Perdas britânicas no Afeganistão superam perdas no Iraque
O número dos militares britânicos mortos no Afeganistão – que, desde o final de 2001 já chegou aos 184 – já é superior ao do Iraque (179), revelou o Ministério da Defesa britânico (MoD). Ontem morreram oito soldados.
Um dos piores incidentes para o Exército britânico desde a sua intervenção no Afeganistão ocorreu ontem de manhã, quando cinco soldados foram mortos perto de Sangin, na província de Helmand, no Sul, como consequência de duas explosões. Antes, dois homens morreram na mesma região, o primeiro numa explosão e o segundo em confrontos com insurgentes perto de Lashkar Gah, a capital da província. As autoridades confirmaram uma outra morte, num ataque ao veículo onde seguia.
Em Junho de 2008 quatro soldados britânicos morreram numa explosão e outros 14 perderam a vida na queda de um avião em 2006.
De momento são 8.300 os soldados britânicos que estão estacionados no Afeganistão, principalmente na província de Helmand.
O ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, David Miliband, já comentou a situação, salientando que os soldados estavam a combater pelo “futuro da Grã-Bretanha” e avisou que o país não estará seguro se não for garantida a segurança no Afeganistão, noticiou o jornal “The Independent”. Miliband acredita ser essencial evitar que o Afeganistão se transforme numa “incubadora do terrorismo”.
O líder da oposição e líder do Partido Conservador, David Cameron, denunciou que os soldados britânicos estão a combater na linha da frente sem o devido equipamento, nomeadamente helicópteros para se movimentarem na província de Helmand.
FONTE: Última Hora /FOTO: ABC.news
Aos administradores do blog
A foto do post está com problemas na configuração. Está invadindo a área das duas colunas à esquerda, indo por cima do PagSeguro, PayPal, enquetes e destaques. Ao menos pra mim.
Abraços
Opa… já arrumou
É…
Esses IEDs realmente estão fazendo bastante estrago.
No Iraque há um tempo atrás, os americanos e britanicos haviam conseguido reduzir o numero de ataques com IEDs fazendo uma espécie de Bigorna e Martelo com o auxílio da SAS britanica nas Operacoes de apreensão de materias-primas das IEDs.
Não tenho muita informação sobre como anda no Afeganistão essas operações, porem fica muito complicado conseguir vencer essas malditas bombas!
Existe uma reportagem do NatGEO na qual fica bem evidente essa dificuldade encontrada pelos americanos, britanicos, canadenses, australianos, noruegueses, etc..
Tá aí a reportagem:
http://www.youtube.com/watch?v=m9sOgjpmd4c
Galante, se tiver algum problema postar o link da reportagem, fique a vontade para editar meu post!
Abs a todos!
eh isso que acontece qnd se vai a lugares sem serem “convidados”…
lamentavel…
Alguem sabe as baixas Talibans?
E de civis ?
Guerra é guerra, e soldados morrem nelas, junto com todo resto.
O interessante é que eles não querem que o Afeganistão se transforme em uma “incubadora de terroristas”, porém são eles, os ocupantes, que, cada vez mais, dão motivos para o crescimento do número de insurgentes.
Gostaria que os editores e os que postarem novos posts, sempre publiquem mais informações sobre o “outro” lado também quando possível!
Aqui nos Blogs de defesa só temos -na grande maioria- artigos sobre os EUA e seus aliados. Eu não sou árabe, não sou a favor de Bin Laden, terroristas, e etc. Mas também não sou “puxa-saco” de americano(não estou qualificando ninguém que pense diferente de mim)! Sou um brasileiro patriota que quer aprender mais sobre o “outro lado” também. Como agem? Que tipos de armamento utilizam? Dados de baixas, feridos, etc. Outra informação importante que gostaria de saber, e que muitos se esquecem, pois estão um pouco “ofuscados” com apenas as notícias dos aliados americanos são:
Os armamentos(fuzis, mísseis, utilização de aeronaves,veículos, táticas, etc) dos aliados estão sendo eficazes nos TOs do Iraque e Afeganistão? Não adianta sonharmos com determinado “novo brinquedo” das indústrias bélicas se em um campo de batalha real elas são ineficazes.
Que tipos de armamento e qual foi a tática empregada que os fizeram vencer(guerrilheiros) determinada batalha contra os Aliados? Essas informações deveriam ter mais importância aqui, pois se em uma remota, porém não impossível invasão dos EUA e seus aliados na Amazônia, seremos nós brasileiros nos papéis destes guerrilheiros do Afeganistão!
Um abraço a todos
Espero que possamos todos mudar nossos pontos de vista quanto a tambeḿ se informar sobre o outro lado
Alguém saberia dizer qual o modelo do capacete da foto?
Parece ser diferente do conjunto PASGT.
Abraços
Se o equipamento que os soldados britanicos possuem não é o suficiente, então não sei nem o que falar do equipamento disponivel no EB.
RodrigoBR,
essa sua queixa é valida! Nao apoio o Taliban, mas saber o que eles fazem, como pensam, é uma boa tb!
Procure saber sobre a Operation Red Wing que deu errado lá no afeganistao! Foram 16 Navy Seals/SOAR mortos em ação. A maior perda de Forças Especiais dos EUA desde a segunda guerra em um único dia.
Depois, de uma olhada nesse video.
Recomendo cuidado ao ver esse video pois possui algumas cenas fortes!
http://video.google.com/videoplay?docid=-6777595885571084453
Abs!
