Estresse
O ministro Nelson Jobim (Defesa) andou com um pé fora do governo. O presidente Lula teve que ter uma longa conversa com seu ministro. Jobim não se conforma com os cortes no orçamento de sua pasta e a forma como eles foram feitos.
FONTE: Coluna Panorama Político – Ilimar Franco / O Globo – 29/04/2009
NOTA do BLOG: Segundo uma fonte, é forte a pressão para a saída do Ministro Jobim, devido aos profundos cortes no orçamento da Defesa de 2009. Muito se prometeu, mas com a crise financeira, pouco poderá ser feito de concreto neste ano.
Bosco,
vc sabe que o respeito e admiração são mutuos.
Mas quem disse que está tudo uma maravilha? Eu não disse isso.
Só disse que as reclamações eram infundadas, pois tudo o que eu escrevi acima saiu aqui mesmo, no blog. Ou melhor, nos 3 blogs. Isso não é sinônimo de dizer que tudo está uma maravilha.
Mas não podemos brigar com a realidade, pois não adianta. os projetos estão aí e estão sendo colocados pra andar. E é isso e apenas isso o que eu disse.
abração meu caro amigo
Hornet pra Ministro da Defesa!!!
Falou bem, como sempre.
Forte abraço,
MHenrique
General Heleno para ministro da defesa, ai sim eu acredito!
Essa é a tônica desse governo: muita conversa e pouco resultado. Teve até ministro prometendo construir “50 usinas nucleares até 2060” kkkkk imagina…tamo quase trinta anos pra construir Angra 3 e o cara querendo fazer a gente acreditar que o governo vai construir uma usina por ano???? Eita Zé Povinho acorda!!!!!
Uai, cadê o submarino nuclear, as 50 NaPas, os 120 caças, as escoltas de 6000 t, etc?
Fizeram a gente brigar aqui no blog por nada?
O submarino era dado como certo agora ninguém mais fala no bichão?
Os poucos recursos que vão sobrar com a desculpa da “CRISE” vai ser desviado para fazer o Opalão funcionar (se é que tem jeito) e pra fazer aquelas velharias voarem. Tenha dó.
Eu duvido do F-X2. Não sai! Vai ficar pro próximo governo.
Eu já acho que não vai ter nem caça tampão. Vamos ficar mesmo é com a dupla F-5/Mirage atual.
E tem gente que acha que o Chile é que está errado com seus F-16.
Coitados!
Vivemos de mortadela e arrotamos caviar. Rsrs…..
Governo Lula visto de forma realista é isso aí, o Planejamento é excelente, mas na hora do “vamo vê”, do dim-dim faz de conta que não é com ele
Foi o Ilimar Franco escreveu isso? E no Blog dele ainda por cima?!!!
Então deixa eu traduzir: o Jobim fica no ministério até o fim do mandato do Lula e o tudo o mais sai de acordo com o planejado. Dentro do planejado…não se constrói um submarino em dois meses, né? E nem em duas semanas…
O Ilimar Franco não comenta, ele torce contra…é mais um dos urubólogos do PIG. Anda de mãos dadas com a Mirian Leitão (Noblat etc.), que já previu a quebra econômica do Brasil umas 20 vezes nesses últimos 5 meses. Pro azar dela o Brasil não só não quebrou com a crise, como está numa posição infinitamente mais favorável que vários outros países europeus e mesmo os EUA.
Podem ficar sossegado…isso aí não pega nada.
abraços a todos
É só colocar um Post do tipo “qual caça o brasil deve produzir, ou arma”…. E eu sempre falo pois eu era militar e sei, faz 30 anos que tá essa putaria de programa fx dos caça, essa putaria de produção de blindado, MAS NADA, NADA acontece porque a verdade é que o exercito não teve COMPETÊNCIA de matar na época da ditadura esse povo que tá sacaneando em brasilia!!!!
Urubólogos do mundo…digo, do blog, uni-vos!!!…kkkkk
Ou vcs não acompanham as notícias do próprio blog, ou não as entendem, ou fizeram o curso de Urubologia com a Miriam Leitão? E foram aprovados com 10 com louvor!
