O Forças Terrestres é um dos sites da Trilogia Forças de Defesa (www.fordefesa.com.br), especializado em Exércitos, Indústria de Defesa e Segurança, Geopolítica e Geoestratégia
VirtualXi
Primeiro, seja educado, já que nitidamente citou meu comentário.
Segundo, me diga para que presisamos de um MBT ou HBT último tipo com “canhão laser e invisibilidade”….. para atacar ou se defender de quem ?? A propósito, tens noção de quanto custa comprar ou desenvolver um blindado destes ??
Amigo, nossas FFAAs não são virtuais, mas o orçamento é !!!
Na primeira foto existem modelos diferentes, quais seriam?
Felipe Cps
15 anos atrás
Caramba, que são aqueles quadriculados na frente do veículo, serão defesa ativa?
Felipe Cps
15 anos atrás
Ops, “será” defesa ativa?
Marco
15 anos atrás
Alguem poderia postar as caracteristicas desse tanque? Ele esta ao mesmo nivel que os tanques ocidentais?
Bronco
15 anos atrás
Bandeira,
São os Type 59 chineses, cópias dos T-55 russos fabricados sob licença na China. São, até hoje, a espinha dorsal do exército chinês.
Bronco
15 anos atrás
Sobre as qualidades do tanque, permita-me transcrever um comentário do colega Brazilwolfpack no post de 15/02/2009, primeira aparição do Type 99 no Forças Terrestres:
“brazilwolfpack em 15 fev, 2009 às 1:27
O Type 99 representa o maior desenvolvimento dos tanques chineses da familia Type-80.
Por terem uma origem idêntica, os Type-99 são bastante parecidos com os tanques russos da familia T-72, como o recente tanque T-80 russo, embora relativamente ao T-72, o tanque chinês seja quase um metro mais comprido.
Exteriormente a principal característica exterior do Type-99 é a sua torre redesenhada (relativamente ao Type-85) que apresenta uma forma em cunha, o que implica um melhor perfil balístico, e melhor protecção fronta, e dá ao tanque um aspecto mais parecido com os tanques ocidentais, ao escapar à tradicional torre redonda dos tanques russos.
Porém, embora a torre mais «quadrada» do Type-99 faça o tanque ser mais parecido com os modelos ocidentais, no interior ele continua a ser idêntico ao T-72 russo.
Na parte frontal, nota-se que o Type-99 foi reforçado. Segundo informações não confirmadas pelos chineses por três camadas de blindagem.
Por causa da sua origem comum, e embora seja claro o esforço para aumentar a blindagem da torre, o Type-99 parece copiar o procedimento russo no que respeita à blindagem adicional dos T-80 eT-90, bem como a blindagem adicional dos T-72B. Esta aproximação ao problema, poderá indicar que o T-99 não contém nenhuma mudança radical em termos de protecção, continuando a ter os mesmos problemas de blindagem inadequada que continuam a ser o quesito mais problemático deste tipo de veículos.
Claramente o mais moderno dos tanques da China.
O casco foi claramente inspirado nos veículos russos e a torre inspirada nos carros de combate ocidentais, nomeadamente as versões mais recentes do Leopard-II. O motor turbo-diesel,esfriado a agua,tambem foi inspirado pelo motor alemão do Leopard-II.
O aumento do peso do Type-99 torna o tanque pesado demais para o seu tamanho e a estrutura do casco não permite aumentar a largura das lagartas.
Este problema faz com que a China considere a utilização deste tanque apenas em casos especiais e para unidades especiais, porque os chineses parecem acreditar que o peso elevado do tanque o torna dificil de utilizar em grandes zonas da China, onde o solo é demasiado mole para carros com um peso elevado.
Se a blindagem é um problema, o sistema motriz de origem alemã torna o tanque extremamente rápido, embora ele seja o mais pesado tanque derivado da família T-72.
Algumas fontes afirmam que este carro de combate tem um peso máximo de até 52 toneladas.
São também feitas várias referências a características deste carro de combate que não foram confirmadas por nenhuma fonte internacional, pelo que os dados são na maioria dos casos especulativos. A imprensa e sectores mais próximos da China, tendem a atribuir a este veículo capacidades que não estão de acordo com as linhas, dimensões exteriores e armamento do mesmo.
