Breves reportagens da Rede Globo, no Jornal da Globo de segunda-feira (14 de dezembro) à noite e do Bom dia Brasil da manhã desta terça-feira, 15 de dezembro, mostrando o desembarque do primeiro lote de carros de combate Leopard 1A5 comprados dos estoques do Exército Alemão e reformados.

Abaixo, nota da semana passada publicada pelo Comando Militar do Sul, detalhando o processo de recebimento:

Carros de Combate Leopard 1 A5 chegam no Porto de Rio Grande neste final de semana.

O Exército Brasileiro, por meio do acordo de compra e venda e de apoio, firmado entre a República Federal da Alemanha e a República Federativa do Brasil, adquiriu os seguintes Carros Blindados da família Leopard: 250 Viaturas Blindadas de Combate Carro de Combate (VBC CC) Leopard 1A5 BR , sete Viaturas Blindadas Especializadas (VBE) Socorro Leopard 1 BR, quatro VBE Lançadora de Ponte Leopard 1 BR, quatro VBC Engenharia Leopard 1 BR e quatro VBE Escola par Motorista Leopard 1.

O recebimento das primeiras viaturas manutenidas, na condição “pronta para o combate” será realizada neste final de semana, 12 e 13 de dezembro, no Porto de Rio Grande. Tais viaturas irão mobilizar as Organizações Militares do Comando Militar do Sul (CMS) orgânicas das Brigadas Blindadas e Mecanizadas, possibilitando a atualização do seu principal Material de Emprego Militar, o Carro de Combate. As viaturas estão previstas para desembarque no final do dia de sábado e o seu transporte a partir de domingo por meio de carretas do CMS para o Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar, localizado em Santa Maria.

Nesta primeira carga estão previstos a chegada de um conjunto simulador para adestramento de um Pelotão de Carros de Combate; quatro simuladores para guarnição de VBC, tipo “Table Top”; sete VBE Socorro Leopard; quatro VBE Lançadora de Ponte Leopard; quatro VBE Engenharia Leopard; uma ponte de pequena brecha; duas pontes; uma torre didática e 29 VBC Leopard 1A5.

A VBCCC Leopard 1 A5 BR é a versão mais moderna da série Leopard 1, agregando, às características das versões anteriores, aperfeiçoamentos no sistema de tiro, de optrônica e de torre. Esta última encontra-se protegida com uma blindagem suplementar contra efeitos das granadas de carga oca.

FONTES: G1 (vídeo) e Comando Militar do Sul(nota)

SAIBA MAIS:

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

4 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Felipe Cps
Felipe Cps
15 anos atrás

Legal, valeu Nunão e Galante.

Põe curta nisso a reportagem da Globo. E as imagens estão bem ruinzinhas. E o apresentador só faltou falar que o Brasil comprou “lixo”, rsrsrs… Eita Globo, ninguém sabe de nada mesmo…

Mas dá pra ver que os carros por dentro estão bem ajeitados. Resta saber se estarão funcionais. Fica a sugestão pro ForTe ou pra alguém que esteja no RS: uma matéria a respeito dessas novas viaturas.

E acho que pela primeira vez desde que inventaram o CC, vem pacote completo pro EB, com simulador e adestrador de motorista, guarnição e pelotão.

Enfim, acho uma boa compra de ocasião pelo EB. Não é a maravilha que todos gostaríamos, mas é um bom carro de combate, que decerto cumprirá sua missão dissuasória dentro de nossas limitações financeiras e de infra-estrutura rodo-ferroviárias. E vai servir pra aposentar os anciãos M41 e quem sabe, mais pra frente, servirá pra jogar no lixo os funestos M60.

Só não pode deixar a foto dessa miniatura do Leopard 2A6 embaixo do artigo, porque aí é sacanagem, dá até vergonha, rsrs.

Abs.

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
15 anos atrás

Felipe,

Acrescentamos mais um vídeo, também da Globo, com reportagem do JG de ontem à noite, que tem algumas cenas adicionais.

Na real o post original é do Cinquini (estava erroneamente no meu nome).

Felipe Cps
Felipe Cps
15 anos atrás

Uma excelente análise da aquisição, do defesanet:

http://www.defesanet.com.br/afv1/leo_3.htm

Sds.

Felipe Cps
Felipe Cps
15 anos atrás

Outro excelente off-topic: tem mais gente do que o Chile na AS se equipando com MBTs de última geração:

“Perú confirma la compra de tanques chinos”

Disponível em:

http://panamericandefense.com/

Sds.