Brasil ajudará Colômbia com reféns das Farc, diz Amorim
O chanceler brasileiro, Celso Amorim, reafirmou nesta segunda-feira a disposição do Brasil de colaborar com a Colômbia na libertação dos reféns em poder da guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia ), mas destacou que isto depende da vontade do governo em Bogotá.
Após lembrar da colaboração logística que o Brasil deu, em fevereiro passado, à libertação de dois políticos, três policiais e um soldado, Amorim disse à imprensa em Cartagena (norte) que “se houver outra situação para ajudar, estaremos prontos para fazê-lo, mas sempre a pedido do governo colombiano”.
O chanceler destacou que o Brasil “respeita muito a soberania dos países e dos governos que foram eleitos por seus povos”.
As Farc mantêm em seu poder 22 militares, que planejam trocar por guerrilheiros presos, ideia rejeitada pelo presidente Alvaro Uribe.
As Farc anunciaram em 16 de abril passado sua intenção de libertar o cabo do Exército Pablo Emilio, um dos 22 reféns, mas pediram a presença da senadora Piedad Córdoba, o que foi rejeitado por Uribe.
O presidente afirma que se a guerrilha quer realmente libertar o refém, deve entregá-lo ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR) ou à Igreja Católica.
Amorim foi a Cartagena para a instalação da primeira reunião da comissão mista Brasil-Colômbia, de onde seguiu para Bogotá, onde se encontrou com Uribe.
FONTE: France Presse / Folha Online
Imagina o cara ir para a missão carregando apenas pistolas!!
Tomara que tudo dê certo. Boa sorte pessoal.
chegou a vez d nosso glorioso EB mostrar seu papel na America do Sul…
acho que a Colombia deveria solicitar junto ao Brasil o uso do R99 para localizar os guerrilheiros e refens…
mas ja ta de bom tamanho o papel do EB na libertacao dos refens…
quantos comandos vao no heli do EB ao resgate ??
gaspar,
Nenhum, só irá a tripulação. Aí é que mora o perigo, mas isso foi um acordo entre o Brasil e a Colombia.
Sds,
isso sim eu chama de confianca…
mas as FARC nao fariam nada com o heli e seus tripulantes…
da ultima vez que eles se aventuraram por terra brasilis, nossos guerreiros de selva adentraram na selva colombiana e fizeram justica, imporam respeito, mostraram que aqui a banda toca diferente…
esqueci de perguntar, nao fica um heli no ar dando cobertura ???? nesse heli deve ter uns comandos…
É mais um passo dado em direção à liderança no continente, além de mais um passo rumo ao CS da ONU.
Nossos militares não correm nenhum perigo, uma vez que tais ações são previamente acordadas entre o governo colombiano e o comando das Farcs.
Conforme os colegas postaram, também acredito que a participação de ações humanitárias como essa venha firmar o Brasil como ícone na America do Sul, demonstra a confiança que as partes envolvidas nutrem pelo Brasil e pelos nossos militares. Mas, a liderança no continente somente estará garantida com o reequipamento das forças armadas, pois, além de mostrar para os demais países que somos um país pacífico, pronto a auxiliar os demais em ações que preservem a paz e a vida de pessoas, também temos que mostrar que o Brasil está preparado para se defender de governos mediocres (nao preciso nem mencionar)… Read more »
gaspar,
Se o EB enviar comandos e a FAB o R99 o Brasil esataria envolvendo diretamente no conflito. Todas as ações são combinadas e por isso o rico que ceramente existe, pois sempre tem fanáticos nos dois lados, é pequeno.
A Cruz vermelha, ainda vá, mas porque a igreja católica? Pelo sim ou pelo não, parece que o Sr. Uribe ainda beija a mão de padre e confessa os seus pecados atraz da gradezinha, o padre deve tirar um belo ronco enquanto o Sr. uribe resmunga contra o mundo. O que parece na realidade é que ele não se agrada, como os outros vizinhos tambem não, da ascensão brasileira no continente.
João Curitiba,
concordo. É mais um passo em direção à projeção política-internacional do Brasil.
Acho que o Brasil, com ações assim, se firma cada vez mais como o líder e mediador da América do Sul. E o mais importante: o Brasil está sendo solicitado cada vez pelos países vizinhos para mediar seus conflitos internos, neste caso, já é a segunda vez em poucos meses que é solicitada a participação do Brasil em resgates de reféns das FARCs, pela Colômbia.
O caminho é este mesmo.
abração
ops! “cada vez” = cada vez mais
Claro que sim, Chaberlain também respeitava muito. Engraçada tal declaração deste “GIGANTE” da diplocia, quando o governo do Brasil é um dos comparsas que lutam para a capitulação da OEA diante dos DITADORES DE CUBA…que repeito há para com os povos livres??
diplomacia…claro
gaspar,
Acredite, não vai ninguém. Inclusive este foi o principal motivo de na primeira missão ter demorado um pouco para o Brasil realizar o resgate. A tripulação não ficou nem um pouco satisfeita com essa exigência. São eles e Deus…
Acho que o Brasil ja é considerado na América do Sul como potência, pelos pober países vizinhos,caso contrario nossa presença não estaria sendo solicitada para auxiliar o Exército Colômbia, e é nestes momentos em que temos que mostrar nosso poder,como grande mediador e pacificador na América do Sul.