Basta dar uma pesquisadinha rápida no próprio blog (nos 3 blogs) e saberão que:
– o financiamento dos Submarinos já saiu (e a construção dos mesmos está em curso. O problema é que Submarinos, ao contrário do macarrão miojo, não ficam prontos em 3 minutos. Uma pena, é uma falha da engenharia submarinística…um dia isso precisava ser melhorado! Alguém precisava inventar o “submarino miojo”: é só colocar na água quente e em 3 minutos fica pronto…assim os Urubólogos ficavam mais contentes, e de quebra, evitaria os comentários cansativos e repetitivos dos devotos de São Tomé…ajudava nas duas coisas);
– O dinheiro para o desenvolvimento da parte nuclear do Sub já existe, desde o ano passado, e está sendo repassado tal como anunciado. É uma verba anual. Mas ela não sai da verba da MB…ela é uma verba extra, vem de outro lugar, não sei se da Finep ou algo assim. Portanto, essa verba (assim como as demais) não têm nada que ver com os cortes efetuados no orçamento das FAS, pois esse orçamento é basicamente para o custeio e a manutenção, e não para investimento (todo mundo sabe disso, menos os Urubólogos, pelo visto);
– Por falar em Finep…a Finep e o BNDES estão investindo neste ano R$ 188,7 milhões em 25 projetos da área de defesa (poderia ser mais? Poderia. Mas para um momento de crise, isso não é pouco, não!);
– O financiamento dos 50 Helis já saiu, e os Helis estão começando a ser fabricados;
– os 12 helis de ataque (os Helis russos) já foram comprados e começam a ser entregues no fim deste ano;
– a modernização dos caças da MB já foi contratada junto a Embraer e o contrato já foi assinado na última LAAD (o cronograma de entrega já foi anunciado, enclusive);
– O governo já assinou também o contrato com a Embraer para a fabricação dos KC-390 (o valor investido será de 3 bilhões, em todo o projeto);
– O FX2 está na sua reta final (apesar dos Urubólogos terem matado ele várias vezes: uma hora é a crise, outra hora é não sei o quê…desde o ano passado os Urubólogos querem matar o FX2, mas não conseguiram nada até agora. O FX2 resiste a Urubólogos. O FX2 é mais forte que os Urubólogos. A FAB é mais inteligente que os Urubólogos);
a lista poderia seguir, mas acho que já é o suficiente…enfim…
Agora, se ainda exite alguém no Brasil que não consegue viver numa democracia, a solução é fácil: basta pedir asilo político para alguma ditadura…Existem várias no mundo ainda. Basta alegar que vc é um perseguido político da democracia, que qualquer ditador de plantão te acolhe. Sem problemas.
E se alguém se acha “Zé Povinho”, fazer o quê? Só não generaliza, por que eu não me acho isso…não tenho o espírito de derrotado, de jeito nenhum.
Agora, se o Jobim está reclamando de falta de verba para tocar os projetos elaborados e propostos no END…então que vá chorar na cama que é lugar quente. O problema é que eu tenho certeza que essa notícia não confere com a verdade.
abraços a todos
É isso ae Hornet, sempre sensato e conciso.
Abraços.
O Hornet pelo jeito é comentarista profissional kkkkk a gente não pode falar mal do governo que ele já fica todo “mordido” kkkkkk vou pedir emprego pro tio Lula para defender ele nos blogs da vida hehehehe pra quem tem 114 acessores direto um a mais não vai fazer diferença…
jota…kkkkkk
Não se trata de defender o governo ou coisa do tipo. Se trata de colocar os pingos nos iiii.
Existe uma diferença enorme entre crítica e não compreensão das coisas. E só se pode criticar alguma coisa que se conheça, senão não é crítica…é lamúria, é difamação, é falta de compreensão, é preconceito, qualquer outra coisa, menos crítica.
Um exemplo que certamente ficará claro a todos: se uma crítica de arte chegar diante de um quadro e falar assim: “existe muito azul e tem um negocinho amarelo ali no canto. Não gostei do quadro”.
Isso não é crítica e não é nada. Não é uma crítica técnica, nem subjetiva e nem nada. Simplesmente mostra que a tal “crítica de arte” não entende nada de arte, só isso.
Voltando, então. A rigor, ninguém fez crítica alguma. Nem ao governo, nem ao END, nem ao planejamento das FAs, nem ao Jobim e nem a nada. Simplesmente expuseram suas visões pessimistas sobre o andamento das coisas no Brasil. E eu simplesmente rebati dizendo que essa visão pessimista (calacada numa “futurologia” que diz que nada vai dar certo, a tal da Urobologia a qual me referia) não tem fundamento, pois as coisas estão andando. Portanto, não defendi ninguém, nem o governo e nem nada. Simplesmente defendi a posição que se precisa entender o que está acontecendo ao seu redor.
Se quiserem, um dia, estabelecer um debate crítico sobre o END, as FAs, a política de defesa do país e tudo o mais…estarei aqui pra debater e contribuir na crítica. Só que, crítica não é difamação e nem tão pouco Urobologia. São coisas completamente diferentes. Raramente vejo alguém criticar alguma coisa aqui relativo à política de defesa do Brasil…são raros os momentos que isso acontece.
