Os governos da Colômbia e dos Estados Unidos discutem um um acordo que permitirá aos americanos utilizar três bases militares na Colômbia. O novo acordo, previsto para ser finalizado neste mês, permitirá a Washington manter 1.400 pessoas entre militares e civis nos próximos dez anos e compensará o recente fechamento da base americana de Manta, no Equador.

Os EUA preveem investimentos de até US$ 5 bilhões pelo novo pacto.

No entanto, o acordo foi amplamente questionado por países da região. Na última quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua colega do Chile, Michelle Bachelet, demonstraram descontentamento em relação ao aumento do efetivo militar americano na Colômbia.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, retirou o embaixador do país de Bogotá após o governo colombiano ter acusado Caracas de repassar armas adquiridas da Suécia para guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). A tensão foi aumentada com a notícia do acordo militar com os EUA.

FONTE: Folha Online

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Flavio
Flavio
15 anos atrás

Qual o problema??? A Colômbia é um país livre e soberano, faz o que quer com o seu território.

Agora, se o Brasil não se arma e não tem um exército bem equipado “top de linha”, eles não tem culpa disso.

Acho que o Lula deveria parar de falar mais e liberar dinheiros para as forças armadas, ai sim não precisariam se preocupar com base de ninguém.

klm
klm
15 anos atrás

AMERICANO E BONZINHO NAO TEM INTERESE SE NAO EM AJUDA A COLOMBIA
HAHAHAHAHAHAHAHAHAH

Bandeira
15 anos atrás

Srs.
Se a Colombia, como país soberano que é, não tiver direito de negociar acordos, com quem quer que seja,por ser nosso vizinho, pergunto
-Razão para temer bases americanas, se os EUA podem nos invadir ou liquidar a hora que bem entender, idependente de ter tais bases ou não, pois com o litoral que temos, quem seria idiota de iniciar invasão pela amazônia?
-Quem questionou o fato de Chaves ter comprado aviões, que podem atingir maior parte de nosso território, sem que tenhamos um meio adequado de defesa?

Joao
Joao
15 anos atrás

Primeiro Paraguai.. agora Colombia.. quem é o próximo?

VirtualXI
VirtualXI
15 anos atrás

É questão de tempo para os EUA tomarem posse da Amazônia. Na verdade, sinceramente não sei pq já não o fazem agora. Talvez seja pq seria muito oneroso para estes, e ao contrário do Brasil, que tem povo burro que não sabe votar e como consequência tem um Senado onde Colors da vida são a bola da vez, os EUA dão valor ao seu dinheiro e aos impostos pagos pelos contribuintes.
As peças do Xadrez estão sendo postas a mesa. Depois as peças serão postas a jogar. E como sempre, os EUA não entram em nada para perder.
Eles tem o poder nuclear do seu lado para calar a boca dos covardes mal preparados.

Marco
Marco
15 anos atrás

Anotem aí e guarde. No futuro haverá dois blocos no continente americano . O norte e o sul . E a Colombia (que tem dois oceanos)será parte do norte para apoiar os pequenos estados da America Central com a liderança dos EUA e o sul será da liderança do Brasil.
A UNASUL não terá a Colombia.