Ministro ironiza críticas de general sobre cotas raciais

28

Em evento de lançamento de ações afirmativas para negros, o ministro Edson Santos (Igualdade Racial) reagiu ontem às declarações do general de exército Paulo César de Castro, que, na última segunda-feira, exaltou o golpe militar de 1964 e ironizou as políticas de cotas raciais na educação.

Ao citar a reportagem da Folha que trouxe as declarações do militar, Santos disse, em discurso de improviso: “Esse discurso grosseiro, vindo de uma figura da mais alta patente de nosso Exército, me leva a crer que ainda existe muita gente despreparada ocupando posição de alta responsabilidade com o nosso país”.

Na última segunda, o general, principal responsável pelo ensino no Exército nos últimos dois anos, disse que entrou no colégio militar sem a necessidade de cotas.

“[Foi] em concurso, sem que jamais me tivesse sido exigida a cor da pele dos meus pais, avós e demais ascendentes ou me tivessem acenado para integrar qualquer tipo de cotas fossem elas quais fossem”, afirmou o general, um dos 14 quatro estrelas (posto máximo) do Alto Comando do Exército.

Ontem o militar foi ironizado pelo ministro. “Ele [general Castro], um cidadão branco, disse que entrou no colégio militar sem precisar de cota. É evidente”, disse, interrompido por aplausos e risos dos presentes.

“Ele [o militar] é a própria cota”, gritou um integrante do movimento negro presente ao evento.

Santos anunciou ontem, entre outras ações, o plano de implementação de uma lei que obriga a inclusão no currículo escolar da cultura e da história afro-brasileira.

FONTE: Folha de São Paulo

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

28 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
cassio
cassio
15 anos atrás

Boa noite

este sistema de cotas raciais é ridículo, pois existem muitos brancos pobres que também não tem acesso a uma educação decente.
O governo deveria melhorar o ensino público como um todo, remunerando e qualificando melhor os professores, ao invés de criar estas polêmicas absurdas.

Matheus Felipe
Matheus Felipe
15 anos atrás

Se eu fosse negro (me considero pardo) teria vergonha desse sistema de cotas. Quem é negro tem menos inteligência que as pessoas de outra cor?

O governo não investe na educação e vem com mais um programa de MASSA POPULAR para tampar o, não seria nem o buraco, mas sim o rombo que existe na educação brasileira.

julio
julio
15 anos atrás

Infelizmente no Brasil, ao inves dos excluidos brigarem por igualdade de direitos e respeito, preferem ficar se beneficiando das cotas, que nada mais é do que o racismo patrocinado pelo estado. Ora, por que criar cotas para os afrodescendentes, quando na verdade deveria ser criado uma politica na qual qualquer pessoa, de qualquer raça ou origem tivesse direito desde o seu nascimento acesso a educação de qualidade e saude, esqueci, é mais facil e barato criar cotas, DA VOTOS NAS ELEIÇÕES. A pouco tempo vi um representante de uma entidade ligada ao movimento negro defendendo abertamente a segregação em beneficio dos afrodescentende, com argumento que se foram excluidos, agora a exclusão dos brancos seria legitima. SE for assim, meu filho que estuda em escola particualr, que no futuro deverá cursar uma faculdade tambem particular, quero o direito de redução no meu imposto de renda já que ele nunca usufruirá das quotas. Tambem acho que deveriamos processar os portugueses, eles que mais incentivaram a escravidão, eles também tem culpa pela escravidao.

jose adelino
jose adelino
15 anos atrás

Vão acabar criando um odio racial que não existe ainda no Brasil. É mais facil os afrodescendentes “lutarem” por cotas do que se esforçarem mais (tanto os jovens quanto os adultos, que tiram seus filhos das escolas p/ trabalharem e ajudarem a sustentar seus “n’s” irmãos). Na minha opnião, os “afro” que se esforçam realmente conseguem galgar seu espaço, porem os “desafortunados” ficam matando suas magoas nos “butecos” das favelas ou pior, jogando a culpa de seus infortunios nos demais trabalhadores que se esforçam p/ levar um pouco a mais p/ suas familias. Para mim cota é coisa de vagabundo que não quer se esforçar e fica chorando p/ os demais cidadãos fiquem com peninha deles. Nos temos um desembargador no Supremo Tribunal Federal e muitos outros juizes, promotores, medicos, doutores em todas as areas negros e que não precisaram de”cotas” simplesmente se esforçaram mais que os outros. Estes sim tem valor. O resto é vagabundo choram.

