Exército encerra busca por fuzis roubados, mas armas não foram recuperadas
Um mês após iniciar uma operação na tentativa de recuperar os sete fuzis roubados de um quartel de Caçapava (116 km de SP), o exército interrompeu ontem a ação sem conseguir recuperar o armamento.
O Comando Militar do Sudeste informou que a suspensão estava programada, diferentemente do que o próprio exército dissera antes. “Nós vamos parar somente quando essas armas estiverem de volta ao lugar de onde nunca deveriam ter saído”, disse o tenente-coronel José Mateus Teixeira Ribeiro no dia 17 de março -o roubo foi em 8 de março.
Até ontem, porém, a Operação Ypiranga só havia conseguido recuperar um cinto e uma baioneta, levados com os fuzis. Ninguém foi identificado ou preso até agora. Os militares dizem que o inquérito continuará em andamento para recuperar os fuzis, mas sem a tropa nas ruas -a operação chegou a mobilizar 700 homens.
A “desmobilização da tropa” ocorre um dia depois de o Ministério Público Federal anunciar uma investigação sobre a ação militar no Vale do Paraíba.
Para o procurador Fernando Lacerda Dias, 36, a operação -principalmente em São José dos Campos- contrariou a Constituição e o Código de Processo Penal Militar, porque os militares bloquearam ruas. Além disso, havia suspeita de implantação de toque de recolher e agressão de moradores.
O defensor público Jairo Salvador de Souza, 42, de São José, enviou representação ao Ministério Público Federal relatando denúncias de violência envolvendo os militares. O exército nega agressões e irregularidades na operação.
O comerciante José Aparecido da Silva, do Campo dos Alemães, disse comemorar a saída dos militares porque perdeu fregueses em seu carrinho de lanches. Antes ele trabalhava até 0h30, mas, com a ação militar, fechava às 22h por falta de freguês. “No começo, eles [os soldados] acompanhavam os policiais nas revistas. Depois, faziam sozinhos. Passavam à noite com carro de som dizendo que tinham autoridade para usar a força, se necessário.”
FONTE: Folha de São Paulo
Incompetentes ! Quarteis desguarnecidos, soldados mal treinados, mal remunerados e mal armados além de serviço de inteligência inútil!
Este, infelizmente, é o Brasil!
Sds,
São mais 7 armas para o crime organizado barbarizar. Daqui a pouco começam a aparecer em assalto a bancos, etc.
Toque de recolher??????? Toque de recolher?????? Em um estado democratico e de direito?????
Se esse fosse um pais serio, toda a cadeia de comando estaria sendo exonerada e PRESA, incluindo-se ai o comando geral do exercito. E’ simlismente inaceitavel que o exercito possa fechar ruas e declarar toque de recolher sem que o presidente declare estado de sitio. Isso somando-se com o fato que buscas foram feitas em casas de individuos sem a presentacao de mandados judiciais fazem dessa operacao Ypiranga um ato criminoso (de cabo a rabo) por parte do exercito, com a conivencia do mais alto comando daquela organizacao. A incopetencia e o descaso com a lei e com o estado de direito sao endemicos no Exercito. Essa Operacao Ipiranga e’ criminalmente falando, muito pior do que oroubo de fuzis. Mais preocupante ainda e a resposta apatica dos parlamentares, do judiciario, da presidencia da republica e a sociedade civil frente a uma violacao tao obvia e brutal das liberdades civis e da constituicao.
Quando e os EUA ninguém comenta
Ora,em 2006 foram roubados 36 lançadores Javelin do estoque americano no Afeganistão e mais umas dezenas de mísseis,existem gangues no exército americano que desviam fuzis para traficantes latinos.
Ue mas os EUA não é um país sério?Ser sério não significa ser perfeito
Sds
Ulisses,
Mas ate onde eu sei, o US Army, como instituicao, sai pelas ruas dos EUA tratando a populacao americana como fossem iraqueanos. Pergunte ao Marine se o corpo de fuzileiros dos EUA (ou a guarda nacional) poderiam fechar as ruas de uma cidade do interior dos EUA e declarar toque de recolher sem a declaracao de estado de emergenciapor parte do governador ou do presidente
Camberiu,
Vc esta certo, “Posse Comitatus” aqui e um caso serio, isso nao aconteceria!
Ulisses, a diferenca e que quando isso ocorre os envolvidos sao investigados e passam a fazer grandes rochas em pequenas rochas em Ft. Leavenworth!
