Pasta da Defesa será reestruturada
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, deve apresentar amanhã (21), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro pacote de propostas da Estratégia Nacional de Defesa, lançada em dezembro do ano passado pelo governo federal. Segundo Jobim, serão apresentadas quatro propostas: a reformulação do emprego das Forças Armadas na garantia da lei e da ordem, a alteração da estrutura militar de guerra do país, mudanças na estrutura do Ministério da Defesa e a articulação conjunta das forças.
Segundo a assessoria do Ministério da Defesa, no entanto, ainda não é possível adiantar detalhes destas propostas, já que elas ainda não foram apresentadas ao presidente. Em discurso na Escola Superior de Guerra hoje (20), Jobim afirmou que a implantação da Estratégia, lançada há oito meses, está caminhando “na velocidade do bom senso, no trânsito normal de uma sociedade democrática, que tem a característica de saber administrar o dissenso.”
“O Brasil finalmente terá as Forças Armadas que almeja e que necessita. Forças Armadas motivadas, equipadas, instruídas e bem treinadas, para, de forma conjunta, manter a dissuasão como um instrumento eficaz de nossa estratégia de defesa territorial”, disse.
Outro plano previsto é a mudança do comando da Escola Superior de Guerra (ESG) para Brasília. Segundo o ministro, a mudança é necessária para que haja uma integração maior com o Ministério da Defesa.
De acordo com Jobim, a escola continuará ocupando seu prédio histórico no Rio de Janeiro e, portanto, passará a funcionar com dois campi: um no Rio e outro em Brasília. O ministro afirmou que, além de sediar o comando da ESG, a unidade de Brasília também oferecerá cursos para formar pessoal civil para uma carreira de Defesa, assim como o Instituto Rio Branco já faz com a carreira diplomática.
FONTE: Agência Brasil /FOTO: Ministério da Defesa
Toda melhoria é bom vinda. Melhoria…
Vamos esperar que estes planos saiam do papel e que deêm certo.
Precisamos de forças armadas melhores e mais preparadas
Rua p/ o Jobim!!!
Caro Mauricio R. nesta altura fiquei sem saber porque?
Nossos herois.
Só torço pra que o dito “curto prazo” da END não se transforme em “longo prazo”, e o “longo prazo” não se transforme em… nunca.
Pra início de conversa, a vontade política até que tá começando bem.
Nessa reforma deveria constar a realocação de parte do aparato administrativo militar que encontra-se espalhado pela cidade Rio de Janeiro, com possível transferência de alguns prá Brasília, ou mesmo na própria cidade do Rio, porém em locais mais adequados a atividade militar; e principalmente a Aeronáutica, que ocupa um prédio, o antigo “Ministério” no Castelo, totalmente inadequado ao uso por organizações militares hoje em dia.
Quanto a essa idéia da transferência da ESG, é apenas mais um passo prá tirar do Rio seu antigo prestígio político, aproveitando que hoje a minha cidade esta decadente, não tem força política, não tem perspectiva de recuperação a curto ou médio prazo, e é escrachada por muitos brasileiros.
Cadê a bancada do Rio no Congresso?
Agora, quem fez essa comparação com o Instituto Rio Branco, prova que não tem idéia do que é o Instituto, o mesmo se destina exclusivamente a formação de Diplomatas, e aos cursos de carreira dos mesmos, que são pré-requisitos para suas promoções na carreira diplomática, equivalentes, com as devidas diferenças, aos cursos realizados pelos Oficiais ao longo de suas carreiras nas FFAA; ou seja, a princípio, nada a haver com a ESG.
Mauricio, que atitude mais impatriótica é essa??? Pode escolher, das duas uma: você é um cara ignorante ou então um vira-lata entreguista, viuva da tucanalha do FHC !!! Quem sabe as duas coisas???? Êle está fazendo muita coisa boa para a defesa de nosso País e está fazendo certo. Além disso, êle tem três oficiais das mais altas patentes das FFAA na acessoria!!!
Bem ”geralzona” essa proposta do Jobim,pode levar 5 anos ou pode levar 50 anos.
Assim fica fácil né ”cumpanheiro”?
Muita geral essa prosposta.
Pode levar 5 ou 50 anos pra ficar pronta.
Assim fica fácil ne ”cumpanheiro”?
Meu medo é que no Brasil tudo o que se tenta mudar é para não mudar coisa alguma!
Engodo atrás de engodo…
Calma Harpia !!!
Ministro Nelson Jobim é um Grande Patriota,e é devagar que se vai longe.
Vamos debater com fatos e bons argumentos.
pega leve e bola pra frente,
que atrás vem os EUA,
querendo escravisar a gente.
MeiaDuzia
concordo contigo. Também tenho medo do tempo. Mas o bom que alguem levantou a bandeira. Com os contratos já aparecendo, as coisas vão ficando mais claras. Já está delineando o sentido que a defesa brasileira está caminhando.
“Pode escolher, das duas uma: você é um cara ignorante ou então um vira-lata entreguista, viuva da tucanalha do FHC !!!”
Hárpia,
Perto da sua submissão ao governo PeTralha, sou o José Bonifácio reencarnado!!!
CALMA GENTE…
Caro senhor Carlos Pé de Banha em 22 ago, 2009 às 12:14,
pega leve e bola pra frente,
que atrás vem os EUA,
querendo escravizar a gente.
Rapaz, e não é que até rimou…rss, muito bom, gostei.
Sobre o artigo eu diria que estamos no caminho certo, é excelente a ideia de criar cursos para formar pessoal civil para uma carreira de Defesa, já à muito isso deveria ter sido feito, de resto, como eu disse, estamos indo muito bem até aqui.
Grato.
Prezado Sr. Comandante Melk
Agradeço a ajuda: o certo é escraviZar e não escraviSar.
Exite uma contenda entre Eu e a Língua portuguesa;principalmente QUANTO a terminação ISAR ou IZAR.
Daqui para frente prestarei mais atenção para não escorregar,sendo um pé de banha esse risco sempre existe.
Senhor Carlos Pé de Banha,
fique tranquilo isso acontece, (gostei de sua frase, até rimou…hehe) grande abraço.
Grato.