Operação Laçador: 800 militares guarnecem pontos sensíveis na cidade do Rio Grande
Como estratégia de defesa do País Verde na Operação Laçador, cerca de 800 militares da Marinha e do Exército estão posicionados em pontos de Observação Estática na cidade do Rio Grande.
O principal objetivo da Observação Estática é impedir a invasão e a aproximação do inimigo e guarnecer pontos sensíveis essenciais para a manutenção de fornecimento de água e energia, por exemplo.
Os militares, munidos de fuzis e metralhadoras, acompanham a movimentação de veículos e utilizam botes para navegar pela área do porto na tentativa de impedir a aproximação de invasores.
Na tarde de 19 de novembro, o Comandante da Força Combinada Rio Grande, Vice-Almirante Arthur Pires Ramos, acompanhado pelo General-de-Brigada Miotto, esteve visitando os pontos estratégicos, a fim de conferir a atuação e o preparo da tropa.
Alunos da Universidade Católica de Pelotas, que participam da Operação, registraram as imagens e puderam presenciar os desafios enfrentados pelos militares em situações de conflitos.
Dentre os locais que permanecem em vigília constante estão o Terminal Marírimo SA-TERGRASA, a Companhia de Saneamento- CORSAN, a ponte dos Franceses e os molhes da Barra.
Desde o início da Operação Laçador, em 16 de novembro, os militares enfrentam o ritmo acelerado de um verdadeiro combate, tendo como principal objetivo a defesa da Integridade Territorial e da Soberania Nacional.
FONTE: Operação Laçador