O Forças Terrestres é um dos sites da Trilogia Forças de Defesa (www.fordefesa.com.br), especializado em Exércitos, Indústria de Defesa e Segurança, Geopolítica e Geoestratégia
Em quantidade eles estão poderosos, estão investindo muito em tecnologia , mas ainda são muito inferiores em qualidade, comparando com:
Usa
Rússia
França…..
…Europa e até israel!
lvieira
15 anos atrás
Muito missil… deve ser pra compensar o pen…pequeno
lvieira
15 anos atrás
E o EB, com uma micharia de Astros II
lol
15 anos atrás
Muito impressionante! Quem dera se o nosso país investisse mais nas FAs. Bom, se os chineses estão a anos luz da Europa e EUA, nós estamos a seculos, milenios luz dos chineses…
thiago98
15 anos atrás
antes ter quantidade do que não ter nada
camberiu
15 anos atrás
Acho interessante essa ideia de comprar desfiles militares em datas nacionais. Essa coisa de grandes e ufanicas paradas militares celebrando datas nacionais sao coisas de ditaduras, de estados autocraticos e populistas. Alguem ja ouviu falar das grandes paradas militares Canadenses, Japonesas, Australianas, Suecas, Suicas ou ate mesmo Americanas? Povos cultos, auto-confiantes e seguros de si nao precisam desse tipo de coisa. Gigantescas e epicas paradas militares que envolvem milahres de soldados, tanques e armas sao coisas para se ter vergonha, nao orgulho.
Bruno Rocha
15 anos atrás
CHINA
Estou com um mau pressentimento sobre essa amamentação extravagante dos Chineses, nem os russos conseguem mais controla-los, foi o tempo que em a finada URSS diziam “NÃO!” e os chineses abaixavam a cabeça. Agora eles (russos) tem que pedir “por favor chineses, pensem melhor, analisem primeiro e depois asdf asdf asdf asdf.
ESTADOS UNIDOS
Estou começando a pensar que os EUA estão começando a reaver suas péssimas ações de “aliados” em relações aos países latinos, pois agora que a sua hegemonia militar a econômica estão a poucas décadas de se acabar (grandes impérios também caem, assim foi URSS, e com USA também não será exesão), ele precisam reafirmar seus interesses na América latina, mas de forma amigável (de verdade), e dessa vez vão ter que nos agradar muito, pois muitos países latinos já estão largando os americanos pra lá e procurando novos parceiros na Europa e Ásia.
Agora é hora de reparar o erro para não acabarem estagnados como os russos, pois até os russos já pretendem pegar carona na China para se reerguerem, mas claro que vai ser pra ser inferior aos chineses, pois esses (chineses) não ajudarão a Rússia como a Rússia os ajudou no passado. Os chineses são mal agradecidos (assim como a Argentina, e não me venham defende-los, pois esses aí acham que pode crescer a hora que quiserem, mas quando cogitados, dizem que não ó momento e bla bla bla bla asdf asdf asdf asdf asdf etc etc etc)
BRASIL
Agora que em algumas décadas seremos a 5ª ou a 4ª economia global, não seremos potencia regional, POIS JÁ SOMOS A MUITO TEMPO! Somos a única democracia na América Latina. Seremos sim potencia mundial, e você brasileiro que está ai nessa cadeira a horas lendo esses comentários que saiba, nossa hora é esta, estamos indo pra cima do podium. Já temos mercado interno que poucos países tem. A nossa indústria bélica, aviação, energia e etc, estão a toda. E mais, o Tio Sam vai ter que ser legal com a gente, pois o quintal “América latina” já é nosso! Eles que se contentem com a Colômbia, Cuba, Japão, e Oriente médio.
Escutem o que digo, ou melhor, leiam o que eu digito, o Brasil está crescendo e arrastando os outros países latinos do sul (Uruguai, Paraguai, argentina (!!!!) e etc).
Chega de abaixar a cabeça.
SOBRE O DESFILE CHINES
Fraco, ridículo, não precisava, não se mostra poder DIRETAMENTE com armas e sim com dissuasão indireta. (vejam que os EUA são bons nisso, mau movem a sua 4ª frota, que já tem nego aqui tremendo).
E na boa, só americanos estão se lixando pro Brasil, eles se preocupam mesmo é com a China. Anti-americanismo é doença de país pobre e populista.
Boa noite a todos.
Luan
15 anos atrás
Não gostei dessa Camuflagem digital em tons de Azul,ficou muito estranho ainda mais para um veiculo terrestre,os Anfibios eu nem falo nada.
É de se constatar que o Grande Dragão acordou definitivamente.
Seja agora como no passado longínquo, das guerras de unificação há alguns milhares de anos, a demonstranção de força e gigantismo sempre acompanharam a China, vide a Arte da Guerra de Sun Tsu e os filmes referente ao grande imperador que unificou a china.
Já naquela época as batalhas de unificação reuniam mais de 300mil soldados em combate, totalmente equipados com armaduras e tal.
Nem somando-se as grandes batalhas do império romano as legiões reuniam-se tantos soldados.
Dá prá usar aquela frase: “O império contra ataca”.
DV
15 anos atrás
camberiu em 22 out, 2009 às 17:23
Disse tudo!!
Grandes desfiles são coisas de ditaduras inseguras que precisam demonstrar poder. Isso é coisa de Coreia do Norte da vida…
Quem tem e sabe que tem, simplesmente tem.
ricardo vigo
15 anos atrás
SERA QUE TUDO FUNCIONA, O MISSIL PODE SER APENAS UMA CARCAÇA,O LANÇADOR PODE ESTAR VAZIO.
minutos 5:04…os Predator sem piloto dos chineses!!!!!!!!!
bombeiro
15 anos atrás
Isso iria me impressionar se fosse aqui do nosso lado com o Hugo Chaves mas como não é o que me impressionou mesmo foi a banda no fundo com uma musica de peso muito bom mesmo pois para uma banda com aquele tamanho e supondo que são das três forças tocando como estava, parabens para os chineses isso aqui no Brasil mas nem que a vaca tussa e o bode diga amem.
