Tropas americanas enfrentam talibãs em combates violentos no Afeganistão
O Exército dos Estados Unidos travava combates violentos nesta sexta-feira contra os talibãs na província afegã de Helmand, sul do Afeganistão, onde na quinta-feira foi iniciada uma grande ofensiva contra a insurgência islamita.
O batalhão de infantaria 2/8 dos marines enfrentou uma dura resistência talibã, declarou à AFP o general-de-brigada Larry Nicholson, comandante da operação. “O 2/8 tem combates infernais na zona sul da região”, completou.
No entanto, outros batalhões avançaram sem grandes dificuldades para o sul e já conseguiram entrar em contato com a população e os líderes locais, segundo Nicholson.
Os helicópteros transportaram na quinta-feira os marines para os distritos de Garmsir e Nawa, na província de Helmand, e ajudaram as forças afegãs a tomar Janishin, perto da fronteira com o Paquistão.
“Hoje os marines seguem avançando rumo aos objetivos e vão trabalhar para estabilizar a segurança nestas zonas”, afirmou o porta-voz da operação, o tenente Kurt Stahl.
Quase 4.000 marines encabeçam o novo plano do presidente Barack Obama para combater a insurgência afegã, com o objetivo de proteger a população para as eleições presidenciais de 20 de agosto.
“Quando os marines saem às cidades, sempre buscam oportunidades para falar com a população e explicar por quê estão ali”, disse Stahl.
Na quinta-feira, as tropas tomaram o controle do distrito de Khanistan, onde os talibãs instauraram um governo próprio, na maior operação dos marines desde a de Fallujah, Iraque, em novembro de 2004.
Mas o Exército americano também sofreu a primeira baixa na operação, com a morte de um marine, informou a Brigada Expedicionária Marine (MEB). Além disso, na quinta-feira, o comando talibã Haqqani reivindicou o sequestro de um soldado americano no dia 30 de junho, antes do início da ofensiva.
Até o momento não foi anunciada nenhuma vítima civil ou danos materiais. As tropas americanas informaram que evitam utilizar armamento pesado.
A operação “Janjar” (“Punhalada” em dari e pashtun, mas que os marines traduziram como “Strike of the Sword” (“Golpe de Espada”) também conta com a participação de 600 policiais e soldados afegãos.
“O que diferencia a operação Janjar das anteriores é o tamanho das forças e sua velocidade”, afirmou Nicholson.
O general afegão Shair Mohamad Zazi destacou que a a operação estabelecerá segurança para as eleições. As autoridades do país temiam que a violência e as intimidações dos talibãs afetassem a votação na segunda eleição presidencial do país.
Em outra frente, 20 talibãs e um soldado afegão morreram na quinta-feira em confrontos em Zabul, outra província instável do sul do país.
FONTE: AFP
Valeu, obrigado mesmo.
Marine
Sabe me dizer pq. o fuzil dos marines são diferentes do outros, digo com coronha fixa ! sabe detalhes ?
Sds.
Sopa,
Alguns possuem o M16A4 enquanto outros utilizam as M4. O primeiro homen na coluna pode-se notar em um “Designated Marksman” com um M16A4 com cano de 20 polegadas e mira telescopica para engajamentos a longa distanci e bipe, ja o segundo possui uma M249SAW/Minimi versao Para-quedista com coronha retratil, enquanto o terceiro deve ser o lider da equipe com o M16A4 e M203.
Galante,
So pra esclarecer a palavra Marine sempre e escrita com “M” maisculo. Interessante tambem notar que o Brigadier General Nicholson tambem serviu em Fallujah, parece que a historia o segue, esta sempre engajado nas maiores operacoes do USMC nos ultimos tempos.
Semper Fidelis!
Marine
Então a duvida continua pq. M16 pra marinha, inclusive no Brasil, enquanto outros usam o M4 inclusive no Brasil tb ! Eu seu que tem diferenças de um para o outro, mas o pq. que um usa e outro não usa isso é minha duvida !!
Sds.
Sopa,
Geralmente a M4 e utilizada por sargentos e oficiais e unidades Recon, ja o M16A4 e utilizado por cabos e soldados. Isso no USMC, e similar ao que havia na 2GM em que sargentos e oficiais utilizam as carabinas M1 e Thompson enquanto soldados utilizavam o fuzil M1 Garand.