Crítica pressupõe entender o que ocorre, entender a proposta e o processo para averiguar se o objetivo é desejável ou não, ver o desdobramento do proposto e avaliar se tal desdobramento é interessante ou não, se o custo benefício vale a pena ou não, se o caminho está correto ou não, se os objetivos finais são legítimos ou não, e se houver discordância, expor qual a proposta alternativa, qual o caminho alternativo etc. O conceito de crítica pressupõe uma correção de rota e, portanto, só existe crítica quando existe a exposição da rota alternativa…caso contrário não é crítica…é outra coisa, como eu disse acima – qualquer coisa, menos crítica.
grande abraço
Concordo com o Hornet.
chega de choradeira. Sejamos praticos, pode mos até discordar do ritmo das aquisições ou mesmo do projeto politico-militar, mas esta sendo feito algo que a muito tempo não se via. Politicos ditos Neoliberais venderam o País a estrangeiro, quebraram nosso industria de defesa, deixaram um baita rombo nos cofres publicos e quando sairam foram p/ os EUA “descansar”. Aos poucos estão sendo feitas as coisas por aqui, muito embora muitos rezem pra dar alguma coisa errada pra poderem criticar “Tá vendo são uns incompetentes”. Não sou nenhum velhos mas tambem deixei de ser considerado jovem, vi meu pais passar por muitos pacotes economicos e não vi nada melhor do que estou vivendo agora, então por que só criticar e fechar os olhos p/ a parte boa da coisa.
Engraçado.
Porque será que os defensores do FHC, Lula e cia ltda. (vulgo esquerda festiva) não explicam ou evitam falar sobre o descaso com o Programa Espacial Brasileiro?
Será que é por causa dos quilombolas? É bom não tocar em assuntos perigosos! Bolsas de mestrado podem ser cortadas …
Da legislação que coloca em risco a soberania territorial do Brasil, aprovada e patrocinada pela esquerda e esquerdistas. Disfarça …
Pobre promotor do RS que mexeu com as escolas doutrinarias do MST. Mas é melhor não tocar no assunto. Cadê os pedagogos marxistas … Cadê o E.C.A.?
Vamos falar de verbas assinadas como aquela que o FHC assinou sobre participação do Brasil na Estação Espacial. O que aconteceu mesmo?
Vão sonhando…
Nunca vi tamanha ingenuidade e tanta paixão pelo Lulismo.
Mal conseguimos nos livrar do Varguismo, e até hoje os argentinos sofrem com o Peronismo e agora teremos o Lulismo.
Os brasileiros adoram corrupção, ineficiência e bravatas.
Adeus rafale 🙁
Hornet,
eu tenho grande respeito por sua pessoa mas não posso dizer o mesmo dos senhores de Brasília.
A República dos Compadres nunca esteve tão atuante e tem cortina de fumaça em todos os setores. Tomara que todas essas promessas, financiamentos e investimentos se concretizem. No Brasil para que tudo pare, basta uma “canetada”.
Também não me acho “Zé Povinho” já que conseguimos levar a vida com dignidade e ainda sustentar uma corja de aproveitadores instalados nos gabinetes do poder.
Vemos absurdos em todos os níveis da admnistração pública. Todos! Federal, estadual e municipal.
As raposas que administram o galinheiro estão tendo verdadeiros e “patrióticos” orgasmos múltiplos.
Literalmente nada se faz na administração pública de maneira transparente sem que haja no mínimo um superfaturamentozinho básico ou pelo menos um projeto sem pé nem cabeça ou um que pare no meio do caminho.
Superfaturamentos, direitos abusivos, má versação de verba pública, desmandos, apadrinhamentos, fisiologismos, Estado agigantado, burocracia abusiva, custo Brasil, propina pura e simples, etc.
Nossas estradas não valem nada, custam caro devido à corrupção, no dia seguinte à inauguração já precisam de manutenção, que diga-se de passagem será ad-eternum para gerar mais superfaturamentos das empresas apadrinhadas responsáveis em tapar os buracos. E somos nós que nós que nos estrubicamos nelas. Nós e nossos filhos.
Escolas idem. Saúde é de dar dó.
Só na área da defesa é que tudo está uma maravilha?
Tomara que esteja certo mas eu me dou o direito de duvidar assim como nossos governantes se dão ao direito de nos espoliar.
Eles me consideram um idiota e eu os considero uns salafrários aproveitadores.
Pau que dá em Chico dá em Francisco.
Um abraço meu caro.
