vinheta-clipping-forteO ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o presidente Lula voltam de férias nesta segunda-feira, dia 11, e devem se reunir para conversar sobre a saída de Jobim da pasta.

Segundo informações do jornal “O Dia”, o atual ministro deve de qualquer forma deixar o cargo em março para lançar-se candidato nas próximas eleições. Ele concorreria à presidência ou à vice-presidência em uma chapa de oposição a Lula.

O jornal afirma ainda que no círculo militar corre a informação de que Jobim teria articulado uma reação exagerada dos militares ao decreto da Comissão da Verdade, que propõe investigar atos de agentes do governo durante a ditadura.

Fontes militares do jornal disseram que Nelson Jobim também estaria envolvido no vazamento do relatório da FAB que aponta os caças suecos como os preferidos pela Força Aérea. Como a orientação do governo seria que o relatório fizesse somente uma avaliação técnica, e não uma classificação por preferência, o vazamento aumentaria a tensão entre o Planalto e os militares.

FONTE: eBand

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

25 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
joão
joão
15 anos atrás

Se Jobim se candidatar a presidencia já tem o meu voto

Manoel
Manoel
15 anos atrás

apesar do que foi dito acima, e se for verdade, o Lula não pode reclamar do Jobim, ja que o Min da Defesa era uma piada.
ele colocou uma relativa ordem na casa e soube obter avanços na area militar, reequipamento, soldos,etc,etc.
e até que não ficou ruim na foto ,com seus momentos de estrela, de uniforme- perto do seu antecessor.
e se apertou o Lula, o que eu ainda duvido, ja foi tarde.
em saindo, ano de eleição, o Lula todo mundo sabe que é contra os militares, indicou a Dilma, e ate pode se beneficiar de alguma crise no setor, ja que a Imprensa nesse ponto ta do seu lado.

ezeca
ezeca
15 anos atrás

acreditem ate março sai um vencedor do FX-2
ou seu cancelamento
se bem que acho que a vaca já foi pro brejo

aTeee

Wilson "Giordani" de Souza
Wilson "Giordani" de Souza
15 anos atrás

Estava na cara. Só não viu quem não quis ver.

[]s

ezeca
ezeca
15 anos atrás

e o irá subistituir no ministerio recheado de verbas e acordos
bílionarios um técnico puxa saco, militar refromado ou Mangabeira Unger.
sera?
Acho pouco provavel!
mas quem sabe agente da sorte

Almeida
Almeida
15 anos atrás

Olha, se o Jobim realmente armou isso tudo pra ficar bem com os militares e desgatar Lula e o PT com a intenção de concorrer como presidente ou vice, contra Dilmão e bolivarianos, eu voto fácil nele!

Celio Andrade
Celio Andrade
15 anos atrás

O Meu voto é dele!

emerson
emerson
15 anos atrás

Muito estranha essa noticia. Primeiro, Jobim é do PMDB e por isso não poderia sair candidato para presidente dentro do seu partido porque o PMDB não tem força para colocar um candidato próprio. Basta lembrar que uma parte desse partido é Serrista (a turma do Quercia), enquanto outra é pro-Dilma (a turma do Temer, aliás que gostaria de ver Temer como vice de Dilma). Ainda assim, existe o Requião no PR que puxaria para si qualquer candidatura para presidente dentro do PMDB.. isso sem falar nos vários candidatos à governador do PMDB que não gostaria de se indispor com Lula em 2010. Por outro lado, se Jobim tentar a vice-presidencia teria que ser com Serra ou Dilma. Com Serra ele teria problemas, porque ou será um nordestino do DEM ou algum tucano. Mas como poderia um ex-ministro de Lula se candidatar a vice na chapa contrária? Qual candidato à presidente pela oposição concordaria em colocar um ex-ministro de Lula? Perderia a moral de criticar o atual governo. Basta ver o problema em que se meteu Marina, que como ex-ministra de Lula precisou deixar o partido e sair atirando para marcar sua posição e mesmo assim, não decola por ser ex-ministra de Lula. Lulistas votam em Dilma, e aqueles anti-lulistas acham que Marina é ex-ministra de Lula. Acho que para Jobim aconteceria o mesmo. Lulistar não continuariam com Dilma e não acrescentariam nada a uma chapa de opisição, e oposionistas já estão na oposição e poderiam inclusive torcer o nariz para um ex-ministro de Lula. JObom teria que deixar o PMDB para ingressar em outro partido, mas o prazo já caducou. O mais provável é Jobim tentar o Senado pelo RS pelo PMDB, já que Simon fica até 2015 e em 2010 serão duas cadeiras no senado (um provavelmente será de Paim). Não acho que Jobim tenha força para ser candidato a governo do RS, e se tentar, tentaria mantendo a boa relação com Lula (mas Tarso Genro seria seu adversário). Ou seja, Jobim esta fora de qualquer chapa para presidente ou vice-presidente, mas seria um forte candidato para o Senado.