Sds!
Pois e’ Marine. Mas caso o joint chefs of staff (sem a aprovacao do presidente ou congresso) fossem tomados por uma ataque de loucura coletivo e dessem a ordem para que os Marines baseados em Camp Lejeune fechassem as ruas de Jacksonville e implementassem toque de recolher como resposta a um roubo de armas na base, eu imagino os seguintes resultados.
1) Muitos (maioria) dos oficiais e tropas se rebelariam e nao cumpririam as ordens.
2) Caso as ordens fosse cumpridas, essas tropas seriam recebidas a BALA por parte da populacao de Jacksonville.
3) A policia local estaria dando voz de prisao (ou trocando tiros) com esses marines.
4) Agentes do FBI estariam invadindo o Pentagono e tirando de la algemados e presos todos os oficiais envolvidos nessa decisao ou que obedeceram essas ordens ilegais e inconstitucionais.
Sinceramente,
Nada contra os EUA (eua té gosto de lá) mas pq temos que comparar tudo o que ocorre aqui com os EUA?
Aqui é uma situação diferente, uma História de Nação diferente e as nossas FA tem obrigações que podem ser parecidas mas, na verdade são diferentes 😉
Pra quem não sabe todo o armamento de “uso restrito” aqui no Brasil é responsabilidade do EB, inclusive a sua fiscalização, sendo de propriedade civil ou das Polícias.
Agora uma coisa eu tenho a dizer, quem não deve não teme, eu concordo com a ação do EB para recuperar os armamentos, o que não pode é essas armas continuarem desaparecidas pq algum utópico acha que o EB está agindo errado. Agora se houve excesso por algum militar, que ele seja investigado, assim como ocorre nas polícias.
Não dá pra entender o brasileiro, vejo todos, sem excessao, dizendo que o Rio de Janeiro só o EB pode dar jeito, que o EB tem que subir o morro e matar todo mundo, alias quem mora nos morrros deve morrer, mesmo sendo trabalhador. Mas quando isso ocorre numa cidade do Estado de São Paulo é considerado “excesso”
Por favor né, vamos parar de deixar os outros (Folha de Sâo Paulo, Estadão, Globo, etc) pensarem por nós e vamos refletir sozinhos!!
Abraços
Cinquini,
“Agora uma coisa eu tenho a dizer, quem não deve não teme, eu concordo com a ação do EB para recuperar os armamentos, o que não pode é essas armas continuarem desaparecidas pq algum utópico acha que o EB está agindo errado.”
A questao ai nao e’ concordar ou nao concordar. A questao e’ unicamente de legalidade.Eu por exemplo, concordo com aqueles que achom que individuos tenha a liberdade de possuir armas automaticas em casa. Mas a realidade e’ que a posse de tais armas e’ ILEGAL (independete de eu concordar ou nao) e cabe a policia fazer valer a lei (que eu espero que um dia mude).
No caso da operacao Ypiranga, independete de eu, voce, o pessoal do forum, o bispo, o Papa, a Xuxa ou quem quer que seja concordar ou nao, a acao foi ILEGAL. A acao violou as leis, a constituicao e o estado de direito. Nao ha o que discutir, o exercito violou a lei, pois nao tem autoridade legal para revistar a casa de ninguem e muito menos declarar toque de recolher.
Imagine se um dia um bando de desconhecidos armados saem pelas ruas de uma cidade ordenando a populacao a ficarem dentro das suas casa. Isos seria caso de policia? Seria crime? Legalmente falando, o exercito tem a mesma autoridade que esses desconhecidos armados para mandar a populacao se recolher, ou seja, NENHUMA. Sem suporte juridico, o exercito agiu como uma gangue de criminosos armados.
E’ “utopico” exigir que o EB cumpra as leis do pais?
Camberiu,
Tem que ver realmente a legalidade, pois como sabemos cabe ao EB fiscalizar e controlar todo o armamento de uso restrito.
Nao me expressei bem, mas, acredito que temos uma Carta Magna chamada constituição e temos que segui-la, doa a quem doer.
Um abraço
Entendo a discussao suas pessoal e vejo o ponto dos dois. A unica cautela que tenho e de usarmos acusacoes e relatos de fulanos e ciclanos ou ate mesmo de rede globo como fato.