Noel
Noel
15 anos atrás

“Esse discurso grosseiro, vindo de uma figura da mais alta patente de nosso Exército, me leva a crer que ainda existe muita gente despreparada ocupando posição de alta responsabilidade com o nosso país”.
Atenção aos senhores participantes do blog que são contra cotas raciais, vcs são despreparados em… rsrsrs

Existe uma ONG, não recordo qual, que esta cobrando a implantação de cotas para o ingresso nas Academias e Escolas militares, por isso o Gal citou esse assunto no seu discurso. Bom, caso isso seja aprovado, devemos abrir cotas para Gays, Lésbicas, Transformistas, e outros que tais; assim seriamos realmente justos, e o EB poderia formar uma verdadeira tropa de Elite, tipo a Bofe de Elite, do Tom Cavalcante rsrsrs
PS: A Força Aérea já teve, e tem Brigadeiros negros, e são o que são, sem necessitar de cotas.

Patriota
Patriota
15 anos atrás

As cotas deveriam existir tendo em vista a desigualdade socioeconômica pois as escolas públicas hoje estão uma porcaria,
e isto certamente prejudica os alunos mais pobres de entrarem
em boas universidades fora isto temos o fato que é muito caro estudar no Brasil, o valor das mensalidades de boas universidades
particulares são altissimos.

Tambem acho que este sistema de cotas pode ter o efeito contrario do que se espera não acredito que seja por este caminho.

saudações

jota
jota
15 anos atrás

Racismo é igual ferida: qto mais se cutuca mais sangra. E é necessário tempo para que a ferida se cicatrize. Essa história de criar cotas é cutucar a ferida do racismo. É uma vergonha a classe politica do pais ficar incentivando esse tipo de divisão na nossa sociedade; gente como os próprios candidatos a presidencia Lula e Serra defenderam em 2002 em debate na Globo!!! Meu Deus!!
Até que ponto os politicos vão para conseguirem uns votinhos…Enquanto isso os amarelos, que apesar de ser uma minoria de 3% da nossa sociedade, abocanha 15% das vagas nas universidades publicas. Se criarem uma cota pra eles também, os brancos e pretos estão ferrados.

Ten Rocha
Ten Rocha
15 anos atrás

Sistema de cotas é igual a racismo legalizado. Pelo amor de Deus! Política de reparação pelo que foi feito? Antes de sermos afro,nipo, ou qualquer outro descendente, somos BRASILEIROS

Ten Rocha
Ten Rocha
15 anos atrás

SISTEMA DE COTAS É RACISMO LEGALIZADO. Pergunta: Só existem afrodescendentes no patamar de pobreza??? NAO. Podem ser maioria, mas por que só eles têm esse tipo de subterfúgio? O princípio de igualdade não está sendo respeitado. SOMOS BRASILEIROS antes de sermos descendentes de qualquer povo.

Julio
Julio
15 anos atrás

Muitos afrodescendentes conseguiram galgar com esforço e muito estudo e trabalho postos importantes no governo e no setor privado. Estes, não ficam falando em cotas, eles sabem que podem competir em igualdade, e eu respeito porque lutaram para chegar onde chegaram.
Mas, aqueles que vivem “mamando” no governo, atraves de ongs é que exigem cotas. A propósito, lembro bem que no ministerio da igualdade racial nao trabalha branco..houve até uma reportagem…isso não é racismo? o que diria esse ministro de M.? a proposito de onde o Governo tirou esse individuo? Qual a capacitaçao dele para ser ministro? e para questionar um general?

Marcos
Marcos
15 anos atrás

É irracional o que algumas pessoas no governo estão tentando fazer.
É um absurdo a criação de cotas para raças.
Está sendo trilhado um caminho estremamente perigoso, que inevitavelmente levará ao ódio racial.
Concordo até com cotas para pessoas de baixa renda, mas independentemente da cor de sua pele.
Espero que todos os brasileiros, qualquer que seja a cor de sua pele não se deixem levar por esse absurdo.
A nação precisa de união e não o contrário.
Não a esses desagregadores da sociedade.
Uma sugestão; porque esses políticos não doam metade de seus ganhos em forma de bolsa de estudos aos carentes?