RodrigoBR,
Entendo a sua curiosidade amigo, o fato de blogs mundialmente terem tendencia de publicarem muita informacao sobre tropas ocidentais e da OTAN penso eu que seja o fato de que goste ou nao eles geralmente estao na ponta da lanca em questoes de desenvolvimento militar, quer sejam conceitos, taticas, equipamentos, experiencia e tal, entao eu pessoalmente vejo como normal essa foco dado a eles.
Com relacao as taticas do Taliban e AlQaeda e muito dificil para se achar esse tipo de informacao abertamente na net e os poucos que realmente conhecem nao falam, eu por exemplo por mais que queira ajudar aqui no blog jamais vou expor taticas, tecnicas e procedimentos americanos ou do inimigo aqui em um forum. Com relacao ao equipamento o que se pode falar todos ja conhecem e as coisas mais tecnicas mais uma vez eu mesmo prefiro nao discutir, baixas pra te falar a verdade vc nunca vai saber pois nem mesmo que esta la tem certeza, eles sempre carregam seus feridos e mortos justamente para que nao possamos averiguar suas perdas.
Sei que nao e o que vc gostaria de ouvir amigo mas infelizmente tem certas coisas que por mais entusiasta que seja o civil jamais tera acesso a tal informacao e e a natureza dos conflitos…
O seu ponto sobre equipamentos ocidentais e como estao se saindo e muito valido, eu mesmo estava comentando com um pessoal no xat outro dia que por exemplo as agencias de inteligencia descobriram que a lideranca da AlQaeda esta em desespero e apavorada com a efetividade dos UCAVs, nao sabem como lidar com esse equipamento ate hoje.
Tocando na questao de vitorias da insurgencia, a nao ser que me falhe a memoria o Taliban nunca venceu uma “batalha” no Afeganistao contra as tropas ocidentais, engajamentos sim mas batalhas nao, mesmo porque eles nao possuem todo o necessario para ter uma “large scale pitched battle” e a natureza do conflito e outra…geralmente guerrilhas de sucesso chegam a uma fase em que os confrontos passam de “hit and run” e outras taticas de guerrilha e movem a um ponto mais convencional e o Taliban esta longe de chegar a essa transicao natural em operacoes de guerrilha, alias enquanto houver tropas la eles nao tem como chegar a tal ponto e efetivar essa transicao.
Espero ter respondido da melhor maneira possivel suas duvidas e mais uma vez infelizmente tem certas coisas que o publico jamais tera como saber…
Semper Fidelis!
Rodrigo BR,
Aproveitando a resposta do Marine eu gostaria de falar para vocês que qualquer sugestao de matéria é bem vinda e se por um acaso você tiver uma fonte, um texto que achar interessante, uma foto que mostre outra perspectiva daquela mostrada aqui no Blog ForTe eu ficaria muito grato de receber essa ajuda! Afinal o Blog ForTe não é feito só pelos editores, mas por vocês leitores também.
Lembre-se que vocês sempre podem entrar em contato direto com os esditores através dos e-mails listados em “Fale com os Editores” e aproveito a oportunidade para deixar o meu e-mail pessoal para vocês também enviarem matérias ou sugestões cinquini@gmail.com .
Um grande abraço
Marine em 16 jul, 2009 às 12:46
Belíssima esplanação Marine. Meus parabéns! É assim mesmo. Tem certas coisas que não podemos e não devemos expor por motivos de segurança ainda mais em tempos de Guerra.
Abraços.
Boa galera!
Realmente acredito que o numero de informações disponíveis na internet são esmagadoramente da OTAN. Até mesmo pq, do jeito que os talibans/alqaeda vivem e combatem, o acesso a internet deve ser praticamente nula.
Sei que o que os talibans/alqaeda fazem muito uso dos famosos e letais IEDs. Mesmo nao causando vítimas, causam algum terror nas linhas da OTAN e até mesmo a perda de tempo, materiais e suprimentos.
Na verdade, sempre que tenho um tempo, tento ler alguma coisa ou ver algumas fotos/videos de combates no Afeganistão. Porém, como disse o Marine, o acesso civil às informações são poucas. Não dá pra saber muita coisa profundamente. O que eu faço, é coletar o máximo de informações que possam ser usadas para a prática do paintball, que é o meu principal foco.
É a mesma coisa que vc tentar procurar algo sobre o Delta Force. O máximo que vc vai achar são alguns raros vídeos, poucas fotos, que na prática, não há como saber a veracidade deles.
Abs!
Agradeço a todos pelos comentários a respeito da “queixa”.
RoninSnkShit, gostei do vídeo, mostra bem a realidade. Marine, gotei do seu comentário e entendo suas razões. Cinquini, eu agradeço a sua pré-disposição e quando encontrar algo, enviarei a vc. Não quero que pense que foi alguma crítica dirigida a vc, apenas queria chamar atenção de todos que existe o outro “lado” e que essas informações também são importantes.
Uma braço a todos.
Alguem tem informação sobre as ações Talibans no Pakistão???
No livro “Blackwater – a ascensão do exército mercenário mais poderoso do mundo” é possível ver um pouco mais o outro lado da história, porém trata-se do Iraque.
O livro é interessante, pois mostra alguns podres do governo Bush e da administração Bremer no Iraque, além de contar com declarações dos moradores das cidades iraquianas.
Sempre quando o autor fala de uma revolta, ele mostra todo o histórico dos motivos que a originou.
[…] militares britânicos morreram no Afeganistão só em agosto, depois que o Reino Unido registrou, em julho, o pior mês da disputa pela morte de 22 […]