camuflagem digital

Tire suas conclusões e comente a foto acima.

FOTO: Image shack

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

32 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Ronin
Ronin
15 anos atrás

Opa,

desculpa Francisco, mas sou obrigado a discordar de vc. Tenho um time de Paintball Real Action que é um dos mais respeitados do Brasil, e posso lhe garantir por diversos testes: A farda do EB é sem dúvida a melhor no nosso tipo de vegetação.

Tá certo que se vc falar que no sertão a camuflagem EB não funciona, mas é exatamente por isso que o EB possui outro tipo de camuflagem para o sertão.

Outra coisa que vale a pena comentar sobre os padrões de camuflagem, é a época do ano e a incidência de sol no tecido. Pode ver que o Multicam é um excelente padrão (muito melhor que o ACU em minha opinião) com bastante claridade e em épocas secas do ano.

Porém, na maior parte dos ambientes e na maior parte do ano, o padrão do EB é bem superior aos demais..

Abs!

PC
PC
15 anos atrás

Caraca…
Se ele pintar a cara, ninguém vê.
Aonde o EB pode comprar algumas?

Sds

Anker
Anker
15 anos atrás

Sei não…
Ainda não estou convencido de que a camuflagem digital é melhor do que a tradicional…
Concordo que é mais bonita… Mas é mais eficiente?

Roberto CR
Roberto CR
15 anos atrás

Olha, eu não sei aonde vocês conseguiram esta foto, mas tem edição de programa para edição gráfica nela.

Já dei aula deste tipo de software, e ensinava os alunos a colocar sorriso em cara triste. Notem bem a área imediatamente ao redor do soldado. Compare com a vegetação mais afastada. Quanto mais longe do soldado, mais escura a vegetação. E a luz está direto sobre a imagem, sem sombra de muro ou pessoas.

Não estou desmerecendo a matéria, bem ao contrário porque tenta mostrar a eficiência de um recurso que é utilizado em combate mas, para mim, a foto foi editada. E mal editada.

A segunda opção para mostrar aquele enbranquiçamento ao redor do soldado é reflexo de algo, ou sugeura, na lente da máquina fotográfica. Mas não creio que seja isto.

Abs

Roberto CR
Roberto CR
15 anos atrás

Olha o erro… rsrrs

ao invés de “sugeura” leia-se “sujeira”.

ABs

Luciano Baqueiro
Luciano Baqueiro
15 anos atrás

Olá Poggio e demais amigos,

desculpe o off-topic, mas acabei de ler no BASE MILITAR :

“Elbit Systems fecha contrato com o Exército Brasileiro … para o fornecimento de torres não tripuladas, a serem instaladas na Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Médio de Rodas (VBTP-MR).”
( alide.com.br/joomla/index.php/component/content/article/36-noticias/305-elbit-systems-fecha-contrato-com-o-exercito-brasileiro )

É parece que o negócio tá andando.

Em tempo : desculpe minha ignorância, mais alguém mais na América do Sul tem algo semelhante ?

Abraços.

Angelo D. Nicolaci
Angelo D. Nicolaci
15 anos atrás

A foto realmente foi manipulada, mas a camuflagem digital chega proximo a este efeito, sei q devo ter alguma foto perdida no meu arquivo deste tipo de camuflamgem, e concordo que nossas FAs deveriam começar a utilizar deste tipo de camuflagem , ao menos em tropas especiais.

Guilherme Poggio
Guilherme Poggio
15 anos atrás

Roberto CR

A foto é do site image shack – http://www.imageshack.us/

Alex
Alex
15 anos atrás

Já li comentários em vários lugares que esta foto está “fotoshopada”.
Camuflagens são para isso mesmo…só que nem sempre tem se a combinação perfeita de uniforme e paisagem. Esta está quase perfeita.
Se for real, parabens!

Vassili Zaitsev
Vassili Zaitsev
15 anos atrás

Realmente, essa imagem “passou” pelo Photo Shop. A vegetação ao lado do soldado está bem mais clara, se comparada com a de 2 metros mais longe.

abraços.

Higgins
Higgins
15 anos atrás

Vou ser bem direto: Que merrrrrrda de camulflagem!

Roberto CR
Roberto CR
15 anos atrás

Com relação ao tema, qual a justificativa para a adoção deste padrão? Ou está se seguindo simplesmente a doutrina dos EUA?

Abs

Bandeira
15 anos atrás

É bonitinha, mas em 1972, o pessoal do Batalhão de Engenharia de Combate de São Gabriel/RS, já fazia coisa melhor em termos de camuflagem.
PS
Afoto tá ruim p/caramba

Felipe Cps
Felipe Cps
15 anos atrás

Essa foto tá zuada, assim não vale…

marlos barcelos
marlos barcelos
15 anos atrás

Acho que o uniforme de nosso exército é mais adequado a nossa selva, mas não podemos deixar de considerar a possibilidade de termos este tipo de uniforme, principalmente se formos atuar em selvas bem diferentes da nossa.

