Formalizado fim da Guerra do Chaco
Os presidentes do Paraguai, Fernando Lugo, e da Bolívia, Evo Morales, viajaram ontem para Buenos Aires para formalizar o acordo que põe fim, de forma pacífica, a uma disputa territorial iniciada há 74 anos, durante a Guerra do Chaco, que matou mais de 100 mil bolivianos e paraguaios, entre 1932 e 1935.
O documento foi assinado no Palácio San Martín, sede da chancelaria argentina, pelos ministros das Relações Exteriores da Argentina, da Bolívia e do Paraguai.
Para a noite, estava programada uma nova solenidade na qual a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, entregaria o texto do acordo a Evo e Lugo.
O documento foi elaborado pela Comissão Mista Demarcadora de Limites, presidida pelo governo argentino, com a participação de Brasil, Chile, Peru, Uruguai e Estados Unidos.
Os esforços para resolver as divergências territoriais entre a Bolívia e o Paraguai tiveram início em 1938, com a criação de um Tratado de Paz, Amizade e Limites, que já previa a criação da comissão que ontem entregou seu parecer, concluído em 2007.
ORIGEM
A Guerra do Chaco foi provocada pela disputa entre bolivianos e paraguaios pela região chamada de Cacho Boreal, rica em hidrocarbonetos.
Na época, o governo boliviano também ambicionava ter acesso ao Rio Paraguai, na bacia do Rio da Prata, enquanto os paraguaios tentavam conquistar uma saída para o Oceano Pacífico. A assinatura do tratado que pôs fim ao conflito, ainda em 1938, deu ao Paraguai uma área 120 mil km², no norte do país.
Monumento em homenagem aos herois do ar da Guerra do Chaco
FONTE: EFE E AFP
FOTOS: Daylife (superior) e panoramio (inverior)
Briga de dois carecas por um pente, isso sim…
O gesto é simbólico, mas é bom para mostrar ao mundo que na AL queremos a paz.
Da minha parte quero que voltem a se matar e levem junto o Chapolin !
HEHEHEHEHEHEH
GUERRINHA SEM SENTIDO.
Da minha parte quero que voltem a se matar e levem junto o Chapolin !(2)… um cocalero e um bispo safado…. ITAIPU e nossa.
Bem que podiam formalizar o fim da Guerra da Coréia, não é não? O cessar-fogo já dura 56 anos!!!
Caro Marcelo Tadeu
A tua idéia é excelente e se dependesse da Coréia do Sul, isto já teria acontecido. Estariam até unificadas. Mas sem este conflito, como o ditador de plantão justificaria um exército de mais de um milhão de homens e o povo passando fome?
Me desculpem a piada: mas até o Paraguai ganha da Bolívia !!! A Bolívia já perdeu território para o Chile, Brasil e Paraguai !!!
Daqui a pouco o país se divide e desaparece!!! (Briancadeirinha).
[…] surgimento de diversos modelos similares, distribuídos principalmente entre forças policiais. A Guerras do Chaco foi o primeiro conflito no qual o uso militar de submetralhadoras mostrou-se viável e fez a […]