Tigres no Afeganistão
No dia 26 de julho chegaram a Kabul, no Afeganistão, três helicópteros Tigre HAP (Hélicoptère d’Appui et de Protection, Support and Protection Helicopter). As aeronaves foram transportadas por um Antonov 124.
Os helicópteros de ataque franceses vão reforçar o componente aéreo da coalizão, atuando em operações de reconhecimento e apoio de fogo para as tropas.
Essa será a primeira vez que o Tiger será usado em combate real.
Igo, esse contrato já foi assinado, ou essa informação refere-se a comitiva do EB que foi a Russia? Pois o site do EB não diz nada.
Sds
Só essa pintura que estraga…
Alguem corfima a noticia que o EB “comprou o MI 35”?
quando sera que produziremos maquinas desse tipo
ate a AFRICA DO SUL produz o Rooivalk
e na minha opinião deverião ser operados pelo EB e não pela FAB
Foi o exército não, foi a fab.
Realmente, pintura feia.
*Andre, O MinDef realmente comprou 12 MI-35 da Rosoboronexpor.
andre,
É verdade.
Zero coco os helis… lembram-me um pouco o Pantera (a cauda).
Esse era “o cara” pra montar no país, mobiliar as três armas e ainda vender na America Latina, pra quem pudesse pagar.
Esse seria o ideal, mas é muito caro. Ainda mais porque não temos demanda pra muitas unidades e pelo preço ninguém aqui da AL vai comprar…
Se conseguissem convencer a Africa do Sul a vender os planos do Rooivalk, que tem uma comunalidade grande com os Puma/Cougar já seria um grande passo pra nós…
“…pra montar no país,…”
nada de “montar”, mas “fabricar”, se quiser senão anda que atrás vem gente, chega de exploração, chega de mentira!!!
Serão apenas esses tres operando no Afghan ou futuramente irão mais unidades?
Esse helicóptero FR é uma incógnita pq nunca foi testado em combate. É notório q ñ tem uma blindagem decente como os Ka-50/52, Mi-24/25/35, Mi-28A/N q suportam injurias d RAXAXAS (14,5mm) e M-2 (12,7mm). Sem falar do armamento derivado d seus primos ianques COMANCHE e COBRA ,2 outros helicópteros leves utilizados pela OTAN. O pacote d mediocridades inclui uma M-2 ou c/aut-30mm, 19 foguetes d 70mm ou 12 foguetes d 88mm e (ñ sei pq ) trouxeram também o hell fire isso para combater uma guerrilha (o ultimo item é uma arma ante tanque !!!). Quero lembrar aos caros colegas q a URSS nos anos 80 tentou acabar com a mesma guerrilha utilizando a mesma tática com helicópteros superiores e mesmo assim foram humilhados pelo barbudinho + procurado PELA América.
Resumindo…ñ vai dar certo os Mujarradins (antigo taliban) comerão eles vivos.
quem viu 007 goldeneye??
lembra que um tiger foi roubado??
hahaha
Tiago Jeronimo,
Na verdade, na teoria eles são melhores que os Apaches Long Bow
No combate ao terror os Apache LongBow tiveram que ser depenados de volta ao padrão “A” já que os 700 kgs a mais de equipamento faziam esse helicóptero sofrer no cenário afegão. houve casos de não conseguirem acompanhar os chinnoks, os quais deveriam ser protegidos pelos longbows.
Infelizmente tanto o apache quanto o tiger não foram feitos para o tipo de guerra em que os aliados infrentam no Afeganistão, os helis que melhor trabalham em teatros assim são os de emprego multiplo como o MI-35 e o MI-17
Igo, obrigado pela informação.
É impressão minha ou estes helis demonstram ter pouca blindagem?
Os Apaches e os MIs parecem ser mais robustos.
Abraços.
Olá senhores! Senhor LBacelar eu faço minhas suas palavras! Realmente os AH-64 D estão se arrastando no Afeganistão! O Mi 35 (especificamente o Mi 24) tirava de letra nas montanhas, inclusive os estadunidenses cederam mísseis Sting (os mais avançados na época) para tentar diminuir a destruição que a dupla Mi 24 e Su 25 estava impondo! Senhores quanto ao Mi 35 do EB, eu li que seriam 4 que eram opções da FAB que serão destinados ao EB! Já previsto no contrato dos 12 da FAB. O Mi 35 seria uma substituição fantástica para o HM-1 Pantera, transportando um soldado a menos (9 no HM-1 contra 8 no Mi 35), porem com blindagem, sensores e autodefesa! O Mi 35 seria fantástico para operações cirúrgicas, tipo golpe de mão!
Se o Su-35 era um “pesadelo logistico” pq p MI-35 não seria ? Se vamos montar o EC-725 aqui com transferencia de tecnologia, pq não incluimos o Tigre no pacote. Se armarmos devidamente um Cougar ou um BlackHawk, não fariamos o mesmo serviço dos Mi-35( Ataque e Transporte) ??? Ou compramos o MI-35 em troca de vendermos carne de porco ???
Senhores,
Todos sabem que a FAB assinou o contrato de compra de 12 MI-35M, os primeiros devem chegar no início de 2010, embora devessem chegar originalmente em outubro próximo.
No entanto, agora o EB está negociando os seus MI-35.
Um notícia recente da imprensa dizia que seriam 12 unidades, e outra diz que seriam 16 unid.(04 opções da FAB cedidas + 12 unid. pretendidas pelo EB).
Já ontem, lí que poderiam ser apenas 4 unid. inicialmente.
Até agora não se sabe ao certo quantos serão, aguardemos pois, o EB se manifestar oficialmente.
Sds.
Já ouvi boatos de que os primeiros vão chegar agora em agosto 2009, se é verdade ou não sei lá.
Camo do Tiger esta para a europa ainda…
O Tiger é a melhor escolha para nós? Ele ainda vai ser testado em combate a primeira vez agora!
Esse teste no Afeganistão será bom para nós, assim poderemos avaliar melhor as compras futuras, comparando seu desempenho com outros modelos de helis de ataque.
Esses Tiger são uma icognita, são na teoria quase tão bons quanto os apaches longbow mas na prática…
Baschera,
Uma fonte me falou em 4 unidades inicias. Seria um teste do modelo russo de suprimentos e suporte, caso dê certo, aí a coisa cresce.
Junto com o anuncio dos Mi-35 virão dos mísseis AA. Pena que em pequena quantidade.
Sds,
Noel,
Serão assinadas 4 unidades, em breve, e no futuro mais unidades do Mi-35 ou do 28 (acho difícil essa segunda opção).
Sds,