Lembro uma propaganda do exército em qua homens do exército saiam da mata e eu só os via quando saiam da mata enquanto estavam parados eram praticamente invisíveis aos meus olhos e olha que vi várias vezes e tinha um soldade que ficava no canto esquerdo da tela, e supostamente bem fácil de se ver, mas realmente era difícil.

Super Hornet
Super Hornet
15 anos atrás

Olha, certa vez eu estava parado em um semáforo e passava um soldado do EB de farda camuflada, até ai normal, mas o que me chamou atenção foi que ele estava andando ao lado de um muro com aquele tipo de vegetação trepadeira, e eu demorei uns segundos para identificar aquele “roso” e “braços” aparecendo sozinho naquele muro era na verdade um soldado andando.

O Objetivo da camuflagem é esse, e se fosse num momento de guerra eu já teria sido alvejado e nem saberia por quem e nem de onde.

Nao estou sendo “ufanista” só estou dizendo que um camuflagem não é perfeita em todos os ambientes, mas acredito que a do nosso EB não deixa a desejar não, no entanto isso nao impede que nossas Forças Armadas façam pesquisas na área pra sempre se manter atualizada.

Semper Fidelis

claudio alfonso
claudio alfonso
15 anos atrás

É sempre bom estar atento as inovações em todos os campos, inclusive camuflagem MAS existe uma propaganda meio antiga do exercito que passava na tv que mostrava bem a efetividade da camuflagem em uso no Brasil. Procurem no Youtube e vão verificar.

Francisco AMX
Francisco AMX
15 anos atrás

Gente, a camuflagem padrão tem que generalizar os campos de atuação, a nossa, do EB, está ultrapassada, principalmente na trama digital, soldados inimigos com equipamentos de visão noturna pessoal ou sistemica, terão melhores chances de localizarem nossos soldados, e isto é fato, não é conversa…
Acredito que o EB deva possuir mais de um tipo de camuflagem todas dogitais, o Brasil é praticamente um continente, precisa ter uma camuflagem para mata atlântica, uma para a amazônia e outra para regiões de sertão e pantaneira, as cores do ambiente são muito diversificadas nestas regiões;;; além disso precisa de uma camuflagem padrão urbano em tons de cinza…. o incrível é que nossa camuflagem não é nada caro, ela é bem simple, podendo ser comprada em lojas especializadas, em rip-stop por R$150,00 gandola e calça! eu mesmo tenho uma, além da Hood americana antiga… jogo paintball eventualmente, e umas das mais fácei de se ver é a nossa do EB… justamente por onde jogarmos não ser uma vegetação predominante variada, ela é bem verde… tem uma camoflagem de um grupo, a qual me esqueci, que é digital com verde, preto e cinza que fica muito bem resolvida no ambiente, mesmo sendo diferente das folhas, fecha bem como um toco, pedra ou galho… ela não destoa do contexto… e é digital!

Abraços
Francisco

Francisco AMX
Francisco AMX
15 anos atrás

Ronin, deve ser o campo que jogamos… mas é a impressão que fica, eu vejo melhor esta camufla… só sou eu o errado! hauhahua

Abraço

J Roberto
J Roberto
15 anos atrás

O comentário do Francisco AMX sobre os óculos de visão noturna(NVG)ou OVN sigla em português,faz muito sentido.
Os intensificadores de imagem se baseiam na técnica de pegar a luz natural, da lua ou estrelas, que ao atingir um catodo no óculos é convertido em energia elétrica. A energia elétrica é multiplicada ao atingir uma placa. A energia amplificada atinge uma tela de fósforo (como uma tela de TV) onde a imagem é focada e pode ser vista pelo olho humano. O alcance chega a 800m com lua cheia nos modelos de OVN de última geração (terceira geração) contra 200m sem OVN. A camuflagem do combatente deve dar proteção contra os OVN e deve se basear em cores que refletem a luz residual (luar e estrelas principalmente) na mesma intensidade que o fundo. Como mostra a foto, http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ge/furterovn.jpg
o reflexo das cores variam de acordo com o material e cor. Luvas, bandoleira, cintos, cotoveleiras e joelheiras, capacete, mochila e arma podem ser facilmente notados se não tiverem preparo adequado. A lona molhada, iluminada por luz IR no NVG fica muito escura. As cores escuras são ruins para conter os OVN pois não refletem a luz e dão contraste escuro. As camuflagens escuras no rosto e armas escuras aparecem facilmente. Até a sombra pode denunciar a presença. A camuflagem noturna deve ser a mesma da camuflagem diurna, com a vantagem de não precisar trocar e nem levar kit adicional. Uma tropa avançando a noite com rosto com camuflagem escuro pode ser detectada como pontos escuros se movendo na mata. O campo de batalha atual já está sentindo a presença da ameaça dos óculos de visão noturna.
Gostaria de saber do Marine,se soldados americanos no Afeganistão estão enfrentando insurgentes equipados com modelos de OVN semelhantes?
Quantos aos uniformes digitais já é uma realidade e nisso,até outros países latinos-americanos menos expressivos estão à frente do Brasil nesse quesito,que é uma tendência dos Exércitos modernos.

sempre Fi!