Nao estava la entao nao posso dizer nem um nem outro mas tambem nao descer o pau no EB porque um vendedor de salsicha afirma ter tido seu direito violado. Antes disso prefiro que as coisas sejam apuradas e se o caso for esse mesmo e se realmente houve violacoes que os responsaveis sejam julgados perante a lei.
Agora que os fuzis devem ser encontrados isso nao precisa nem dizer.
Camberiu,
Agora que a policia e populacao de Jacksonville ia tomar muito chumbo nesse cenario seu ia viu….hehehehe!
Semper Fi!
Marine,
Logo no comeco dessa baderna, ha um mes atras, o proprio SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR foi a publico dizer que a operacao Ypiranga era completamente ilegal.
“Na última quarta-feira, o Superior Tribunal Militar (STM) informou que todas as operações militares fora dos quartéis precisam de autorização da Justiça. Na ocasião, o comando do Exército em Caçapava informou que essa autorização “estava sendo providenciada”.
vale lembrar que essa “autorizacao” da justica nunca foi efetivada (ate hoje) e que o Exercito fechou ruas e revistou casas durante um mes sem qualquer respaldo juridico. Vale lembrar tambem que durante todo esse tempo, ninguem do alto comando militar procurou conseguir autorizacao judicial ou ordenou que o exercito em Cacapava assim o fizesse.
E’ interessante notar que o mesmo EB que exige que jovens facam o juramento a bandeira tambem jurou defender, seguir e obedecer a Constituicao da Republica Federativa do Brasil. Algum pontos interessantes do Artigo No.5 dessa constituicao que o EB jurou defender.
XI – a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.
XV – é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;
XLIV – constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado democrático.
Seguindo esse ultimo paragrafo, todos os oficiais envolvidos na Operacao Ypiranga deveriam estar sendo PRESOS.
Uma hora destas estes fuzis ja devem estar bem longe da região
onde foram roubados, possivelmente nas mãos do tráfico mesmo se as tropas ali permanecessem acho que não obteriam exito ,certamente
o EB deve estar fazendo um levantamento de informações para realizar uma busca mais eficiente e descobrir o local onde estes fuzis realmente estão mas tambem não concordo com esta operação,
a constituição deve ser respeitada e o EB deve prestar contas
não so pela falha na segurança do quartel como tambem abuso de poder e desrespeito a constituição.
saudações
Uma hora destas estes fuzis ja devem estar bem longe da região
onde foram roubados, possivelmente nas mãos do tráfico mesmo se as tropas ali permanecessem acho que não obteriam exito ,certamente
o EB deve estar fazendo um levantamento de informações para realizar uma busca mais eficiente e descobrir o local onde estes fuzis realmente estão mas tambem não concordo com esta operação,
a constituição deve ser respeitada e o EB deve prestar contas
não so pela falha na segurança do quartel como tambem abuso de poder e desrespeito a constituição.
Uma hora destas estes fuzis ja devem estar bem longe da região
onde foram roubados, possivelmente nas mãos do tráfico mesmo se as tropas ali permanecessem acho que não obteriam exito ,certamente
o EB deve estar fazendo um levantamento de informações para realizar uma busca mais eficiente e descobrir o local onde estes fuzis realmente estão mas tambem não concordo com esta operação,
a constituição deve ser respeitada e o EB deve prestar contas
não so pela falha na segurança do quartel como tambem abuso de poder e desrespeito a constituição.
saudações a todos
Amigos,eu sei que é assim la eu só estou dizendo que não somos os únicos que deixamos tal erro acontecer,mas prossegue o enterro.
Sds.
Agora,voltando aos EUA.
Mas e la que qualquer um pode comprar uma arma fácil fácil e muitas vão parar nas mãos de criminosos.
Pelo menos aqui,neste ponto,há um rigor mais rigoroso.
Abraços
Realmente Ulisses.
Mas porque comprar armas nos EUA e’ tao “facil” assim? Porque na logica deles, uma populacao bem armada pode responder com BALA quando os seus direitos civis sao violados. Por exemplo, se um dia o Exercito dos EUA decidir revistar casas de cidadaos ou fechar ruas de cidades sem mandado judicial, eles vao pensar duas vezes, ja que a populacao local pode responder a tais abusos passando fogo na tropa.
No Brasil do “rigor mais rigoroso”, a populacao tem que engolir calada.
Perdeu…
Ai meu Deus se eu ouvir mais uma da suposta facilidade de comprar armas aqui!!!