Vaz
Vaz
15 anos atrás

#
Felipe Cps em 14 mai, 2009 às 21:29

“Esse Ministro de M. de um partido de M. não sabe a falta que nos faz um belo e bem construído pau-de-arara, além de um belo paredão, bem feito de tijolo maciço…”
——————–
Realmente faz falta um pau de arara, má só se for para colocar você nele! seu criminoso e verme nazista de araque!

FERNANDO
FERNANDO
15 anos atrás

Me resigno a não comentar a besteirada que escreveram aqui.
Sou a favor das cotas, não apenas para negros ou indios, mas para pessoas pobres. Sou afro descendente, tenho um irmão branco e loiro, o que é natural ja que meu pai tem descendencia alemã.
Agora comentarem que os negros não se esforçam!
Ficar puxando o saco de um general na velha guarda, a grande maioria dos generais da velha guarda vem de um circulo social mais elevado, em sintese vem de uma hierarquia social mais elevada.
Se realmente existisse democracia racial no Brasil, nos veriamos mais negros, médicos, advogados, engenheiros, cientistas, professores, enfim profissionais liberais, infelizmente no Brasil o negro é jogado para escanteio.
Comentou-se que é um caminho perigoso, mais porque?
Quem não é racista, não se sente incomodado!
OLhem o Rio de Janeiro, o que vcs acham que está ocorrendo por lá!
Uma guerra urbana!
O que nos temos no Brasil é um verdadeiro Apartheid etnico!
Mas tem gente que não quer ver!
Vejam a televisão brasileira, qtos negros temos por lá!
Porque na escola não se ensina que Machado de Assis era negro, porque não dizem que durante o império existia uma especie de pratica social onde um branco livre podia apadrinhar um negro e liberta-lo, inclusive ajudando-o a estudar. Um tipo de cota!
A República senhores, não fez nada pelos negros!
Qdo eu servi eu aprendi que no EB não existe discriminação, mais então porque tão poucos oficiais negros ou mulatos, é comum vc ver suboficiais negros e mulatos!
Bem não quero passar sermão em ninguem, apenas quero dizer que é muito dificil para alguém que mora na favela ascender socialmente, pois o caminho é mais dificil.
Por exemplo, a alguns anos aqui no Paraná ou vc passava na UFPR que é uma universidade pública ou era obrigado a pagar uma universidade particular. Pois bem se vc não fizesse cursinho e um bom cursinho, e aqui em Curitiba temos varios, Positivo, Dom Bosco, Barddal, Decisivo, Unificado, vc não conseguiria passar no vestiba da federal, sabe qtos negros existia nestes cursinhos, dava para contar numa mão minha.
Então pelo amor de Deus, parem de escrever que é irracional, perigoso, que estão mamando nas tetas do governo….
Nenhum negro quer nada de graça, queremos apenas ser brasileiros..
Nós negros lutamos na guerra do Paraguai, lutamos na guerra da independencia, lutamos na 2ª guerra mundial, porque nos negam o espaço social.
Vejam eu não discordo de algumas coisas que aqui foram escritas, mais tem gente que so escreve besteira, eu acredito que deveria existir cotas para pessoas pobres, não só em universidades, mais dentro das academias militares, cotas para pobres nos concursos publicos a nivel federal, estadual e municipal.
Seria na minha opinião mais justo!
Realmente a nação precisa de união, foi com união que mantemos este grande territorio que hoje chamamos Brasil, mais não pode existir exclusão! Asiatico,Branco, Negro, Judeu,Indio,Extra Terrestre devem ter os mesmos direitos constitucionais.

Everson
Everson
15 anos atrás

O sistema de cota dá votos, o fome zero dá votos….o PT criou o maior sistema de compras de votos da história….

Miguel
Miguel
15 anos atrás

Atenção senhor Felipe Cps e senhores administradores do blog:

Tortura é crime, inafiançavel, e apologia ao crime, que é o que está sendo feito aqui, também é crime.

Tanto o autor do infeliz comentário, como os responsáveis pelo blog, que admitem a publicação deste tipo de comentário, são passíveis de serem processados por apologia à tortura.

Marcelo Bahia
Marcelo Bahia
15 anos atrás

FERNANDO,

CLAP, CLAP, CLAP, CLAP!!! Muito boa a sua colocação!