Cantarelli
Cantarelli
15 anos atrás

Show

Marine
Marine
15 anos atrás

J Roberto,

Infelizmente meu amigo esse tipo de informacao e sensivel e prefiro nao comentar.

Semper Fidelis!

lucas lasota
lucas lasota
15 anos atrás

essa foto ta bem maquiada no photoshop

claudio alfonso
claudio alfonso
15 anos atrás

OLá amigos.
Achei o vídeo do exército
http://www.youtube.com/watch?v=qRatt-P3nIc

marcandrey
marcandrey
15 anos atrás

Maquiada e muito mal maquiada. Se repararem vão notar a transparencia que foi aplicada no soldado!!!

Zero Uno
Zero Uno
15 anos atrás

As esperiências que tive com a atual farda do EB foram boas sim. Más fardas são apenas uma parte do vestuário do soldado. Em ambientes de selva, cidades ou outros quaisquer, há indumentárias que podem ser usados na complementação da camuflagem do combatente…

Abraços.

J Roberto
J Roberto
15 anos atrás

Marine

A minha pergunta foi devido a facilidade com que esses grupos insurgentes conseguem adquirir esses equipamentos no mercado negro,colocando em risco as operações de forças regulares,fazendo com que estas estudam novas táticas de camuflagem e novos uniformes que possam minimizar essas ameaças.

sempre fi!

Pedro
Pedro
15 anos atrás

cara pra mim eh simples.ele deveria estar abaixado ,senao com o fuzil abaixado e uma camuflagem de rosto ele esta de dia ele seria fascilmente encontrado claro que tudo isso pode ser resolvido com um poco de treino abraços.

Adler Medrado
15 anos atrás

Hoje por acaso eu vi um soldado da força nacional e ele estava usando uma farda no padrão digital o que me leva a perguntar: existe algum planejamento para as forças armadas em geral usarem este tipo de uniforme? Porque somente a força nacional? Tudo bem que o contingente da Força nacional é muito menor, mas mesmo assim…

Leneker
15 anos atrás

A camuflagem digital é sim mais eficiente do que a tradicional, o Brasil usa farda tradicional, mais e um dos melhores padrões de camuflagem do mundo, O CADPAT (Canadian Disruptive Pattern) teve sua pesquisa e desenvolvimento iniciada em 1995, foi testado a partir de 1997 e introduzido em serviço em 2001. Os estudos da OTAN o considerado o melhor padrão de camuflagem para clima temperado e tropical. Foi demonstrado que podia reduz em 40% a possibilidade de detecção visual a uma distância de 200 metros. O CADPAT usa um padrão de “pixels” em dois tons de verde, um de marrom e mais o preto, formando desenhos descontínuos que dão noção de profundidade variável ou tridimensionalidade, dificultando a identificação positiva dos contornos de uma pessoa. Por ter este padrão em “pixels”, ficou conhecida como camuflagem digital. É produzido em duas versões: para regiões de floresta e para regiões desérticas. O processo de produção exige alta capacidade tecnológica da indústria têxtil, pois para ser eficiente, é necessário que os “pixels” sejam perfeitamente quadrados
a camuflagem digital tem maior distorção na visão e quebra melhor a silhueta. A camuflagem MULTICAM e MARPAT do exercito dos estados unidos e de grande eficiencia também!O ACU (Advanced Combat Uniform) do US Army, mais recente, é uma evolução do MARPAT dos
Marines, sendo uma as principais diferenças a camuflagem, que usa apenas três cores (areia, verde e cinza) de modo a produzir um uniforme “universal” para uso em ambientes de mata, deserto ou urbano, sendo esta a única versão a ser produzida. Evitou-se o preto devido ao contraste que este apresenta para os intensificadores de imagem, e por não ser uma cor comum na natureza. Pesquisas comprovam a melhor eficiência nas camuflagens digitais!

rubens machado
rubens machado
15 anos atrás

usando apenas tres dedos juntos.a tinta verde vai mas na buchecha e a preta na testa e naris e quexo.é bom usar o boné ou o próprio chapéu para a camuflagem da cabeça.a calça também é fundamental dependendo do lugar se é florestado ou desértico..o bom é se o lugar for florestado é ter uma blusa camuflada envés de uma camisa.. flw galera..^^

Clovis
Clovis
14 anos atrás

A camuflagem funciona muito bem, no caso da foto acima ficaria perfeito se ele camuflasse a cara,as mãos,o fuzil e as botas.