Cavalheiros
O governo atual tem corruptos? Tem. Tem (ex)terrotistas? Tem. Tem (ex)assaltantes de bancos? Tem. Tem (ex)sequestradoires? Tem. Idem Legislativo. Idem Judiciário. Quem quiser malhar este estado de coisa, fique a vontade nos blogs específicos.
Só gostaria de lembrar que os ministros Jobim e Mangabeira podem ser tudo, menos esquerdistas. E são eles que estão mudando a mentalidade de Defesa do País. Defesa com absorção/desenvolvimento de tecnologia. E são dois civis falando de defesa. Coisa que nunca antes acontecera.
Pergunto a qualquer um aqui: qual programa foi oficialmente cancelado? Na verdade estão todos em andamento. Ora mais rápido, ora mais lentamente.
O importante é que temos um Plano. Sabemos o que queremos, aonde queremos chegar. Se vamos de escada ou elebavor, isso fica dentro das disponibilidades de momento.
Ano que vem tem campanha política. A da Dilma até já começou.Daí sim poderemos debater sobre a velocidade do andamento dos projetos de defesa e outros. Por que estão lentos? Seria corrupção? Entreguismo? Má vontade? E outros, por que estão rápidos demais? Propinas? Boa vontade?
Um comentário ao prezado Jota. O Hornet, embora pareça, não é comentarista profissional. É apenas uma pessoa muito bem informada. Isto porque ele procura estar sempre bem informado. Além de ser um membro atuante da RESISTENCE. Concordando ou não com o que ele escreve, procure sempre ler o que ele escreve.
Abraços a todos.
Desculpem
Onde está “elebavor” entendam elevador.
Hornet
Tem meu apoio!
Bosco
O que estamos falando aqui não é politicagem e sim defesa,nas áreas de defesa está sendo cumprido,esse reporter da matéria e um FANFARRÃO,já li algumas vezes suas matérias e lhes garanto,SÃO UM LIXO!
Quer dizer,se um reporter DESPREPARADO fala mal sobre defesa,todos acreditam,agora quando falaram uma vez a mentira de que o EB receberia R$22 bilhões(que foi mentira também)ai ninguém acreditou.
Quando o MSS1.2 não tinha saido,falaram”ahh não vai sair não”.E o que aconteceu 1 semana depois?isso mesmo,saiu!Também não foi diferente com o MAR-1.
Tenho uma frase melhor:Passarinho que come pedra,sabe o fiofó que tem.
Hornet:
Queria tanto ter sua visãozinha de “tudo azul, sol de norte a sul”… Quando eu tomo umas cajebrina a mais até fico otimista como você. Mas depois vem a ressaca… Sei que você é um cara inteligente e bem informado, mas certas horas você defende o indefensável. Mas tudo bem, o futuro dirá, ou, como diria alguém, “a história fará justiça” ao lulo-petralhismo… É assim que funciona mesmo neh, caro historiador?
Infelizmente o que vejo no dia a dia é mais preto que breu meu caro… Se vier o tal FX2 eu já me dou por contente pacas. Se vier um fuzil novo pro EB então eu soltarei rojões por uns três dias…
Abs.
O melhor jeito de se concordar é analizando os fatos
Felipe
Mas o que o Hornet e eu dissemos tem alguma mentira?(não que vc queira dizer isso).
Então,quando se tem razão,e que isto é digno de ser considerado verdade.
Quem mentiu foi esse reporter incopetente.
Não há razão para a mentira,assim como a mentira não tem razão.
Abraços.
Agora,ma dêem seus argumentos provando o contrário,falo de provas.
Tem vezes que a mídia mais erra do que acerta,aqui no Rio isto está cheio.
Outro numa rádio aqui do Rio,veio um comentarista babaca dizendo que não existe obras do PAC aqui no Rio,olha o absurdo!existe sim e algumas delas se encontram em Jacarépagua.
Parabéns Hornet pelo comentário de grande visão,
Não se pode tirar todo o dinheiro do Governo para a pasta da Defesa, mas se pode fazer as coisas aos poucos “sim” e olha o que está sendo feito até agora não se foi feito durante pelo menos uns 10 anos ou seja durante o Governo do Sr. Fernando Henrique que nada fez na area de Defesa.
Os projetos estão andando, agora somente o tempo pode resolver mesmo, como o Hornet falou os Sub não podem ser construídos de uma hora para outra leva tempo, os helis tb e por aí vai…..
Nosso FX2 vai sair sim e não acredito sinceramente de que o nosso Ministro Nelson Jobim vá sair do Mistério da Defesa, ele simplesmente foi o melhor que já passou por essa cadeira até o momento.
Parabéns caro Hornet pelo comentário sensato e totalmente respaldado na atual situação que passamos.