Aos minutos 9:30 o sonho mais impossível para o nosso país…os DongFeng 31A ou CSS-9, mísseis inter continentais lançados de plataforma móvel(caminhão) com raios de ação de 11.200KM
Concordo que é coisa de ditadura, pois no fim, o que é o USA, senão uma ditadura com consenso popular(voto)!!!!!!
Patriota
15 anos atrás
Vejam o arsenal de um país do CS da ONU e comparem com o nosso ,
em nossos desfiles mal temos dois ou 3 tanques e ainda queremos fazer parte de um grupo onde estão as nações mais poderosas do mundo.
Se eu fosse o Lula desistiria de tentar colocar o Brasil no conselho de segurança , pois é evidente o quanto o nosso arsenal é mediocre .
shandowlord
15 anos atrás
O desfile de 7 de setembro e um lixo comparado com os anos 70 e 80, e não é somente o material ficou muito mal organizado….
Roni
15 anos atrás
a capacidade de defesa do brasil e simplesmente ridicula e os chineses estao de parabens
Carlos Eduardo
15 anos atrás
Boa noite.
É realmente impressionante o poderio militar Chines. E basta dizer que vimos apenas seus misseis. e isso não nem 1% de toda sua capacidade bélica.
Alguns pontos interessantes que mais me chamaram a atenção:
1º – A camuflagem digital que alguns agrupamentos já utilizam (detalhe, em varias partes do mundo apenas são executados testes para uso da mesma e até mesmo os EUA não a utilizam, sendo que eles já a empregam).
2º – Talvez o mais importante, é o fato da presença visivelmente esmagadora da população. Muitos dirão é que imposição da ditadura, mas seria uma inverdade e injustiça.
O povo chines tem um grande orgulho de seu governo e de suas forças armadas. Trata-se de um povo cuja palavra nacionalismo esta no sangue. Trabalho em uma empresa na qual é constante a presença dos mesmos, e caso alguem ache que este povo é infeliz por causa de seu governo ou sua falta de “liberdades civis”, muito se engana. O governo tem forte apoio popular, e como muitos com quem conversei já me disseram, estão dispostos a não ter as tais liberdades, desde que isso seja benéfico para a nação. Ou seja, primeiro eles pensam no país, e depois no individuo.
Infelizmente, como a grande maioria dos latino-americanos, alguns aqui criticam tais demontrações, sem conseguirem ver aquilo que está nas entre-linhas. Não se trata apenas de demonstrar o poderio militar, mas sim o povo usa estas para fazer uma demosntração clara ao mundo de que apoiam seu governo e o irão apoiar em qualquer situação. É esta a grande mensagem deste desfile.
Mas como já disse, é mais facil criticar do que aprender com o exemplo dos outros, afinal, como esta escrito no livro – Manual do Perfeito Idiota Latino-americano (escrito por Plínio Mendoza, Alvaro Vargas Llosa e Carlos Alberto Montaner) diz, e dita pelo francês Jean-François Revel, “o objetivo do terceiro-mundismo é acusar e, se possível, destruir as sociedades desenvolvidas, não desenvolver as atrasadas”
Infelizmente, não temos demosntrações tão gloriosas por aqui, e duvide que vejamos a curto prazo um sentimento verdadeiramente nacionalista por aqui como os chineses tem por seus país, seu governo e suas forças armadas.
Patriota e Francoorp pegaram os ‘X’ da questão. Parabéns!
Carlos Eduardo
15 anos atrás
Mais uma ponderação.
Muitos já dizem que o Brasil já é uma potencia???
Mas como podemos ser uma potência se nosso povo não está nem ai para a nação em si??? Muitos só tem orgulho de dizer que são brasileiros quando a seleção brasileira ganha. Horas, podemos ser a nação mais rica, a com maior polo industrial, a maoir exportadora, mas nunca seremos uma potência se o povo não entender que para sermos, devemos primeiro assumir que tal posição nos traz pesadas responsabilidades e teremos de pagar algu preço por isso. O povo deve primeiro pensar no bem maior da nação, ao invés do egocentrismo que existe hoje.
Este é o fardo do Brasil, e por isso ele continuará sendo o país do futuro, apenas do futuro. Futuro este que não vemos nunca chegar.
Aqui vimos somente um pouco, mas não tudo de operativo que eles tem.
luis
15 anos atrás
Eu sou muito crítico, com as Forças do Brasil sou mais ainda, não to comparando nada nem com ninguém, mas para um país que quer ocupar um assento permanente, com um orçamento medíocre como é o nosso a 20 anos….pode esquecer.
Gostaria de fazer uma pergunta para os Doutores e comentaristas do site.
Vocês acham que depois que o dalai lama (FHC) criou o Ministério da Defesa e as Forças passaram a prestar conta pro ministério, a situação não ficou pior??
Vamos supor que o Governo fale assim para os comandantes das forças “Olha, esse ano de orçamento vocês vão receber coisa nenhuma, nem o dinhero da comida”, Os comandantes com 300 estrelas vão fazer o que??
À 5 anos eu compareço na minha unidade de cavalaria, entra comandante sai comandante e nada muda, não há um militar contente.
abraço
camberiu
15 anos atrás
Francoorp,
Eu moro nos EUA ja fazem treze anos e NUNCA vi uma parada militar sequer proxima em tamanho e escala do que ocorre na China, Russia e ate mesmo Brasil. Mostre um video com tanques e tropas fazendo desfiles em Washington ou qualquer outra grande cidade americana. Essas paradas e troca de ministros sao MINUSCULAS, com um punhado de soldados e nenhuma viatura.
Volto a repetir: Essa coisa de paradas militares com tanques, cacas, milhares de soldados, misseis rebocados e’ coisa de Iran, Coreia do Norte, Libia, China, Venezuela, Russia e similares.
Paises serios, livres e prosperos nao fazem essas coisa.
Seafire
15 anos atrás
Logo nos primeiros segundos do desfile percebe-se que são mockups de mísseis, ou seja, eles NÃO SÃO DE VERDADE.