Se Jobim armou para ficar de bem com os militares, pode não ter ganhado nenhuma simpatia para uma eventual candidatura em 2010, até porque ele também foi atingido com o vazameno do tal relatorio Cantanhede.

Acho que o a Folha foi envolvida em uma tentativa de embolar o FX2 para adia-lo. A quem interessaria adiar o FX2? Não ao governo nem á FAB, certamente. Apenas a quem suspeitava que perderia a licitação (fabricantes e lobistas). Acho estranho a campanha pelo FX3 porque definitivamente não interessa à FAB. O paralelo com a MB e com o EB é bastante esclarecedor. Essas forças conseguiram garantir investimentos vultosos pelos proximos dez anos, independente de quem ganhe 2010. Já a FAB tem seus projetos praticamente consolidados, como o Darter, o F5M, A1M, A29, P3BR, C105, C99 e AH2. (alem dos EC725 e do KC390), ou seja, a FAB não tem nenhum projeto novo para os proximos dez anos. Ela teria que garantir o FX2 agora para consolidar seus novos 100 caças pelos próximos 10 anos.

Então, volto a perguntar, a quem interessaria adiar o FX2? A propria FAB sabe que qualquer um dos tres seria otimo para ela e representaria a retomada de sua superioridade aerea, perdida para o Chile e Venezuela.

Falar nisso, a cada dia me parece que o Relatorio Cantanhede foi uma barriga da reporter, que é bem fraquinha em assuntos tecnicos (Godoy sabe mais do que ela… e acho que varios frequentadores desse blog são mais informados do que ela sobre os desejos da aviação de caça da FAB). Não me pautaria por ela.

Acho que a FAB, ao menos os aviadores, prefere um caça pronto para uso e que seja incorporado rapidamente e que venha a substituir o F2000 em anapolis e os F5M em canoas, e isso o mais rapidamente possivel. Ao menos, se eu fosse um aviador gostaria estar pilotando um equipamento desses já em 2015 e equipados com o BVR-Darter.

Tenho outra visão sobre a “crise militar”… ela é mais uma pressão dos meios de comunicação sobre o gov.federal por causa da Confecom, que entre outras coisas, deu visibilidade aos privilegios doas emissoras de tv e grandes midias e poderá quebrar o monopolio dessas empresas sobre os meios de comunicação, permitindo por exemplo a entrada das operadoras de telefonia no mercado de comunicação (e isso significa repartir o bolo de verbas de publicidade com mais agentes, reduzindo o faturamento da Globo, Band, Abril, Folha, etc.).

Vassili
Vassili
15 anos atrás

Pessoal, sobre o Jobim talvez sair em Março/Abril, acredito que realmente seja verdade………. ele e o Serra são muitos amigos…… das antigas………….

Agora, sobre ele ser o ou um dos responsáveis pelo vazamento prematuro do relatório do FX-2…………. tenho minhas dúvidas………. ele num precisa disso para ser visto pelos militares como o menos pior Ministro da Defesa que o Brasil teve nos últimos anos……..

Entendam bem, não o estou elogiando, pois discordo do possível desfecho do FX-2………., e devemos lembrar que ele prefere o Rafale como vencedor………..

na minha opinião, quem deveria ter a palavra final nessa pendenga toda é a FAB, pois será ela quem irá operar o vetor por muitos anos. Com certeza, os oficiais encarregados de fazer o relatório são competentes………

Abraços.

Felipe Cps
Felipe Cps
15 anos atrás

Vai tarde, aliás como todo o restante do governo. E duvido que tenha sido ele o responsável pelo vazamento.

Sds.

Bosco
Bosco
15 anos atrás

Como posso acreditar na seriedade de nossas autoridades quando alegam que vamos ter TT, que vamos fazer alianças estratégicas com potências nucleares européias, etc, depois de casos como esse. O atual ministro que até então esta comprometido com a atual política de defesa do ESTADO brasileiro pode de uma hora para outra sai e resolver ser candidato da oposição ao atual governo ao qual pertence.
Para que eu quero descer….

