‘Tropa de elite’ do SBT Repórter
E aí, vai encarar ? Antes de decidir, assista ao vídeo na íntegra, cuja duração excede os 42 minutos.
O SBT repórter colocou no ar nesta semana, um excelente documentário intitulado “Tropa de Elite”, permitindo que se conheça a fundo o treinamento, as agruras e as dificuldades a que são submetidos os candidatos a integrar o CIGS do EB e a ROTA (1º Bat. Choque-PMSP).
Para assistir ao vídeo, clique aqui.
FONTE: SBT Repórter / COLABORARAM: Cinquini e M.Ostra
Hehehe, legal o treinamento do CIGS, chega a dar saudade (ou não, rsrs). Uma pena que a reportagem mostra tão pouco da parte tática, focando mais na parte do “ralo” da coisa toda. Mas valeu.
é isso ai dalhe 1o de Choque
R O T A !!!!!!!!!
Abs
Mod MO
Ótima matéria…..hehehehe…
Sds.
Valeu por postar Baschera!!!!!
Muito legal!!!
Abração
Num tem nada a ver com o post, mas lembrei de um amigo que prestou o obrigatório em um BIS no Pará (ele era o 31), certa vez conversando ele me contou um passagem….o fato é que acabou o festim pras instruões dos recrutas e a mulecada teve que partir pra fazer os “sons” com a boca mesmo…agora você imagina um pelotão de recrutas no meio do mato com PARA-FAL gritando, “pá, pá” “pow, pow” kkkk
E o pior é que alguns sacanas segundo o 31 não admtiam quando eram “abatidos” hahahaha
Caipira,
Como se é abatido por uma Onomatopeia? kkkkkkkkkkkkkkkk
Voltando o assunto. Cada vez que vejo esses tipo de treinamento percebo que o corpo humano é capaz de suportar muitas coisas.
Tropas de elite, Sem Bope e Sem FN não é nada…
mas valeu…
Alguem responsável pelo blog pode me responder uma pergunta?
É verdade que o EB ta recolhendo os FAL, para modificá-los para PARA-FAL, claro que no ritimo do EB, bem devagar??
ahh vocês viram na matéria um para-fal com duréx na placa do quarda mão, esse fuzil é muito resistente, imagina quantos treinamentos ele não aguento!!!
abraço
Luis,
Conforme informações que temos dentro de algumas unidades do EB, me parece que todos os exemplares do FAL, como vc bem disse, naquela “velocidade padrão” estao sendo recolhidas para receber nova “pintura” e a troca do guarda mão e coronha para o padrão PARA-FAL, sendo também feito toda a manutenção reparatória e troca de peças defeituosas.
Um grande abraço,
Curiosidade, qual será a quantidade de FAL do EB?
Caipira: na minha época era muito comum treinar Maneabilidade com “pá, pá”, rsrsrs… Faz parte, festim é a munição que o EB mais gasta, rsrs…
Felipe Cps
Pois é cara…dá orgulho quando vemos fotos de pessoal das FAs treinando com aquele sistema MILES(acho que é isso), mas infelizmente a realiade na grande maioria é beeeem diferente…
Acho um pouco de exagero chamar a ROTA(nome muito estranho,alguém pode explicar?)de ‘tropa de elite’,visto que as “forças adversas” são pouco armadas. O BOPE, por exemplo, utiliza táticas de guerrilha urbana, com uso de fuzis, mira telescópica, NVG, isto tudo pra combater bandidos de fuzis, metralhadoras (.30 e .50 inclusive), utilizando pra isto táticas furtivas, planejamento e etc, tudo inerente de uma ‘tropa de elite’.
Cosme,
ROTA: Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar………………
abraços.
Isso eu sei. Quem é Tobias de Aguiar?
Brigadeiro Tobias de Aguiar: Patrono da Polícia Militar do Estado de São Paulo, herói da Revolução Liberal de 1842. O Batalhão que leva seu nome (Primeiro Batalhão de Polícia de Choque) é considerada a elite da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Para quem não é de São Paulo, o 1o Batalhão de Polícia, a ROTA, é uma polícia de choque, mas com uma tremenda de uma história. Para que se tenha idéia, o 1o Batalhão lutou na Revolta da Armada (1894), em Canudos (na tomada do Arraial) e na Revolução de 1932. Na década de 1970 participou do desmantelamento de movimentos guerrilheiros da VPR no Vale do Ribeira (sul do Estado).
Nas décadas de 1970 e 1980 a ROTA era tristemente conhecida por ser a polícia que mais matava (marginais) em confronto no Brasil.