Os primeiros caminhões transportadores são claramente adaptados como MOSTRUÁRIOS DOS MÍSSEIS.
Se tais mísseis existem ou não…parecem ser anti-navios. As cores da camuflagem dos caminhões e dos uniformes assemelham-se às da infantaria naval chinesa.
Claro que num desfile eles não vão utilizar tais armas preparadas para serem lançadas, com as ogivas armadas para uso.
Carlos Eduardo
15 anos atrás
Estive vendo outros videos, e outra coisa que me impressionou é o sincronismo e e a perfeição dos movimentos das tropas. Assim como o número de componentes por grupamentos.
É realmente algo impressionante!
Francisco AMX
15 anos atrás
Estes primeiros são claramente mockups! chega ser ridículo! 🙂
Se for para julgar poder militar pelo tamanho das paradas militares, o Brasil da um banho em qualquer um desses paises. A China entao nem se fala.
camberiu
15 anos atrás
Correcao, o desfile Canadense e’ em Calgary e nao Toronto.
Dell72
15 anos atrás
acho que não adianta discutirmos ideais e quem é certo ou errado
só sei que é muito bonito de ver (e quem de nós não queria estar la na primeira fila)
agora pra decontrair me chamou a atenção foi na arquibanca 9’41” (um belo avião chinesA).
KeplerK
15 anos atrás
Essa aqui, sem sombra de dúvidas, foi a melhor parte do desfile dos chinas:
Deve ser o batalhão de gatas do Exército Chinês. Todas bonitinhas, bem malhadinhas e com a pernoca bem torneada.
KeplerK
15 anos atrás
Concordo com o amigo “camberiu”, essa história de paradas monumentais, ultra-ensaiadas etc. é coisa de regime totalitário, megalomaníaco. Embora sejam bonitas de ver, tenho que admitir.
O gasto (provavelmente exorbitante) que os chineses tiveram com esse desfile seria inconcebível numa democracia. O povão, a imprensa, os procuradores, os políticos etc. iam cair em cima descendo o sarrafo no governo.
ED
15 anos atrás
Muito bom camberiu, acho que o ponto está mais que ilustrado.
E para os que suspiram de inveja pelo “patriotismo” e “nacionalismo” que está “no sangue chinês”, cumpre lembrar que é um sentimento histérico obtido na base do porrete e nos campos de “reeducação”. Na China, um blog como este seria proibido ou estritamente monitorado.
Eles não têm Google livre e até o Skype chinês é diferente e controlado.
Uma Força Militar não tem um valor (moral) por si só. Ela vale tanto quanto a Nação que defende e, nesse ponto, sou mil vezes mais a Democracia incompleta e imperfeita do Brasil do que o Dragão Chinês.
Felipe Cps
15 anos atrás
Não troco essa tralha toda chinesa por nada do meu Brasil. E antes de ser uma demonstração de força para o exterior, tais desfiles são é uma demonstração de força para o interior. É para fazer o povo ficar quietinho, com paúra das forças do governo comunista.
Não é para menos, dado que boa parcela do território chinês luta pela independência do Império do Mao (com trocadilho).
Sds.
konner
15 anos atrás
Analistas como John Mearsheimer da Universidade de Chicago proclamaram abertamente que a China não pode crescer pacificamente e previram que “é provável que os Estados Unidos e a China se envolvam numa competição intensa pela segurança com um considerável potencial de guerra”.
Os otimistas realçam que a China se empenhou em políticas de boa vizinhança desde a década de 90, resolveu disputas de fronteiras, desempenhou um maior papel nas instituições internacionais e reconheceu os benefícios do uso do ’soft power’.
Mas os cépticos respondem que a China está apenas à espera que a sua economia proporcione as bases para a futura hegemonia.
Quem tem razão?
Não saberemos durante algum tempo mas, as partes em desacordo devem recordar o aviso de — Tucídides — há mais de dois milénios de que a crença de que o conflito é inevitável pode tornar-se uma das suas principais causas.
Ambos os lados, ao acreditarem que acabarão em guerra um com o outro, põem em curso preparações militares de vulto que são lidas pelo outro lado como a confirmação dos seus piores receios.
De fato, o “crescimento da China” é uma denominação errada.
“Re-emergência” seria mais correto, uma vez que pelo seu tamanho e história o Reino do Meio é desde há muito, uma grande potência na Ásia Oriental.
Técnica e economicamente, a China foi o líder mundial (apesar de não ter alcance global) entre 500 e 1500. Apenas na segunda metade do último milénio foi ultrapassada pela Europa e pela América.
A China tem ainda um longo percurso pela frente e enfrenta muitos obstáculos.
A China está muito longe de colocar o tipo de desafio à preponderância americana que a Alemanha do Kaiser colocou quando ultrapassou a Grã-Bretanha nos dias que antecederam a I Guerra Mundial.
Além disso, a economia chinesa é penalizada por empresas estatais ineficazes, um sistema financeiro instável e infra-estruturas inadequadas.
Enquanto a economia chinesa estiver em crescimento é provável que o seu poder militar aumente, fazendo assim com que a China pareça mais perigosa aos olhos dos seus vizinhos e com que os compromissos da América na Ásia se tornem mais complicados.
Seja qual for a precisão de tais previsões do crescimento militar chinês, o resultado dependerá também daquilo que os EUA e outros países fizerem.
A incapacidade da China de competir com os EUA numa base global não significa que não possa desafiar os EUA na Ásia Oriental ou que a guerra pela soberania de Taiwan seja impossível.
Não há necessidade de os EUA e a China entrarem em guerra em um ponto futuro.
Se o crescimento da China continuar pacífico, promete trazer grandes benefícios para o seu próprio povo e para os seus vizinhos – e para os americanos.
Mas, recordando o conselho de Tucídides, será importante não confundir as teorias dos analistas com a realidade e continuar a fazer notar isso mesmo aos líderes políticos e ao público em geral.
felipe
15 anos atrás
se a maioria dos misseis não for de papelão, como fazia a URSS para impressionar o mundo, estão bem equipados!
abraços
Carlos Eduardo
15 anos atrás
ED, um detalhe.