Ja o porque sao varios fatores, um deles e que o USMC acredita que o M16 e um pouco mais preciso e possui alcance efetivo maior do que a M4 devido a um cano mais longo.
Marine, por que todo o pessoal usa, agora, um óculos preto. Observo que isto é coisa recente, estou certo?
Grato
Uma coisa interessnate que sempre noto na indumentária do USMC é joelheira e cotoveleira. De fato, nada mais importante para o soldado, pois a primeira coisa que bate no chão caso o Primeiro Esclarecedor sinalize “alto” são os joelhos, e os cotovelos a segunda. Apenas agora que o EB está começando a equipar algumas tropas com tais proteções (o Batalhão GLO já usa). Deveria ser obrigatório para toda a tropa.
Marine, apenas um observação,
o Galante está correto em sua grafia, a palavra marine ou marines é usada sempre com ‘M’ maiusculo somente pela U.S Marine Corps, por uma convenção interna da própria U.S Marine Corps… Más isto não é uma regra de linguagem nem ao menos no inglês e muito menos na lingua portuguesa…
Observar o texto abaixo , em inglês, onde a palavra “marines” é utilizada no meio do texto com minúscula.
-From Wikipedia, the free encyclopedia-
Marines (from the English adjective marine, meaning of the sea, from Latin marinus (“maritime”), via French marin(e), of the sea) are military forces optimised for operations at sea. Historically marine forces are part of a navy. However, in some countries the marine force is under independent command.
Tasks undertaken by marines have included providing security in a warship whilst at sea, reflecting the pressed nature of the ships’ company and the risk of mutiny. Other tasks would include boarding of vessels during combat or capture of prize ships and providing manpower for raiding ashore in support of the naval objectives. Marine elements would also contribute to the campaign ashore, in support of the military objective.
The Captain,
Os oculos sao feitos com lentes especiais e servem duas funcoes:
1- Obviamente, protecao contra o sol devido ao TO.
2- Mais importante, servem como protecao balistica. As lentes sao capazes de resistir a estilhacos e ate disparos de escopeta sem permitir penetracao da lente e obvio ferimento aos olhos do usuario. O combate moderno hoje com IEDs e a natureza de CQB com combates tao aproximados requer tal protecao ao combatente.
Existem varios casos de que homens tiverem ferimentos graves no rosto mas devido aos oculos nao perderam a visao. Geralmente eles sao feitos pelas empresas ESS, Wiley-X e Oakley.
Semper Fidelis!
Mig,
Pelo que sei quando se refere ao USMC toda a midia, livros, artigos aqui se utiliza o “M” maisculo e quando se refere a fuzileiros em geral como no texto citado por vc acima se utiliza o “m” minusculo.
Mas sem problema e um pequeno detalhe apenas e nao quero fugir do tema do post.
Semper Fi!
Marine
Se você puder responder:( se não puder eu entendo)
Qual é o peso total do equipamento que um Marine leva?
E em caso de combate isso tudo não atrapalha?
Quantos dias um pelotão poderia se aguentar sozinho só com oque carrega?
MarcosT,
O peso depende da missao, sua duracao, apoio disponivel e varias outras coisas, mas pode variar de 60 a 150 libras. Com certeza o peso atrapalha e alias isso tem sido um desafio enorme ao infante desde os tempos dos hoplitas gregos, finalmente nesse milenio tem havido maior interesse e recursos disponiveis a estudos de como reduzir esse peso todo. Se bem que todo infante de carreira tem seus truques para como reduzi-lo ao minimo necessario.
Com relacao a quantos dias um pelotao pode aguentar tambem varia nos mesmos fatores, principalmente logistica mas se vc quer dizer com o que carrega a pe nas costas em geral fica entre 3-5 dias.
SF!
Valeu, Marine.
Sempre tive curiosidade em relação à sua graduação, você pode nos informar?
E mais: Onde são formados e como os oficiais dos Marine. É em Annapolis também?