Abs.
Rodrigão, concordo com você.
General Augusto Heleno na cabeça.
Com ele a frente do ministério da DEFESA, eu encostaria minha cabeça no travesseiro e durmiria tranquilho, tranquilho.!!!
O Jobim atualmente esta fazendo muita coisa boa, é inegavel que a dupla Jobim / Mangabeira estão fazendo realmente bastante coisa e todos sabemos disso.
Más com o Heleno complementando esse trio, sem dúvida teriamos muito mais a ganhar.
Porque eles não cortam verbas do congresso,não reduz pagamento dos juros da dívida interna aos bancos, parem de financiar algumas ONG,dinheiro existe.
Acho que muitos se utilizam do troll para debater. Pregam a discórdia e tentam irritar os demsi participantes do debate. Pois não tem argumentos fortes.
No Brasil a defesa de nossas terras nuca foi prioridade. Isso não é novidade. Porem este foi o primeiro gover que trouxe este tema para a socidade. Isso é verdade!
O atual governo pode se dar ao luxo de investir um pouco mais na defesa, justamente porque o governo anterior do Sr FHC saneou a economia.
FHC fez mais pela defesa do que Sarney e Color juntos…e muito provavelmente o proximo governo, seja Dilma ou Serra, também fará mais pela defesa aproveitando coisas boas do atual governo.
Criticar governantes anteriores porque nao investiram mais na defesa nao me parece justo já que viviam outra situaçao, outra realidade.
Acreditar que Lula é um messias e que antes dele nao havia vida inteligente aqui no Brasil, aí nao…
keep walking
Don’t tell me problems! Tell me solutions!
Onde há preconceito
Escreva a bobagem que quiser
Não importa o eleito
Acredita quem quer.
A catarse não para. Incrível.
Hornet
Valeu!!! Me poupou a digitação dos argumentos.
Rodrigo
Sem querer ofender mas, General Heleno pra turma do pijama. Já. O mundo andou e ele ainda está na década de 1970. Existem quadros melhores dentro das próprias FA para, se for o caso, assumirem o Min. da Defesa. Eu prefiro um civil porque já está mais que na hora da sociedade civil assumir seu papel de fato na administração do país. O Bosco fez um comentário em outro post afirmando, muito corretamente, que nós criticamos a roubalheira, os absurdos dos salários de funcionários públicos mas, no primeiro concurso público para uma dessas vagas, está todo mundo lá querendo morder uma fatia. E é isso mesmo o que ocorre. A reclamação só vale se eu não fizer parte da turma mas, se der, eu entro nela.
Jorge
Tratamos de “assuntos perigosos” aqui a todo momento. A sua citação aos quilombolas e ao ritmo de desenvolvimento do programa espacial me parecem injustificadas. Será que estaríamos melhor se a venda de Alcantará aos EUA fosse concretizada? Os quilombolas e os índios de Roraima usaram a justiça para defender o que consideravam direito seu. E a justiça, e não o governo, deu ganho de causa a eles. O Judiciário brasileiro também é de esquerda? Aliás, é bom lembrar aos companheiros do blog que 45% da população de Roraima é composta por indígenas. Mas índios vieram de Marte, então, não são brasileiros. E qual é a legislação que coloca em risco a soberania do país? O sistema legal brasileiro, pra ficar nessa conversa de esquerda, direita, jacobinos, girondinos, mencheviques, bolcheviques, doce, amargo, não foi criado de forma alguma sob a ótica de esquerda. E nem sua interpretação/jurisprudência segue este padrão. Se houver algum advogado/juíz/magistrado leitor do blog, talvez possa esclarecer melhor esta questão. E quanto ao promotor do Rio Grande do Sul, por favor!!! A promotoria do RS confiscou, no segundo semestre de 2008, livros do Florestan Fernandes em acampamentos do MST afirmando que era leitura subversiva. FLORESTAN FERNANDES LEITURA SUBVERSIVA??? É o fim da picada. Na verdade uma desculpa esfarrapada para enquadrar o sistema educacional utilizado pelo MST, que não é ilegal, para atacar o movimento. Quando não há motivos legais a uma ação, “procura-se” um. É o que está acontecendo no RS. E, de qualquer forma, só falta agora o governo, porque Promotor Público é Governo, querer escolher o que as pessoas devem ou não ler!
Aos colegas do blog que não sabem quem é Florestan Fernandes, ele era Sociólogo e classificou FHC como o Príncipe dos Sociólogos, lá pelos anos 1960. Infelizmente a Wikipédia não trás muitas informações sobre ele, mas a biografia é encontrada facilmente na internet.