Eles não possuem Google livre e a maioria dos sites são controlados.
Mas a grande maioria nem liga, afinal é para o bem da nação!!!!
Mais um detalhe, se eles estão tão errados, como poder ser tão fortes e estarem hoje, muito a frente economicamente de muitas democracias?? Ou ainda o fato de a média de vida da população se de 80 anos? ou ainda o fato de terem assento permanente no conselho de segurança, com direito a veto? Tem mais o fato de os produtos eletronicos de hoje, em todo mundo, terem a maior parte de seus componentes fabricados lá?? O fato de que quando se precisa de técnicos para analise de eletronicos (como ocorre na empresa que eu trabalho)que apresentam defeitos, é sempre um chines que vem?
Se alguem aqui ainda não sabe, todas as carcaças (chamamos de top e botton case), placas de modens, wireless e os componentes das mother board para notebooks fabricados no Brasil vem praticamente todos de lá.
Para um povo que vive uma “ditadura” que reprime o povo conforme alguns aqui, eles vão indo muito bem. Eles jamais conseguiriam estes feitos se o povo não apoiasse o governo.
Então, antes de jugar um país e um povo, pense bem. Será que eles estão no caminho errado e somente o nosso é o correto?
Felipe Cps
15 anos atrás
Carlos Eduardo em 23 out, 2009 às 10:19:
“como poder ser tão fortes e estarem hoje, muito a frente economicamente de muitas democracias”
Simples meu caro: fazer fortuna com um bilhão de escravos trabalhando de sol a sol em regime de “cama-quente” é fácil!
No mais, muito cuidado com a propaganda do regime chinês (a mais eficiente do mundo). Quem conhece aquilo lá de verdade não aprecia muito não… Aliás, basta ver o número de chineses espalhados pelo mundo pra ver que tem algo de errado com a “ilha da fantasia” comunista…
Sds.
Nilton
15 anos atrás
Sim é um desfile que demonstra que eles tem armas, mas o Brasil se armaria caso estivessemos com intenção de invadir a Argentina e o Uruguai, estivessemos desde a guerra do Paraguai controlando este pobre pais como mais um estado, tivessemos o Chile como uma provincia rebelde que somente não invadimos por ela ser protegida pelos EUA, estivessemos sustentando algumas Ditaduras Socialistas, copiassemos toda e qualquer invenção sem nos preocupar com direitos autorais, nossa população estaria 90% abaixo da linha de pobreza, 9% de condições medianas, 0,9% que por serem parente de alguns politicos ou militares teriam uma vida e ,1% da população seria ricos empresários que após a abertura da economia exporta qualquer coisa para qualquer lugar do mundo pois seus produtos são baratos visto que seus empregados morrem de acidentes de trabalho, doenças entre outros maleficios mesmo trabalhando por um salário de fome.
Caso o Brasil fosse assim, no desfile de 7 de setembro, ao invés de termos a população assistindo como foi no ulitimo 07.09.2009, teriamos somente militares e algumas pessoas escolhidas para surgirem rindo e aplaudindo o desfile como na China.
Mas se tem gente que prefere termos misseis intercontinentais, armas, tanques, aviões entre outros brinquedos bélicos a bancarrota ao invés de seu pais como é hoje, vão para China, somente não esqueça que na China, muitos dos autores dos comentários acima estariam sendo presos por no mínimo 10 anos por falar mau do “Grande Dragão”.
Quanto a comparações de brinquedos bélicos, creio que se tivessemos os mesmos problemas da China, teriamos estes armamentos ou melhores, pois mesmo com a penuria de nossas empresas que trabalham com equipamentos de defesa, elas surpreendem em muito em seus setores.
Carlos Eduardo
15 anos atrás
Prezado Felipe Cps.
Oque diz sobre mão de obra escrava é uma inverdade.
Vou exemplificar com o meu simples cotidiano. Trabalho em uma industria que fabrica placas diversas, mother boards, celulares, deskotp e notebooks.
Para as placas, chamamos os lotes de componentes para montagem de um pedido de CKD. Adivinha de onde vem 80% destes componentes? (São diodos, resistores, chips, SMD’S e uma infinidade de componentes pequenos, que apenas mão de obra especializada consegue operar as máquinas que fabricam estes). Trata-se de uma mão de obra que aqui, se pagaria muito, mas os mesmos preferem ficar por lá (se são escravos, porque os que tem oportunidade de sair ficam)?
Para quem não sabe, SMD são aqueles minusculos componentes que ficam nas placas.
Outro fato interessante.
Partes dos notebooks fabricadas na China:
Top case (parte onde fica o teclado);
Botton case (parte de baixo do notebook);
Modem;
Placa Wireless;
DVD;
LCD;
Teclado;
Parafusos;
Conjunto Mother board (top+botton+placa mãe) Aqui é conhecido como SKD;
Memória marcas Kingston, Smart.
Então, com mão de obra escrava jamais seria possivel fabricar tais produtos.
Carlos Eduardo
15 anos atrás
Somente para constar as marcas que trabalham com estas peças de origem chinesa (para rebater a questão da qualidade):
– Notebooks
Dell;
Asus (é uma marca hoje chinesa);
Philco;
Six;
Positivo
– Desktop
Positivo;
Dell;
Philco
Carlos Eduardo
15 anos atrás
Nas placas mãe posso citar de cabeça
Asus, Foxcom, AMD, Positivo e as usadas pela DELL em desktop’s.
Tem também placas de Fax Modem.
E todos os exemplos que citei aqui são apenas de duas plantas produtivas.
Escrevente
15 anos atrás
Teremos um desfile igualzinho quando fizermos 60 anos de revolução bolivariana. hehe
Em quantidade eles estão poderosos, estão investindo muito em tecnologia , mas ainda são muito inferiores em qualidade, comparando com:
Usa
Rússia
França…..