The Captain,
Graduacao, vc quer dizer minha patente? Se for…Eu sou Sargento de infantaria. Com relacao ao oficiais a maioria vem do programa NROTC/PLDC, um grande numero tambem vem da Escola de Candidatos a Oficiais (OCS) em que se formam geralmente sargentos veteranos a oficiais e uma outra parte vem da Academia Naval em Anapolis.
Sds!
Marine
Talvez você já tenha feito isso aqui, e eu não vi, mas acharia interessante se você pudesse postar alguns relatos de suas experiências em combate, situações dificeis e coisas assim, aqui no blog.
E obrigado pelas respostas.
Um abraço.
Existe estudos para reduzir o peso e outros para se conseguir transportar mais peso, vide os exoesqueletos.
Também em alguns anos existirão as mulas robóticas que vai acompanhar o soldado carregando todo o equipamento.
(www.youtube.com/watch?v=W1czBcnX1Ww)
(www.youtube.com/watch?v=BkBEDy3eA1o&feature=related)
Vou para por aqui com minhas viajadas. rsrsr….
Um abraço a todos.
Aqui na DARPA (rsrsrs…..) já estão testando este modelo da Lockheed para as Forças Armadas Americanas.
(www.lockheedmartin.com/products/hulc/index.html)
Marine
Que transporte vcs usam nas operações a distancia.
Os Marines ainda usam os CH-46 Vertol?
Giovani,
O Boeing CH-46E ainda é a aeronave padrão dos HMM (Esquadrão de Helicopteros Médios de Transporte), onde divide espaço com alguns CH-53D veteranos.
Com a conversao, cada vez mais acelerada do HMM em VMM com o MV-22 Osprey, creio que os Seaknight continuem em serviço por no máximo mais uns cinco anos.
Agora os CH-53E Super Stallion, sendo convertidos em CH-53X devem rodar ainsa uns 25 anos.
Marine vc e soldado americano ou Brasileiro ?(:
Sds.
“Não vamos vencer apenas com bombas”.
“Se não investirmos no futuro dos afegãos e paquistaneses, vamos perder”.
[ Barack Obama ]
Esta revisão de estratégia para o Afeganistão logo depois da sua posse dá ‘até o momento’, a distancia do ” QI ” de Barack Obama para seu antecessor George W. Bush.
O futuro do Afeganistão está ligado ao do Paquistão, a estratégia coloca o Afeganistão e o Paquistão como um objetivo comum das tropas americanas na região.
O objetivo é coordenar o trabalho das forças americanas e afegãs para que, eventualmente num futuro não muito distante, a segurança do Afeganistão fique a cargo do próprio país e os soldados americanos possam voltar para casa.
Contudo, a Rússia quer ser o ” mestre ” da Ásia Central.
A Rússia ao comemorar o 20º aniversário da retirada soviética do Afeganistão, os seus líderes declararam o desejo sincero de que a missão americana no país, não tenha o mesmo destino humilhante.
Porém, ao mesmo tempo, aparentemente após ordens de Moscou, uma importante base militar dos EUA [ na ex-república soviética do Quirguistão ] que fornece suprimentos às forças no vizinho Afeganistão teria de ser fechada.
Na prática, porém, parece que a Rússia não consegue decidir se espera que a empreitada dos EUA no Afeganistão tenha sucesso, ou simplesmente se torne um longo e árduo caminho que possa ser motivo de ironias nos bastidores do Kremlin.
A Rússia tem muito a perder no Afeganistão.
Ela teme a disseminação do extremismo islâmico do país para a Ásia Central e então para o sul da Rússia, onde por anos tem combatido insurgências islâmicas na Chechênia e região.
A ambivalência da Rússia tem origem em grande parte de seu esforço renovado de definir uma zona de influência, seu desconforto a respeito da suposta intrusão ocidental apressou sua guerra com a vizinha Geórgia, que quer entrar na OTAN, agora a questão é o Afeganistão.
Além de suas preocupações sobre os soldados americanos nas redondezas, o Kremlin também demonstra relutância em oferecer ajuda significativa até conhecer a postura da gestão Obama em relação à Rússia.
A posição favorável da russia sobre o Afeganistão seria de grande importância à medida que o presidente Barack Obama coloca em pratica seu plano de sufocar a insurgência talibã no Afeganistão e caçar líderes da Al-Qaeda ao longo da fronteira paquistanesa em grande parte sem lei.
