‘Operação Solon Ribeiro’ no Pantanal
No período de 14 a 22 de maio, a Brigada Guaicurus realizou a “Operação Solon Ribeiro”, exercício de adestramento para a FORPAN – Força Pantanal. A tropa participante foi constituída de um Estado-Maior nível Unidade, quatro subunidades de Cavalaria e elementos de apoio ao combate, todos orgânicos das OM que integram aquela GU. O Comandante Militar do Oeste, General Ferrarezi, realizou uma visita ao local das atividades.
FONTE: EB
Como hoje é sábado, o cabo já tomou seu banho semanal
Quem foi Solon Ribeiro?? O que este nome diz à tropa?? O quanto galvaniza a vontade do soldado para atingir o objetivo determinado??
Caro guilherme a primeira foto do comboio fico muito show exercelente foto amigo .
Da Guerra,
Solon Ribeiro era gaucho e foi um major do EB que lutou na Guerra do Paraguai e, junto com Marechal Deodoro, destituiu o Imperador Dom Pedro II do trono e contribuiu para a proclamação da República.
Segundo consta, foi ele quem deu a notícia para Dom Pedro II da proclamação da república e ordenou que a família real desse o fora do país o mais rápido possível.
depois disso, teve um carreira política, sendo nomeado governador do Mato Grosso em 1891, deputado federal e inspetor do Tribunal de Guerra no Pará.
Foi isso que consegui apurar sobre Frederico Sólon de Sampaio Ribeiro. É um nome ligado ao EB, sem dúvida.
Não sei se respondi suas questões, mas foi o que consegui pesquisar…Se alguém souber mais alguma coisa sobre ele…
abraços
Não respondeu. O que ele diz á tropa?
Da Guerra,
Ah! Mais uma coisa importante sobre o Major Solon Ribeiro.
Sua filha, Ana Ribeiro, casou-se com Euclides da Cunha.
Bem, como pude perceber na minha pequisa rápida pela internet (eu também não conhecia a história do Major Solon Ribeiro…fui pesquisar na internet pra conhecê-la um pouco):
O Major Solon Ribeiro foi um nome compromissado com a República do Brasil, desde seu início. Desde sua participação no 15 de novembro de 1889 até suas relações próximas com pessoas importantes como Euclides da Cunha e Marechal Deodoro.
Major Solon Ribeiro, pelo o que pude ver, é um nome homenageado em várias ruas e avenidas das cidades do Brasil. Assim como existem Ruas e Avenidas com os nomes: Euclides da Cunha, Rui Barbosa, Floriano Peixoto etc….existem também ruas e avenidas com o nome do major Solon Ribeiro. E isso é esclarecedor.
A República está no nosso cotidiano, até mesmo nos nomes de ruas, avenidas e praças.
Talvez o EB tenha dado esse nome a operação para reafirmar (uma vez mais) seu compromisso republicano com o Brasil. Podemos ver esse simbolismo na coisa toda. E isso, certamente tem que dizer alguma coisa às tropas. Pois o soldado brasileiro que não tiver compromisso com a República e com a Democracia do Brasil, está no lugar errado…está na profissão errada.
Então é isso.
abraços
Da Guerra,
Não sei. Isso só perguntando para as tropas.
Se a gente for ver por aí, então, o que o nome “Fronteira Sul” diz as tropas? Ou melhor, quais nomes diriam alguma coisa às tropas?
Eu não vejo problema algum de se colocar o nome de um antigo major e herói de guerra do EB numa operação?
Acho que é uma homenagem ao major Solon…e só isso.
Seria estranho se a operação se chamasse: Operação Xuxa! Operação Ronaldinho Gaucho! Operação Ivete Sangalo! Operação Toni Ramos! Ou coisa do tipo…
Operação Solon Ribeiro me parece adequado.
abraços
ops! Ficou faltando um complemento:
Eu não vejo problema algum de se colocar o nome de um antigo major e herói de guerra do EB numa operação, vc vê?
Também não vejo problema em homenagear os reconhecidos heróis do Exército Brasileiro. Mas algo que sugira ação, envolvimento, participação, sei que já foi motivo de muito riso aqui no blog…rsrs…, mas algo como: SABRE DE CAXIAS (para uma Op de Paz) ou LANÇA DE OSÓRIO (ofensiva Bld). Entendo que FRONTEIRA SUL diz muito ao soldado gaúcho, pois relembra a luta dos seus antepassados na consolidação daquela parte do Brasil.
gostei muito da foto e tb de saber que homenagearam um ilustrissimo parente.
existe tb o 17 regimento de cavalaria que se chama regimento solon ribeiro. no museu da república tb tem a espada de ouro que ele recebeu por bravura na guerra do paraguai … era um militar de enorme influencia na época …etc . sou tataraneto do mesmo , com muito orgulho rsrsrs
Compartilho dest depoimentos tambem sou tataraneto de Frederico Solon Ribeiro,
temos muito orgulho deste fato.
Paulo Augusto Marques Graeff. neto de Proserpina Solon Ribeiro. neta de Frederico