Bosco
Você cita algo importante que a maior parte do pessoal do blog não leva em consideração, quando afirma que nada vai acontecer, ou mudar, com relação a defesa. Nossa infraestrutura é uma m… . Qual? Toda. Educacional, de serviços, de transporte, etc. Ninguém fala disso. O país não está, e não pode, investir somente em armas. Só um exemplo: como, e por onde, poderíamos transportas os M-60 e Leopards Brasil afora sem usar ferrovia? Por lugar nenhum por que nossas estradas não foram projetadas para suportar o peso destas máquinas completamente carregadas. E isto é uma das coisas importantes dentro de um sistema de defesa que não são discutidas aqui. Uma ferrovia é algo fácil de colocar fora de uso e difícil e demorado de concertar. Não estou fazendo, de forma alguma, apologia do PAC, mas não há como não admitir que é um começo. Tímido, mas um começo. E a parte interessante dele é que a iniciativa deve partir dos governadores estaduais, que são os que sabem realmente aonde investir o recurso. Porém, muitos não estão fazendo isso, e não irão fazer, porque estão do outro lado do espectro político. E dane-se a população e o país. Se não sou eu que faço, ninguém pode.
Depois, quando vem a notícia de cortes de orçamento por conta da crise econômica, surgem os comentários de que não dá para confiar no governo.
Lecen
Me explica o que é Lulismo?
E quanto ao nosso querido Nelson Jobim, sendo verdadeiras as informações coletadas pelo blog, ele anda plantando esta cova a muito tempo, desde o tempo em que começou a dar pitáco em supostas ações da Polícia Federal. Ações estás que estão se provando inexistentes. É típico dele, adora um holofote e um microfone, mais do que o Celso Mello do STF. E duvido que o Presidente tenha pedido para que ele ficasse porque, nesse momento de definição de coligações, Jobim está sendo um estorvo dentro do governo. Não por ser crítico, mas por ser pouco confiável a coligação que dá sustentação ao atual governo.
Breve notícia sobre a crise que saiu no jornal Valor, de 29/04/09:
“Varejo – Marisa (rede de lojas) admite ter errado na dose de pessimismo. O presidente da Marisa, Márcio Golfarb, admitiu ontem ter errado ao apostar em um cenário ‘catastrófico’ para o primeiro trimestre deste ano. Com medo de uma forte desaceleração do consumo … a varejista (sic) reduziu demasiadamente os seus estoques e perdeu a oportunidade de vender mais.”
A crise é péssima, mas a turma que está apostando nela contra o Brasil está começando a se dar mal.
Abraços
Marine
É isso mesmo!
Abraços
Tenho opinião que a defesa não deveria ser questão de um ou outro governo, mas, questão de estado. A politica de defesa deve ser realizado para implementação a médio e longo prazo e não por conveniencia de partidos.
O atual governo é o mais corrupto desde a redemocraticação do Brasil, mas, por incrível que pareça é o que esta investimento mais na defesa, ainda é pouco, muito pouco, entre o discurso a promessa e a efetiva implentação há o contigenciamento muito bem praticado pelo PT, ou seja, enrrola para liberar as verbas, mas, aos pouco os projetos estão andando, em grande parte devido aos esforços de pessoas que desejam o melhor para o Brasil.
Dizer que a “quebra” da nossa industria foi perpetrada pelos políticos neoliberais é piada, eles podem ter errado, mas, e os que não são neoliberais, o que fizeram pela industria nacional?, pois, se me lembro bem foi no governo do Sarney que ocorreram as quebras, e o Sarney é o grande aliado do Lula, sem contar em tantos outros neoliberais que estão no Governo. Criticar apenas o FHC, que tem muita culpa pelo sucateamento das FAS em parte é correto, mas e a oposição na época o que fizeram para evitar?. Agora temos que torcer e continuar nos manifestando pela efetiva concretização dos projetos que os militares querem levar adiante.
De forma simples nós daqui do blog também podemos dar nossa contribuição efetiva, todos aqui somos eleitores, todos elegemos deputados e senadores, acho que deveriamos adotar a mentalidade dos americanos, enviar um email para seu deputado ou senador manifestando a sua posição quanto as matérias que são votadas no Congresso. Se os colegas que frequentam o blog enviassem emails para seus representantes, haveria uma mudança de hábito e obrigaria os politicos a subir na bancada para defender a opinião dos seus eleitores.
Sds
“nós daqui do blog também podemos dar nossa contribuição efetiva, todos aqui somos eleitores”
Começa por aí mesmo julio.
ABraços
Felipe Cps,
“visãozinha”…eu vou desconsiderar, ok?