…Europa e até israel!
Muito missil… deve ser pra compensar o pen…pequeno
E o EB, com uma micharia de Astros II
Muito impressionante! Quem dera se o nosso país investisse mais nas FAs. Bom, se os chineses estão a anos luz da Europa e EUA, nós estamos a seculos, milenios luz dos chineses…
antes ter quantidade do que não ter nada
Acho interessante essa ideia de comprar desfiles militares em datas nacionais. Essa coisa de grandes e ufanicas paradas militares celebrando datas nacionais sao coisas de ditaduras, de estados autocraticos e populistas. Alguem ja ouviu falar das grandes paradas militares Canadenses, Japonesas, Australianas, Suecas, Suicas ou ate mesmo Americanas? Povos cultos, auto-confiantes e seguros de si nao precisam desse tipo de coisa. Gigantescas e epicas paradas militares que envolvem milahres de soldados, tanques e armas sao coisas para se ter vergonha, nao orgulho.
CHINA
Estou com um mau pressentimento sobre essa amamentação extravagante dos Chineses, nem os russos conseguem mais controla-los, foi o tempo que em a finada URSS diziam “NÃO!” e os chineses abaixavam a cabeça. Agora eles (russos) tem que pedir “por favor chineses, pensem melhor, analisem primeiro e depois asdf asdf asdf asdf.
ESTADOS UNIDOS
Estou começando a pensar que os EUA estão começando a reaver suas péssimas ações de “aliados” em relações aos países latinos, pois agora que a sua hegemonia militar a econômica estão a poucas décadas de se acabar (grandes impérios também caem, assim foi URSS, e com USA também não será exesão), ele precisam reafirmar seus interesses na América latina, mas de forma amigável (de verdade), e dessa vez vão ter que nos agradar muito, pois muitos países latinos já estão largando os americanos pra lá e procurando novos parceiros na Europa e Ásia.
Agora é hora de reparar o erro para não acabarem estagnados como os russos, pois até os russos já pretendem pegar carona na China para se reerguerem, mas claro que vai ser pra ser inferior aos chineses, pois esses (chineses) não ajudarão a Rússia como a Rússia os ajudou no passado. Os chineses são mal agradecidos (assim como a Argentina, e não me venham defende-los, pois esses aí acham que pode crescer a hora que quiserem, mas quando cogitados, dizem que não ó momento e bla bla bla bla asdf asdf asdf asdf asdf etc etc etc)
BRASIL
Agora que em algumas décadas seremos a 5ª ou a 4ª economia global, não seremos potencia regional, POIS JÁ SOMOS A MUITO TEMPO! Somos a única democracia na América Latina. Seremos sim potencia mundial, e você brasileiro que está ai nessa cadeira a horas lendo esses comentários que saiba, nossa hora é esta, estamos indo pra cima do podium. Já temos mercado interno que poucos países tem. A nossa indústria bélica, aviação, energia e etc, estão a toda. E mais, o Tio Sam vai ter que ser legal com a gente, pois o quintal “América latina” já é nosso! Eles que se contentem com a Colômbia, Cuba, Japão, e Oriente médio.
Escutem o que digo, ou melhor, leiam o que eu digito, o Brasil está crescendo e arrastando os outros países latinos do sul (Uruguai, Paraguai, argentina (!!!!) e etc).
Chega de abaixar a cabeça.
SOBRE O DESFILE CHINES
Fraco, ridículo, não precisava, não se mostra poder DIRETAMENTE com armas e sim com dissuasão indireta. (vejam que os EUA são bons nisso, mau movem a sua 4ª frota, que já tem nego aqui tremendo).
E na boa, só americanos estão se lixando pro Brasil, eles se preocupam mesmo é com a China. Anti-americanismo é doença de país pobre e populista.
Boa noite a todos.
Não gostei dessa Camuflagem digital em tons de Azul,ficou muito estranho ainda mais para um veiculo terrestre,os Anfibios eu nem falo nada.
abraços
Concordo com o colega camberiu.
É de se constatar que o Grande Dragão acordou definitivamente.
Seja agora como no passado longínquo, das guerras de unificação há alguns milhares de anos, a demonstranção de força e gigantismo sempre acompanharam a China, vide a Arte da Guerra de Sun Tsu e os filmes referente ao grande imperador que unificou a china.
Já naquela época as batalhas de unificação reuniam mais de 300mil soldados em combate, totalmente equipados com armaduras e tal.
Nem somando-se as grandes batalhas do império romano as legiões reuniam-se tantos soldados.
Dá prá usar aquela frase: “O império contra ataca”.
camberiu em 22 out, 2009 às 17:23
Disse tudo!!
Grandes desfiles são coisas de ditaduras inseguras que precisam demonstrar poder. Isso é coisa de Coreia do Norte da vida…
Quem tem e sabe que tem, simplesmente tem.
SERA QUE TUDO FUNCIONA, O MISSIL PODE SER APENAS UMA CARCAÇA,O LANÇADOR PODE ESTAR VAZIO.
Ricardo vigo
Funciona Tudo!!!!!!!!!!!
minutos 5:04…os Predator sem piloto dos chineses!!!!!!!!!
Isso iria me impressionar se fosse aqui do nosso lado com o Hugo Chaves mas como não é o que me impressionou mesmo foi a banda no fundo com uma musica de peso muito bom mesmo pois para uma banda com aquele tamanho e supondo que são das três forças tocando como estava, parabens para os chineses isso aqui no Brasil mas nem que a vaca tussa e o bode diga amem.
Aos minutos 9:30 o sonho mais impossível para o nosso país…os DongFeng 31A ou CSS-9, mísseis inter continentais lançados de plataforma móvel(caminhão) com raios de ação de 11.200KM
http://www.sinodefence.com/strategic/missile/df31.asp
Nós no Brasil não somos potência alguma neste mundo, iluso o que diz que sim !!!!!!!