Também não sou negro de pele, por isso posso falar com isenção. A família de minha mae é de imigrantes italianos e a de meu pai é formada predominantemente por imigrantes portugueses, mas uma das minhas bisavós, mae de minha avó(por parte de pai), é negra. Filha de escravos. Nunca fiz uso de nenhum tipo de cota, até porquê, eu sou classe média alta, não preciso dessa ajuda, e acharia absurdo e anti-ético utilizá-la. Mas cada um tem a sua consciência.

Seria fácil falar de favorecimento de determinados setores da sociedade (me refiro aos afrodescendentes) se houvesse também a igualdade de condição entre etnias, mas não há.

Eu sou de Salvador/BA, a cidade com maior porcentagem de afrodescendentes entre todas as capitais. Quando fiz especialização na UFBA vi o quanto é segregarista o nosso sistema educacional. Na melhor universidade pública da cidade há muito poucos negros estudando. Como alguém que vem de uma escola pública deficiente (essa é a situação do ensino básico) pode disputar em igualdade de condiçoes com alguém que estuda em colégios particulares ou em cursinhos?? É certo que também há brancos na pobreza, mas são muito poucos em comparação com o número de negros.

Se alguém viesse de fora e caísse de paraquedas na UFBA pensaria: “rapaz, nesta cidade a população é formada só por gente branca”. Mas a realidade não é essa!! Em Salvador, a classe média (não vou nem falar daqueles que têm grana) não usa o sistema de transporte público e não costuma caminhar pela rua para “não se misturar”, daí você pode ter uma idéia de como funcionam as coisas por lá. Quem já foi ao carnaval de Salvador sabe do que eu estou falando.

O próprio nome já diz tudo; “descriminação positiva”. Até nos EUA existe este tipo de descriminação positiva, um país talvez mais segregário que o nosso.

Bem dito, ministro!!! General: Vá curtir sua aposentadoria e encher a pança!!!

Um abraço a todos.

AMX
AMX
15 anos atrás

Despreparado é o que esse imbecil desse ministro disse.
Por isso estamos à deriva, porque gente como ele fica incitando o racismo no Brasil; algo com o qual sempre lidou sem recorrer à violência.

AMX
AMX
15 anos atrás

Miguel,
Se vc. quer falar sobre crime e apologia de alguma coisa, vá dizer essas palavras ao ministro antes de vir dizer isso aqui.
Isso é um fórum de discussão.

FERNANDO
Informe-se melhor. Essa estória de que os altos generais vem de altos círculos sociais é do século XVIII e XIX. Sabe-se muito bem que muitos altos oficiais são/eram de classe média pra baixo.
Seus comentários são procedentes e condizem com a verdade. Mas a resolução de todos esses problemas NÃO passa pelo sistema de cotas.
É que nem querer acabar com a polícia porque 5, 10 (que sejam 100) policiais cometeram crimes. E aí como é que fica?
“…nenhum negro quer nada de graça, queremos apenas ser brasileiros…”?
Ué!! Tem alguém impedindo negros de serem brasileiros?
Você não se sente brasileiro?
Uma coisa é se sentir injustiçado. Mas, de novo: vc. não se sente brasileiro?

MArcelo Bahia
Você e o Fernando deram um tiro no pé: disseram em seus comentários que a educação no Brasil é ruim e tudo o mais. Vc. diz que o fato de vir de uma escola pública dá poucas chances a quem estuda numa particular.

PORTANTO SENHORES, O PROBLEMA É DE RENDA, E NÃO DE COR!!!!!!
(por mais que haja mais negros pobres do que brancos pobres, de novo:)
O PROBLEMA É DE RENDA, E NÃO DE COR!!!!!!

Ainda, vcs. que tanto se orgulham de serem negros (e com razão), poderiam aproveitar a oportunidade e o espaço para fazerem um comentário elucidativo, ao invés de elogiar o que esse ministro disse!

Miguel
Miguel
15 anos atrás

“Se vc. quer falar sobre crime e apologia de alguma coisa, vá dizer essas palavras ao ministro antes de vir dizer isso aqui.
Isso é um fórum de discussão.”

Toda discussão tem limites, e ameaça de tortura e morte, extrapola todos eles !