Até porque, não se trata de visão, de ponto de vista, de opinião, de discurso vazio, se trata de observar os fatos.
O bom da realidade é que ela independe de opiniões e visões estreitas para continuar a existir.
O frio, não é psicológico…e se um dia vc estiver se afogando, não adianta achar que o afogamento é apenas uma “idéia que querem nos vender”…se vc não nadar ou alguém não vier te socorrer, vc morre afogado. Capice?!
abraços
Atualmente o grande problema de nossa sociedade são os indivíduos que, desprovidos de massa encefálica, se intitulam Anti-“alguma coisa”, tem os anti-PT, os anti-PSDB, os anti-MST, os anti-fazendeiros, os anti-governo… e por aí vai.
Tudo tem dois lados, ninguém nunca detém 100% da razão,
Essas pessoas são de difícil diálogo, pois à elas não interessam fatos, são “anti” e pronto!
Sds
MHenrique
amigos João Curitiba e Ulisses,
Résistance!!!
Combate serrado aos Ububólogos, que estão sempre torcendo contra e brigando com a realidade das coisas…
Morte ao líder dos Urubólogos: a hiena Hard (ó dia, ó azar! Isso não vai dar certo!)!…hehehe
abração aos dois
Felipe, breu “in natura” é amarelo
Bosco que papo é esse de que “pau que bate em Chcio bate em Francisco”??? pq só em mim!? huahuahuahu
Hornet! sabes que sou pessimista, o Bosco que me doutrinou! 🙂 brincaderinha! mas suas palavras, se não são um potente “antibiótico” contra esta doença chamada “Brasil Inoperante”, servem como um potente analgésico…pelo menos…
Tomara que estas notícias sejam, realmente, infundadas, o caso da Mirian “urubuzão” sobre profecias econômicas é de fundo abstrato, pois ninguém sabia ou sabe o que realmente acontecerá… mas o titi do ministro…sei não… onde há fumaça há fogo!
Abraços queridos amigos!
MHenrique, discordo, aqui em cas a patroa sempre (100%) tem razão! e… fala sério… e aí na tua casa???
Depois desta tu vais ver que tem muita “gente”, de sais claro, que tem 100% de razão!
ou tô mentindo? rsrsrs
abraço amigo!
“saia” fica melhor
E vou Jogar COD4! vamo Marine? rsrsrs
Francisco,
de fato, pra toda a regra existe uma exceção…com elas ninguém pode…kkkk
Abraço
Francisco
Eu tenho este jogo no Xbox 360,mas infelizmente ainda não tenho o acesso a net com ele,mas quando eu tiver nós jogamos rsrsrsr
sds.
Voletei… num tem jogo bão agora…Ulisses, melhor não… isso é uma cachaça… se tu não conectou, NÃO FAÇA rsrsrsrs ..
O Brasil tem uma tradição de não se ajoelhar perante crises econômicas internacionais. Ele segue confiante e incauto até ser abatido pela realidade e cair com a fuça no chão. Crises internacionais sempre abrem brechas para oportunistas e armadilhas para tolos. Ao perceber como são fracas as nações ditas desenvolvidas, o brasileiro enche o peito e se atira na aventura de viver perigosamente. Durante dois anos aquelas tolas nações acompanham Hardy Har Har em sua dieta de risadas histéricas, carcaça ensopada e ajustes econômicos, enquanto isso o brasileiro vive no melhor dos mundos, o da ilusão ufanista. E então o milagre termina e lá vão os brasileiros pros seus vinte anos de penúria.
Caro Francisco,
a questão de otimismo e pessimismo, muitas vezes, é apenas uma maneira de como nos colocamos diante das dificuldades.
Eu teria vários motivos de ordem pessoal para desacreditar de tudo, até porque sou professor. E ser professor neste país não é uma das tarefas mais fáceis que existem. Tudo conspira contra.
E foi essa minha profissão que me ensinou a perceber e a entender as dificuldades de uma maneira mais concreta. Neste sentido, não me considero nem otimista e nem pessimista, muito pelo contrário (hehehe).
Na verdade, tanto o pessimista quanto o otimista se afastam do real concreto. A realidade nunca é tão boa quanto os otimistas acham, e nem tão ruim como os pessimistas acham, pois a realidade é complexa demais para caber nestas duas posições. Ambos erram ao analisar o mundo e, assim, se colocam de forma idealista diante do mundo.
O Brasil, como qualquer país do mundo, tem uma realidade complexa, que não cabe na simplificação “bom” X “Mau”, “certo X errado”, “Otimistas X Pessimistas”, “Lula X FHC” etc… E a política de defesa do Brasil, como não podia ser diferente, dada a complexidade do país, é um processo cheio de desafios. Temos que matar um leão por dia, assim como fazemos na educação e em outras áreas.
