Exército Britânico recebe os primeiros Lynx Mk.9A modernizados
A entrega dos primeiros quatro exemplares deu-se 12 meses após o recebimento do contrato, segundo a Augusta Westland
Nesta terça-feira, 22 de dezembro, a Augusta Westland informou a entrega para o Exército Britânico (British Army) dos quatro primeiros helicópteros Lynx Mk.9A modernizados. A entrega do quarto exemplar, na mesma data do informe, foi realizada apenas 12 meses após o recebimento do contrato, segundo a empresa, num cronograma bastante apertado. Três dos quatro helicópteros serão utilizados pelo Corpo Aéreo do Exército (Army Air Corps) para conversão operacional na base de Dishforth, em Yorkshire.
O emprego do modelo no Afeganistão para apoio às forças britânicas e de coalizão está programado para 2010 – espera-se que a capacidade do modelo para ambientes quentes e de elevada altitude permita que opere por todo o ano nas condições difíceis do teatro de operações afegão.
O primeiro exemplar voou em setembro de 2009 e o programa de testes de qualificação, segundo a empresa, demonstrou que a célula tinha a capacidade de maximizar o desempenho dos motores LHTEC CTS800, atendendo ou excedendo os requerimentos-chave do cliente. Outros três exemplares deverão ser entregues até abril de 2010, seguidos do último lote de cinco aeronaves por volta de setembro do mesmo ano, para que o Exército Britânico receba 12 exemplares três meses antes da data contratada.
A AgustaWestland informou também que está trabalhando junto ao Ministério da Defesa Britânico num contrato para modernizar os 10 Lynx Mk.9 restantes para o padrão Mk.9A, de forma a modernizar os últimos exemplares até o início de 2012.
FONTE / FOTO: Augusta Westland
SAIBA MAIS SOBRE OS HELICÓPTEROS BRITÂNICOS E A PARTICIPAÇÃO DA INGLATERRA NO T.O. AFEGÃO: