O Forças Terrestres é um dos sites da Trilogia Forças de Defesa (www.fordefesa.com.br), especializado em Exércitos, Indústria de Defesa e Segurança, Geopolítica e Geoestratégia
Mais informação sobre esta arma:
Caliber: 5,56x45mm NATO
Action: Gas operated, rotating bolt
Overall length: 738 mm
Barrel length: 490 mm
Weight: 3,5 kg empty
Rate of fire: 650 rounds per minute
Magazine capacity: 20 or 30 rounds
The LAPA FA-03 rifle was developed by Nelmo Suzano at Laboratorio de Pesquisa de Armamento Automatico (LAPA) between 1978 and 1983. This lightweight bullpup rifle features a plastic housing and an interesting double action trigger system, but very few rifles were made in mid-1980s, probably no more than 500 in total. Some of the LAPA FA-03 rifles are still used by special police forces of Brazil.
The LAPA FA-03 assault rifle is a gas operated weapon that uses conventional piston-operated system with rotating bolt locking. The most unusual thing about FA-03 is its trigger, which can be set to “double action” mode, in which rifle can be carried safely with loaded chamber and hammer in lowered position, safety disengaged. In this mode, rifle is ready to fire but it requires along and deliberate trigger pull to fire the first round (a system very popular in modern semi-automatic pistols). Otherwise this was a fairy conventional weapon, with right side only ejection and open sights (rear sight is built into carrying handle).
LAPA FA 03
Caliber: 5,56x45mm NATO
Action: Gas operated, rotating bolt
Overall length: 738 mm
Barrel length: 490 mm
Weight: 3,5 kg empty
Rate of fire: 650 rounds per minute
Magazine capacity: 20 or 30 rounds
Rogerio Carvalho
15 anos atrás
Mole, fuzil Lapa Bullpup 5,56, projeto dos fins dos anos 80.
Mauricio R.
15 anos atrás
O carregamento nem tanto, mas o cartucho quente é ejetado bem no meio da cara do infeliz do atirador.
Artur Paulo
15 anos atrás
Vale lembrar que ele possuia uma sistema interessante chamado de “posição de tiro em patrulha”, que na verdade nada mais era que uma posição do seletor de tiro que deixava a arma em dupla ação, evitando-se assim tiro acidental e que em caso de necessidade era alterado o seletor para qualquer uma das demais posições.
Intermintente, triplo pack, rajada, ou em posição de segurança.
Um fato curioso dessa arma é que ela fica de pé, isso mesmo, cao você a colocasse posicionada com a chapa da soleira para baixo ela assim ficava, mostrando o seu perfeito equilíbrio.
É e agora teremos que fabricar o Tavor sob licença, imaginem se j[á tivéssemos iniciodo maiores estudos naquela época.
Deixa para lá, pelo menos acho que agora melhora.
MeiaDúzia
15 anos atrás
Logo vem a discussão sem fim: bullpup ou não? rs
Abraços
Felipe Cps
15 anos atrás
Inacreditável… e aí dizem que brasileiro não sabe fazer Fuzil… E o cabidão de empregos e antro de politicagem que é a Imbel não conseguiu pensar em nada parecido em 30 anos… E aí vem israelense com suas estrovengas e neguinho quer porque quer que o EB compre um milhão…
Vamo que vamo…
___________
Clésio Luiz: alguns fuzis soltam o carregador apenas com o toque na alavanca (salvo engano o M-16 é assim). No FN FAL, como a alavanca fica muito próxima do carregador e o movimento é para a frente (sentido da boca do fuzil) o movimento é quase automático: é só pressionar a alavanca que fica quase impossível não sair o carregador. Mas não solta exatamente sozinho não porque o retém do carregador segura um pouco.
Sds.
Clésio Luiz
15 anos atrás
Um dos argumentos que eu considero realmente sério contra o bullpup é a questão do recarregamento.
Como nunca pude por as mãos em qualquer tipo de fuzil, eu tenho uma curiosidade: ao pressionar a alavanca para a remoção do carregador, este sai por ele mesmo ou é necessário remove-lo com a mão? Eu lembro de ter visto em filmes (que obviamente enfeitam as coisas) que o carregador vazio cai ao se pressionar a alavanca de liberação.
Caso exista fuzis que ejetem o carregador, seria possível colocar a alavanca de liberação do carregador de um fuzil bullpup próximo do dedo indicador direito, para que a mão esquerda apenas tenha que colocar o carregador cheio na arma?
allan_R
15 anos atrás
Esse LAPA me lembra o FAMAS
Hiago
15 anos atrás
LAPA 5.56
era um portétipo pro EB!
Mauricio R.
15 anos atrás
Neste site tem umas fotos do LAPA modernizado; vai rolando quase no fim:
Esse ai é fácil de saber, mais um da serie oportunidades perdidas, e eu ja li um fato curioso do motivo que ele n foi fabricado em serie,generais da época acharam o fuzil leve de mais e que parecia um brinquedo e eles tinham implicância com o sr Nelmo Suzano.
vcs poderiam tentar achar algumas criações do Nelmo Suzano, não encontro quase nada dos projetos dele na net,dizem que o EB ficou com vários projetos interessantes dele.
welington
15 anos atrás
Very very ezy, fuzil de assalto bullpup LAPA FA-03 5.56x45mm…
Vassili Zaitsev
15 anos atrás
Putz,
Peraí pessoal……….. bando de apressados……….
Entre todos os desafios propostos (no Aéreo), eu nunca soube acertar nenhum……………..
E, quando sai o primeiro que tenho certeza, chego atrasado……..
Victor
15 anos atrás
Realmente..
é um LAPA
stanaka
15 anos atrás
é o fuzil LAPA FA3, desenvolvido entre o final da decada de 70 e inicio da decada de 80 e infelizmente abandonado pelas autoridades brasileiras
Vinicius Modolo
15 anos atrás
Revista Tecnodefesa 117
tomas
15 anos atrás
Fuzil “bullpup” FA-03 LAPA em calibre 5,56 x 45 mm.
Criado e projetado pelo projetista Nelmo Suzano na década de 80 e produzido pela LAPA – Laboratório de Pesquisa de Armamento Automático Ltda.
Vinicius Modolo
15 anos atrás
LAPA
Igo
15 anos atrás
LAPA FA-03
Marcelo
15 anos atrás
LAPA FA-03 MOD.3 (http://www.securityarms.com/20010315/galleryfiles/1700/1764.htm), fabricado aqui no “BRAZIL”, uma vez saiu uma reportagem na T&D, sobre os Bullpup e chamou a minha atenção, pela a nossa capacidade de produzir um Bullpup. Até saiu um comentário sobre “a semelhança” do LAPA com o bullpup chinêsa (http://world.guns.ru/shotgun/sh38-e.htm). O calibre 7,62mm é importante pelo poder de fogo e precisão, que representa e o 5,56mm importante pela mobilidade e volume de fogo. Tecnologia nós (ainda) temos e tá na hora de trocar o Fuzil Aparentemente Leve pelos FN SCAR-L e FN SCAR-H (http://www.defesanet.com.br/docs/scar.pdf). Podemos ter algo melhor, mais leve e mais eficaz!
“generais da época acharam o fuzil leve de mais e que parecia um brinquedo e eles tinham implicância com o sr Nelmo Suzano.”
Concordo !!!
Soldado tem q ser sujeito macho e carregar peso!!!
Onde ja se viu soldado nao carregar peso!?!?
Quer leveza vai para a cozinha fazer trufas!!!
luciano
15 anos atrás
gostei de ver que o pessoal leitor ta mesmo atualizado. vou ver se acho mais um desafio pra galera . abraço a todos
DAVI
15 anos atrás
É O FUZIL FA03 LAPA DE 5,56MM TIPO BULLPUP DE FABRICAÇÃO BRASILEIRA
Lucas Santos
15 anos atrás
fuzil de assalto ‘bullpup’ FA-03 LAPA
Marcelo Tadeu
15 anos atrás
Caramba, sou leigo pra dedéu!!! Esse pessoal não tem mulher não hein?? hahahahahaha!!!
Sds,
luan.schneider
15 anos atrás
Fuzil Lapa
Calibre: 5,56 x45mm OTAN
Action: Gas operated, rotating bolt
Comprimento total: 738 milímetros
Comprimento do cano: 490 mm
Peso: 3,5 kg de peso vazio
Taxa de fogo: 650 tiros por minuto
Magazine capacity: 20 ou 30 rodadas
A LAPA FA-03 rifle foi desenvolvido por Nelmo Suzano no Laboratorio de Pesquisa de Armamento Automatico (LAPA), entre 1978 e 1983. Este bullpup leve rifle possui um invólucro de plástico e um sistema de gatilho de duplo efeito interessante, mas muito poucos fuzis foram feitas em meados de 1980, provavelmente não mais de 500 no total. Alguns dos LAPA FA-03 rifles ainda são usados por forças especiais da polícia do Brasil.
A LAPA FA-03 rifle de assalto é operado a gás arma que utiliza pistões convencionais de funcionamento do sistema com ferrolho rotativo travamento. A coisa mais incomum sobre FA-03 é o seu gatilho, que pode ser definido como “dupla ação” de modo em que rifle pode ser realizado com segurança com a câmara de carga e martelo em posição mais baixa e de segurança desligados. Neste modo, o rifle está pronto a disparar mas requer longo e deliberado puxar gatilho para disparar a primeira rodada (um sistema muito popular na moderna semi-automáticas). Caso contrário, este foi mira de uma arma de fadas tradicionais, com o lado direito apenas de ejeção e abrir vista (traseira é construída em alça).
sarto
15 anos atrás
Lapa.
Rodrigo
15 anos atrás
Concordo !!!
Soldado tem q ser sujeito macho e carregar peso!!!
Onde ja se viu soldado nao carregar peso!?!?
Quer leveza vai para a cozinha fazer trufas!!!
——————————————————-
Aposto que você nunca passou um dia inteiro segurando um fal, se tivesse não falaria uma besteira dessa,hoje redução de peso nos equipamentos do soldado é fundamental, e claro que um armamento leve e preciso é muito mais vantajoso,hj o principal problema do fal é seu tamanho gg é seu peso, coisas que o SR Nelmo já tinha uma solução quase 30 anos a traz.
Vinicius Modolo
15 anos atrás
Eu tenho mulher e ainda sei o nome do FUZIL!!!!
Tico Tico lero lero!!!!!!!!!!
aahhahaha
zuerinha heim!!!
Marcelo Tadeu
15 anos atrás
Ai Vinicius Modolo, esculaxou!!! hehehe
Lol
15 anos atrás
olhe a falta de interesse do governo com os militares, um otimo projeto ser cançelado por ser~leve de mais~, eles querem eh desviar o dinheiro pro bolso deles. isso eh BRASIL!!!
Harry
15 anos atrás
Caro Felipe Cps voce quer dizer um fuzil ideal para area urbana?
como o Fuzil de Assalto Israelense Tavor, claro, ´precisando ser modernizado. E pensar que faziamos isso a 30 anos antes dos israelenses.
Valeu
Razen
15 anos atrás
Os israelenses não foram os primeiros. Foram os franceses…
Nao!!!!! sò um milhao de tavor, mais porque nao os LAPA FA03 nas forças hoje?????????????
Seria bom tres milhoes para militar, mais uns milhoes para os civis defenderem a pàtria!
Caro Rezen o conceito do fuzil quem lançou primeiro os franceses ou nos com LAPA?
Abs
Clésio Luiz
15 anos atrás
Nem um nem outro. Armas Bullpup existem desde antes da 2ª guerra. Não sei ao certo quem criou a primeira, mas o primeiro fuzil moderno bullpup a entrar em produção (limitada) foi provavelmente o inglês EM-2, no final dos anos 40:
“http://world.guns.ru/assault/as59-e.htm”
Challenger
15 anos atrás
Tenho certeza que se fosse um projeto Francês, Americano ou Israelenses dariamos mais valor.
O problema do Brasil foi sempre o de não valorizar a ‘Prata da casa’, tantos projetos abandonados, tais como o Tanque Osorio, o Missil MT-300, mostram que é necessario mudar a forma das Forças Armadas de Desenvolver e comprar material e armamento.
é uma configuração de fuzis, onde o gatilho se encontra à frente do carregador de munição, sendo que este é encaixado na coronha.
Essa configuração permite manter o mesmo comprimento de cano, importante para a precisão do disparo, e mantém o fuzil em um tamanho mais compacto para uso em ambientes sem muito espaço.
Os modelos mais conhecidos sãoO russo TKB-059
O francês FAMAS 5.56 O austríaco Steyr AUG (Armee Universal Gewehr, espingarda universal de exército);
A família SA80 britânica;
O americano OICW.
(safo!)comandos!!!
Moisés Gomes Matsdorf
14 anos atrás
Os projetistas deste tipo de arma não pensaram apenas em equipar um soldado de infantaria (convencional ou especial) com uma arma leve.
Por ser de pequeno tamanho e peso reduzido, ele também foi projetado para os pilotos (sejam eles de aeronaves, blindados e outras viaturas), pois um fuzil convencional é “grande demais” para uma guarição de viatura blindada, um piloto de helicóptero (e até mesmo de caça) ou barco militar acomodar e dar condições para apontar na mira e disparar.
Que o Brasil tinha – e ainda têm – condições gerais de confeccionar seu próprio material bélico não é nehuma surpresa. Mas é necessário que, como foi comentado anteriormente, nós mesmos nos livremos desse complexo de inferioridade em relação aos nossos projetos e potencialidades. Quem sabe assim, um fuzil como o LAPA e/ou Imbel MD97 sejam vistos com outros olhos pelas Forças Armadas.
Mais informação sobre esta arma:
Caliber: 5,56x45mm NATO
Action: Gas operated, rotating bolt
Overall length: 738 mm
Barrel length: 490 mm
Weight: 3,5 kg empty
Rate of fire: 650 rounds per minute
Magazine capacity: 20 or 30 rounds
The LAPA FA-03 rifle was developed by Nelmo Suzano at Laboratorio de Pesquisa de Armamento Automatico (LAPA) between 1978 and 1983. This lightweight bullpup rifle features a plastic housing and an interesting double action trigger system, but very few rifles were made in mid-1980s, probably no more than 500 in total. Some of the LAPA FA-03 rifles are still used by special police forces of Brazil.
The LAPA FA-03 assault rifle is a gas operated weapon that uses conventional piston-operated system with rotating bolt locking. The most unusual thing about FA-03 is its trigger, which can be set to “double action” mode, in which rifle can be carried safely with loaded chamber and hammer in lowered position, safety disengaged. In this mode, rifle is ready to fire but it requires along and deliberate trigger pull to fire the first round (a system very popular in modern semi-automatic pistols). Otherwise this was a fairy conventional weapon, with right side only ejection and open sights (rear sight is built into carrying handle).
P.S: informação contida no site http://world.guns.ru/assault.
LAPA FA 03
Caliber: 5,56x45mm NATO
Action: Gas operated, rotating bolt
Overall length: 738 mm
Barrel length: 490 mm
Weight: 3,5 kg empty
Rate of fire: 650 rounds per minute
Magazine capacity: 20 or 30 rounds
Mole, fuzil Lapa Bullpup 5,56, projeto dos fins dos anos 80.
O carregamento nem tanto, mas o cartucho quente é ejetado bem no meio da cara do infeliz do atirador.
Vale lembrar que ele possuia uma sistema interessante chamado de “posição de tiro em patrulha”, que na verdade nada mais era que uma posição do seletor de tiro que deixava a arma em dupla ação, evitando-se assim tiro acidental e que em caso de necessidade era alterado o seletor para qualquer uma das demais posições.
Intermintente, triplo pack, rajada, ou em posição de segurança.
Um fato curioso dessa arma é que ela fica de pé, isso mesmo, cao você a colocasse posicionada com a chapa da soleira para baixo ela assim ficava, mostrando o seu perfeito equilíbrio.
É e agora teremos que fabricar o Tavor sob licença, imaginem se j[á tivéssemos iniciodo maiores estudos naquela época.
Deixa para lá, pelo menos acho que agora melhora.
Logo vem a discussão sem fim: bullpup ou não? rs
Abraços
Inacreditável… e aí dizem que brasileiro não sabe fazer Fuzil… E o cabidão de empregos e antro de politicagem que é a Imbel não conseguiu pensar em nada parecido em 30 anos… E aí vem israelense com suas estrovengas e neguinho quer porque quer que o EB compre um milhão…
Vamo que vamo…
___________
Clésio Luiz: alguns fuzis soltam o carregador apenas com o toque na alavanca (salvo engano o M-16 é assim). No FN FAL, como a alavanca fica muito próxima do carregador e o movimento é para a frente (sentido da boca do fuzil) o movimento é quase automático: é só pressionar a alavanca que fica quase impossível não sair o carregador. Mas não solta exatamente sozinho não porque o retém do carregador segura um pouco.
Sds.
Um dos argumentos que eu considero realmente sério contra o bullpup é a questão do recarregamento.
Como nunca pude por as mãos em qualquer tipo de fuzil, eu tenho uma curiosidade: ao pressionar a alavanca para a remoção do carregador, este sai por ele mesmo ou é necessário remove-lo com a mão? Eu lembro de ter visto em filmes (que obviamente enfeitam as coisas) que o carregador vazio cai ao se pressionar a alavanca de liberação.
Caso exista fuzis que ejetem o carregador, seria possível colocar a alavanca de liberação do carregador de um fuzil bullpup próximo do dedo indicador direito, para que a mão esquerda apenas tenha que colocar o carregador cheio na arma?
Esse LAPA me lembra o FAMAS
LAPA 5.56
era um portétipo pro EB!
Neste site tem umas fotos do LAPA modernizado; vai rolando quase no fim:
(http://www.zonamilitar.com.ar/foros/showthread.php?t=14248&page=2)
Groza OC-14, de fabricação Francesa.
FAMAS (Francês)
5.56mm NATO (.223rem)
Esse ai é fácil de saber, mais um da serie oportunidades perdidas, e eu ja li um fato curioso do motivo que ele n foi fabricado em serie,generais da época acharam o fuzil leve de mais e que parecia um brinquedo e eles tinham implicância com o sr Nelmo Suzano.
vcs poderiam tentar achar algumas criações do Nelmo Suzano, não encontro quase nada dos projetos dele na net,dizem que o EB ficou com vários projetos interessantes dele.
Very very ezy, fuzil de assalto bullpup LAPA FA-03 5.56x45mm…
Putz,
Peraí pessoal……….. bando de apressados……….
Entre todos os desafios propostos (no Aéreo), eu nunca soube acertar nenhum……………..
E, quando sai o primeiro que tenho certeza, chego atrasado……..
Realmente..
é um LAPA
é o fuzil LAPA FA3, desenvolvido entre o final da decada de 70 e inicio da decada de 80 e infelizmente abandonado pelas autoridades brasileiras
Revista Tecnodefesa 117
Fuzil “bullpup” FA-03 LAPA em calibre 5,56 x 45 mm.
Criado e projetado pelo projetista Nelmo Suzano na década de 80 e produzido pela LAPA – Laboratório de Pesquisa de Armamento Automático Ltda.
LAPA
LAPA FA-03
LAPA FA-03 MOD.3 (http://www.securityarms.com/20010315/galleryfiles/1700/1764.htm), fabricado aqui no “BRAZIL”, uma vez saiu uma reportagem na T&D, sobre os Bullpup e chamou a minha atenção, pela a nossa capacidade de produzir um Bullpup. Até saiu um comentário sobre “a semelhança” do LAPA com o bullpup chinêsa (http://world.guns.ru/shotgun/sh38-e.htm). O calibre 7,62mm é importante pelo poder de fogo e precisão, que representa e o 5,56mm importante pela mobilidade e volume de fogo. Tecnologia nós (ainda) temos e tá na hora de trocar o Fuzil Aparentemente Leve pelos FN SCAR-L e FN SCAR-H (http://www.defesanet.com.br/docs/scar.pdf). Podemos ter algo melhor, mais leve e mais eficaz!
http://world.guns.ru/assault/as70-e.htm
http://www.securityarms.com/forums/showthread.php?t=650
http://www.militaryphotos.net/forums/showthread.php?t=112162
“generais da época acharam o fuzil leve de mais e que parecia um brinquedo e eles tinham implicância com o sr Nelmo Suzano.”
Concordo !!!
Soldado tem q ser sujeito macho e carregar peso!!!
Onde ja se viu soldado nao carregar peso!?!?
Quer leveza vai para a cozinha fazer trufas!!!
gostei de ver que o pessoal leitor ta mesmo atualizado. vou ver se acho mais um desafio pra galera . abraço a todos
É O FUZIL FA03 LAPA DE 5,56MM TIPO BULLPUP DE FABRICAÇÃO BRASILEIRA
fuzil de assalto ‘bullpup’ FA-03 LAPA
Caramba, sou leigo pra dedéu!!! Esse pessoal não tem mulher não hein?? hahahahahaha!!!
Sds,
Fuzil Lapa
Calibre: 5,56 x45mm OTAN
Action: Gas operated, rotating bolt
Comprimento total: 738 milímetros
Comprimento do cano: 490 mm
Peso: 3,5 kg de peso vazio
Taxa de fogo: 650 tiros por minuto
Magazine capacity: 20 ou 30 rodadas
A LAPA FA-03 rifle foi desenvolvido por Nelmo Suzano no Laboratorio de Pesquisa de Armamento Automatico (LAPA), entre 1978 e 1983. Este bullpup leve rifle possui um invólucro de plástico e um sistema de gatilho de duplo efeito interessante, mas muito poucos fuzis foram feitas em meados de 1980, provavelmente não mais de 500 no total. Alguns dos LAPA FA-03 rifles ainda são usados por forças especiais da polícia do Brasil.
A LAPA FA-03 rifle de assalto é operado a gás arma que utiliza pistões convencionais de funcionamento do sistema com ferrolho rotativo travamento. A coisa mais incomum sobre FA-03 é o seu gatilho, que pode ser definido como “dupla ação” de modo em que rifle pode ser realizado com segurança com a câmara de carga e martelo em posição mais baixa e de segurança desligados. Neste modo, o rifle está pronto a disparar mas requer longo e deliberado puxar gatilho para disparar a primeira rodada (um sistema muito popular na moderna semi-automáticas). Caso contrário, este foi mira de uma arma de fadas tradicionais, com o lado direito apenas de ejeção e abrir vista (traseira é construída em alça).
Lapa.
Concordo !!!
Soldado tem q ser sujeito macho e carregar peso!!!
Onde ja se viu soldado nao carregar peso!?!?
Quer leveza vai para a cozinha fazer trufas!!!
——————————————————-
Aposto que você nunca passou um dia inteiro segurando um fal, se tivesse não falaria uma besteira dessa,hoje redução de peso nos equipamentos do soldado é fundamental, e claro que um armamento leve e preciso é muito mais vantajoso,hj o principal problema do fal é seu tamanho gg é seu peso, coisas que o SR Nelmo já tinha uma solução quase 30 anos a traz.
Eu tenho mulher e ainda sei o nome do FUZIL!!!!
Tico Tico lero lero!!!!!!!!!!
aahhahaha
zuerinha heim!!!
Ai Vinicius Modolo, esculaxou!!! hehehe
olhe a falta de interesse do governo com os militares, um otimo projeto ser cançelado por ser~leve de mais~, eles querem eh desviar o dinheiro pro bolso deles. isso eh BRASIL!!!
Caro Felipe Cps voce quer dizer um fuzil ideal para area urbana?
como o Fuzil de Assalto Israelense Tavor, claro, ´precisando ser modernizado. E pensar que faziamos isso a 30 anos antes dos israelenses.
Valeu
Os israelenses não foram os primeiros. Foram os franceses…
Nao!!!!! sò um milhao de tavor, mais porque nao os LAPA FA03 nas forças hoje?????????????
Seria bom tres milhoes para militar, mais uns milhoes para os civis defenderem a pàtria!
LAPA FA 03
http://world.guns.ru/assault/as83-e.htm
Caro Rezen o conceito do fuzil quem lançou primeiro os franceses ou nos com LAPA?
Abs
Nem um nem outro. Armas Bullpup existem desde antes da 2ª guerra. Não sei ao certo quem criou a primeira, mas o primeiro fuzil moderno bullpup a entrar em produção (limitada) foi provavelmente o inglês EM-2, no final dos anos 40:
“http://world.guns.ru/assault/as59-e.htm”
Tenho certeza que se fosse um projeto Francês, Americano ou Israelenses dariamos mais valor.
O problema do Brasil foi sempre o de não valorizar a ‘Prata da casa’, tantos projetos abandonados, tais como o Tanque Osorio, o Missil MT-300, mostram que é necessario mudar a forma das Forças Armadas de Desenvolver e comprar material e armamento.
Sim é o LAPA mas o modelo é FA- 03.
é uma configuração de fuzis, onde o gatilho se encontra à frente do carregador de munição, sendo que este é encaixado na coronha.
Essa configuração permite manter o mesmo comprimento de cano, importante para a precisão do disparo, e mantém o fuzil em um tamanho mais compacto para uso em ambientes sem muito espaço.
Os modelos mais conhecidos sãoO russo TKB-059
O francês FAMAS 5.56 O austríaco Steyr AUG (Armee Universal Gewehr, espingarda universal de exército);
A família SA80 britânica;
O americano OICW.
(safo!)comandos!!!
Os projetistas deste tipo de arma não pensaram apenas em equipar um soldado de infantaria (convencional ou especial) com uma arma leve.
Por ser de pequeno tamanho e peso reduzido, ele também foi projetado para os pilotos (sejam eles de aeronaves, blindados e outras viaturas), pois um fuzil convencional é “grande demais” para uma guarição de viatura blindada, um piloto de helicóptero (e até mesmo de caça) ou barco militar acomodar e dar condições para apontar na mira e disparar.
Que o Brasil tinha – e ainda têm – condições gerais de confeccionar seu próprio material bélico não é nehuma surpresa. Mas é necessário que, como foi comentado anteriormente, nós mesmos nos livremos desse complexo de inferioridade em relação aos nossos projetos e potencialidades. Quem sabe assim, um fuzil como o LAPA e/ou Imbel MD97 sejam vistos com outros olhos pelas Forças Armadas.