Como ja disse antes, pessoal parem de tomar tudo que passa no Jornal Nacional como verdade e continuo desafiando qualquer sem porte de armas a vir aqui e comprar arma em loja…
Alias quem sair da loja com uma arma sem porte e me mandar foto provando a compra com arma e nota fiscal mando 100 DOLARES pra pessoa!!
Esta ai meu desafio!! Espero que assim entre na cabeca das pessoas que aqui nao funciona assim da maneira como a midia quer propagandar…
Amigo Ulisses e Camberiu, o desabafo nao e com vcs pessoalmente e sim com essa maldita lenda!!
Abracos!
La vem a maldita lenda da internet que aqui e facil comprar armas….
Entao ta, mais uma vez vai o desafio:
Quem conseguir comprar arma aqui sem porte em uma loja com foto de tal arma e nota fiscal provando que fez, eu envio 100 dolares pra pessoa!! As vezes assim a %$@! da lenda morre!!
Santa paciencia, Ulisses e Camberiu nao e desabafo pessoal com vcs, apenas me tira do serio essa maldita besteira que a midia tem amor em propagandiar!
Abracao!!
Os norte-americanos compram armas e mais armas para as repassarem à RESISTANCE. Pronto, falei. Agora, pernas para que te quero, pois os arapongas da ABIN estão batendo na porta de casa.
abraços à todos os nobres colegas virtuais. inclusive ao Marine, o mais atuante dos “combatentes das lendas da internet”.
Marine
Não quis dizer que e assim,eu ate concordo com você.
Vou te falar a verdade,eu só digo estas coisas para,digamos”esclarecendo que meu país não é o unico que comete tais erros”
Marine
Me diga se ai nos EUA as pessoas falam tão mau de seu próprio país?Porque aqui é inacreditável o jeito que muitos brasileiros falam de seu próprio país,e ao mesmo tempo,lamentável.
Um forte abraço
Repito o comentário postado na matéria original do sumiço dos fuzis.
“Essa operação levada à cabo pelo EB, com o intuito de recuperar os sete fuzis FAL roubados vai manchar a imagem dessa gloriosa tropa.
Nunca vi alguém liderar algo dessa proporção e, na maior cara de pau, informar que as cabíveis autorizações judiciais ainda não foram aprovadas, que vão fazer mesmo assim.
São palavras de um comandante militar de uma nação totalitária, onde o povo não pode dar um “piu” sequer.
Nota zero para o EB, principalmente para o setor de inteligência. Nota -1 para os soldados que estavam de sentinela no momento do entrevero com os assaltantes.
abraços.
Marine
Já que você é do USMC,vosso lema é semper fidélis,certo?
Aqui no Brasil eu gostaria que cada cidadão achasse o mesmo.
Ai eu pergunto para tais cidadãos:porque levam tanta ma fé?por falta de condições melhores?
Orá nossos soldados na 2°GM chegaram a encarar frios há -20°,e eles perderam as esperanças ou acharam que não iam vencer?
Pelo contrário,eles continuaram com esperanças e venceram com força!
E é isso,caro cidadão,que você tem de aprender,porque eu já aprendi há muito tempo,inclusive com os mesmos veteranos que não desistiram.
Um abraço a todos.
Falando em lendas…
Voces lembram de um e-mail muito veiculado alguns anos tras e que o proprio Jô Soares “reconheceu” como verdadeiro?
Nesta lenda, o porta-avioes USS Abraham Lincoln ao localizar um navio pelo radar a sua frente dava ordens para que tal navio saisse da frente pois eles eram o maior navio da frota dos EUA e exigiam passagem!! Arrogantes nao?
A graça da coisa é que nao havia navio nenhum e sim…um farol !!!!
O USS Abraham Lincoln para começar faz parte da frota do pacifico, e esta lenda nasceu de um comercial ingles muito engraçado, onde um navio ingles confundia outro navio por um farol…eu mesmo assisti este video no youtube.
Mas o que teve de gente que acreditou…incluindo o Jô Soares.
Escrevi um e-mail para o programa mas nao tive resposta…rs
abraços e cuidado com as lendas!!!!
Vassili
Nota 0 para o EB?Porque alguns não conseguiram cumprir seu objetivo?
Agora você me decepcionou amigo,agora eu lhe pergunto:
Em uma batalha,um general ordena que seu 2500 soldados combatam com táticas erradas,de quem é a culpa,do general ou dos soldados?
