Os militares hondurenhos colocaram plataformas diante da embaixada do Brasil em Tegucigalpa – onde está refugiado o presidente deposto, Manuel Zelaya – para observar o interior da sede diplomática, denunciou nesta quinta-feira o diplomata brasileiro Lineu de Paula.

“Não sabemos o que querem, mas isto é um absurdo, não têm o direito de olhar o interior de nossa sede, ignoram que isto é uma representação diplomática”, disse o funcionário à AFP por telefone.

Segundo Lineu de Paula, a situação será informada à chancelaria brasileira, à Organização dos Estados Americanos (OEA) e às Nações Unidas (ONU).

Zelaya, derrubado por um golpe de Estado em 28 de junho passado, está refugiado na embaixada brasileira desde que voltou secretamente ao país, no dia 21 de setembro.

O governo de fato de Honduras tem pressionado o Brasil para que declare Zelaya asilado político, e já ameaçou ignorar o status diplomático da embaixada do Brasil, mas garante que não invadirá o local, cercado por militares e policiais.

FONTE: AFP/yahoo

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

8 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
AVG
AVG
15 anos atrás

Mas que mania, o Zelaya não sofreu um golpe de Estado, ele sofreu um IMPITCHMAN.
Outra coisa ele não esta refugiado na embaixada do Brasil, ele foi levado do exterior de Honduras, para lá, de forma não ofical, e escondida das autoridades hondurenhas.
E apartir do momento que o Brasil não respeitou a soberania hondurenha, fazendo entrar clandestinamente naquele país, o Zelaya, e dando abrigo, então não se pode exigir nada do governo de Honduras, os hondurenhos bem que poderiam expulsar de lá os diplomatas brasileiro.
Este povo de esquerda é muito engraçado, parecem crianças que batem nos outros, mas quando, estes outros, revidam, ficam chorando dizenco que são “feios”.
Lei da ação e reação de Niltow.

Fritche
Fritche
15 anos atrás

Já foi discutido isso anteriormente aqui, mas enfim.
Nem Zelaya e nem os Militares estão certos, Zelaya pq tentou/violou a constituição e os Militares pq não cumpriram com a lei da forma correta, invés de Zelaya ser julgado, condenado e preso/exilado (não sei o que a lei deles preve neste caso), simplesmete foi expulso do país a baixo de armas, sendo que até onde sei, ainda não apareceu a tal ordem judicial que autorizava a sua exoneração. É a velha história, quem tem pressa come cru, mas talvez os militares tenham queimado etapas do processo prevendo que, com um desenrolar mais lento, houvesse interferência internacional……o que acabou aocnetecendo da mesma forma.

AVG
AVG
15 anos atrás

Pode ser, falo baseado no que li aqui.
Assim o afastamento foi legal pelas leis hondurenhas, já a expulsão dele do pais, acho mais que era pra evitar contubarções internas.

Felipe Cps
Felipe Cps
15 anos atrás

O Brasil transformar sua embaixada em palco para o canalha do Zelaya pregar a guerra civil em seu país PODE? A embaixada tomada por sem-tetos, e porcos vestidos com camiseta do Che-Guevara, com nego dormindo nos sofás, no chão, nos tapetes PODE? O Brasil não dar status algum ao canalha invasor, contrariando a carta da OEA e a Convenção de Viena PODE? A Embaixada Brasileira ser transformada em valhacouto de marginais armados PODE?

Mas, vejam que coisinha, colocar plataformas do lado DE FORA da embaixada, para que o Estado veja EM SEU PRÓPRIO TERRITÓRIO (e não me venha algum molambento dizer que a embaixada é território brasileiro, porque isso não existe nem na lei brasileira, nem na hondurenha, nem na internacional) o que os marginais estão fazendo lá entro, ahhhhhh… ISSO NÃO PODE!

Não aguento mais ler as canalhices da imprensa neste caso de Honduras!!! Cães amaldiçoados! Porcos! Vendidos! Quinta-colunas do Tártaro! Bolivarianos!

Rogerio Schneider
Rogerio Schneider
15 anos atrás

Um absurdo leva a outro. Honduras talvez se exceda, mas nada parecido com as afirmações de nosso presidente que baixou o nível chamando os hondurenhos de ditadores, enquanto ele convive muitíssimo bem com Hugo Chavez.

Os hondurenhos deveriam invadir a embaixada e dar o Zelaya de presente para o Lula.

O Brasil meteu o bedelho onde não deveria.

Fritche
Fritche
15 anos atrás

Acredito que o forum é livre, mas bom senso sembre vale tbm, garanto que ao menos isso não é verdade:

“A Embaixada Brasileira ser transformada em valhacouto de marginais armados PODE?” Ninguem entra com liquidificador, imagina com armas.

Quanto ao resto, prefiro esperar a história desenrolar.

Agora puxando o fio da meada desta história de bolivarianos, chavismo e bla bla bla, o Lula nada mais quer do que unificar a América do Sul de modo que o Brasil seja conhecido como líder da região, e infelizmente nesta história esta tendo de engolir muitos sapos, até pq se assumiste outra posição, teriamos encrenca com Venezuela e Bolivia pelo menos, e é certo que se acabasse em guerra envolveria quase toda a região, e isso é tudo o que não queremos em nosso continente, e tudo o que talvez alguma grande nação de fora queira (Não estou acusando ninguém.)

E a reflexão que nao sai da minha cabeça ultimamente, após ver alguns tipos de comentários é:
Criticam o atual governo por ter um presidente analfabeto, chavista, bolivariano, ex guerrilheiro e nao sei mais o que. Mas incrivelmente este presidente que jé teve armas apontadas a sua cabeça pelo exército é que esta dando sinais de tirar as nossas forças armadas da lama, ao contrário de outros em nosso passado, incluindo o período de ditadura.
Enfim, tem pessoas que acabam se cegando em alguma ideologia, e invés de comprrender alguam situação partem direto a critica, aquilo que as mesmas julgam ser o certo, sem pensar na nação como um todo.
Do atual governo alterno entre momentos de alegria e tristeza por suas atitudes, felizmente mais por alegria. Mas quando penso na trajetória do vosso atual presidente, tudo o que tenho pelo mesmo é respeito, e fico imaginando quem algum dia engraxou o seu sapato com este garoto quando ele tinha 9 anos de idade e hoje houve seus pronuciamentos em nome da republica. Há exemplo maior para as pessoas seguirem? Bom seria se todos brasileiros tivessem um décimo da perseverança e patriotismo que ele tem. E quanto a política em si, não ha santo, nem no Brasil, nem lá fora, mas antes de reclamar do presidente, reclamaria da camara dos deputados, e depois dos senadores, afinal de contas ai é que estão as pessoas que deveriam fazer o Brasil andar pra frente, fazem idéia de a quanto tempo a reforma tributária esta para ser votada? E estes senhores ainda se sentem ofendidos quando pedem há eles que votem em regime de urgência….

Felipe Cps
Felipe Cps
15 anos atrás

Fritche em 09 out, 2009 às 21:46:

“Ninguem entra com liquidificador, imagina com armas.”

Meu amigo, assista um pouco de TV, porque outro dia esta MOSTROU imagens dos capangas do chapeleiro armados.

Sds.

Luis Alberto
Luis Alberto
15 anos atrás

Aquilo nao eh Embaixada do Brasil e sim casa da Mae Joana.
Acho que o governo de Honduras tem todo o direito de saber o que se passa la dentro.