Talvez, muito TALVEZ uma potência regional!!!!
camberiu
Sim o 4 de julho dos USA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Camberiu
Este é de West Point
http://www.youtube.com/watch?v=6pWt-i3ZAtE
Camberiu
Uma parada militar até para a troca do ministro da defesa USA
http://www.youtube.com/watch?v=rP7MGd_kggs
se é coisa de ditadura eu nào sei , mas parada militar pra troca de ministro é fogo!!
Camberiu
Falei do 4 de julho mas faltou o LINK
http://www.youtube.com/watch?v=WhdPX3Fp67Q
Concordo que é coisa de ditadura, pois no fim, o que é o USA, senão uma ditadura com consenso popular(voto)!!!!!!
Vejam o arsenal de um país do CS da ONU e comparem com o nosso ,
em nossos desfiles mal temos dois ou 3 tanques e ainda queremos fazer parte de um grupo onde estão as nações mais poderosas do mundo.
Se eu fosse o Lula desistiria de tentar colocar o Brasil no conselho de segurança , pois é evidente o quanto o nosso arsenal é mediocre .
O desfile de 7 de setembro e um lixo comparado com os anos 70 e 80, e não é somente o material ficou muito mal organizado….
a capacidade de defesa do brasil e simplesmente ridicula e os chineses estao de parabens
Boa noite.
É realmente impressionante o poderio militar Chines. E basta dizer que vimos apenas seus misseis. e isso não nem 1% de toda sua capacidade bélica.
Alguns pontos interessantes que mais me chamaram a atenção:
1º – A camuflagem digital que alguns agrupamentos já utilizam (detalhe, em varias partes do mundo apenas são executados testes para uso da mesma e até mesmo os EUA não a utilizam, sendo que eles já a empregam).
2º – Talvez o mais importante, é o fato da presença visivelmente esmagadora da população. Muitos dirão é que imposição da ditadura, mas seria uma inverdade e injustiça.
O povo chines tem um grande orgulho de seu governo e de suas forças armadas. Trata-se de um povo cuja palavra nacionalismo esta no sangue. Trabalho em uma empresa na qual é constante a presença dos mesmos, e caso alguem ache que este povo é infeliz por causa de seu governo ou sua falta de “liberdades civis”, muito se engana. O governo tem forte apoio popular, e como muitos com quem conversei já me disseram, estão dispostos a não ter as tais liberdades, desde que isso seja benéfico para a nação. Ou seja, primeiro eles pensam no país, e depois no individuo.
Infelizmente, como a grande maioria dos latino-americanos, alguns aqui criticam tais demontrações, sem conseguirem ver aquilo que está nas entre-linhas. Não se trata apenas de demonstrar o poderio militar, mas sim o povo usa estas para fazer uma demosntração clara ao mundo de que apoiam seu governo e o irão apoiar em qualquer situação. É esta a grande mensagem deste desfile.
Mas como já disse, é mais facil criticar do que aprender com o exemplo dos outros, afinal, como esta escrito no livro – Manual do Perfeito Idiota Latino-americano (escrito por Plínio Mendoza, Alvaro Vargas Llosa e Carlos Alberto Montaner) diz, e dita pelo francês Jean-François Revel, “o objetivo do terceiro-mundismo é acusar e, se possível, destruir as sociedades desenvolvidas, não desenvolver as atrasadas”
Infelizmente, não temos demosntrações tão gloriosas por aqui, e duvide que vejamos a curto prazo um sentimento verdadeiramente nacionalista por aqui como os chineses tem por seus país, seu governo e suas forças armadas.
Carlos Eduardo Góes.
Patriota e Francoorp pegaram os ‘X’ da questão. Parabéns!
Mais uma ponderação.
Muitos já dizem que o Brasil já é uma potencia???
Mas como podemos ser uma potência se nosso povo não está nem ai para a nação em si??? Muitos só tem orgulho de dizer que são brasileiros quando a seleção brasileira ganha. Horas, podemos ser a nação mais rica, a com maior polo industrial, a maoir exportadora, mas nunca seremos uma potência se o povo não entender que para sermos, devemos primeiro assumir que tal posição nos traz pesadas responsabilidades e teremos de pagar algu preço por isso. O povo deve primeiro pensar no bem maior da nação, ao invés do egocentrismo que existe hoje.
Este é o fardo do Brasil, e por isso ele continuará sendo o país do futuro, apenas do futuro. Futuro este que não vemos nunca chegar.
Meus parabéns ao povo Chines!!!!!
Carlos Eduardo Góes
E não mostraram tudo!!!!!!!!!!!!!
Aqui vimos somente um pouco, mas não tudo de operativo que eles tem.
Eu sou muito crítico, com as Forças do Brasil sou mais ainda, não to comparando nada nem com ninguém, mas para um país que quer ocupar um assento permanente, com um orçamento medíocre como é o nosso a 20 anos….pode esquecer.
Gostaria de fazer uma pergunta para os Doutores e comentaristas do site.
Vocês acham que depois que o dalai lama (FHC) criou o Ministério da Defesa e as Forças passaram a prestar conta pro ministério, a situação não ficou pior??
Vamos supor que o Governo fale assim para os comandantes das forças “Olha, esse ano de orçamento vocês vão receber coisa nenhuma, nem o dinhero da comida”, Os comandantes com 300 estrelas vão fazer o que??
À 5 anos eu compareço na minha unidade de cavalaria, entra comandante sai comandante e nada muda, não há um militar contente.
abraço
Francoorp,
Eu moro nos EUA ja fazem treze anos e NUNCA vi uma parada militar sequer proxima em tamanho e escala do que ocorre na China, Russia e ate mesmo Brasil. Mostre um video com tanques e tropas fazendo desfiles em Washington ou qualquer outra grande cidade americana. Essas paradas e troca de ministros sao MINUSCULAS, com um punhado de soldados e nenhuma viatura.
Volto a repetir: Essa coisa de paradas militares com tanques, cacas, milhares de soldados, misseis rebocados e’ coisa de Iran, Coreia do Norte, Libia, China, Venezuela, Russia e similares.
Paises serios, livres e prosperos nao fazem essas coisa.
