Documentos revelam que Mussolini espionou para a Grã-Bretanha
Ele fazia parte do eixo nazista que quase deixou a Grã-Bretanha de joelhos na Segunda Guerra Mundial, mas documentos históricos agora revelam que o ditador italiano Benito Mussolini já esteve na folha de pagamento da inteligência britânica. Durante a Primeira Guerra Mundial, Mussolini era um jornalista socialista que dirigia o jornal popular Il Popolo d’Italia em Milão. Na época, a Itália era aliada à Grã-Bretanha e à França na luta contra a Alemanha.
A inteligência britânica estava subsidiando o jornal de Mussolini. Era uma parte de uma campanha maior para fazer com que a Itália permanecesse na guerra
Os serviços secretos britânicos precisavam desesperadamente que Mussolini imprimisse propaganda em prol da guerra para manter a Itália na batalha, disse o historiador Peter Martland, de Cambridge, que descobriu detalhes dos pagamentos semanais de 100 libras feitos pelo MI5 a Mussolini em 1917.
– A inteligência britânica estava subsidiando o jornal de Mussolini e de forma barata. Mas era uma parte de uma campanha maior para fazer com que a Itália permanecesse na guerra – disse Martland.
Martland disse que os pagamentos foram autorizados por Sir Samuel Hoare, um parlamentar que chefiava uma equipe de espiões de 100 pessoas cujo objetivo principal era manter a Itália como aliado. Embora 100 libras por semana fosse muito dinheiro há 92 anos, era uma gota no oceano comparado ao que a Grã-Bretanha gastava no esforço de guerra.
– É muito dinheiro, mas essa guerra estava custando 4 milhões de libras por dia, perto de 13 milhões de libras por semana – disse Martland.
Mussolini contratou brutamontes para espancar manifestantes pacifistas -uma tática que ele reutilizaria com seus camisas-negras fascistas.
– Mussolini estava usando violência nas ruas. Ele era um brigão e estava mobilizando veteranos. Uma das definições do fascismo é que a violência é uma ferramenta política legítima, então esse foi o começo de como seria a era dos Camisas Negras de Mussolini – disse Martland.
Embora Martland diga que o MI5 foi “astuto” em recrutar Mussolini, duvida que “Il Duce” gastou o dinheiro que ganhou dos britânicos na sua campanha bélica.
– Parte do dinheiro subvencionou seu jornal, mas conhecemos Mussolini e sabemos que ele era um mulherengo. Ele achava que era um super-homem, então não é descabido pensar que grande parte deste dinheiro foi para suas amantes – explicou.
FONTE: Reuters
Por isto todo cuidado é pouco com imprensa.
Deixou quem de joelhos onde,o unico país que resistiu a invasão no seu territorio,venceu a batalha aerea ,ainda ficou de joelhos, essa imprensa não vale nada
Eu acredito mais que os aliados venceram a II Guerra por ter uma melhor rede de inteligencia, espiões e não ter um louco (Hitler//)como centralizador das estratégias do eixo
“Lampião em 15 out, 2009 às 22:35
Eu acredito mais que os aliados venceram a II Guerra por ter uma melhor rede de inteligencia, espiões e não ter um louco (Hitler//)como centralizador das estratégias do eixo”
Aliados? Que aliados? Você tá se referindo a URSS né…
Porque quem venceu a guerra foi a URSS, o dia D na verdade não tinha mais nada a ver com os nazistas, naquele momento, a alemanha já tava derrotada, sem a invasão da normandia os russos apenas iam demorar e sofrer um pouco mais, mas ainda sim iriam invadir a Alemanha. O dia D foi para contrapor o poder da URSS na europa.
URSS venceram a guerra nao acredito no que eu li, eles tiveram uma grande participação na guerra mas vc deve ter esquecido que se nao fosse o rigoroso inverno europeu Hitler teria invadido a URSS inteirinha, quando o inverno chegou ele ja estava nas portoes de Moscou, e outra coisa se nao fosse os aliados talvez o mundo seria diferente hoje dominado por nazistas, estude um pouco de historia ai meu amigo.
Chacal
58 mil toneladas de bombas foram despejadas
em 1942 quando mais 8 milhões de toneladas (barcos afundados) pelo cerco do U-bot (nessa o Brasil entrou na guerra..)
só não foi mais tragico por que os ingleses ja tinham a seu favor uma rede de radares o que aliviava em partes os alvos estrategicos mas que causou dores a população civil pois os bomberdeios tornaram-se indiscriminados. É sabido que só se ganhou folego quando Hitler resolveu partir para o oriente e se deu mal.