Esse é um momento muito delicado para a Rússia, pois ela tenta entender os planos da administração Obama.
Segundo Robert M. Gates, se referindo à base no Quirguistão, ” a questão é, de um lado, demonstram [ Russia ] disposição em trabalhar conosco no Afeganistão e, de outro, agem contra nós na questão da base aérea, no Quirguistão.
O fato é que, para melhorar a situação na Ásia Central, provavelmente terá que passar por Moscou.
Igor V. Barinov uma voz de destaque em matérias de defesa, parlamentar do partido de Putin, disse que seria a favor até mesmo de autorizar no futuro a passagem de material militar através da Rússia para o Afeganistão.
Porém, como outros do alto escalão russo, ele disse que enviar tropas ao Afeganistão não era uma opção, por razões óbvias.
Muito disso é conseqüência da atitude da OTAN nos últimos anos, começando com os Balcãs e a Iugoslávia, Kosovo, o avanço da OTAN ao leste, para Ucrânia, Geórgia e os Estados bálticos.
A favor da politica de Barack Obama para o Afeganistão e o Paquistão , está o fato de que a Rússia também está profundamente preocupada com a expansão do extremismo islâmico.
O Kremlin percebe que tem muitos objetivos em comum com Washington no Afeganistão.
Passa cachorro!!!!
Bosco em 03 jul, 2009 às 17:32
Sei não. Tive uma conversa com o Marine a algumas semanas no chat e ele fez uma afirmação com a qual concordo: se diminuem o peso do equipamento, adicionam mais equipamento. No fim, aparentemente, não mudam muito as coisas para o soldado.
Bosco em 03 jul, 2009 às 17:43
Se entregando… rsrsrsrs
Abraços
Sopa,
O colega marine nasceu no Brasil, mas aos 15 anos se mudou juntamente com os demais integrantes da família para os EUA.
Alistou-se no US Marines, serviu no Iraque e agora, trabalha como “recrutador” para o US Marines.
Palavras dele.
Ahhhhhh, e mora em Boston.
abraços.
MarcosT,
Fica dificil te explicar tudo issi aqui em uma resposta. Nao ha espaco e eu muito menos quero tomar o tempo das pessoas contando “causos de guerra”.
Quem sabe um dia eu de uma entrevista aqui no blog e ai vc poderia ter algumas duvidas esclarecidas de acordo com as perguntas dos editores.
No mais, eu sou o tipo de pessoa que prefiro ir falando aos poucos e se voce acompanhar meus comentarios provavelmente tera muitas coisas respondidas.
Sopa,
O colega Vassily esclareceu pra vc?
Semper Fidelis a todos!
P.S. Deslcumpem a demora em responder, ontem foi meu aniversario e passei fora do ar…
Marine
Ficou sim !
Galera tem comunidade do blog no Orkut ?
Sds.
Marine
Com certeza não seria perda de tempo.
E parabéns pelo aniversário, amigo.
Feliz Aniversário Marine!!!
Tudo de bom e boa sorte a vc e seus companheiros de arma.
Abraços.
Obs. Quanto ao peso do equipamento dos Marines vamos esclarecer aqui o que o nosso amigo Marine postou:
“O peso depende da missao, sua duracao, apoio disponivel e varias outras coisas, mas pode variar de 60 a 150 libras.”
=> 1 LB (libra) = 0,4536 kg – Então para a compreensão de todos aqui o peso médio do equipamento (em kilos) ficaria: 27.216 Kg a 68,04 Kg.
Abraços.
[ konner em 04 jul, 2009 às 11:47 ]
[” Igor V. Barinov uma voz de destaque em matérias de defesa, parlamentar do partido de Putin, disse que seria a favor até mesmo de autorizar no futuro a passagem de material militar através da Rússia para o Afeganistão. “]
Olhai !!!!
O que a Russia quer, ‘é ser repeitada’.
Ha !!!
… AÍ ESTÁ I LINK;
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,eua-e-russia-fecham-acordo-sobre-reducao-de-arsenal-nuclear,398546,0.htm