Portanto, eu não estou sendo otimista e nem pessimista a nada. Simplesmente coloquei as informações que todos já sabiam, mas que por algum tipo de conveniência qualquer (nem vou entrar nesta parte, pois seria pura especulação, mas elas podem variar desde a preguiça de pensar até a um certo posicionamento político-ideológico dogmático), preferiram esquecer e se voltar às lamúrias de sempre.
As dificuldades ainda existem e são muitas. Mas as soluções também existem. E é aqui que nos colocamos diante do mundo: ou nos acovardamos e fugimos dos problemas já que não acreditamos que eles sejam possíveis de serem resolvidos; ou o enfrentamos e buscamos soluções. E é aqui que o combate ao “espírito de vira lata” deve ser feito, pois este espírito derrotista além de não ajudar, atrapalha muito.
Só existe um problema se existe uma solução. Um problema sem solução nem sequer chega a ser um problema. Ou, dito de outro modo, se não acharmos que vamos conseguir vencer as dificuldades da vida, então é melhor deixarmos de viver. Pois a vida, tal como o Brasil, não é para amadores.
abração meu amigo
Francisco,
só pra concluir…uma questão que me escapou.
Não podemos transformar o Jobim numa espécie de “líder messiânico” do MD.
Eu não creio que ele vá sair do MD, ao menos não pela justificativa dada pelo Ilimar Franco. O Ministro que desiste do Ministério, por falta de verba, só mostra que é um fracote-político (coisa que o Jobim, ao que tudo indica, não é), que não sabe encontrar meios para negociar politicamente as verbas necessárias para seu ministério diante da equipe econômica do Governo (que está lá, para não dar dinheiro pra nada mesmo, os caras são os maiores mão-de-vaca que existem no mundo…hehehe).
Ser capeão do mundo com um time cheio de craques é fácil, quero ver ser campeão do mundo com o Jabaquara Futebol Clube. Ou seja, ser ministro com muito dinheiro pra gastar é fácil…o difícil é ter que batalhar por verbas. Mas o segredo está aí, né?
Volto a dizer, duvido que o Jobim saia do MD neste ano. Certamente sairá no ano que vem, para se candidatar para algum cargo, nas eleições do ano que vem. Mas se sair, ou quando sair, coloca-se outro no lugar e segue o enterro…
Não estou preocupado com o nome do santo, quero mais é que o milagre dê certo!…hehehe
abração de novo
Caro Hornet,
Desconheco da situacao interna do Brasil a fundo para dar opiniao concreta e por isso tenho evitado a animada discussao aqui mas como ja afirmei antes….
“Don’t tell problems! Tell me solutions!”
Agora para a grande maioria das pessoas isso e muito mais facil de falar do que fazer…
FranciscoAMX,
Call of Duty 4 realmente e “intense”! hehehe
Marine,
que eu saiba, a situação aqui no Brasil, no que diz respeito a Defesa, está como estava na semana passada, no mês passado, no começo deste ano, no fim do ano passado etc. Ou seja, temos alguns projetos encaminhados (em diferentes níveis de realização, uns mais adiantados, outros menos) e outros elaborados, mas ainda não encaminhados. E temos também um norte a seguir, coisa que não tínhamos antes.
O que aconteceu, foi que uma nota de um jornalista (esta nota acima, postada no blog) criou esta discussão toda. Criou-se toda uma desconfiança em torno de tudo, até mesmo em torno dos projetos que já estão em andamento.
Então, é o tal negócio: uma nota (baseada em fontes não declaradas, que pode muito bem ser “o importante office boy” do MD) do Ilimar Franco, que é um jornalista de o Globo (um jornal daqui), tem mais credibilidade para o pessoal, que eu chamei de Urubólogos (uma mistura de futurólogo com Urubu, no sentido de má-sorte), que os acordos assinados entre a FAB e a Embraer, entre a MB e a Embraer, entre o Brasil e a França e assim por diante. Uma especulação do Ilimar Franco tem mais valor que um contrato assinado!!!!
O pessoal desconfia do END (que é um documento oficial), desconfia dos acordos assinados, desconfiam das empresas que já estão construindo as coisas, mas crêem piamente na nota do jornalista baseada na informação de “um influente entregador de pizza” do MD. E depois ainda se dizem céticos, que só acreditam vendo e tal..
Isso aí fez com que eu perdesse a paciência. Meu entendimento lógico sobre a lógica entrou em curto circuito…hehehe
Mas está tudo na santa paz. Pode acreditar.
abração e nos falamos