EmNovembro de 2008 foi anunciado o desenvolvimento do Type-99-A2 (Igualmente conhecido como Type-99G), o qual deverá começar a ser entregue ao exército da China em 2009. Trata-se de uma modificação do anterior modelo, com a diferença de incluir um motor transversal de 1500cv de potência, nova transmissão, tanque de combustível e sistema de arrefecimento. Além disso, ele contará com um sistema de protecção activa em substituição dos sensores Laser do modelo anterior. Calcula-se que a protecção frontal do tanque seja equivalente a 1.000 a 1.200mm de espessura. Foram construidos 200 tanques,os quais foram postos em uso em dois regimentos blindados de elite,nas regioes militares de Beijing e Shenyang,respectivamente.”
Não sei qual fonte foi utilizada, mas achei o comentário muito elucidativo.
Francisco AMX
15 anos atrás
Felipe, acho que são placas de cerâmica, proativa.
Estes tanques são cópias aperfeiçoadas do T-80… acho…
Olhando melhor a foto vi que além do veículo citado aparecem realmente vários veículos diferentes.
Além dos Type 99 e Type 59, também aparecem nas colunas atrás dos Type 59 os Type 86, veículos também fabricados baseados nos veículos russos, nesse caso específico no largamente utilizado BMP-1. É um veículo de apoio à infantaria. Carrega até 8 soldados e é equipado com uma canhão de 73 mm, um reparo para mísseis anti-tanque além da metralhadora de 12.7 mm.
Nas duas colunas à esquerda, logo abaixo do 4° helicóptero aparecem 6 (3 numa coluna e 3 na outra) os Type 85, também baseados nos BPM-1 mas com um desenho direfente. É um veículo blindado sobre lagartas de transporte de pessoal e cujo armamento se restringe à metralhadora de 12.7 mm.
Logo atrás desses aparecem também 6 unidades (3 na primeira coluna e 3 na segunda) de um veículo sobre rodas. Minha visão me trai, mas eu penso se tratar do Type 92, pois é o único blindado de tranporte de tropas de 6 rodas em uso na China. Tem inclusive versões de mais rodas. Já vi fotos de um 8×8. Não lembro qual armamento utiliza, mas acredito que seja a 12.7 mm também, já que é a metralhadora pesada padrão do exército de libertação.
Daí pra trás não enxergo mais, mas acho que se tratam de caminhões de transporte.
Não tenho como colocar fotos de um por um aqui, então basta fazer uma busca por imagens no google para ver os veículos citados.
Apesar de ser um apaixonado por blindados, inclusive os russos, particulamente – e sinceramente – eu acho que a China só tem lixo em seu inventário.
Bonita foto das colunas de tanques heim !!!
Que estrago faria alí um A-10 ou até mesmo um AMX-M …..
Calma….. não se anda em um TO com blindados assim…. mas que seria bonito de se ver seria !!
E nós ?? Nós vamos de Leo 1A5 que tá bom prá nossa bola.
Sds.
VirtualXi
15 anos atrás
Leopard 1A5 tá bom pra bola dos fracassados.
Lindo os Type 99. E eu como sempre, sonho ainda em ver um Osório versão 2010, com tudo de mais moderno em tecnologia eletrônica, inclusive com a tão sonhada transmissão elétrica.
Ao lixo com os Leopard do EB.
lucas lasota
15 anos atrás
bronco
o que eh aquele sensor/aparelho do lado a escotilha do atirador?
Cantarelli
15 anos atrás
Esses tanques chineses devem ser da ma qualidade tudo que é made china nao vale nada!
Bronco
15 anos atrás
Lucas Lasota,
Você tocou no que eu considero ponto principal desse MBT. É uma suíte de contra-medidas laser/eletrônica JD-3 passivas e ativas.
O sistema passivo consiste em um sistema de rastreamento de feixe laser no campo de batalha e de alerta laser (quando o tanque é iluminado) e o ativo consiste em um sistema laser de defesa.