Logo nos primeiros segundos do desfile percebe-se que são mockups de mísseis, ou seja, eles NÃO SÃO DE VERDADE.
Os primeiros caminhões transportadores são claramente adaptados como MOSTRUÁRIOS DOS MÍSSEIS.
Se tais mísseis existem ou não…parecem ser anti-navios. As cores da camuflagem dos caminhões e dos uniformes assemelham-se às da infantaria naval chinesa.
Claro que num desfile eles não vão utilizar tais armas preparadas para serem lançadas, com as ogivas armadas para uso.
Estive vendo outros videos, e outra coisa que me impressionou é o sincronismo e e a perfeição dos movimentos das tropas. Assim como o número de componentes por grupamentos.
É realmente algo impressionante!
Estes primeiros são claramente mockups! chega ser ridículo! 🙂
Video de um tipico desfile militar britanico.
http://www.youtube.com/watch?v=RtiCexx4_Yg&feature=related
…agora já não durmo…
Paradas militares:
Estocomo, Suecia: http://www.youtube.com/watch?v=HetvzqjPFzg&feature=player_embedded
Toronto, Canada: http://www.youtube.com/watch?v=0VV2PxPQZN0&feature=player_embedded
Hague, Holanda: http://video.google.com/videoplay?docid=8588499163661352499&ei=Z_3gSqfsM4eOrALQ4aymBw&q=dutch+military+parade&hl=en#
Washington, EUA: http://www.youtube.com/watch?v=k1KreBkLa_o&feature=related
Se for para julgar poder militar pelo tamanho das paradas militares, o Brasil da um banho em qualquer um desses paises. A China entao nem se fala.
Correcao, o desfile Canadense e’ em Calgary e nao Toronto.
acho que não adianta discutirmos ideais e quem é certo ou errado
só sei que é muito bonito de ver (e quem de nós não queria estar la na primeira fila)
agora pra decontrair me chamou a atenção foi na arquibanca 9’41” (um belo avião chinesA).
Essa aqui, sem sombra de dúvidas, foi a melhor parte do desfile dos chinas:
http://www.youtube.com/watch?v=aDtR2QybB58
Deve ser o batalhão de gatas do Exército Chinês. Todas bonitinhas, bem malhadinhas e com a pernoca bem torneada.
Concordo com o amigo “camberiu”, essa história de paradas monumentais, ultra-ensaiadas etc. é coisa de regime totalitário, megalomaníaco. Embora sejam bonitas de ver, tenho que admitir.
O gasto (provavelmente exorbitante) que os chineses tiveram com esse desfile seria inconcebível numa democracia. O povão, a imprensa, os procuradores, os políticos etc. iam cair em cima descendo o sarrafo no governo.
Muito bom camberiu, acho que o ponto está mais que ilustrado.
E para os que suspiram de inveja pelo “patriotismo” e “nacionalismo” que está “no sangue chinês”, cumpre lembrar que é um sentimento histérico obtido na base do porrete e nos campos de “reeducação”. Na China, um blog como este seria proibido ou estritamente monitorado.
Eles não têm Google livre e até o Skype chinês é diferente e controlado.
Uma Força Militar não tem um valor (moral) por si só. Ela vale tanto quanto a Nação que defende e, nesse ponto, sou mil vezes mais a Democracia incompleta e imperfeita do Brasil do que o Dragão Chinês.
Não troco essa tralha toda chinesa por nada do meu Brasil. E antes de ser uma demonstração de força para o exterior, tais desfiles são é uma demonstração de força para o interior. É para fazer o povo ficar quietinho, com paúra das forças do governo comunista.
Não é para menos, dado que boa parcela do território chinês luta pela independência do Império do Mao (com trocadilho).
Sds.
Analistas como John Mearsheimer da Universidade de Chicago proclamaram abertamente que a China não pode crescer pacificamente e previram que “é provável que os Estados Unidos e a China se envolvam numa competição intensa pela segurança com um considerável potencial de guerra”.
Os otimistas realçam que a China se empenhou em políticas de boa vizinhança desde a década de 90, resolveu disputas de fronteiras, desempenhou um maior papel nas instituições internacionais e reconheceu os benefícios do uso do ’soft power’.
Mas os cépticos respondem que a China está apenas à espera que a sua economia proporcione as bases para a futura hegemonia.
Quem tem razão?
Não saberemos durante algum tempo mas, as partes em desacordo devem recordar o aviso de — Tucídides — há mais de dois milénios de que a crença de que o conflito é inevitável pode tornar-se uma das suas principais causas.
Ambos os lados, ao acreditarem que acabarão em guerra um com o outro, põem em curso preparações militares de vulto que são lidas pelo outro lado como a confirmação dos seus piores receios.
De fato, o “crescimento da China” é uma denominação errada.
“Re-emergência” seria mais correto, uma vez que pelo seu tamanho e história o Reino do Meio é desde há muito, uma grande potência na Ásia Oriental.
Técnica e economicamente, a China foi o líder mundial (apesar de não ter alcance global) entre 500 e 1500. Apenas na segunda metade do último milénio foi ultrapassada pela Europa e pela América.
A China tem ainda um longo percurso pela frente e enfrenta muitos obstáculos.
A China está muito longe de colocar o tipo de desafio à preponderância americana que a Alemanha do Kaiser colocou quando ultrapassou a Grã-Bretanha nos dias que antecederam a I Guerra Mundial.
Além disso, a economia chinesa é penalizada por empresas estatais ineficazes, um sistema financeiro instável e infra-estruturas inadequadas.
Enquanto a economia chinesa estiver em crescimento é provável que o seu poder militar aumente, fazendo assim com que a China pareça mais perigosa aos olhos dos seus vizinhos e com que os compromissos da América na Ásia se tornem mais complicados.
Seja qual for a precisão de tais previsões do crescimento militar chinês, o resultado dependerá também daquilo que os EUA e outros países fizerem.
A incapacidade da China de competir com os EUA numa base global não significa que não possa desafiar os EUA na Ásia Oriental ou que a guerra pela soberania de Taiwan seja impossível.
