AvEx parte para a Operação Laçador
Estivemos neste domingo (dia 22 de novembro) pela manhã, no Comando de Aviação do Exército (CAvEx), para acompanhar a saída das aeronaves que participarão da Operação Laçador, realizada em conjunto com a FAB e a MB.
Participamos do briefing do Cel. Paulo Ricardo (Comte. do 2º BAvEx) com a tropa, que demonstrou grande preocupação com relação a segurança de voo, haja vista a instabilidade climática dos últimos dias na região. O Cel. Paulo Ricardo foi o 1P do HM-3 Cougar EB-4008.
Ao todo são 79 militares da AvEx, entre oficias e praças, deslocados para a região Sul em 12 aeronaves pertencentes ao 1º e 2º BAvEx’s.
A AvEx se faz representada na Operação Laçador com três HM-3 Cougar, seis HM-1 Pantera e três HA-1 Fennec. Deste tipo em especial, uma aeronave é o Olho da Águia, HA-1 Fennec com FLIR, do 1° BAvEx.
As aeronaves HA-1 Fennec do 2º BAvEx decolaram armadas com lançadores de foguete 70mm e metralhadoras .50 axias e os HM-3 Cougar transportando metralhadoras MAG 7,62, que serão montadas nas janelas laterais da cabine.
As aeronaves devem ser empregadas nas operações aeromóveis da Força Terrestre.
NOTA DO EDITOR: Agradecemos ao Cel. Paulo Ricardo, comte. do 2º BAvEx, e ao Cap. Eliandro, Ger. de Manutenção do Cougar, que nos acompanharam durante a visita.
NOTA 2: esta matéria especial do Blog das Forças Terrestres entrou para a seção “clipagem” do site oficial da Operação Laçador. Clique aqui para ver.
Estou doido pra ver os testes do míssil anti-tanque no Esquilo. Ver o bichinho vai ser muito legal.