Foi um dos primeiros, ou o primeiro, chefe da Força Pública, ou coisa parecida, da então Província de São Paulo. O cara tinha moral com o Imperador do Dom Pedro I, me parece, e montou o embrião do que é hoje a Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Tristemente? Bandido bom é bandido morto!!!
eu adoro o FAL BR ,levu ,duraveu ,preciso é tudo o q a de “bom”
so um anaufabeto mesmo(leve)
!@$@#%$#@
Não tem bandido que nao tema a ROTA e o povo respeta muito ela
É elite sim, orgulho da PMSP
Brgds
MOd MO
certa vez li no para choque da viatura da ROTA, ” Deus cria, a Rota mata”…
nao podemos comparar a ROTA com o BOPE, o Rio vive uma guerra civil, armamentos de guerra(acho que a grande cocentracao de soldados, pqd, fuzileiros ajudou e muito para o Rio chegar a esse ponto),
sao dois treinamentos totalmentes diferentes mas com o mesmo objetivo.
esqueci de mencionar o otime servico prestado pela ROTA no ano de 1992.
É verdade Gaspar, esqueci daquela sexta-feira de outubro de 1992, rsrs… Aquilo foi foda, rsrsrs…
A ROTA era foda. Tive um colega que foi taxista na night de Sampa nos anos 70. Toda vez que ele pegava um passageiro meio “sinistrão” ele dava um jeito de passar nos locais que ele sabia que a ROTA sempre estava, porque era batata: os caras viam táxi, mandavam encostar.
Acho que é a única tropa da PMSP que ainda usa a farda antiga, com coturno e jaquetão. Aliás, nunca entendi porque o PSDB mandou a PMSP colocar borzeguim, camisa “borrachinha” e calça social… Vai entender, coisas de políticos…
Sds.
claudio/itajai-SC,
Na casa dos 300 mil.
allan_br,
Você adora o FAL até ter que fazer a sua manutenção em ambiente amazônico, é um inferno. É muita peçinha e enferruja muito fácil. Todo dia pela manha o bixo imundo. Precisamos mudar tudo nos nossos GC, mudar o calibre (556), aumentar poder de fogo (ALAC+Lança granadas) e Fuzil metralhador decente (Minimi).
Sds,
Valeu Igo
BOPE é moda, a ROTA é foda!!!rsrsrs
abraços
Felipe
Foipor causa do chamado Policiento Comunitaria, uma bichisse que acabou com o uniforme peracional da tropa
As unicas unidades que utilizam o chaamado B4 (cinza), são as nidades de choque (1o, 2o e 3o BP choque, a ROCAM e o Regimento 9 de julho)
Abs
Mod MO
Creio que o uniforme “de rua” da PM paulista é o mais adequado e confortável, pois usar coturno o dia todo em cidades calorentas como as nossas é f***, principalmente quando é novo. Só lembrando, que as principais Polícias do mundo, adotam sapatos, semelhantes a borzeguins, nos seus uniformes “de rua”, e o “boot” só prá missões e/ou operações especiais.
Pessoalmente acho até que esse tipo de uniforme, deveria ser adotado pelas demais PM’s. Aliás, os uniformes das PM’s deveriam seguir um mesmo padrão básico, e ainda sairia muito mais enconta sua aquisição, devido a escala de produção do mesmo. Alem do que, nas missões internacionais(ONU) não seriam mais como hoje, os estrangeiros padronizados, e nós num “desfile de fantasias” cada PM com um uniforme diferente. Mas, gosto não se discute.
Quanto ao programa: bem feito, mas situações muito específicas; poderiam ter feito dois programas distintos. A + ou – 20 anos foi produzido um Globo Reporter, somente, sobre o CIGS, quem tem idade, e viu, deve lembrar.
Sds
Igo,
O calibre 5.56 não é apropriado para a amazônia. Fraco, menos letal e principalmente porque desvia sua trajetória mais fácil do que o 7.62 devido a vegetação densa. Por isso se vê no vídeo a escolha do CIGS pelo calibre 12 a curta distância (esclarecedor) e o FAL ou Para-FAL 7.62 para alta letalidade a curta distância e a maior probabilidade de acerto a longa distância(200m na floresta densa). O PARA-FAL é mais apropriado porque facilita a movimentação em combate na selva.
Alguns anos atrás o CIGS testou vários fuzis no ambiente de selva amazônica para analizar qual melhor se adaptava, o resultado foi que o FAL 7.62 era o melhor. Maior rusticidade, letalidade e precisão.Os fuzis testados foram o M-16, uma versão do AK e o FAL nacional.
nao me lembro qual, mas tem um exercito que utiliza o calibre 665 ou 666
nao seria interessante esse calibre na Amazonia ??
Como eu faço para baixar o video do sbt reporter com a materia “tropa de elite”?
por favor me envie um telefone de contato urgente .