Não há necessidade de os EUA e a China entrarem em guerra em um ponto futuro.
Se o crescimento da China continuar pacífico, promete trazer grandes benefícios para o seu próprio povo e para os seus vizinhos – e para os americanos.
Mas, recordando o conselho de Tucídides, será importante não confundir as teorias dos analistas com a realidade e continuar a fazer notar isso mesmo aos líderes políticos e ao público em geral.
se a maioria dos misseis não for de papelão, como fazia a URSS para impressionar o mundo, estão bem equipados!
abraços
ED, um detalhe.
Eles não possuem Google livre e a maioria dos sites são controlados.
Mas a grande maioria nem liga, afinal é para o bem da nação!!!!
Mais um detalhe, se eles estão tão errados, como poder ser tão fortes e estarem hoje, muito a frente economicamente de muitas democracias?? Ou ainda o fato de a média de vida da população se de 80 anos? ou ainda o fato de terem assento permanente no conselho de segurança, com direito a veto? Tem mais o fato de os produtos eletronicos de hoje, em todo mundo, terem a maior parte de seus componentes fabricados lá?? O fato de que quando se precisa de técnicos para analise de eletronicos (como ocorre na empresa que eu trabalho)que apresentam defeitos, é sempre um chines que vem?
Se alguem aqui ainda não sabe, todas as carcaças (chamamos de top e botton case), placas de modens, wireless e os componentes das mother board para notebooks fabricados no Brasil vem praticamente todos de lá.
Para um povo que vive uma “ditadura” que reprime o povo conforme alguns aqui, eles vão indo muito bem. Eles jamais conseguiriam estes feitos se o povo não apoiasse o governo.
Então, antes de jugar um país e um povo, pense bem. Será que eles estão no caminho errado e somente o nosso é o correto?
Carlos Eduardo em 23 out, 2009 às 10:19:
“como poder ser tão fortes e estarem hoje, muito a frente economicamente de muitas democracias”
Simples meu caro: fazer fortuna com um bilhão de escravos trabalhando de sol a sol em regime de “cama-quente” é fácil!
No mais, muito cuidado com a propaganda do regime chinês (a mais eficiente do mundo). Quem conhece aquilo lá de verdade não aprecia muito não… Aliás, basta ver o número de chineses espalhados pelo mundo pra ver que tem algo de errado com a “ilha da fantasia” comunista…
Sds.
Sim é um desfile que demonstra que eles tem armas, mas o Brasil se armaria caso estivessemos com intenção de invadir a Argentina e o Uruguai, estivessemos desde a guerra do Paraguai controlando este pobre pais como mais um estado, tivessemos o Chile como uma provincia rebelde que somente não invadimos por ela ser protegida pelos EUA, estivessemos sustentando algumas Ditaduras Socialistas, copiassemos toda e qualquer invenção sem nos preocupar com direitos autorais, nossa população estaria 90% abaixo da linha de pobreza, 9% de condições medianas, 0,9% que por serem parente de alguns politicos ou militares teriam uma vida e ,1% da população seria ricos empresários que após a abertura da economia exporta qualquer coisa para qualquer lugar do mundo pois seus produtos são baratos visto que seus empregados morrem de acidentes de trabalho, doenças entre outros maleficios mesmo trabalhando por um salário de fome.
Caso o Brasil fosse assim, no desfile de 7 de setembro, ao invés de termos a população assistindo como foi no ulitimo 07.09.2009, teriamos somente militares e algumas pessoas escolhidas para surgirem rindo e aplaudindo o desfile como na China.
Mas se tem gente que prefere termos misseis intercontinentais, armas, tanques, aviões entre outros brinquedos bélicos a bancarrota ao invés de seu pais como é hoje, vão para China, somente não esqueça que na China, muitos dos autores dos comentários acima estariam sendo presos por no mínimo 10 anos por falar mau do “Grande Dragão”.
Quanto a comparações de brinquedos bélicos, creio que se tivessemos os mesmos problemas da China, teriamos estes armamentos ou melhores, pois mesmo com a penuria de nossas empresas que trabalham com equipamentos de defesa, elas surpreendem em muito em seus setores.
Prezado Felipe Cps.
Oque diz sobre mão de obra escrava é uma inverdade.
Vou exemplificar com o meu simples cotidiano. Trabalho em uma industria que fabrica placas diversas, mother boards, celulares, deskotp e notebooks.
Para as placas, chamamos os lotes de componentes para montagem de um pedido de CKD. Adivinha de onde vem 80% destes componentes? (São diodos, resistores, chips, SMD’S e uma infinidade de componentes pequenos, que apenas mão de obra especializada consegue operar as máquinas que fabricam estes). Trata-se de uma mão de obra que aqui, se pagaria muito, mas os mesmos preferem ficar por lá (se são escravos, porque os que tem oportunidade de sair ficam)?
Para quem não sabe, SMD são aqueles minusculos componentes que ficam nas placas.
Outro fato interessante.
Partes dos notebooks fabricadas na China:
Top case (parte onde fica o teclado);
Botton case (parte de baixo do notebook);
Modem;
Placa Wireless;
DVD;
LCD;
Teclado;
Parafusos;
Conjunto Mother board (top+botton+placa mãe) Aqui é conhecido como SKD;
Memória marcas Kingston, Smart.
Então, com mão de obra escrava jamais seria possivel fabricar tais produtos.
Somente para constar as marcas que trabalham com estas peças de origem chinesa (para rebater a questão da qualidade):
– Notebooks
Dell;
Asus (é uma marca hoje chinesa);
Philco;
Six;
Positivo
– Desktop
Positivo;
Dell;
Philco
Nas placas mãe posso citar de cabeça
Asus, Foxcom, AMD, Positivo e as usadas pela DELL em desktop’s.
Tem também placas de Fax Modem.
E todos os exemplos que citei aqui são apenas de duas plantas produtivas.
Teremos um desfile igualzinho quando fizermos 60 anos de revolução bolivariana. hehe