Ao leste,há outra brigada de 3000 soldados,porém perderam a batalha por causa que 7 oficiais foram capturados e tiveram que ser obrigados a falar segredos militares,tais segredos foram usados para derrotar tal força de combate.De quem é a culpa?dos soldados?Dos oficiais?Do comandante?DE TODO O EXÉRCITO?
Tsc Tsc Tsc,era exatamente isso que eu estava dizendo.
Julgam demais,mas realmente estão em posição para isto?
Um abraço
Vassili
Nação totalitária?Se esta nação fosse totalitária você ia preso em dizer isto,não estamos mais na ditadura militar.
O povo não pode dar um pio?O povo diz o que quer deste país,meu amigo e nem sempre são elogios.Pra falar a verdade o próprio povo(mas não são todas as pessoas)é um dos errantes neste país,pois muitos votam mau e depois esperam bons resultados.
Não dão confiança as conquistas deste país mais querem aparecer no SBT por causa de um buraco bem na porta de sua casa.
Vassili Zaitsev em 09 abr, 2009 às 19:44
fala baixo!…não espalha…
abração
E assim os cidadãos continuam encarcerados em suas residencias e abandonados a merce de marginais cada vez mais armados e violentos. estes amparados pelo “Direito dos Manos”. Se houvesse competencia com a segurança publica se decretaria estado de sitio na região e se criaria uma Guantanamo, para não vivermos a vergonha de ver marginais desfilando com AR15 e fazerem uma cidade como São Paulo refem.Quanto a segurança própria os E.U. são exemplares, invadem, bombardeiam, sequestram, torturam, enquanto isso no Pais das Maravilhas,o cidadão paga impostos e são punidos com tiros, torturas, sequestros ……Saimos de uma ditadura para um sistema anarquico e amoral.
Putz, eu sinceramente repito…
Já não sei de mais nada….
Dalton,
A “lenda” acabou virando comercial da Silva (empresa sueca). Ali era o USS Montana. Veja o vídeo no blog naval.
http://www.naval.com.br/blog/?p=1575
Ulisses,
Eu entendo sua posicao, apenas queria deixar bem claro que as coisas nao sao assim para que nao continuem se propagando pela net.
Infelizmente amigo temos pessoas que falam mal do seu proprio pais aqui tambem, nos os chamamos da galera “Blame America First”…O pessoal que qualquer problema no mundo culpam seu proprio pais (EUA) primeiro, tambem conhecidos como extreme liberals…
No mais um abraco!
Esse tipo de radar seria bom para o EB para operações urbanas.
Um novo sistema de radar para enxergar através de paredes Xaver 400 foi oferecido ao US Army. O sistema pesa 3kg e tem alcance de até 20 metros. A bateria dura 2,5 horas e pode enviar imagens a centenas de metros para outro mostrador. O EUA já usa um sistema similar chamado RadarVision no Iraque desde 2006 que mostrou ser muito útil nas operações urbanas equivalendo aos óculos de visão noturna nas operações a noite. O RadarVision2 com capacidade similar ao Xaver 400 também está sendo oferecido. O custo varia de US$ 20 a 30 mil cada.
Já pensaram se o Brasil adotasse o sistema suíço??
Lá o serviço militar é obrigatório e todos ganham do exército um fuzil automático, uniformes, mochilas, uma caixa de munição, máscara contra gases e etc e leva tudo para casa….
Valeu Marine,um abraço.
[…] « Exército encerra busca por fuzis roubados, mas armas não foram recuperadas […]
Ulisses,
Nota zero para o EB sim, meu PRIMEIRO COMANDANTE DA RESISTANCE. E como vc disse, a culpa maior é dos oficiais mesmo, pois eles são os responsáveis por tudo o que é ensinado aos soldados. E, se os soldados não conseguiram (ou não tiveram coragem suficiente para passar fogo nos bandoleiros), a culpa é dos superiores, pois não os ensinaram da maneira correta.
Para mim, é uma tremenda vergonha que alguns bandidos sem vergonhas tenham a audácia de invadir um quartel do EB e, na força bruta roubar armamento de uso exclusivo. O que os soldados estavam fazendo??????? não creio que todos estivessem em seus postos de sentinela, pois foram dominados rapidamente. Tudo isso só prova que o soldado brasileiro é mal treinado. Se não consegue bandidos (traficantes???), o que dizer de um exército invasor muito bem treinado??????
É só um desabafo nobre colega, não uma crítica. Por favor, entenda bem.
abraços.