Em outras palavras, é um sistema automatizado de alerta que assim que identifica a fonte do feixe de iluminação posiciona o aparelho em direção à fonte emissora e dispara um laser de alta intensidade que “cega” a fonte emissora danificando o sistema de iluminação laser do atirador inimigo.
De qualquer forma os sensores desse tanque ainda são um mistério para o ocidente. Mesmo o JD-3 ainda não é perfeitamente conhecido e ainda não se sabe como funciona.
Sabe-se apenas que o sistema é móvel e pode alterar sa visada tanto horizontalmente (360°) quando verticalmente (limitadamente), porém ainda guarda surpresas com um sistema elétrico que eleva o aparelho a uma determinada altura para facilitar a detecção de fontes laser ativas no campo de batalha.
Felipe Cps
15 anos atrás
Afffff esse tal VirtualXixi é um dos russófilos de plantão, daqueles que só vem ao blog pra dizer sujeira…
Passa fii…
Rodrigo Botelho Campos
15 anos atrás
Prezados(as),
a China é uma potência militar há décadas. Ela se armou para se defender do possível ataque dos países capitalistas, já que após a revolução de 1949, com a chegada do Partido Comunista ao poder, o inimigo comum dela e da URSS eram os EUA e a OTAN. Detinha o poder de milhões de homens em armas, e foi agregando armamentos, particularmente nucleares.
Não há como imaginar que o Brasil tenha como cenário para planejamento de defesa uma guerra com a China ou qualquer dos países do Conselho de Segurança da ONU. Portanto, o benchmarking para defesa não são estes países. Eu diria que o benchmarking para o Brasil em termos de defesa seriam países como a Itália, Espanha, Canadá ou Austrália, países com uma inserção política e econômica semelhantes ao nosso país.
Desta forma, e me atendo ao teatro de operações para blindados que é o Sul/Centro-Oeste do país, regiões com terrenos próprios para o uso de blindados, o que está sendo proposto me parece adequado para a defesa do país. Exemplos: 1/14º GAV (Canoas/RS) equipado com F-5M e posteriormente com a aeronave do programa FX-2; 1/10º GAV e 3/10º GAV equipados com A-1 modernizados e equipados com mísseis anti-radiação, outros armamentos e novos sensores eletrônicos (Litening, Recelite, etc.); 5º/8º GAV (Santa Maria/RS) equipado com Blackhawk e desativação do H-1H (Comentário: há notícia de que o EB receberá 4 Mil-Mi 35 equipado para ações anti-blindado. Suponho que para unidade no sul do Brasil); os regimentos de carro de combate equipados com Leopard A1A; os regimentos de cavalaria blindado equipados com Leopard BE e desativação dos M-41; os regimentos de cavalaria mecanizada equipados com as diversas versõs do VBTP (IVECO); os batalhões de infantaria blindado, idem (suponho que o M-113 será paulatinamente desativado pois o programa de modernização dele foi cancelado); os regimentos de cavalaria blindado no Mato Grosso do Sul equipados com M-60 (Comentário: para um cenário de defesa com os países limítrofes, Bolívia e Paraguai, me parece equipamentos mais do que suficientes). Enfim, é preciso ver a estratégia de defesa de maneira agregada, pois em caso de conflito o EB e a FAB agirão em conjunto.
Para comentários.
Rodrigo Botelho Campos
Noel
15 anos atrás
Rodrigo Botelho Campos,
“5º/8º GAV (Santa Maria/RS) equipado com Blackhawk e desativação do H-1H (Comentário: há notícia de que o EB receberá 4 Mil-Mi 35 equipado para ações anti-blindado. Suponho que para unidade no sul do Brasil);”
Essas informações vc as tem pessoalmente ou de alguma mídia, pois a aquisição de mais Blackhawk, até a pouco não estavam confirmadas.
Não é provocação, é só curiosidade.
Sds
PS: quanto aquele seu post sobre os 3 PA, o sonho só seria possível com um orçamento astronomicamente superior ao atual.
Marcelo Tadeu
15 anos atrás
Parece uma cópia pirata do M-1 Abrams!!!!
Marcos T.
15 anos atrás
Respondendo a pergunta: De que serve um MBT moderno para o Brasil?
1-Desenvolvimento de tecnologias uteis a toda cadeia produtiva brasileira;
2-Maior equilibrio entre meios;
3-Um MBT ainda é uma preucupação para o inimigo;
4-Se a Argentina por uma desgraça do destino vier a ganhar a próxima copa, nós gaucho não vamo aguenta as tocação de flauta e vamo te que invadi os mardito;
5-Porque é legal;
6- E porque eu gosto!
Rodrigo Botelho Campos
15 anos atrás
Prezado Noel,
eu li em revista ou site especializado. Não sou militar. A única fonte que tenho é a imprensa.
Não propus três, mas duas flotilhas nucleadas por porta-aviões ou assemelhado (mencionado no documento Estratégia Nacional de Defesa), num prazo de 20 anos.
Nações que tem historia, elas normalmente se desenvolve; porque ” É com o passado que construimos o futuro. Vejamos o caso da China,historicamente foi um pais divido em clãns,foi necessario que o Japão na 2º Guerra invadise a Manduchuria, foi quando todo o pais se uniu para derrotalos. Houve uma serie de reformas politicas e ideologicas. Desde então começou as mudanças,algumas coisas boa do capitalismo,mas sempre o estado atento.Tinha uma forças armadas
apenas quantidade humana,mas na verdade sem armamento necessário para uma Forças Armadas.Normalmente eu não substimo nenhuma nação
mas tabem não emdeuso.China começou copiar,aprender,com defeitos e virtudes, material bélico; na verdade hoje é uma potencia militar> Vejamos: J-10 ( caça) Blindados T-90,sua marinha com grandes belonaves,porta-aviões destroy e outros. Agora pergunto e nos! O que temos? O que fabricamos? Somente agora neste governo temos uma esperança. Parece que vivemos sobre guarda chuva de outras nações,niguem vai tirar nossa riqueza!…No mundo hoje exececivamente mercantilista,temos que estar atento. “Um olho no padre e outro na Missa” Somos um pais rico e um povo pobre! Mas somos o celeiro do mundo.Antes de morrer verei este pais independente tecnologicamente.Não sou militar pouco entendo,mas sempre compro nas bancas as revista destes assunto.Tecnologia$ Defesa,Asas,Força Aerea.
VirtualXi
Primeiro, seja educado, já que nitidamente citou meu comentário.
Segundo, me diga para que presisamos de um MBT ou HBT último tipo com “canhão laser e invisibilidade”….. para atacar ou se defender de quem ?? A propósito, tens noção de quanto custa comprar ou desenvolver um blindado destes ??
Amigo, nossas FFAAs não são virtuais, mas o orçamento é !!!
Sds.
Valeu Bronco, grande abraço
alguém sabe responder se o Basil faz manobras desse porte com seus carros de combate
Na primeira foto existem modelos diferentes, quais seriam?
Caramba, que são aqueles quadriculados na frente do veículo, serão defesa ativa?
Ops, “será” defesa ativa?
Alguem poderia postar as caracteristicas desse tanque? Ele esta ao mesmo nivel que os tanques ocidentais?
Bandeira,
São os Type 59 chineses, cópias dos T-55 russos fabricados sob licença na China. São, até hoje, a espinha dorsal do exército chinês.
Sobre as qualidades do tanque, permita-me transcrever um comentário do colega Brazilwolfpack no post de 15/02/2009, primeira aparição do Type 99 no Forças Terrestres:
“brazilwolfpack em 15 fev, 2009 às 1:27
O Type 99 representa o maior desenvolvimento dos tanques chineses da familia Type-80.
Por terem uma origem idêntica, os Type-99 são bastante parecidos com os tanques russos da familia T-72, como o recente tanque T-80 russo, embora relativamente ao T-72, o tanque chinês seja quase um metro mais comprido.
Exteriormente a principal característica exterior do Type-99 é a sua torre redesenhada (relativamente ao Type-85) que apresenta uma forma em cunha, o que implica um melhor perfil balístico, e melhor protecção fronta, e dá ao tanque um aspecto mais parecido com os tanques ocidentais, ao escapar à tradicional torre redonda dos tanques russos.
Porém, embora a torre mais «quadrada» do Type-99 faça o tanque ser mais parecido com os modelos ocidentais, no interior ele continua a ser idêntico ao T-72 russo.
Na parte frontal, nota-se que o Type-99 foi reforçado. Segundo informações não confirmadas pelos chineses por três camadas de blindagem.
Por causa da sua origem comum, e embora seja claro o esforço para aumentar a blindagem da torre, o Type-99 parece copiar o procedimento russo no que respeita à blindagem adicional dos T-80 eT-90, bem como a blindagem adicional dos T-72B. Esta aproximação ao problema, poderá indicar que o T-99 não contém nenhuma mudança radical em termos de protecção, continuando a ter os mesmos problemas de blindagem inadequada que continuam a ser o quesito mais problemático deste tipo de veículos.
Claramente o mais moderno dos tanques da China.
O casco foi claramente inspirado nos veículos russos e a torre inspirada nos carros de combate ocidentais, nomeadamente as versões mais recentes do Leopard-II. O motor turbo-diesel,esfriado a agua,tambem foi inspirado pelo motor alemão do Leopard-II.
O aumento do peso do Type-99 torna o tanque pesado demais para o seu tamanho e a estrutura do casco não permite aumentar a largura das lagartas.
Este problema faz com que a China considere a utilização deste tanque apenas em casos especiais e para unidades especiais, porque os chineses parecem acreditar que o peso elevado do tanque o torna dificil de utilizar em grandes zonas da China, onde o solo é demasiado mole para carros com um peso elevado.
Se a blindagem é um problema, o sistema motriz de origem alemã torna o tanque extremamente rápido, embora ele seja o mais pesado tanque derivado da família T-72.
Algumas fontes afirmam que este carro de combate tem um peso máximo de até 52 toneladas.
São também feitas várias referências a características deste carro de combate que não foram confirmadas por nenhuma fonte internacional, pelo que os dados são na maioria dos casos especulativos. A imprensa e sectores mais próximos da China, tendem a atribuir a este veículo capacidades que não estão de acordo com as linhas, dimensões exteriores e armamento do mesmo.
EmNovembro de 2008 foi anunciado o desenvolvimento do Type-99-A2 (Igualmente conhecido como Type-99G), o qual deverá começar a ser entregue ao exército da China em 2009. Trata-se de uma modificação do anterior modelo, com a diferença de incluir um motor transversal de 1500cv de potência, nova transmissão, tanque de combustível e sistema de arrefecimento. Além disso, ele contará com um sistema de protecção activa em substituição dos sensores Laser do modelo anterior. Calcula-se que a protecção frontal do tanque seja equivalente a 1.000 a 1.200mm de espessura. Foram construidos 200 tanques,os quais foram postos em uso em dois regimentos blindados de elite,nas regioes militares de Beijing e Shenyang,respectivamente.”
Não sei qual fonte foi utilizada, mas achei o comentário muito elucidativo.
Felipe, acho que são placas de cerâmica, proativa.
Estes tanques são cópias aperfeiçoadas do T-80… acho…
Grato pelo esclarecimento Bronco
Bandeira,
Disponha.
Olhando melhor a foto vi que além do veículo citado aparecem realmente vários veículos diferentes.
Além dos Type 99 e Type 59, também aparecem nas colunas atrás dos Type 59 os Type 86, veículos também fabricados baseados nos veículos russos, nesse caso específico no largamente utilizado BMP-1. É um veículo de apoio à infantaria. Carrega até 8 soldados e é equipado com uma canhão de 73 mm, um reparo para mísseis anti-tanque além da metralhadora de 12.7 mm.
Nas duas colunas à esquerda, logo abaixo do 4° helicóptero aparecem 6 (3 numa coluna e 3 na outra) os Type 85, também baseados nos BPM-1 mas com um desenho direfente. É um veículo blindado sobre lagartas de transporte de pessoal e cujo armamento se restringe à metralhadora de 12.7 mm.
Logo atrás desses aparecem também 6 unidades (3 na primeira coluna e 3 na segunda) de um veículo sobre rodas. Minha visão me trai, mas eu penso se tratar do Type 92, pois é o único blindado de tranporte de tropas de 6 rodas em uso na China. Tem inclusive versões de mais rodas. Já vi fotos de um 8×8. Não lembro qual armamento utiliza, mas acredito que seja a 12.7 mm também, já que é a metralhadora pesada padrão do exército de libertação.
Daí pra trás não enxergo mais, mas acho que se tratam de caminhões de transporte.
Não tenho como colocar fotos de um por um aqui, então basta fazer uma busca por imagens no google para ver os veículos citados.
Apesar de ser um apaixonado por blindados, inclusive os russos, particulamente – e sinceramente – eu acho que a China só tem lixo em seu inventário.
Bronco,
O texto sobre o Type-99 é do areamilitar: http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/TER.aspx?nn=91
Abraços,
Allysson
só nos resta usar o babador e morrer de inveja.
Valeu Francisco AMX!
valeu bronco!
muito interessante, nao?
Bonita foto das colunas de tanques heim !!!
Que estrago faria alí um A-10 ou até mesmo um AMX-M …..
Calma….. não se anda em um TO com blindados assim…. mas que seria bonito de se ver seria !!
E nós ?? Nós vamos de Leo 1A5 que tá bom prá nossa bola.
Sds.
Leopard 1A5 tá bom pra bola dos fracassados.
Lindo os Type 99. E eu como sempre, sonho ainda em ver um Osório versão 2010, com tudo de mais moderno em tecnologia eletrônica, inclusive com a tão sonhada transmissão elétrica.
Ao lixo com os Leopard do EB.
bronco
o que eh aquele sensor/aparelho do lado a escotilha do atirador?
Esses tanques chineses devem ser da ma qualidade tudo que é made china nao vale nada!
Lucas Lasota,
Você tocou no que eu considero ponto principal desse MBT. É uma suíte de contra-medidas laser/eletrônica JD-3 passivas e ativas.
O sistema passivo consiste em um sistema de rastreamento de feixe laser no campo de batalha e de alerta laser (quando o tanque é iluminado) e o ativo consiste em um sistema laser de defesa.
Em outras palavras, é um sistema automatizado de alerta que assim que identifica a fonte do feixe de iluminação posiciona o aparelho em direção à fonte emissora e dispara um laser de alta intensidade que “cega” a fonte emissora danificando o sistema de iluminação laser do atirador inimigo.
De qualquer forma os sensores desse tanque ainda são um mistério para o ocidente. Mesmo o JD-3 ainda não é perfeitamente conhecido e ainda não se sabe como funciona.
Sabe-se apenas que o sistema é móvel e pode alterar sa visada tanto horizontalmente (360°) quando verticalmente (limitadamente), porém ainda guarda surpresas com um sistema elétrico que eleva o aparelho a uma determinada altura para facilitar a detecção de fontes laser ativas no campo de batalha.
Afffff esse tal VirtualXixi é um dos russófilos de plantão, daqueles que só vem ao blog pra dizer sujeira…
Passa fii…
Prezados(as),
a China é uma potência militar há décadas. Ela se armou para se defender do possível ataque dos países capitalistas, já que após a revolução de 1949, com a chegada do Partido Comunista ao poder, o inimigo comum dela e da URSS eram os EUA e a OTAN. Detinha o poder de milhões de homens em armas, e foi agregando armamentos, particularmente nucleares.
Não há como imaginar que o Brasil tenha como cenário para planejamento de defesa uma guerra com a China ou qualquer dos países do Conselho de Segurança da ONU. Portanto, o benchmarking para defesa não são estes países. Eu diria que o benchmarking para o Brasil em termos de defesa seriam países como a Itália, Espanha, Canadá ou Austrália, países com uma inserção política e econômica semelhantes ao nosso país.
Desta forma, e me atendo ao teatro de operações para blindados que é o Sul/Centro-Oeste do país, regiões com terrenos próprios para o uso de blindados, o que está sendo proposto me parece adequado para a defesa do país. Exemplos: 1/14º GAV (Canoas/RS) equipado com F-5M e posteriormente com a aeronave do programa FX-2; 1/10º GAV e 3/10º GAV equipados com A-1 modernizados e equipados com mísseis anti-radiação, outros armamentos e novos sensores eletrônicos (Litening, Recelite, etc.); 5º/8º GAV (Santa Maria/RS) equipado com Blackhawk e desativação do H-1H (Comentário: há notícia de que o EB receberá 4 Mil-Mi 35 equipado para ações anti-blindado. Suponho que para unidade no sul do Brasil); os regimentos de carro de combate equipados com Leopard A1A; os regimentos de cavalaria blindado equipados com Leopard BE e desativação dos M-41; os regimentos de cavalaria mecanizada equipados com as diversas versõs do VBTP (IVECO); os batalhões de infantaria blindado, idem (suponho que o M-113 será paulatinamente desativado pois o programa de modernização dele foi cancelado); os regimentos de cavalaria blindado no Mato Grosso do Sul equipados com M-60 (Comentário: para um cenário de defesa com os países limítrofes, Bolívia e Paraguai, me parece equipamentos mais do que suficientes). Enfim, é preciso ver a estratégia de defesa de maneira agregada, pois em caso de conflito o EB e a FAB agirão em conjunto.
Para comentários.
Rodrigo Botelho Campos
Rodrigo Botelho Campos,
“5º/8º GAV (Santa Maria/RS) equipado com Blackhawk e desativação do H-1H (Comentário: há notícia de que o EB receberá 4 Mil-Mi 35 equipado para ações anti-blindado. Suponho que para unidade no sul do Brasil);”
Essas informações vc as tem pessoalmente ou de alguma mídia, pois a aquisição de mais Blackhawk, até a pouco não estavam confirmadas.
Não é provocação, é só curiosidade.
Sds
PS: quanto aquele seu post sobre os 3 PA, o sonho só seria possível com um orçamento astronomicamente superior ao atual.
Parece uma cópia pirata do M-1 Abrams!!!!
Respondendo a pergunta: De que serve um MBT moderno para o Brasil?
1-Desenvolvimento de tecnologias uteis a toda cadeia produtiva brasileira;
2-Maior equilibrio entre meios;
3-Um MBT ainda é uma preucupação para o inimigo;
4-Se a Argentina por uma desgraça do destino vier a ganhar a próxima copa, nós gaucho não vamo aguenta as tocação de flauta e vamo te que invadi os mardito;
5-Porque é legal;
6- E porque eu gosto!
Prezado Noel,
eu li em revista ou site especializado. Não sou militar. A única fonte que tenho é a imprensa.
Não propus três, mas duas flotilhas nucleadas por porta-aviões ou assemelhado (mencionado no documento Estratégia Nacional de Defesa), num prazo de 20 anos.
Grato.
Atenciosamente,
Rodrigo Botelho Campos
Grato, Rodrigo.
Sds
Nações que tem historia, elas normalmente se desenvolve; porque ” É com o passado que construimos o futuro. Vejamos o caso da China,historicamente foi um pais divido em clãns,foi necessario que o Japão na 2º Guerra invadise a Manduchuria, foi quando todo o pais se uniu para derrotalos. Houve uma serie de reformas politicas e ideologicas. Desde então começou as mudanças,algumas coisas boa do capitalismo,mas sempre o estado atento.Tinha uma forças armadas
apenas quantidade humana,mas na verdade sem armamento necessário para uma Forças Armadas.Normalmente eu não substimo nenhuma nação
mas tabem não emdeuso.China começou copiar,aprender,com defeitos e virtudes, material bélico; na verdade hoje é uma potencia militar> Vejamos: J-10 ( caça) Blindados T-90,sua marinha com grandes belonaves,porta-aviões destroy e outros. Agora pergunto e nos! O que temos? O que fabricamos? Somente agora neste governo temos uma esperança. Parece que vivemos sobre guarda chuva de outras nações,niguem vai tirar nossa riqueza!…No mundo hoje exececivamente mercantilista,temos que estar atento. “Um olho no padre e outro na Missa” Somos um pais rico e um povo pobre! Mas somos o celeiro do mundo.Antes de morrer verei este pais independente tecnologicamente.Não sou militar pouco entendo,mas sempre compro nas bancas as revista destes assunto.Tecnologia$ Defesa,Asas,Força Aerea.
Minhas cinceras desculpas pelo comentario.
Cordialmente