Carros-bomba explodem e matam mais de cem pessoas em Bagdá
A detonação de dois carros-bomba no centro de Bagdá matou pelo menos 136 pessoas e feriram outras 500, neste domingo, de acordo com autoridades locais. As explosões ocorreram simultaneamente, às 10h30m (horário local), na fortificada Zona Verde da capital do Iraque, que abriga sedes diplomáticas e vários prédios do governo iraquiano. Os alvos dos extremistas eram o Ministério da Justiça e o Conselho Provincial de Bagdá. Os ataques deste domingo são os maiores do ano no Iraque.
A primeira explosão tinha como alvo o Ministério da Justiça e a segunda alvejou um edifício do governo provincial, de acordo com a polícia. O porta-voz do governo Ali al-Dabbagh disse que estava num hotel quando as bombas explodiram e que ele e outras pessoas que estavam próximas ficaram cobertos de cacos de vidro. Ele disse suspeitar que militantes da al-Qaeda ou pessoas leais ao antigo governo de Saddam Hussein teriam sido responsáveis pelo ataque.
– A análise inicial mostra a impressão digital da al-Qaeda ou dos baatisas (do partido de Saddam) – disse Dabbagh.
A rua próxima ao governo provincial foi inundada de água e os bombeiros retiraram corpos carbonizados e despedaçados das ruas. Carros queimados na explosão foram empilhados ali perto.
– Não sei como ainda estou vivo. A explosão destruiu tudo. Nada está no seu lugar – disse o dono de uma loja que fica perto do ministério, Hamid Saadi, por telefone.
FONTE: O Globo/Agências Internacionais
A marca da Al Qaeda ou dos Baatistas? Ou seja: não sabem p. nenhuma sobre “os pais da criança”…
Uma lástima.