Antonio M
Antonio M
15 anos atrás

Jobim agora (ou sempre foi na verdade) político e político brasileiro só enxerga o próprio umbigo.

Bem ou mal o Chile por exemplo, costurou uma aliança entre tendência políticas formalmente e estão tocando o país.

No Brasil ocorreu essa oportunidade em 1984 mas, LuLLa e o Pt não se aliavam a ninguém, juntou uma cambada no PDMD que juntamente com restos da ditadura como Sarney ocuparam o poder, surgiu o dissidente PSDB que com pessoal de esquerda social-democrata acabou aglutinando forças de centro/direita e hoje em dia “informalmente” se revezam no poder com a ajuda do próprio LuLLa, inclusive que se mostrou sua vertente conservadora e o PT como social-democrata e muito aberto a qualquer aliança que permitam estar no poder e assim vão “cozinhando o galo”, enriquecendo e perptuando sempre os mesmos personagens desde a década de 60.

Nunca pensaram em uma política nacional, o País continua com muito dos mesmos problemas a décadas em educação, saúde, saneamento básico com centros de excelência rodeados de bolsão de probreza e analfabetismo.

E tome bolsa-família e horário eleitoral “gratuito” …..

Mauricio R.
15 anos atrás

Já vai tarde, não resolveu nada e deixa uma série de confusões e alguns negócios escusos.

Igo
Igo
15 anos atrás

Calma gente,

O cara aprendeu muito durante o tempo a frente do MD, fez cagadas sim, mas foi único que fez papel de MD. Vejam o que foi feito nos últmos 3 anos e comparem com o que foi feito antes. Se foi feito pelo GF, ok. Mas duvido que teriam saído se fosse com os malas que já passaram pelo MD.

Sds,

Luis
Luis
15 anos atrás

O que significa GF?

Zétobias
Zétobias
15 anos atrás

Almeida (16:07), tô contigo!!!
Se for mesmo verdade, o gaúcho já tem o meu voto.
E borduna e cadeia nos petistas ladrões da Pátria!

Bosco
Bosco
15 anos atrás

Governo Federal.

KeplerK
KeplerK
15 anos atrás

Notícia 100% estapafúrdia. Jobim deve sair candidato a senador (menos provável) ou deputado pelo PMDB (governista).

Ivan
Ivan
15 anos atrás

Bosco,

Take easy!
A briga entre eles é para o público em geral…
No particular eles se dão melhor do que nós imaginamos.

Abç,
Ivan.

Nico
Nico
15 anos atrás

Nada impede que nosso presidente tome uma decisão serena como administrador maior, atendendo às necessidades da FAB e da Embraer, observando custo/benefício e evitando os “cantos de sereia”. Tomara que não se revele um dislumbrado. Que Deus o ilumine e inspire. Afinal, serão 30 anos de ônus e bônus.

emerson
emerson
15 anos atrás

Kerplek,

Acho mais provavel ele no senado do que na câmara, em ambos casos pelo PMDB, desse modo aliado com Lula.

DaGuerra
DaGuerra
15 anos atrás

Achei esta “notícia” sem pé nem cabeça. Acho que a cupanherada está querendo a cabeça do nelson pelas reações contra a furada rafale e contra o verdadeiro golpe de estado vermelho embutido no cavalo de tróia PNDH III.

Rodrigo Botelho Campos
Rodrigo Botelho Campos
15 anos atrás

Prezados (as),

o comentário de Emerson é denso, e tendo a concordar com sua análise.

O resto, é resto…com todos respeito à democracia do blog.

Rodrigo B. Campos

emerson
emerson
15 anos atrás

Caro Rodrigo,

Obrigado pela comentário positivo.
Um grande abraço.

Ronaldo Pimenta
15 anos atrás

Já vai tarde!Ministro que cria factóides com objetivos que visam unicamente borrar a candidatura da ministra DIlma, somando esforços diuturnamente presentes na imprensa golpista do Brasil com este objetivo. São atitudes assim,preconceituosas, que mostram o quanto estamos sujeitos a vermos o nosso futuro comprometido com o passado que não conhecemos integralmente. Dizer que ele foi um bom ministro é jocoso;o que temos para corroborar com isto? Suas intrigas? Seus modos próprios não convencem. O governo do Presidente LULA esforça-se para recompor o poder de dissuasão e remunerar condignamente nossos militares, isto não podemos negar. E isto será feito com Jobim ou sem ele.