NPA seleciona Sikorsky S-92
A Sikorsky anunciou que a Agência Nacional de Polícia do Japão (NPA – National Police Agency), escolheu o helicóptero S-92 para executar as missões de SAR e operações especiais.
A ANP vem empregando helicópteros Sikorsky desde 1996, e hoje a frota da agência inclui dois helicópteros S-76B, que vem desempenhando as missões de busca e salvamento, transporte e mais uma variedade de serviços públicos para a ANP.
Quase 100 helicópteros S-92 já foram entregues e a frota mundial já acumulou mais de 160.000 horas de voo.
A aeronave pode realizar diversas missões, incluindo o transporte VIP, SAR e operações Offshore, como ao largo da costa britânica, transportando trabalhadores para as plataformas de petróleo e enfrentando condições climáticas extremas, como as do Mar do Norte.
FONTE/FOTO: Sikorsky
Esse sim poderia ser um bom substituto para o Sea King como helicóptero pesado para a MB. S-92 e Merlin dariam uma concorrência e tanto. Pela capacidade de carga poderia carregar sonobóias, torpedos ou uma configuração de radar de varredura + AM-39, além de no futuro possivelmente o MAN-1 nacional em uma versão aerotransportada, coisa que provavelmente o Sea Hawk não fará.
Com a desativação do Sea King a Marinha perdeu um dos mais bem equipados helis anti-submarino da força, não há mais capacidade de “estacionar” o heli sobre uma área X afim de avaliar os contatos recebidos além de perder a única plataforma aérea capaz de lançar o AM-39. Essa situação só será revertida com a chegada dos P-3AM Orion.
Hoje temos apenas Sea Skuas e futuramente a Marinha terá Sea Skua + Penguin. Na minha opinião, muito pouco para a MB e mais um fator de dependência para com a FAB.
S.A.
Que muitos S-92 sejam vendidos.
quando vejo a foto de um S-92 de lado, não dá para não notar o “Sponsor” aquele tanque de combustível enarme que tem nas laterais.
vocês sabem onde essa peça é produzida? Brasil.
Linda aeronave! Qual nivel de comunalidade com o BH?
Abs
Esse é aquele Super Blackhawk que o Canadá comprou também?
Olá senhores! O S-92 é um S-70 com rampa traseira! Isso mesmo motores, eixos, hélices, etc. são comuns entre os dois, menos é claro a fuselagem traseira, sendo que Embraer fabrica realmente partes do Helibus! Essa é mais uma prova da falta de visão dos estadunidenses… Poderíamos está agora fabricando 50 S-92 para as Forças Armadas Brasileiras! Alguns podem falar dos produtos franceses, porém todos devem reconhecer que a França foi bem mais arrojada e confiou no mercado brasileiro! Senhor Bronco1 a Marinha vai destinar oito Helibras 725 para portar mísseis Exocet inclusive com aviônica do SH-60. Lembro que os Super Puma da Marinha do Chile já adotaram o AM-39 como armamento.
Em tempo eu li certa vez que o míssil AM-39 é o maior míssil portado por helicópteros! Eu ainda acho que a MB vai rever se necessita realmente de mais SH-60 ou parte para uma versão do 725 com sonar mergulhante!
Algumas observações:
“…unica plataforma aérea capaz de lançar o AM-39. Essa situação só será revertida com a chegada dos P-3AM Orion.”
E que não usará “Exocet”, mas sim o missíl americano “Harpoon”.
“vocês sabem onde essa peça é produzida? Brasil.”
A Embraer é parceira de risco neste projeto.
“…inclusive com aviônica do SH-60.”
Somente o radar é que será o mesmo usado no S-70B.
“…a França foi bem mais arrojada e confiou no mercado brasileiro!”
A França não fez nada de diferente dos seus 30 anos de exploração do mercado brasileiro de asa rotativa, espetacular aqui é o Brasil continuar a bancar o otário e raclamar de que os americanos não transferem tecnologia, qndo na verdade quem faz isso são os franceses.
“…ou parte para uma versão do 725 com sonar mergulhante!”
O pessoal esquece que isto não é Lego e nem kit de plastimodelo Revell!!!
Não existe versão ASW do 725 e desenvolver uma não cairá do céu, mas custará mto dinheiro.
A França tb não o fez, preferindo desenvolver uma versão ASW do NH-90, que aliás está entrando em serviço no lugar do Lynx.
Então qual será o custo/benefício em se desenvolver uma versão ASW de uma aeronave cujo processo construtico sequer dominados e não dominaremos, somente montaremos um kit CKD, frente a uma outra aeronave em franco uso no mercado???
Absolutamente nenhum!!!
Concordo com o Bronco, o S-92 e ou EH-101 Merlin, são substitutos ideais para os SH-3 ASW da MB. Quem sabe os Almirantes e lideres do Governo tenham bom senso e vejam essas qualidade desses helicópteros.
Vc quer dizer o AW-101, pois o S-92 anda tomando mto fumo qnto á sua autonomia real.
Alem do que é considedrado um design sub-motorizado.
Qnto ao “Merlin”, mata 3 patos c/ uma cajadada só, ASW/ASuW; COD e AEW, mas custa caro.
Aliás, porque os americanos não submeteram nada às concorrências de helicópteros da FAB? Acharam poucas unidades?
Submeter eles até que submeteram, o problema é que a tal da “concorrência” era somente fachada p/ + uma maracutaia da dupla Lula/Jobim e seus mestres franceses.
Ele é o melhorrrrr!