FERNANDO
FERNANDO
15 anos atrás

Nem vou comentar,
pois não adianta!
Cada um tem a sua opinião e ninguem muda na porrada!
É preciso vivenciar a problematica!
Mais o problema será resolvido em breve!
O congresso nacional está para votar está questão referente as cotas, me parece que as cotas etnicas vão acabar! Eles parecerem que vão reformular algumas coisas e introduzir cotas sociais.
Outra coisa, favorecer o ingresso na faculdade nao garante futuro pra ninguem. É apenas uma possibilidade.
Agora eu gostaria de saber como um aluno de escola pública poderá competir num vestiba da AFA, AMAN, ITA, tradicionalmente os mais dificeis do Brasil, dificeis não pelo conteúdo cobrado, mais por serem muito procurados e desejados.
Outra coisa eu não tenho vergonha de ser brasileiro, e nem me sinto pouco brasileiro.
Se assim fosse não seria contra o Movimento Sul é o Meu País!
Alias por causa deste movimento, eu quase sai na porrada com um cara, ele a favor e eu contra.
É um tema dificil, mais para resolver qualquer problema antes nós temos que assumir que o problema existe! E ai partir para as possiveis resoluções da problematica.
Como os Russos dizem, existem várias maneiras de se fazer uma coisa!
Ninguém que aqui postou mensagens está errado, são meias verdades, não a verdade absoluta, mais em vez de tentar dialogar, preferem se atacar.
Eu, achei ofensivo o que este General falou, isto é uma opinião minha!

Everson
Everson
15 anos atrás

ALELUIA!!!!!!!!!!!!!!!!!

“…PORTANTO SENHORES, O PROBLEMA É DE RENDA, E NÃO DE COR!!!!!!
(por mais que haja mais negros pobres do que brancos pobres, de novo:)
O PROBLEMA É DE RENDA, E NÃO DE COR!!!!!!…”

Parabéns amigo AMX!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Jc
Jc
15 anos atrás

O problema nao eh de renda, nem de cor, sexo, idade…nada!
O problema, em quase todas as ocasioes, eh de forca de vontade. Tah cheio de exemplos de velhos, jovens, pobres, ferrados mesmo na vida, que conseguiram progredir.
O resto eh pacote eleitoreiro do governo e do partido mais sujo que o pais jah viu.

AMX
AMX
15 anos atrás

Miguel, com todo o respeito, mas: como vc. foi mané cara.
Até tiraram o comentário do Felipe cps.
Não os conheço, mas, sinceramente, vc. veio falar de apologia e crime, acabou acuando até o administrador do blog (ao menos, é o que pareceu)
Eu não vi “ameaça” nenhuma.
Dizer “falta um pau de arara” é bem diferente de dizer “vou botar fulano no pau de arara”.

E se quer falar em limites de discussão, repito: vá falar isso pro ministro!

E se por acaso vc. pertence a algum órgão da justiça ou é advogado e está preocupado com “apologia de alguma coisa” e “crime”, saia às ruas que terás muito trabalho pra fazer.
Aconselho a começar com o MST, esse sim extrapola.

AMX
AMX
15 anos atrás

Everson,
Obrigado!

Odeio ver como alguns são seduzidos por gente que quer tapar o sol com a peneira (leia-se PT & Companhia). Pregam a “cultura da miséria” e arregimentam muita gente
(aposto que vai ter alguns aí ofendidos porque falei ‘miséira’ e vão falar um monte de bobagens)

Ainda vamos nos ferrar (Brasil) por causa dessa gente. Infelizmente.

Abraços!

Meia-dúzia
Meia-dúzia
15 anos atrás

Cota = meio de arrecadação de votos em massa.

Ao invés do governo gastar dinheiro com os bolsa-qualquer-coisa, deveria investir na educação pública.

amanda moura
15 anos atrás

…eu sempre penso na posição do negro dentro da sociedade como um provocador.
Gosto de ler esses comentários que confirmam isso, pois depois das famosas Cotas, abriu-se a discussão e a provocação no pais da Alice e a PaZ rACIAL….RSSS
ESSES COMETÁRIOS, É BOM QUE COMENTEM MESMO, QUANTO MAIS OPINIÕES AO CONTRÁRIO, MAS SE VÊ A NECESSIDADE DE COTAS.
ENTÃO SE NA LEI MUDAR A PALAVRINHA DE “AFRO” PARA “POBRE ” PODE?
KKKKKKKK OS NEGROS SÃO OS POBRES, QUE OCUPAM 1% NOS BANCOS ESCOLARES MAS ELES NAO PODEM APARECER, TEM QUE FICAR MAIS 380 ANOS DEBAIXO DO TAPETE?

roriz
roriz
15 anos atrás

claro que quem está certo é o general …. mas temos que elogiar isso do militar Brasileiro e da maioria Brasileira que é mestiça ( 75% a 85 % ) que não pode ser preterida pela minoria negra de familia sem mestiços ( menos de 5 % ) que querem aumantar chamado todo mestiço de negro . Os poucos negritas racilisantes são agitadores oportunistas , carreiristas , demagogos , revanchistas e nunca podem se igualar com um general , mas poucos de nós independentes brasileiros afirmam isso … mas quase todos sabem que os ministros negritas é que são depreparados e pelos seus passados de pelegos são oportunistas demagogos querendo cotas para ganhar votos . Negro que só tem negro na familia é uma minoria mini minimminiiii por isso inventam que basta uma gota de sangue negro num mestiço pra ele ser negro…como Rebolsas , Machado , Caxias , Romário , Ronaldinho . Osvaldo Cruz , Chiquinha Gonzagsa , Tim Maia , Catyme , Caetano e us milhares de famosos mestiços .etc
Viva o povo mestiço do nosso Brasil e que estudem e vençam os nossos generais e doutores sem cota e sem racismo como irmãos que somos e não um país de negros petistas que roubam vagas dos mais preparados e dedicados , sejam civis ou militares brasileiros . Fora cotas ! fora cotistas ! fora negristas racistas !

ney roriz rio
ney roriz rio
15 anos atrás

NDIVÍDUO x INDIVÍDUO , DIREITO PESSOAL E COLETIVO DE COTAS

Um indivíduo é um indivíduo e é a coisa mais importante do universo ( uno ) … seus direitos de cidadão não podem ser submetidos a outro indivíduo sem ser por mérito pessoal relativo ao estudo e trabalho exclusivo do concorrente beneficiário que o preterirá numa vaga somente por mérito universal .
Um grupo minoritário , ou mesmo maior , ou máximo , não pode , nem o estado ou todo povo pode , decretar que uma coletividade terá mais direito que outra ou que um grupo pode prejudicar outro por preconceito racial ou dívidas sociais coletivas do passado , discutíveis , pois todos somos descendentes , dependentes , ou mesmo herdeiros ou cúmplices de alguma forma de mestiços dominados ou dominantes , mestiços sociais , ou só mais culturais , ou religiosos , ou raciais que estiveram em alguma época em algum lado da escravidão ou quase cativeiro , como servos , criados , negros , mouros , judeus , eslavos , mouriscos , árabes , pigmeus , mandingas , berberes , etíopes , índios , indianos , ciganos …. quase todos de vários tons de pele …podemos ter tido familiares claros ou morenos , mestiços ou negros como capatazes , caçadores de escravos , mercadores , transportadores , vendedores de seus pares , brancos mestiços, negros mestiços , árabes mestiços , egípcios mestiços , bantos , sudaneses , romanos e gregos

.Todos os povos e muito mais os ditos das áfricas negras ( várias peles mais escuras ou menos pretas ) e os índios , nativos anteriores do nosso Brasil foram envolvidos em escravatura como agentes beneficiados , ou mediadores ou explorados terminais em formas de escravidão , servidão mais ou menos absurdas entre iguais e diferentes .
Para falar só dos nossos pretos descendentes de escravos negros vindos para nosso Brasil mestiço vamos rapidamente no passado dos seus ( nossos ) ancestrais escuros , seus príncipes e mestres de escravo que tinham , mais que o índio nosso escravista , o costume arraigado e alimentado por ódio e preconceito de escravizar seus vizinhos …e por séculos , muito mais que brancos , romanos , gregos e árabes ( também escravistas multicores ) dominaram , mesmo sendo negros , mais negros , escravizaram e venderam mais negros da sua cor ou mais escurinhos e até da mesma etnia e parentesco com mesmo tom de pele . Negros antigos venderam mais negros que qualquer registro de outras raças ( cores ) .
Ainda hoje vemos gente que vende filhos e irmãos e mais nos parece que nas áfricas e guetos de pretos pelo mundo mais não vendem por não terem comprador .

As elites negras e mestiças de 200 a 400 anos contados de hoje para o passado recente imitavam seus senhores nobres negros das guerras da África negra que muito antes ( 500 a 3500 anos ) em passado remoto viviam em guerras tribais imperialistas , escravistas e em franco expansionismo com massacre étnico e cultural dos primeiros donos das suas áfricas negras . Por exemplo moderno , a partir de Cabo Verde e Moçambique ( 400 a 200 anos recentes ) famílias de mestiços e negros poderosas dominavam os tráfico negro com grandes ganhos dada a facilidade de comunicação e relacionamento comercial e moral ( imoral ) com os capturadores locais e transportadores de escravos de todas as cores inclusive negros , mormente lideranças e aristocracias negras mercenárias depois seguidas por mestiços já poderosos há séculos . ( havana foi alvo deste mercado proibido ) . Portugal já era mestiço antes desta escravidão moderna incentivada pela falta de ética ( desculpem a palavra ) dos nobres africanos negros vendilhões seculares mas os lusos já eram mestiço de muitos tipos de brancos , mouros , judeus , berberes , árabes , ciganos , turcos ,eslavos e negros e muitos outros ex escravos .

Portugueses eram também muitas homens de pele escura , judeus e mouros , cristianizados ou não , alguns foram escravos ou servos como os antigos brancos portugueses que haviam sido em certa etapa escravizados por escuros ( povos não brancos ) … sim ! escravizados , brancos escravizados e levados por povos de tons de peles escuros que os vendiam pelos cantos do oriente e áfricas do norte inclusive junto com negros e ou para negros mercadores legais ou traficantes .
No nosso passado afro-americano , mesmo depois de já proibida a exportação de negros para as américas , chefes africanos mais ricos inclusive mestiços persistiram ricos ou quase ricos e traficando seus iguais de cor escura .
Sem dúvida , entre todas as raças , os negros foram os que mais caçaram , mataram e venderam negros da história . Embora haja por séculos muitos tipos negros de todas tonalidades já mestiços de outros escuros ou pardos das áfricas primitivas …. é surpreendente o número de línguas , sub-raças , etnias , sub-etnias , sotaques , dialetos , religiões , seitas , rituais , massacres , intolerâncias e cotas racistas entre negros de vários tons , mesmo sem intervenção de árabes , mouros , judeus ou europeus .
As elites negras e mestiças de 200 a 400 anos contados de hoje para o passado recente imitavam seus senhores nobres negros das guerras da África negra que muito antes ( 500 a 3500 anos ) em passado remoto viviam em guerras tribais imperialistas , escravistas e em franco expansionismo com massacre étnico e cultural dos primeiros donos das suas áfricas negras . Por exemplo moderno , a partir de Cabo Verde e Moçambique ( 400 a 200 anos recentes ) famílias de mestiços e negros poderosas dominavam os tráfico negro com grandes ganhos dada a facilidade de comunicação e relacionamento comercial e moral ( imoral ) com os capturadores locais e transportadores de escravos de todas as cores inclusive negros , mormente lideranças e aristocracias negras mercenárias depois seguidas por mestiços já poderosos há séculos . ( havana foi alvo deste mercado proibido ) . Portugal já era mestiço antes desta escravidão moderna incentivada pela falta de ética ( desculpem a palavra ) dos nobres africanos negros vendilhões seculares mas os lusos já eram mestiço de muitos tipos de brancos , mouros , judeus , berberes , árabes , ciganos , turcos ,eslavos e negros e muitos outros ex escravos .

Ao indivíduo isoladamente somente cabe reparar sozinho dano a alguém se cometer erro direto ele contra outro indivíduo.O direito do candidato à uma vaga não pode sofrer ação de cotas racistas e mesmo que pudesse não saberíamos como apontar os descendentes dos mais escravistas mestiços , brancos ou pretos , recentes ou antigos , que em geral já eram mestiços descendentes de mestiços milenares.
A contabilidade de neutros , passivos e atores ativos claros diretos ou indiretos é impossível ! Imoral ! Não há hoje credores nem devedores , há sim pobres de todas as mestiçagens a requerer controle de prole pobre ( ou da proliferação da pobreza ) e temos que ter muita educação mestiça e cultura mestiça nacional de base para manutenção individual e valorização de sua produção social coletiva deixando os níveis superiores para os que com esforço e talento mereçam o pico da pirâmide incolor ou mestiça plena universal sem cotas .