda é a MAfia.
Quanto a inspirar confiança, tenho mais medo do Putin e do Hu Jintao do que deste iraniano debilóide.
Quanto a AIEA pode ser tudo menos isenta, pois já deu uma mão ao Bush “plantando” a história das “armas de destruição em massa” do finado Saddam.
Já em relação as intenções dos EUA, é só olhar: Iraque, Afeganistão, …O TEU PASSADO TE CONDENA rsrsrs
Eu sinceramente gostaria de saber se a AIEA tem poderes e condições de inspecionar a instalãções nucleares de Israel, India, França, China,ou é só com países periféricos como Irã e Brasil que eles falam grosso.
uma coisa soh esta errada o presidente do ira naum tem eh nada de debiloide !!! ele eh muito eh dos espertos e esta botando as asas de fora no momento unico q ele pode fazer isso